Paisagens da Madeira | Unforgettable

Unforgettable é uma palavra tão rica em melodia e doces recordações que me parece adequada à Madeira, aqueloutra, afastada do bulício do Funchal. Aqueloutra, das estradinhas apertadas, paisagens esmagadoras e falésias majestosas.

É portanto embalada pela voz de veludo do Nat King Cole [Unforgettable / In every way … / that’s how you’ll stay ]  que vos escrevo este segundo post sobre a pequena pérola encastrada no Atlântico. Uma jóia aqui tão perto, 900 km que se resumem a hora e meia de voo.

Explorado o Funchal, era tempo de explorar as imponentes paisagens da Madeira, que recordam as origens vulcânicas da ilha. É comum alugar carro para explorar a ilha. Eu escolhi uma alternativa mais tranquila, guardando o meu tempo e atenção para o Pedro. Como já vos contei, esta foi uma aventura a dois, pelo que reservei as saídas com a Lido Tours e não me arrependi.

Para além de conhecer outros andarilhos, como a polaca Anna Nowakowska, consegui apreciar as regiões mais pitorescas sem preocupações com a condução. É que, por vezes, se revela quase uma saga do Indiana Jones, com pedras a resvalarem para o abismo (bem, concedo, deixo-me levar pelo dramatismo, haha).

 

Cabo Girão na Madeira

Cabo Girão

mapa da ilha da Madeira

Ressalvando a minha pequena dose de exagero e apesar das garantias da minha amiga Tânia de que as estradas madeirenses cumprem as dimensões legalmente exigidas, senti uma ligeira apreensão nas várias vezes que tivemos que cruzar com um autocarro ou um camião.

O nosso condutor/guia brincou diversas vezes com a situação: “façam como eu, fechem os olhos. Quase sempre corre bem!” ou “a antiga estrada era bem pior, foi assim que arranjei este penteado”. Sublinhando que o senhor é tão bem-humorado quanto careca. Na verdade, as vias são excelentes, apenas um pouco estreitas devido ao território acidentado.

Ao longo dos dois dias de excursão, vimos e fotografámos quadros belíssimos, dos quais vos destaco apenas alguns. Comecemos com um clássico: o Pico do Areeiro, o terceiro ponto mais alto da ilha (1810 metros), onde as temperaturas descem vários graus, mas a paisagem compensa imensamente este pequeno inconveniente.

Para o meu pequeno explorador, aquelas nuvens gordas condicionadas entre os picos montanhosos são “piscinas de nuvens”. Penso como seria agradável nadar ali, se a física não fosse mais forte do que a nossa imaginação!

 

floresta de laurissilva

A floresta endémica, classificada e protegida pela Unesco (Ribeiro Frio).

Pico do Areeiro na Madeira

 

Dali descemos em direcção à costa, através da floresta original de Laurissilva, que apreciamos com calma em Ribeiro Frio, onde as árvores mantêm algum do seu esplendor secular. Esta é uma paisagem da Madeira que não vai querer perder.

Depois de um pequeno passeio por entre os viveiros de trutas, fizemos uma pausa para uma poncha. O casal holandês que nos acompanhava achou a bebida muito forte, o guia replicou que beberam pouco, caso contrário já entenderiam português. Continuámos  depois, rumo ao último lar das casas típicas da Madeira: Santana.

As suas casas triangulares, construídas com pedra e colmo, foram em tempos usadas como estábulos e mesmo como habitação. Hoje, a vila mantém algumas apenas pela tradição, instalando ali o posto de turismo e pequenas lojas de artesanato, flores e vinho da Madeira. Tudo emoldurado por uma montanha de vegetação exuberante.

 

piscinas naturais de Porto Moniz

Piscinas naturais de Porto Moniz

 

No outro extremo da ilha, a oeste e a 75 km do Funchal, fica uma das paisagens mais maravilhosas da Madeira – Porto Moniz- com as suas piscinas naturais. Apesar dos termómetros marcarem uns tímidos 18º C, alguns turistas nadam e apanham sol.

A água, calma e transparente, permite ver o fundo de areia e pedras, com pequenos peixes que nadam tranquilamente ao lado dos banhistas. Mesmo ao lado, o mar castiga os rochedos com ondas vigorosas.

Até ao final da II Guerra Mundial, a única forma de acesso a Porto Moniz era pelo mar. Entretanto, uma estrada foi cavada na encosta até São Vicente, cortada por quedas d’água e com constantes derrocadas. Uma parte desta estrada ainda é transitável e, graças a isso, conhecemos o véu da noiva (Seixal) e aquecemos com mais uma poncha de maracujá.

