Atualizado em 16 Abril, 2021
Unforgettable é uma palavra tão rica em melodia e doces recordações que me parece adequada à Madeira, aqueloutra, afastada do bulício do Funchal. Aqueloutra, das estradinhas apertadas, paisagens esmagadoras e falésias majestosas.
É portanto embalada pela voz de veludo do Nat King Cole [Unforgettable / In every way … / that’s how you’ll stay ] que vos escrevo este segundo post sobre a pequena pérola encastrada no Atlântico. Uma jóia aqui tão perto, 900 km que se resumem a hora e meia de voo.
Explorado o Funchal, era tempo de explorar as imponentes paisagens da Madeira, que recordam as origens vulcânicas da ilha. É comum alugar carro para explorar a ilha. Eu escolhi uma alternativa mais tranquila, guardando o meu tempo e atenção para o Pedro. Como já vos contei, esta foi uma aventura a dois, pelo que reservei as saídas com a Lido Tours e não me arrependi.
Para além de conhecer outros andarilhos, como a polaca Anna Nowakowska, consegui apreciar as regiões mais pitorescas sem preocupações com a condução. É que, por vezes, se revela quase uma saga do Indiana Jones, com pedras a resvalarem para o abismo (bem, concedo, deixo-me levar pelo dramatismo, haha).
Ressalvando a minha pequena dose de exagero e apesar das garantias da minha amiga Tânia de que as estradas madeirenses cumprem as dimensões legalmente exigidas, senti uma ligeira apreensão nas várias vezes que tivemos que cruzar com um autocarro ou um camião.
O nosso condutor/guia brincou diversas vezes com a situação: “façam como eu, fechem os olhos. Quase sempre corre bem!” ou “a antiga estrada era bem pior, foi assim que arranjei este penteado”. Sublinhando que o senhor é tão bem-humorado quanto careca. Na verdade, as vias são excelentes, apenas um pouco estreitas devido ao território acidentado.
Ao longo dos dois dias de excursão, vimos e fotografámos quadros belíssimos, dos quais vos destaco apenas alguns. Comecemos com um clássico: o Pico do Areeiro, o terceiro ponto mais alto da ilha (1810 metros), onde as temperaturas descem vários graus, mas a paisagem compensa imensamente este pequeno inconveniente.
Para o meu pequeno explorador, aquelas nuvens gordas condicionadas entre os picos montanhosos são “piscinas de nuvens”. Penso como seria agradável nadar ali, se a física não fosse mais forte do que a nossa imaginação!
Dali descemos em direcção à costa, através da floresta original de Laurissilva, que apreciamos com calma em Ribeiro Frio, onde as árvores mantêm algum do seu esplendor secular. Esta é uma paisagem da Madeira que não vai querer perder.
Depois de um pequeno passeio por entre os viveiros de trutas, fizemos uma pausa para uma poncha. O casal holandês que nos acompanhava achou a bebida muito forte, o guia replicou que beberam pouco, caso contrário já entenderiam português Continuámos depois, rumo ao último lar das casas típicas da Madeira: Santana.
As suas casas triangulares, construídas com pedra e colmo, foram em tempos usadas como estábulos e mesmo como habitação. Hoje, a vila mantém algumas apenas pela tradição, instalando ali o posto de turismo e pequenas lojas de artesanato, flores e vinho da Madeira. Tudo emoldurado por uma montanha de vegetação exuberante.
No outro extremo da ilha, a oeste e a 75 km do Funchal, fica uma das paisagens mais maravilhosas da Madeira – Porto Moniz- com as suas piscinas naturais. Apesar dos termómetros marcarem uns tímidos 18º C, alguns turistas nadam e apanham sol.
A água, calma e transparente, permite ver o fundo de areia e pedras, com pequenos peixes que nadam tranquilamente ao lado dos banhistas. Mesmo ao lado, o mar castiga os rochedos com ondas vigorosas.
Até ao final da II Guerra Mundial, a única forma de acesso a Porto Moniz era pelo mar. Entretanto, uma estrada foi cavada na encosta até São Vicente, cortada por quedas d’água e com constantes derrocadas. Uma parte desta estrada ainda é transitável e, graças a isso, conhecemos o véu da noiva (Seixal) e aquecemos com mais uma poncha de maracujá.
33 Comentários
Olá, Ruthia
"A Madeira é um jardim" – já lá dizia o cantor…
Gostei imenso destes dois posts, que me fizeram recordar essa nossa Ilha tão linda, que já visitei algumas vezes, e onde tenciono ir de novo no próximo mês de Agosto.
Obrigada pelas belas recordações que trouxeste à minha memória…
Uma doce e feliz PÁSCOA para ti e todos os teus mais queridos.
