Atualizado em 13 Abril, 2021

Colecções de arte moderna, selos, ovos Fabergé, esculturas em cada esquina… Apesar do seu tamanho liliputiano, o Liechtenstein tem muito para oferecer aos amantes de arte.

Já tive oportunidade de descrever em traços gerais a visita a este micro país num post anterior (aqui). Hoje apresento as principais atracções artísticas da capital, Vaduz, concentradas em meia dúzia de quarteirões.

Um dos edifícios mais arrojados da cidade acolhe o Kunstmuseu Liechtenstein, isto é, o museu de arte moderna e contemporânea. Uma equipa de arquitectos suíços projectou-o em basalto e betão, dando uma coloração subtil a esta estrutura de “grande complexidade estrutural e discreta simplicidade”. Lá dentro, existe uma interessante colecção com obras desde o século XIX até à actualidade.

Praticamente anexada ao museu, a Hilti Art Foundation acrescenta uma secção dedicada às formas femininas na pintura (ex. Picasso) e escultura (ex. Alberto Giacometti), no piso térreo, e uma exposição temporária de modernismo clássico no segundo piso.

© Liechtenstein Marketing

Seguindo sempre a Städtle Street, chegamos ao Museu do Selo e dos Correios, aberto ao público desde 1936. Porquê um museu do selo, perguntam-se vocês, tal como eu fiz!? Bem, é que o Principado tem uma longa tradição filatélica, iniciou a sua emissão de selos em 1912; diz-se que foi um dos primeiros países do mundo a colar selos em envelopes. Honrando essa tradição, podemos encontrar vários impressos no chão das ruas da capital.

Os coleccionadores com certeza ficarão nas nuvens com este espólio, com destaque para as edições polémicas da época das duas guerras mundiais e da ocupação austro-húngara. Também achei curioso o facto de piscarem o olho ao oriente, com uma edição de selos dedicada ao zoodíaco chinês.

O famoso desenho de Koloman Moser para o primeiro selo postal emitido pelo Liechtenstein pode ser visto muito perto dali, no extremo oposto do edifício, onde recentemente foi instalada a Câmara do Tesouro, com peças do príncipe e de outros coleccionadores privados.

© Liechtenstein Marketing. É proibido fotografar na Câmara do Tesouro.

A exposição O Principado, o Mundo e o Espaço inclui algumas jóias reais, armas e presentes valiosos apresentados por reis e imperadores, como Frederico o Grande ou o imperador Joseph II da Áustria.

Para quem conhece as jóias da coroa britânica, a exposição nada tem de extraordinário, excepto por duas curiosidades: podem ver-se ali alguns preciosos ovos Fabergé – sim, essas pequenas maravilhas da joalharia criadas por Peter Carl Fabergé para os czares da Rússia oferecerem na Páscoa – e rochas lunares recolhidas pelos astronautas a bordo das naves Apollo 11 e Apollo 17.

Havendo tempo, pode ainda visitar-se o Museu Nacional dedicado à história e cultura do país/região (com uma secção de história natural que as crianças adoram) e que ocupa um edifício do século XV.

© Liechtenstein Marketing. A obra já lá não está

Mas em Vaduz tropeçamos em arte a cada passo, graças à estratégia de enfeitar ruas e praças com esculturas de bronze. Pelo que percebi, as obras vão mudando, portanto não sei se encontrarão a linda “gordinha” do colombiano Botero à porta do Kunstmuseu. Mas, com certeza, outras surpresas estarão à espera na capital do 6º país mais pequeno do mundo.

Assim me despeço do Liechtenstein, seguindo para a Suíça… tenho muito para contar sobre a terra das montanhas, dos relógios e dos chocolates. Venham comigo!

Horários: a maioria dos museus está aberta de terça a domingo entre as 10h00 e 17h00, mas há um dia da semana em que prolongam o horário até às 20h00.

Bilhetes (valores de 2017). Crianças com menos de 16 anos têm entrada gratuita em todos os museus

  • Museu de Arte Moderna e Contemporânea: 12 CHF (11€) (site)
  • Museu do Selo: grátis
  • Câmara do Tesouro: 8 CHF
  • Museu Nacional: 8 CHF (site)