Atualizado em 23 Abril, 2021

Itália é sinónimo de comida farta e genuína. Mas nem sempre se come bem, nos locais mais turísticos. Daí querermos partilhar a nossa experiência. Como foi comer em Roma?

Viajar enriquece-nos sob muitos pontos de vista: torna-nos mais tolerantes, mais abertos à diferença, mais cultos, mais felizes. E uma das riquezas que cada novo destino nos oferece é a gastronomia, novos sabores e texturas para o palato.

Como cá em casa todos gostam de massas, pizza e queijo, a expectativa em relação à comida italiana era grande.

Não procuramos os restaurantes Michelin ou com as melhores classificações no TripAdvisor, porque queríamos ver tanta coisa, que só nos apercebíamos que era hora de almoço quando o estômago começava a roncar. Logo depois, entrávamos num dos primeiros restaurantes que nos aparecia e quase sempre correu bem.

sobremesa em Roma
Torta di carota (cenoura) com cobertura de limão.  Belíssima!

As pizzas são boas praticamente em todo o lado, ainda que a minha pizza caseira não fique nada aquém das que comemos em Roma. Ah, não vos contei que faço pizza em casa, a massa, o molho (gosto dele ligeiramente picante), tudo? Pois, é uma das minhas únicas façanhas culinárias…

O meu marido ficou fã das bruschettas, aquelas típicas torradas com azeite, tomate e manjericão. Já as massas não foram bem o que esperávamos (comi uma carbonara que era um atentado ao colesterol!). De entre todas as experiências, houve um restaurante que se destacou com a sua comidinha caseira, saborosa, e ambiente familiar. Recomendo vivamente.

Chama-se Il Bersaglieri e fica na Via Candia, a dois minutos dos Museus do Vaticano. O ravioli e a pizza de atum que comemos estavam óptimos e os preços não são nada exorbitantes, em comparação ao que pagamos noutros lados.

restaurante em Roma
Il Bersaglieri é um pequeno restaurante familiar com forno a lenha

Mas a estrela gastronómica de Roma são mesmo os gelatos: um por dia, não sabem o bem que souberam!! “Ainda bem que isto não existe em Portugal” – foi a minha frase diária, enquanto devorava gulosamente mais um gelado artesanal.

Posso recomendar duas gelatarias, se bem que há bons gelatos por toda a cidade (fosse a estadia de um mês, em vez de uma semana, e fazia-vos uma lista enorme). São elas Lo Scimmiotto, na Piazza della Rotonda, junto ao Panteão e a Barccacia, na Piazza de Spagna.

Em suma, comer em Roma foi uma perdição . As imagens falam por si, verdade? Até breve, com mais um episódio de Roma, porque tenho muito a dizer sobre a cidade eterna. Ciao a tutti!