Atualizado em 8 Agosto, 2025

O majestoso Parlamento de Budapeste é uma das atrações mais visitadas da Hungria. Será que merece o hype? Descubra os segredos de um dos maiores parlamentos do mundo

Símbolo da nação húngara, o imponente Parlamento de Budapeste (Országház) domina a paisagem da cidade. A sua majestade neogótica impõe-se nas margens do rio Danúbio – este é, tão somente, um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa e um dos maiores do mundo.

O Parlamento de Budapeste é também um dos dois edifícios mais altos da capital da Hungria. Nenhuma construção nova pode ultrapassar os 96 metros da dupla Basílica de Santo Estêvão e parlamento húngaro – representativos do poder religioso e secular, respetivamente. Sim porque, apesar de ser um ponto turístico muito popular, o Parlamento de Budapeste é, também, um lugar de trabalho para os 199 deputados que constituem a Assembleia Nacional, bem como o Primeiro-ministro.

Concluído no início do século XX, quase inteiramente com materiais húngaros, o parlamento foi construído para celebrar o milénio da fundação da Hungria e sublinhar a sua crescente independência dentro do império dos Habsburgos. Mesmo os insensíveis a detalhes arquitetónicos se rendem à grandiosidade deste edifício icónico que mistura torres e arcos góticos, grandes salões barrocos, mosaicos coloridos, decorações bizantinas e padrões folclóricos locais. 

Se planeia uma curta viagem a Budapeste, mas está hesitante acerca de incluir e agendar hora para conhecer o Parlamento, leia este artigo até ao fim. Espero ter compilado todas as dicas sobre esta visita memorável.

exterior do Parlamento de Budapeste
O parlamento é lindo de todos os ângulos

Um pouco de história

Budapeste nasceu oficialmente em 1873, da união de três cidades situadas nas margens do Danúbio: Buda, Peste e Óbuda. Esta fusão marcou o início de uma nova era para a capital húngara, que rapidamente se afirmou como um centro político e cultural importante na Europa Central.

Sete anos depois da unificação, em 1880, a Assembleia Nacional lançou um concurso para a construção de um edifício parlamentar que simbolizasse a soberania nacional e a identidade do novo país. A visão neogótica de Imre Steindl venceu; o seu projeto foi escolhido para erguer o majestoso Parlamento de Budapeste.

A construção iniciada em 1885 foi parcialmente inaugurada em 1896, durante as celebrações do milénio da fundação da Hungria (896), mas a obra só foi concluída entre 1902 e 1904. Infelizmente, o arquiteto ficou cego antes de ver a sua obra terminada.

O edifício é considerado uma das maiores realizações arquitetónicas do seu tempo; mais do que uma sede política, o Parlamento de Budapeste representa o orgulho nacional, tendo sido palco de inúmeros acontecimentos históricos desde os tempos do Império Austro-Húngaro.

#Nota: os projetos dos outros dois finalistas do concurso também ganharam vida: um deles tornou-se o Museu Etnográfico (Ignác Alpár) e o outro foi adaptado para abrigar o Ministério da Agricultura (Alajos Hauszmann), ambos situados em frente ao Parlamento. Este trio de edifícios na Praça Kossuth forma um dos conjuntos urbanos mais significativos de Budapeste.

Curiosidades sobre o edifício

O Parlamento de Budapeste está repleto de curiosidades fascinantes. Com 96 metros de altura — número simbólico que alude ao ano da fundação da Hungria —, é o edifício mais alto da cidade, igualando apenas a Basílica de Santo Estêvão, como forma de representar o equilíbrio entre o poder secular e o espiritual.

Ocupando uma área total de 18.000 metros quadrados, o Parlamento de Budapeste foi o maior edifício do seu tempo na Europa e, ainda hoje, impressiona pelo seu estilo neogótico inspirado no Palácio de Westminster, mas com toques renascentistas e barrocos.

O edifício guarda também relíquias nacionais como a Coroa de Santo Estêvão (o primeiro rei), considerada sagrada, exposta sob forte vigilância exatamente sob a cúpula do edifício.

interior do Parlamento de Budapeste

Alguns números:

  • Cerca de 100.000 trabalhadores estiveram envolvidos nos trabalhos de construção
  • Usou-se 40 milhões de tijolos, meio milhão de pedras preciosas e 40 kg de ouro no edifício
  • O edifício é perfeitamente simétrico; se se cortasse a cúpula ao meio, resultariam duas metades idênticas
  • 691 salas, 10 pátios e quase 20 km de escadarias
  • 27 entradas

#Curiosidade: a coroa sagrada possui uma pequena cruz no topo, que se apresenta inclinada. Possivelmente, algures na história, um criado não acondicionou bem a coroa na sua caixa de madeira (há outras teorias). Até hoje a cruz mantém-se torta.

Parlamento de Budapeste no rio Danúbio
O edifício visto do rio.

