Vienna Mozart Concert

A obra do génio Wolfgang Amadeus Mozart é a motivação da Wiener Mozart Orchester, que se apresenta hoje em concerto como se estivesse no século XVIII. Os instrumentos afinam-se, o maestro levanta a batuta…

Horas depois de passarmos aqui pela primeira vez, o Musikverein (Clube de Música) está transformado, com uma multidão que se apressa para o concerto da noite. Diferentes línguas, numa ruidosa cacofonia, revelam que o público é sobretudo composto por turistas. E nem todos cumprem o dress code recomendado. Bem, não estava à espera de smokings e vestidos compridos, mas também não esperava alguns calções e t-shirts…

É neste ambiente informal que somos encaminhados para os nossos lugares, na mais bela e opulenta sala do Musikverein: o Salão Dourado (Große Musikvereinssaal).

Por momentos abstraio-me dos chineses que se desdobram em selfies. Porque há cariátides que se sucedem, há o ritmo que as formas e as cores criam nas paredes e no tecto, onde afrescos retratam Apolo e as nove musas, numa bela harmonia renascentista.

Por cima dos beirais e do órgão, esculturas brancas contrastam com o dourado e, sob as janelas, bustos de mármore recordam vários compositores. O arquitecto quis, e conseguiu, criar um ambiente maravilhosamente clássico para o desempenho de “obras clássicas”.

A sala é conhecida em todo o mundo, graças à transmissão televisiva do concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmónica de Viena, aqui sediada. Para além disso, é o palco principal da Orquestra Mozart de Viena (recordem o nosso roteiro inspirado em Mozart aqui). Criada há cerca de 30 anos, com o objectivo de manter viva a tradição musical do período clássico vienense, a orquestra dedica-se exclusivamente à obra do compositor.

© musikverein.at

Vienna Mozart Concert

O público humedece à medida que os músicos entram em palco, ricamente trajados. Segue-se, pouco depois, o maestro, igualmente de fato histórico e peruca.

Espera-nos uma “Academia Musical”, muito comum no século XVIII, com fragmentos de sinfonias e concertos solistas como aberturas, árias e duetos de óperas famosas. Como podem imaginar, pequenos excertos das obras mais célebres de Mozart resultam num concerto nada monótono.

A noite começa com a abertura da ópera Die Entführung aus dem Serail, que conta a história do resgate de Constanze das garras de um paxá, que a comprou para o seu harém. Ao longo da noite, ouviremos também duetos de Don Giovanni e da Flauta Mágica (Papageno é sempre muito interessante de se ouvir), com a soprano Sera Gösch e o barítono Christian Eisenberger.

 

© wienermozartorchester

 

Rondo Alla Turca, a belíssima sinfonia nº 40, Eine Kleine Nachtmusik (K 525 Allegro), em suma, as melodias que reconhecemos prontamente estavam lá todas.

O público aclamou generosamente, de pé, todo o entusiasmo mozartiano (vamos fazer de conta que o verbo existe) do maestro. No final, este ofereceu a sua batuta a uma menina de palmo e meio.É proibido filmar dentro do salão dourado, mas existem alguns vídeos no youtube que servem de fundo sonoro para este nosso texto musical, sobre o Vienna Mozart Concert.

P.S. Fomos convidados da Orquestra Mozart de Viena, a quem agradecemos a cortesia. No entanto, como sempre, as opiniões transmitidas neste post são pessoais e sinceras.

Musikverein site | Horário bilheteira: seg.-sexta 9h-20h, sáb. 9h-13h (setembro a junho); seg-sexta 9h-12h (julho e agosto) | Contacto: tickets@musikverein.at

Wiener Mozart Orchester site | Bilhetes: 50€ a 320€ |A Orquestra oferece também pacotes de concerto e jantar aqui

 

 

 

Planeie a sua próxima viagem

Faça as suas reservas através dos nossos parceiros. Não paga nem mais um cêntimo e para mim faz toda a diferença

  • Encontre os melhores hotéis no  Booking. É onde eu faço as minhas reservas
  • Se precisa de transporte próprio, alugue um carro com a Rentalcars 
  • Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando o Get your Guide 
  • Faça um seguro de viagem com a IATI (beneficia de 5% de desconto com este link).

Este post pode conter links de afiliados

2019-01-16T09:11:32+00:00

40 Comments

  1. Rejane Tazza 1 Setembro, 2018 em 22:08 - Responder

    Maravilhoso e que bom receberam esse lindo convite!
    Valeu e nunca mais esquecerão! beijos, chica

  2. Elvira Carvalho 2 Setembro, 2018 em 6:29 - Responder

    Deve ter sido emocionante.
    Um abraço, bom Domingo e um Setembro, alegre e feliz para todos nós

  3. Joana 2 Setembro, 2018 em 10:34 - Responder

    Que maravilha! Ouvir essas músicas fabulosas nesse local e com uma orquestra assim deve ser uma sensação quase mágica.

