Atualizado em 23 Abril, 2021
O que é que a Livraria Lello tem a ver com o Harry Potter? Onde fica a “gémea” da nossa Ponte 25 de Abril? Qual é a gárgula mais malcriada do país? A senhora de bigode que repousa numa tela do Museu Grão Vasco existiu mesmo? Que marcas são aquelas que aparecem nas pedras em Penha Garcia (Idanha)? Em que castelo português se filmou parte da série “Templários”, que passa no Canal História?
De onde vieram as ossadas usadas na Capela dos Ossos de Évora? O palácio mais bonito do mundo é português? Onde é que existe uma estátua do D. Afonso Henriques igualzinha à de Guimarães? O que usavam para iluminar o farol de S. Vicente no século XVI, se ainda não tinham inventado a electricidade?
Fui convidada para conversar com algumas turmas da escola EB23 D. Afonso Henriques, em Guimarães, a cidade dos meus afectos, durante a semana da leitura. O desafio era espicaçar-lhes a curiosidade acerca do nosso país, pelo que os levei numa viagem virtual a que chamei “Um tesouro chamado Portugal”.
Fui recompensada com olhos arregalados de espanto e uma vaga de perguntas. Parece que se confirma, as viagens transformam-nos mesmo em contadores de histórias. Aguardo agora, com muita curiosidade, o relato dos alunos na próxima edição do jornal escolar, a Gazeta Afonsina.
Sou muito grata pelo convite e espero ter contribuído um bocadinho para que estes pequenos vimaranenses se transformem em gigantes. Porque como Alberto Caeiro afirma, de forma sublime, em O Guardador de Rebanhos, somos do tamanho do que vemos e não do tamanho da nossa altura.
Já viram o passatempo que estamos a realizar na página do Facebook para assinalar o aniversário do blog?
13 Comentários
Excelente essa iniciativa da escola; o tema de sua apresentação, também.
Sim, Ruthia, és do tamanho do que vês e, do que espalhas!
O seu entusiasmo em absorver e partilhar o conhecimento, a faz uma "gigante". Obrigada, desejo que possas realizar todos os teus sonhos, assim colorirás o mundo com a sua graça!
Excelente final de semana, abraços carinhosos
Maria Teresa
Excelente iniciativa,queria estar nessa escola.Aliás, acredito que seja papel da escola : fazer perguntas, contar histórias. Ainda conheço pouco Portugal mas desde que conheci fiquei encantada e com desejo de conhecer várias cidades. Que bom que lançastes sementes !
Cara Dr.ª Ruthia,
foi muito gratificante e extremamente enriquecedor tê-la na nossa Escola para, de forma tão criativa, poética e esclarecedora apresentar pontos nevrálgicos do nosso mapa. Os alunos aprenderam, interagiram dentro das suas possibilidades, e descobriram que podemos viajar de múltiplas formas: basta sermos organizados e que um livro também nos dá essa dimensão!Conseguiram sonhar e levou-os a querer saber mais e a dar valor ao muito que têm cá dentro!
Viajar, de facto, dá-nos a possibilidade de sermos muito mais felizes! Bem-haja!Continue a encantar-nos com o seu blogue e com a imensa criatividade e sensibilidade! Muitos parabéns pelo modo como nos deu a conhecer Portugal. Espero que volte.
Bjis
Ema Paula Nunes
Volto com certeza e com o maior prazer. É sempre uma felicidade falar de viagens.
Beijinho
Boa tarde, parabéns pelo convite que recebeu e por ter contribuído com o seu conhecimento para aumentar a sabedoria e a motivação dos presentes.
AG
Olá, Ruthia
É essencial transmitir aos mais pequenos a importância da nossa História e da História Mundial, noções de cultura geral que os ajudarão a compreender melhor o mundo que passa. Realmente, as viagens enriquecem-nos culturalmente e ajudam-nos a definir-nos como habitantes deste planeta.
Parabéns pelo aniversário do seu blogue e desejo que conte muitos mais.
Bjs
Olinda
e graças a ti, eu fico maior a cada post.. pois tu consegues mostrar e eu consigo ver as maravilhas deste mundo!
amadinha linda, estou em débito contigo.. mas o trabalho e outras atividades têm tomado o meu tempo… não esqueci da amiga querida, apensa tenho me ausentado, por uma boa causa.
Passo aqui para deixar um abraço carinhoso e desejo de Feliz e abençoada Páscoa! bjs
Imagino que deve ter sido mesmo um sucesso!
E ninguém melhor que você para contar histórias…
bjusssss
É Páscoa! Cristo está vivo, o túmulo está vazio, Ele ressuscitou!!! A mais bela festa dos Cristãos.
Crentes no Amor de Deus Pai que nos deu seu Filho Jesus Cristo que permanece conosco pela força do
Espírito Santos, seguimos nossa caminhada na construção de um mundo mais justo, fraterno, humano,
harmonioso e de doação.
Todos somos promotores da Paz!
Feliz, Santa e Abençoada Páscoa.
Um doce abraço, Marie.
Tenho que dar-te os parabéns, minha querida, pois imagino que tenho sido um enorme prazer desempenhar tal tarefa.
Estou mesmo a ver aqueles rostinhos com os olhinhos abertos de espanto a querer absorver tudo o que lhes transmitias…
É tão gratificante!
Aproveito para desejar uma doce e feliz Páscoa.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Olha, gostava bem de ter assistido a essa aula de História que a menina deu 🙂
Beijinhos!
Ruthia, estou na onda da Madalena, gostaria muito de ter assistido a essa aula. Quem sabe, um dia destes…! 🙂
Um beijinho 🙂