Beijinhos
Ruthia,
que fotos magníficas, elas fazem jus a esta ilha fantástica.Cenários que suspendem a respiração e levitam a imaginação, como a piscina de nuvens e a floresta encantada, entre tantos mais.
Com certeza tua postagem me aumentou o desejo em conhecer a Madeira.
Tenha uma feliz e abençoada Páscoa em renovadas alegrias.
Um abraço,
Calu
Ruthia,
Mas que maravilhosa viagem!
Adorei a ideia da excursão, sobretudo quando a paisagem merece tanta atenção como esta parece merecer…
Gostei muito da visão do seu pequeno explorador e das "piscinas de nuvens". Dá para imaginar o que seria se os elementos nos permitissem nadar ali.
Mais uma vez, viajo… viajo e fico lá… por um tempo…
Obrigada por esse delicioso passeio!
Beijinho!
Simplesmente maravilhosas as fotos e o teu post onde aprendemos contigo! Aproveito pra desejar uma linda, feliz e abençoada PÁSCOA para todos vocês! beijos,chica
Querida Ruthia
Emocionei-me ao ler e ver as fotos do seu post.Revisitei a Madeira.
Fui ao Cabo Girão,tão linda paisagem!
E achei imensa graça à expressão que o Pedrinho utilizou para definir o que viu:piscinas de núvens! Ele é um óptimo observador!
A sua forma de escrever prende qualquer leitor! Muitos parabéns.É um gosto ler o que escreve!
Gostei de rever «o véu da noiva»!Lembro-me de lá estar como se fosse hoje!
Obrigada poe este delicioso momento.
Uma Santa Páscoa.
Beijinhos
Beatriz
Sempre tão amável Beatriz! É algo tão raro nos dias de hoje…. Ainda tenho uns episódios sobre a ilha para partilhar. Muitos beijinhos
Que nesta Páscoa o coelhinho te traga muito mais que simples ovos de chocolate. Que ele te traga muita saúde, amor, felicidade, compreensão, carinho. Que você seja abençoado, por aquele que nos deu sua vida.
Bjussssssss
Estou encantada com seu blog. Parabéns!!! Suas postagens e fotos me transportam a esse lugar tão lindo. Adoooooro viajar e fotografar. Acho que vou te contratar como guia nos próximos meses. Aproveitando o momento, desejo uma Santa Páscoa a você e sua família!!! Boa viagem.
querida amiga, novamente a tua maravilhosa aula de história, acompanhada de lindas linhas poéticas, que sempre me causam a maravilhosa sensação de prazer a ler!! Obrigada por dividir mais este lindo passeio com a gente!!
Passando para desejar uma feliz e abençoada Pascoa e um delicioso final de semana – aqui no Brasil, com feriadão, retornando somente na terça-feira!!!
bjs
tititi da dri
Bom feriado, Dri querida. Eu amanhã volto ao batente, mas não me posso queixar muito, depois desses dias de descanso, hehe
Cada vez que venho aqui consigo viajar sem sair de casa.
Parabéns por escolher roteiros maravilhosos.
Excelente páscoa para ti e os seus.
Abraços
A ilha da Madeira está cheia de encantos fora do Funchal.
Devo ter feito mais ou menos o que tu fizeste, andei 3 dias por essas estradas mais estreitas, mas as ligações principais são muito boas.
Fizeste uma excelente reportagem, gostei de ler.
Ruthia, minha querida amiga, tem uma boa Páscoa.
Beijo.
Ruthia!
Vir aqui é sempre mais um aprendizado.
Unforgettable!!
Obrigada por visitar o blog, volte quando desejar!!
Desejo um domingo de Páscoa esplendoroso, carregado de muito amor no coração!
cheirinhos
Rudy
Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
“Páscoa, momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de diferente, de ver gente como a gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da VIDA.”
Seus posts me deixam encantada, que lugar é esse??? Um paraíso aqui na terra…amo estar aqui.
Uma páscoa de amor e abençoada a vc e a sua familia.
Ruthia, querida. Grato por sempre que possível comentar no meu blog. Aproveito para lhe desejar um final de semana excelente.
Abraços!!!
Nicolau
Ruthia,que beleza essa segunda postagem da Madeira! Tem fotos incriveis e adorei as histórias,especialmente do motorista careca!…rss…bjs e boa Páscoa pra todos vcs!
Ruthia, imagino o quanto deve ter sido emocionante o passeio nesse paraíso com piscinas de nuvens e casinhas de boneca transformadas em lojinhas de artesanato (amo!).
A bela Sissi não era nada boba, heim?