 

Queda de água no Seixal, Madeira

A queda d’água conhecida como “véu da noiva” (Seixal).

 

Planeie a sua próxima viagem

Faça as suas reservas através dos links parceiros. Não paga nem mais um cêntimo e para mim faz toda a diferença

  • Encontre os melhores hotéis no  Booking. É onde eu faço as minhas reservas
  • Se precisa de transporte próprio, alugue um carro com a Rentalcars 
  • Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando o Get your Guide 
  • Faça um seguro de viagem com a Iati seguros (beneficia de 5% de desconto com este link).

Este post pode conter links de afiliados

2019-07-16T13:59:40+00:00

33 Comments

  1. Mariazita 17 Abril, 2014 em 17:14 - Responder

    Olá, Ruthia
    "A Madeira é um jardim" – já lá dizia o cantor…
    Gostei imenso destes dois posts, que me fizeram recordar essa nossa Ilha tão linda, que já visitei algumas vezes, e onde tenciono ir de novo no próximo mês de Agosto.
    Obrigada pelas belas recordações que trouxeste à minha memória…

    Uma doce e feliz PÁSCOA para ti e todos os teus mais queridos.
    Beijinhos

  2. Calu B. 17 Abril, 2014 em 17:58 - Responder

    Ruthia,
    que fotos magníficas, elas fazem jus a esta ilha fantástica.Cenários que suspendem a respiração e levitam a imaginação, como a piscina de nuvens e a floresta encantada, entre tantos mais.
    Com certeza tua postagem me aumentou o desejo em conhecer a Madeira.

    Tenha uma feliz e abençoada Páscoa em renovadas alegrias.
    Um abraço,
    Calu

  3. Dulce Morais 17 Abril, 2014 em 18:13 - Responder

    Ruthia,
    Mas que maravilhosa viagem!
    Adorei a ideia da excursão, sobretudo quando a paisagem merece tanta atenção como esta parece merecer…
    Gostei muito da visão do seu pequeno explorador e das "piscinas de nuvens". Dá para imaginar o que seria se os elementos nos permitissem nadar ali.
    Mais uma vez, viajo… viajo e fico lá… por um tempo…
    Obrigada por esse delicioso passeio!
    Beijinho!

  4. ✿ chica 17 Abril, 2014 em 19:40 - Responder

    Simplesmente maravilhosas as fotos e o teu post onde aprendemos contigo! Aproveito pra desejar uma linda, feliz e abençoada PÁSCOA para todos vocês! beijos,chica

  5. Beatriz Bragança 18 Abril, 2014 em 14:39 - Responder

    Querida Ruthia
    Emocionei-me ao ler e ver as fotos do seu post.Revisitei a Madeira.
    Fui ao Cabo Girão,tão linda paisagem!
    E achei imensa graça à expressão que o Pedrinho utilizou para definir o que viu:piscinas de núvens! Ele é um óptimo observador!
    A sua forma de escrever prende qualquer leitor! Muitos parabéns.É um gosto ler o que escreve!
    Gostei de rever «o véu da noiva»!Lembro-me de lá estar como se fosse hoje!
    Obrigada poe este delicioso momento.
    Uma Santa Páscoa.
    Beijinhos
    Beatriz

    • Ruthia 20 Abril, 2014 em 22:01 - Responder

      Sempre tão amável Beatriz! É algo tão raro nos dias de hoje…. Ainda tenho uns episódios sobre a ilha para partilhar. Muitos beijinhos

  6. Marineide Dan Ribeiro 18 Abril, 2014 em 14:40 - Responder

    Que nesta Páscoa o coelhinho te traga muito mais que simples ovos de chocolate. Que ele te traga muita saúde, amor, felicidade, compreensão, carinho. Que você seja abençoado, por aquele que nos deu sua vida.

    Bjussssssss

  7. Marisa Pereirinha 18 Abril, 2014 em 19:24 - Responder

    Estou encantada com seu blog. Parabéns!!! Suas postagens e fotos me transportam a esse lugar tão lindo. Adoooooro viajar e fotografar. Acho que vou te contratar como guia nos próximos meses. Aproveitando o momento, desejo uma Santa Páscoa a você e sua família!!! Boa viagem.

