Atualizado em 16 Abril, 2021

“Sabes o que é um explorador?” O Pedrinho hesita. Chamo-lhe muitas vezes “pequeno explorador” mas, apercebo-me, nunca lhe expliquei o significado desse tratamento carinhoso. No Jardim da Estrela, em Lisboa, entendeu-o finalmente

– É uma pessoa que percorre, observa e investiga uma determinada zona para aumentar os seus conhecimentos. É alguém que tem uma curiosidade infinita e quer saber sempre mais.

A parte da curiosidade conquista-o.

– Esse sou eu!

O espírito aventureiro, que permitiu aos nossos antepassados desbravar novos mundos, infla o peito do Pedro na missão a que nos propomos esta manhã: explorar o Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido como Jardim da Estrela. De mapa na mão, inauguramos a aventura em frente à estátua de Pedro Álvares Cabral.

– Este navegador português descobriu em 1500 o….  – silêncio do meu interlocutor de palmo e meio.

– Um dia visitámos a sua terra natal, Belmonte. Tinha um grande museu dos descobrimentos, lembras-te? – a resposta chega então, pronta e retumbante.

Atento, o pequeno explorador descobriu 6 e não 5 diferenças entre o desenho e a estátua do escritor Antero de Quental

À porta do Jardim da Estrela

Seguimos até à entrada do Jardim, para atentar no curioso desenho que enfeita o chão: uma caravela com dois corvos. É o símbolo de Lisboa e remete para a viagem que trouxe desde Sagres o corpo de São Vicente, esse padroeiro completamente ensombrado pela popularidade do Santo António. Diz a lenda que dois pássaros negros acompanharam a embarcação e, desde então, passaram a fazer parte do brasão da cidade, como símbolo de protecção e lealdade.

Há mais de 100 anos, vivia um animal na entrada deste belo jardim. Qual seria? O Pedro precisa de ajuda para esta pergunta. E a mãe, que tem todas as respostas na mão (literalmente), diz. “Um leão, oferecido por um grande explorador de África, chamado Paiva Raposo”. Na verdade, o leão da Estrela foi tão famoso, que até deu nome a um filme.

Coitadinho – contrapõe o Pedro.

Tens razão, meu menino. Que mania têm os humanos de aprisionar animais, de os retirar dos seus habitats, de os exibir como objectos. Pobre leão que perdeu a lonjura da savana e ganhou a finitude de uma jaula.

Mas o Pedro já segue adiante, na nossa caça ao tesouro. Hoje aprendemos que aquela árvore gigante e estranha veio da Austrália e “estrangula” as outras à sua volta. Que os eléctricos que passam entre o jardim e a Basílica da Estrela já fazem este percurso desde 1914. Que ao lado da igreja fica o “jardim da burra”…

Este é apenas um dos 10 passeios que o jogo pedagógico Explorar Lisboa propõe às famílias, para descobrirem os segredos mais divertidos dos bairros da capital. Os mapas são complementados com um livro cheio de histórias, curiosidades e soluções, que fazem dos pais uns sabichões.

De dificuldade fácil, o percurso 8 – Jardim da Estrela foi pensado para durar cerca de uma hora mas nós levámos quase o dobro do tempo, porque o Pedro quis escrever todas as respostas com a sua melhor letra, antes de prosseguirmos para o desafio seguinte.

Aceitando as sugestões adicionais do livro, ainda visitámos a Basílica, descemos a calçada da Estrela e fomos até à Assembleia da República. Já era tempo do Pedrinho ver com os seus olhos o lugar onde 230 deputados decidem a vida dos portugueses.

Porque é que são tantos? – pergunta-me.

Ai, o debate político-institucional que essa questão daria, penso, mas abstenho-me de mais comentários.

Quero agradecer à equipa do Explorar Lisboa pela oferta do jogo (preço: 14,90€), que passou no teste do Pedro com nota máxima. O conceito é tão fantástico que espero que seja exportado para outras cidades muito em breve.

Percursos propostos: 1 Belém – 2 Da Casa dos Bicos ao Castelo – 3 Chiado – 4 Da Graça a Santa Clara – 5 Do Príncipe Real à Glória – 6 Dos Restauradores ao Marquês de Pombal – 7 Do Cais do Sodré à Praça do Comércio – 8 Jardim da Estrela – 9 Do Carmo à Baixa – 10 Jardim da Gulbenkian