Abraço, querida! Diga ao Pedrinho que na Copa do Mundo irei torcer por Portugal. Os interesses eleitoreiros dos que planejaram a Copa no Brasil e os imensos gastos com estádios inúteis depois do evento quando a população não tem segurança, saúde nem educação de qualidade, quando os deputados não fazem nada a não ser votar aumento dos próprios salários quando toda a legislação penal deveria ser revista… e não só… enfim… pela primeira vez na vida não torcerei pelo Brasil… e como AMO Portugal e como o Pedrinho tem demonstrado interesse pelo esporte… vou AMAR que a vossa seleção seja a vencedora.
Mtos beijinhos!
Estive lá e visitei todos estes belos lugares. Beijinhos…
Daqui, deste meu cantinho, que é o Algarve, venho desejar-lhe, tudo o que de melhor possa caber na imensidão da vida, paz, amor e fraternidade.
Cumprimentos de: http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com
É com prazer que leio suas postagens. Não se limita a mostrar fotos, embora belíssimas, mas caminha através da história dos lugares, das ocorrências que marcaram a viagem, das experiências de seu filho. Fiquei encantada com essa ilha mágica. Optar por uma excursão traz vantagens quando se vai passar por estradas que assustam (rss), porque a experiência de seus guias nos ajudam a relaxar. Nossa, fiz um rico passeio! Bjs.
Oi, Ruthia. Tudo bem? 😀
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Caramba, que surpresa boa! Vou lá ver, já, já!
Um abraço
Linda Ruthia…. que lindo post! Já disse, mas vou repetir: conhecendo o mundo através de suas fotos, seus posts maravilhosos e sua sensibilidade em nos prender no texto perfeito!
Querida, uma ótima semana!
Beijos
Ah, sim e parabéns por seu post ser selecionado!!! Eeeebaaaaa!!!!!
Que linda a menina e o menino! Mal comecei a ler, comecei imediatamente também a trautear em silêncio (canto muito mal, só se aguenta em silêncio ;)) o Unforgettable…
Venha uma poncha bem fresca para esta mesa, por favor…
Beijinhos, boa semana!
Ruthia – it was a pleasure to spend this time with you and this young gentleman – Pedro. Beautiful places, and nice companions always stay in my mind. I hope that we meet again, and we will visit another beautiful places – in Portugal, or I would see you in my country 🙂 Ana
Anna, it was wonderful to meet you, and it was a delightful surprise to know about your passion for Portugal. Yes, we'll meet again for certain. Here or elsewhere. Because this planete is a tinny village.
Hugs.
Ruthia – it was a pleasure to spend this time with you and this young gentleman – Pedro. Beautiful places, and nice companions always stay in my mind. I hope that we meet again, and we will visit another beautiful places – in Portugal, or I would see you in my country 🙂 Ana
Oi, ruthia! Acabo de chegar da ilha, onde estive com dois alunos, para uma conferencia em informática. Ficamos absolutamente encantados com a ilha, em suas várias manifestaçoes: seu povo, sua beleza natural, sua limpeza, sua infraestrutura, sua comida, enfim … TUDO! O dificil mesmo foi trazer os garotos de volta, de tao encantados, queriam ficar!!!!! 🙂
[]s
dedê
Olá visitante brasileiro. A Madeira é realmente encantadora, por algum motivo lhe chamam de jóia ou pérola do Atlântico. Fico feliz por ter gostado desse cantinho de Portugal e pela sua visita aqui n'O Berço. Volte sempre!
Um abraço
Olá Ruthia,
Que percurso aconselha a fazer pela ilha? e acha que um dia dá para ver tudo o que existe fora do Funchal?
Olá Tânia, seja bem vinda ao meu cantinho. Eu fiz em dois passeios diferentes e fui com a Lido Tours pois, como escrevi no post, não queria conduzir.
Se quiser alugar um carro, consegue ver os principais pontos fora do Funchal num dia, mas será um pouco à pressa. Eu como sou fã do slow travel (e ter uma criança a tiracolo obriga-me a outra dinâmica), não faria num só dia.
Mas depende que pontos quer incluir no seu passeio.
Quantos dias vai ficar?
Abraço
Ruthia
Obrigada Ruthia,
ainda estou a planear 🙂 Mas muito Obrigada pelas dicas!
A fase de planeamento é quase tão boa como a própria viagem. E eu, graças aO Berço, prolongo esse prazer no pós-viagem, organizando as fotografias e compilando as informações para trazer aos leitores. Dizem que recordar também é viver….
Ruthia, também sou assim, e o meu blog http://umolharviajante.blogspot.pt/ surgiu dessa compilação de dicas até que gosto de partilhar com amigos e com quem gosta de passear especialmente por Portugal 🙂