Atualizado em 23 Abril, 2021

O que é que a Livraria Lello tem a ver com o Harry Potter? Onde fica a “gémea” da nossa Ponte 25 de Abril? Qual é a gárgula mais malcriada do país? A senhora de bigode que repousa numa tela do Museu Grão Vasco existiu mesmo? Que marcas são aquelas que aparecem nas pedras em Penha Garcia (Idanha)? Em que castelo português se filmou parte da série “Templários”, que passa no Canal História?

De onde vieram as ossadas usadas na Capela dos Ossos de Évora? O palácio mais bonito do mundo é português? Onde é que existe uma estátua do D. Afonso Henriques igualzinha à de Guimarães?  O que usavam para iluminar o farol de S. Vicente no século XVI, se ainda não tinham inventado a electricidade?

Fui convidada para conversar com algumas turmas da escola EB23 D. Afonso Henriques, em Guimarães, a cidade dos meus afectos, durante a semana da leitura. O desafio era espicaçar-lhes a curiosidade acerca do nosso país, pelo que os levei numa viagem virtual a que chamei “Um tesouro chamado Portugal”.

Fui recompensada com olhos arregalados de espanto e uma vaga de perguntas. Parece que se confirma, as viagens transformam-nos mesmo em contadores de histórias. Aguardo agora, com muita curiosidade, o relato dos alunos na próxima edição do jornal escolar, a Gazeta Afonsina.

Sou muito grata pelo convite e espero ter contribuído um bocadinho para que estes pequenos vimaranenses se transformem em gigantes. Porque como Alberto Caeiro afirma, de forma sublime, em O Guardador de Rebanhos, somos do tamanho do que vemos e não do tamanho da nossa altura.

Já viram o passatempo que estamos a realizar na página do Facebook para assinalar o aniversário do blog?