  8. Adriana LARA 18 Abril, 2014 em 20:19 - Responder

    querida amiga, novamente a tua maravilhosa aula de história, acompanhada de lindas linhas poéticas, que sempre me causam a maravilhosa sensação de prazer a ler!! Obrigada por dividir mais este lindo passeio com a gente!!
    Passando para desejar uma feliz e abençoada Pascoa e um delicioso final de semana – aqui no Brasil, com feriadão, retornando somente na terça-feira!!!
    bjs
    tititi da dri

    • Ruthia 20 Abril, 2014 em 22:03 - Responder

      Bom feriado, Dri querida. Eu amanhã volto ao batente, mas não me posso queixar muito, depois desses dias de descanso, hehe

  9. Carlos Hamilton 19 Abril, 2014 em 14:47 - Responder

    Cada vez que venho aqui consigo viajar sem sair de casa.
    Parabéns por escolher roteiros maravilhosos.
    Excelente páscoa para ti e os seus.

    Abraços

  10. Nilson Barcelli 19 Abril, 2014 em 18:12 - Responder

    A ilha da Madeira está cheia de encantos fora do Funchal.
    Devo ter feito mais ou menos o que tu fizeste, andei 3 dias por essas estradas mais estreitas, mas as ligações principais são muito boas.
    Fizeste uma excelente reportagem, gostei de ler.
    Ruthia, minha querida amiga, tem uma boa Páscoa.
    Beijo.

  11. RUDYNALVA 19 Abril, 2014 em 18:50 - Responder

    Ruthia!
    Vir aqui é sempre mais um aprendizado.
    Unforgettable!!

    Obrigada por visitar o blog, volte quando desejar!!
    Desejo um domingo de Páscoa esplendoroso, carregado de muito amor no coração!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Páscoa, momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de diferente, de ver gente como a gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da VIDA.”

  12. Patricia Galis 19 Abril, 2014 em 22:59 - Responder

    Seus posts me deixam encantada, que lugar é esse??? Um paraíso aqui na terra…amo estar aqui.
    Uma páscoa de amor e abençoada a vc e a sua familia.

  13. Jose Nicolau 20 Abril, 2014 em 19:50 - Responder

    Ruthia, querida. Grato por sempre que possível comentar no meu blog. Aproveito para lhe desejar um final de semana excelente.

    Abraços!!!

    Nicolau

  14. Anne Lieri 20 Abril, 2014 em 20:30 - Responder

    Ruthia,que beleza essa segunda postagem da Madeira! Tem fotos incriveis e adorei as histórias,especialmente do motorista careca!…rss…bjs e boa Páscoa pra todos vcs!

  15. Jussara Neves Rezende 21 Abril, 2014 em 1:17 - Responder

    Ruthia, imagino o quanto deve ter sido emocionante o passeio nesse paraíso com piscinas de nuvens e casinhas de boneca transformadas em lojinhas de artesanato (amo!).
    A bela Sissi não era nada boba, heim?
    Abraço, querida! Diga ao Pedrinho que na Copa do Mundo irei torcer por Portugal. Os interesses eleitoreiros dos que planejaram a Copa no Brasil e os imensos gastos com estádios inúteis depois do evento quando a população não tem segurança, saúde nem educação de qualidade, quando os deputados não fazem nada a não ser votar aumento dos próprios salários quando toda a legislação penal deveria ser revista… e não só… enfim… pela primeira vez na vida não torcerei pelo Brasil… e como AMO Portugal e como o Pedrinho tem demonstrado interesse pelo esporte… vou AMAR que a vossa seleção seja a vencedora.
    Mtos beijinhos!

  16. António Manuel - Tómanel 21 Abril, 2014 em 16:58 - Responder

    Estive lá e visitei todos estes belos lugares. Beijinhos…
    Daqui, deste meu cantinho, que é o Algarve, venho desejar-lhe, tudo o que de melhor possa caber na imensidão da vida, paz, amor e fraternidade.
    Cumprimentos de: http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

  17. MARILENE 21 Abril, 2014 em 17:05 - Responder

    É com prazer que leio suas postagens. Não se limita a mostrar fotos, embora belíssimas, mas caminha através da história dos lugares, das ocorrências que marcaram a viagem, das experiências de seu filho. Fiquei encantada com essa ilha mágica. Optar por uma excursão traz vantagens quando se vai passar por estradas que assustam (rss), porque a experiência de seus guias nos ajudam a relaxar. Nossa, fiz um rico passeio! Bjs.

