Férias com crianças

Cada vez que chega o Verão, os pais têm a mesma preocupação. Encontrar programas divertidos e pedagógicos para as férias dos miúdos. E depois há as férias em família, um período que pode ser curto mas que se quer significativo

Parece que está na moda largar tudo e sair para fazer uma volta ao mundo, sem data para regressar, rumar a outro continente de bicicleta, acampar numa montanha do Nepal ou fazer um roteiro por toda a Europa quase sem gastar um tostão. Há quem lance, em conversa, que já visitou mais de 60 países, como se coleccionasse destinos, em vez de selos.

Para quem é pai ou mãe, fazer qualquer destas coisas é quase tão improvável como visitar a lua. Os miúdos têm escola durante nove meses por ano. Quando estão de férias, os preços dos voos e dos hotéis disparam. Mas maternidade e viagens não são incompatíveis, ainda que respeite a opção de alguns viajantes de simplesmente não terem filhos.

Como sabem, o Pedrinho acompanha-me para todo o lado desde muito cedo e, talvez por isso, é um explorador ávido por novidades. Há dias, disse-me que já não andava de avião há muito tempo: a última vez foi no Natal. Em breve, teremos uma pequena aventura para o apaziguar…

 

Parque Inhotim em Minas Gerais

Inhotim (MG, Brasil), um lugar mágico que todas as crianças deviam conhecer

Crianças a brincarem em várias partes do mundo

Uma criança precisa de brincar, em qualquer parte do mundo.

 

Há quem diga que tenho sorte, ele tolera bem viagens longas, sabe comportar-se num museu, não é difícil para comer. Talvez porque cresceu com essa realidade. Mas não há milagres, onde há crianças, surgem imprevistos.

Num voo para Marrocos, o Pedro despejou um frasco de polpa de fruta em cima dele. Era morango, pelo que ficou com as calças e cuecas a pingarem vermelho. Como ele já não é bebé e o voo durava apenas duas horas, não tinha uma muda de roupa na bagagem de mão. Resultado: lavou-se as calças e, como não secaram, o Pedro chegou a Saidia embrulhado numa manta com o logo da SATA.

O segredo para uma viagem com crianças correr bem? Incluí-las no programa e respeitar o seu ritmo. Em Praga, antes de conhecermos o famoso menino Jesus, o Pedro passou duas horas a brincar num parque infantil com crianças checas.

Na Madeira, fiz-lhe a vontade e fomos conhecer o museu do Cristiano Ronaldo. Em Roma, pai e filho ficaram a brincar nos jardins da Galleria Borghese e a comer chocolate, enquanto a mãe enchia a alma com arte.

 

Crianças a explorarem o mundo

Qualquer mapa pode ser de um tesouro, um castelo pode ser um recreio

Portugal dos Pequenitos: um óptimo programa em família.

Criança no Museu Grão Vasco em Viseu

No Museu Grão Vasco, em Viseu. As crianças só aprendem a gostar do que conhecem

 

As praças espanholas também são fantásticas para ele correr ou simplesmente comer um gelado. Aliás, em Madrid, o Pedro teve direito a um roteiro pensado só para ele [Madrid com crianças] e em Bratislava, experimentou um passeio de segway.

Bem sei, assim não se visita tudo quanto se gostaria, mas o mundo não acaba amanhã e eu planeio viajar até ser bem velhinha. O meu grande parceiro continuará a ser o Pedro, enquanto ele achar que viajar com a mãe tem piada (tenho um amigo viajante que diz que eu sou um caso de estudo).

Portanto, inspirem-se, saiam de casa com a família: o Verão chegou!

Planeie a sua próxima viagem

Faça as suas reservas através dos links parceiros. Não paga nem mais um cêntimo e para mim faz toda a diferença

  • Encontre os melhores hotéis no  Booking. É onde eu faço as minhas reservas
  • Se precisa de transporte próprio, alugue um carro com a Rentalcars 
  • Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando o Get your Guide 
  • Faça um seguro de viagem com a IATI (beneficia de 5% de desconto com este link).
  • Poupe em taxas bancárias, fazendo pagamentos seguros em qualquer parte do mundo com o cartão Revolut (usando este link não paga o envio do cartão)

Este post pode conter links de afiliados

2019-07-16T15:28:09+00:00

10 Comments

  1. ✿ chica 22 Junho, 2015 em 10:43 - Responder

    Viajar com crianças é sempre legal e nos causa momentos excêntricos.Eles aprontam sempre uma!! Mas vale bastante! E,como falas, pena que nos períodos das férias tudo sobre de preço:hotéis e voos! mas temos que aproveitar! beijos,chica e adorei as fotos e ver Pedro brincando em cada lugar! Isso vale! chica

  2. Marta Iansen 22 Junho, 2015 em 11:31 - Responder

    Por aqui, o inverno começou. E veio em grande estilo.