Visita guiada ao Parlamento de Budapeste

A melhor forma de conhecer os segredos do Parlamento de Budapeste é através das visitas guiadas, disponíveis em vários idiomas e com uma duração aproximada de 45-50 minutos.

Durante o percurso, os visitantes exploram as áreas mais emblemáticas do edifício, começando pela deslumbrante escadaria principal, onde um longo tapete vermelho sobre 96 degraus conduz até um relevo em homenagem ao arquiteto Imre Steindl.

Iluminada por vitrais coloridos, esta escadaria, antigamente utilizada pelo rei e hoje reservada a visitas de Estado importantes, conduz à majestosa Sala da Cúpula, sustentada por 16 pilares, sendo que em cada pilar um rei repousa num pedestal em ouro.

escadaria principal do parlamento de Budapeste

Neste coração simbólico do Parlamento, os olhos são naturalmente atraídos para o ponto alto da visita: a Coroa de Santo Estêvão. Some-se o cetro, a espada e o orbe – todos fortemente protegidos sob um imponente candeeiro de uma tonelada, que só pode ser acedido por técnicos que executam verdadeiras acrobacias, ao estilo “Missão Impossível”, sempre que é necessário trocar uma lâmpada. Curiosamente, nem todas as luzes estão acesas, para proteger este tesouro.

#Nota: Por motivos de segurança e respeito, nesta sala não é permitido tirar fotografias ou filmar.

A visita prossegue por um longo corredor ladeado por belas esculturas em poligranito (uma inovação à época), que representam as atividades mais tradicionais do país.

Chegamos, por fim, à antiga Câmara Alta, ainda esplendorosa com os seus painéis de madeira, teto decorado e o pódio dourado dos oradores. A sala possui 453 assentos em carvalho, dispostos em formato de U… à entrada, longos suportes para os charutos dos antigos deputados.

#Nota: algumas visitas fazem o percurso oposto a este.

Coroa sagrada no Parlamento de Budapeste
© Wikipedia (é proibido fotografar as joias húngaras)

#Nota: os guias do Parlamento de Budapeste afirmam sempre que a Hungria tem a segunda constituição mais antiga do mundo, a seguir à inglesa, afirmação incorreta de um ponto de vista jurídico. A Hungria adotou um conjunto de leis fundamentais bastante cedo (como a Bula Dourada de 1222), mas a primeira constituição escrita formal data apenas de 1949.

Exposições no Parlamento de Budapeste

Para além dos espaços mencionados na secção anterior, o bilhete para o Parlamento de Budapeste pode incluir o acesso a exposições temporárias. No final da visita guiada existe um pequeno espaço que conta a história da construção do edifício, com uma maquete e vários painéis informativos.

No átrio do centro de visitantes, à esquerda, existe outra exposição sobre a história do país, bastante detalhada, com recantos dedicados ao período anterior à fundação da Hungria, à sua evolução ao longo da história, ao período comunista e à Hungria moderna.

Outros espaços poderão estar acessíveis por altura da sua visita, pelo que esteja atento aos detalhes no site e às informações dadas pelo guia.

Dicas úteis

Bilhetes para o Parlamento de Budapeste

Recomendo vivamente agendar a visita ao Parlamento, sobretudo durante a época alta, através do site oficial Jegymester. Ali consegue ver todos os bilhetes disponíveis para o dia, por horários e língua (mais de 20 opções de idiomas).

O preço dos bilhetes para visitar o Parlamento de Budapeste é mais barato para cidadãos da União Europeia, existindo ainda desconto para estudantes até aos 24 anos e preços especiais para famílias.

  • É possível comprar um tour da Get Your Guide que inclui visita ao exterior do Parlamento com um guia que fala espanhol, mais a entrada e visita guiada ao interior do edifício. Em alternativa, pode incluir o Parlamento e uma visita à cidade em inglês ou espanhol. Ambas são ótimas opções para quem pretende bilhete para uma data que já está esgotada.  
Câmara Alta do Parlamento de Budapeste

Horários

O Parlamento está aberto aos turistas durante a maior parte do ano, exceto durante eventos especiais ou feriados. Os horários das visitas variam conforme o idioma escolhido, mas, habitualmente, começam às 8h15, sendo que o último tour do dia começa às 17h45, nos meses de verão.

Lembre-se que deve estar no centro de visitantes alguns minutos antes da hora agendada e que deve levar os bilhetes impressos, caso contrário terá que passar na bilheteira com o comprovativo da reserva, para esse efeito (sendo que as filas podem ser longas)*.
*Informação válida no verão de 2025

Como chegar

A Assembleia Nacional da Hungria, aka Parlamento de Budapeste, fica na grande Praça Kossuth, no lado Peste do rio, que acolhe a maior parte das cerimónias oficiais e é ponto de encontro de locais e de manifestantes. O edifício é facilmente acessível por transporte público, a saber:

  • Metro: Kossuth Lajos tér, linha M2.
  • Elétrico nº 2: Kossuth Lajos tér.
  • Autocarro: Kossuth Lajos tér, linhas 15, 70, 78 e 115.