  18. Penelophy 21 Abril, 2014 em 18:22 - Responder

    Oi, Ruthia. Tudo bem? 😀

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  19. Ruthia 21 Abril, 2014 em 18:58 - Responder

    Caramba, que surpresa boa! Vou lá ver, já, já!
    Um abraço

  20. Clara Lúcia 21 Abril, 2014 em 22:29 - Responder

    Linda Ruthia…. que lindo post! Já disse, mas vou repetir: conhecendo o mundo através de suas fotos, seus posts maravilhosos e sua sensibilidade em nos prender no texto perfeito!
    Querida, uma ótima semana!
    Beijos

    Ah, sim e parabéns por seu post ser selecionado!!! Eeeebaaaaa!!!!!

  21. M. 21 Abril, 2014 em 22:35 - Responder

    Que linda a menina e o menino! Mal comecei a ler, comecei imediatamente também a trautear em silêncio (canto muito mal, só se aguenta em silêncio ;)) o Unforgettable…
    Venha uma poncha bem fresca para esta mesa, por favor…
    Beijinhos, boa semana!

  22. Anna Nowakowska 27 Abril, 2014 em 12:07 - Responder

    Ruthia – it was a pleasure to spend this time with you and this young gentleman – Pedro. Beautiful places, and nice companions always stay in my mind. I hope that we meet again, and we will visit another beautiful places – in Portugal, or I would see you in my country 🙂 Ana

    • Ruthia 27 Abril, 2014 em 13:24 - Responder

      Anna, it was wonderful to meet you, and it was a delightful surprise to know about your passion for Portugal. Yes, we'll meet again for certain. Here or elsewhere. Because this planete is a tinny village.
      Hugs.

  23. Anna Nowakowska 27 Abril, 2014 em 12:08 - Responder

    Ruthia – it was a pleasure to spend this time with you and this young gentleman – Pedro. Beautiful places, and nice companions always stay in my mind. I hope that we meet again, and we will visit another beautiful places – in Portugal, or I would see you in my country 🙂 Ana

  24. Dede Cury 27 Abril, 2014 em 22:17 - Responder

    Oi, ruthia! Acabo de chegar da ilha, onde estive com dois alunos, para uma conferencia em informática. Ficamos absolutamente encantados com a ilha, em suas várias manifestaçoes: seu povo, sua beleza natural, sua limpeza, sua infraestrutura, sua comida, enfim … TUDO! O dificil mesmo foi trazer os garotos de volta, de tao encantados, queriam ficar!!!!! 🙂
    []s
    dedê

    • Ruthia 28 Abril, 2014 em 10:07 - Responder

      Olá visitante brasileiro. A Madeira é realmente encantadora, por algum motivo lhe chamam de jóia ou pérola do Atlântico. Fico feliz por ter gostado desse cantinho de Portugal e pela sua visita aqui n'O Berço. Volte sempre!
      Um abraço

  25. Tânia Barreira 16 Junho, 2015 em 16:29 - Responder

    Olá Ruthia,

    Que percurso aconselha a fazer pela ilha? e acha que um dia dá para ver tudo o que existe fora do Funchal?

    • Ruthia 17 Junho, 2015 em 6:54 - Responder

      Olá Tânia, seja bem vinda ao meu cantinho. Eu fiz em dois passeios diferentes e fui com a Lido Tours pois, como escrevi no post, não queria conduzir.
      Se quiser alugar um carro, consegue ver os principais pontos fora do Funchal num dia, mas será um pouco à pressa. Eu como sou fã do slow travel (e ter uma criança a tiracolo obriga-me a outra dinâmica), não faria num só dia.
      Mas depende que pontos quer incluir no seu passeio.
      Quantos dias vai ficar?
      Abraço
      Ruthia

    • Tânia Barreira 17 Junho, 2015 em 8:01 - Responder

      Obrigada Ruthia,

      ainda estou a planear 🙂 Mas muito Obrigada pelas dicas!

    • Ruthia 17 Junho, 2015 em 9:14 - Responder

      A fase de planeamento é quase tão boa como a própria viagem. E eu, graças aO Berço, prolongo esse prazer no pós-viagem, organizando as fotografias e compilando as informações para trazer aos leitores. Dizem que recordar também é viver….

    • Tânia Barreira 18 Junho, 2015 em 8:35 - Responder

      Ruthia, também sou assim, e o meu blog http://umolharviajante.blogspot.pt/ surgiu dessa compilação de dicas até que gosto de partilhar com amigos e com quem gosta de passear especialmente por Portugal 🙂

Deixe o seu comentário

Subscreva a Newsletter 

Receba por email conteúdo, novidades exclusivas e muita inspiração para viajar a solo e em família (em português)

Fechar (X)

*Não envio spam