  3. Adriana LARA 22 Junho, 2015 em 14:24 - Responder

    Ruthia querida…. novidades.. terei companhia na minha ida para Portugal em 2017… meu filho Alisson viajará comigo…. iremos em época de férias escolares por aqui – ou seja em julho… e já vamos agendar a visita a Madeira, pois Ali quer porque quer conhecer o museu do C.Ronaldo!!! Ele está aqui do meu lado e eu lendo o post. já viu, né?? Foi pra agenda de passeios… pode avisar o Pedrinho que provavelmente ele retornará ao museu!! Ah! e o cigarro – NUNCA MAIS!!!! bjs desejando ótima semana!!

    • Ruthia 24 Junho, 2015 em 21:38 - Responder

      Que maravilha, o Ali vai adorar Portugal. Mas sabes que a Madeira é um arquipélago, certo? Terás que apanhar outro avião para conhecer…
      Parabéns pela força de vontade de parar de fumar.
      Abraço e até breve

  4. Toninho 23 Junho, 2015 em 1:21 - Responder

    Olá Ruthia estive fora da blogosfera numa temporada por Minas Gerais e desta vez não fui ao Inhotim fiquei mais junto dos familiares e abusando da gastronomia mineira que é uma loucura. Bom poder ter o pequeno explorador cada dia mais lapidado para as viagens. Com crianças devemos sempre ter muitos cuidados mesmo e ter um bolso mais preparado também.
    Uma bela semana a voces.
    Carinhoso abraço amiga.
    Bju

  5. M. 27 Junho, 2015 em 12:36 - Responder

    O Pedrinho é um sortudo! Achei delicioso ter estado a brincar no parque com as crianças checas: somos todos irmãos e o melhor ainda é quando se aprende essa lição ainda em criança e a brincar!

    Beijinhos, bom sábado 🙂

  6. Sissym Mascarenhas 28 Junho, 2015 em 14:55 - Responder

    Ruthia,

    Voce e seu marido são incriveis, levam o pequeno explorador para conhecer a vida, a cultura, a historia. Ele vai ser um homem incrivel para se sentar ao lado e ter otimas conversas.

    Bjs

    • Ruthia 29 Junho, 2015 em 18:08 - Responder

      Espero sinceramente que sim, querida Sissym. É o sonho de qualquer pai/mãe, saber que contribuímos para a formação de um ser humano tolerante, que se interessa pelo próximo e pelo mundo que o rodeia. Tenho a certeza de que se sente assim em relação à Laura!

  7. Adriana LARA 29 Junho, 2015 em 21:08 - Responder

    vim aqui te dar puxões de orelha pelo que escrevestes lá no tititi….. ora, ora… agora que tens a faca e o queijo nas mãos para começares a colher frutos, deixa o desânimo te abater?????
    Mas será que vou ter que voar antes do previsto para te puxar orelhas? Deixa o desânimo para quem não sabe o que quer da vida e para os tristes invejosos e infelizes… és uma pessoa linda, cheia de alegria e vida… o mundo espera por ti e Pedrinho, com as aventuras de vocês a serem contadas para nós…. bora se mexer, coloca este teu riso lindo nos lábios, amassa, beija, acarinha o teu filho… amassa, beija e acarinha o teu marido (mesmo que virtualmente)… aproveita os dias quentes de verão e nos mostra o sorvete gostoso ali da esquina, que a gente vai ficar louca para tomar, pois da maneira linda e poética como só tu sabes escrever, tens o dom de tornar o sorvete da esquina em objeto de desejo para tuas amigas leitoras!
    bjs mil e ÂNIMO!!!!!!! lembra que tem muita gente que GOSTA DEMAIS DE TI!

  8. MARILENE 30 Junho, 2015 em 18:23 - Responder

    Gostei demais das fotos. Seu filho já se acostumou, desde cedo, a voar. E cresce em cultura, sem perder a infância. O estilo de vida de cada um há que atender seus prazeres. E você gerencia bem essa difícil conciliação de família e viagens. Que possam continuar a girar pelo mundo, enriquecendo seus dias. Bjs.

Deixe o seu comentário