    • Berço do Mundo 5 Setembro, 2018 em 21:35 - Responder

      Foi uma noite magnífica. Somos uns sortudos e vamos recordar o concerto durante muuuito tempo. Recomendo vivamente

  4. Devia de ter sido espectacular este concerto.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

  5. Camila Lisboa 2 Setembro, 2018 em 13:21 - Responder

    Que sensação mais incrível deve ser estar dentro de esse lugar lindo e com essa música! Experiência mais que kmperimper!

    • Berço do Mundo 7 Setembro, 2018 em 10:45 - Responder

      A sala é linda mesmo e, do ponto de vista acústico, é comparável às melhores do mundo. Foi uma noite mágica

  6. Leo Vidal 3 Setembro, 2018 em 14:40 - Responder

    Achei lindo quando pude assistir a um concerto na Ópera de Viena. Nesse dia, com a orquestra toda vestida como Mozart deve ser ainda mais especial. Ótima dica.

    • Berço do Mundo 13 Setembro, 2018 em 18:00 - Responder

      Cria um ambiente muito bonito. Quase como se estivéssemos no século XVIII.

  7. Diego Cabraitz Arena 4 Setembro, 2018 em 1:09 - Responder

    Que demais! Deve ter sido uma experiencia sensacional eim! Obrigado por compartilhar esse momento com tantos detalhes e história.

  8. Adriana LARA 5 Setembro, 2018 em 15:36 - Responder

    que espetáculo!! que maravilha… e aqui, em terras tupiniquins, vivemos com o descaso das autoridades (??) para com a história do país e da humanidade…. deves ter visto o terrível incêndio que destruiu a residência imperial, quando da chegada de D.João VI aqui no brasil… triste.. chorei e choro ainda por um povo que não tem cultura, não tem história, não quer ser lembrado no futuros por suas glórias, penso que apenas querem ser reconhecidos pelo famoso jeitinho brasileiro e pela bandidagem que assola o país… bjs

    • Berço do Mundo 5 Setembro, 2018 em 20:30 - Responder

      Acompanhei as notícias, claro. Foi, de facto, uma perda incalculável. Imagino que deve ser desolador para os amantes de arte brasileiros…

  9. Anna Luiza 5 Setembro, 2018 em 21:21 - Responder

    Que coisa mais lindaaaa! Sou louca para ir a um concerto e, lendo este post, fiquei com mais vontade, claro. As fotos estão perfeitas.

  10. Aline Rodrigues 6 Setembro, 2018 em 18:14 - Responder

    Nossa, deve ser tão emocionante assitir ao Vienna Mozart Concert, né? E que honra ser convidado. Parabéns pelo post. Ficou incrível!

  11. Camila Neves 6 Setembro, 2018 em 22:02 - Responder

    Caraca, que espetáculo! Chocada também com a beleza do lugar, deve ter sido inesquecível demais 🙂

  12. gabitorrezani 7 Setembro, 2018 em 9:28 - Responder

    Uau, o interior da Orquestra Mozart de Viena é impressionante! Eu adoraria assistir a um espetáculo aí, creio que deve ser uma experiência única na cidade… ótimo post!

    • Berço do Mundo 13 Setembro, 2018 em 18:02 - Responder

      Esta orquestra, no Inverno, anda sobretudo em digressão no estrangeiro. Mas no Verão, são uma atração única na cidade, até porque a ópera está de férias em julho e agosto

  13. Maxivisão Geral 7 Setembro, 2018 em 9:44 - Responder

    É realmente um lugar fantástico, que ainda não conheço mas espero conhecer em breve!!Adorei

  14. Mapa na Mão 7 Setembro, 2018 em 12:37 - Responder

    Ai, que coisa mais linda! Estou aqui lendo, comentando e ouvindo emocionada a parte que gravaste em vídeo. Eu pedi tanto ao marido para irmos a um concerto em Viena, mas não deu certo. E o que é essa arquitetura do lugar. Maravilhoso!

    • Berço do Mundo 7 Setembro, 2018 em 15:50 - Responder

      Que pena. Acho que um concerto é a experiência certa para se ter em Viena. Fica para a próxima.
      O edifício é realmente maravilhoso.

  15. Luciana Freitas 7 Setembro, 2018 em 14:57 - Responder

    Que programa maravilhoso. Emocionante!!! Sim, abstrai a onda de chineses fazendo selfies. Não tem jeito… isso é em todo lugar.

  16. Chicas Lokas 7 Setembro, 2018 em 23:02 - Responder

    Que lindo lugar! Ficaria muito encantada em assistir a este espetáculo. Os figurinos… Tudo incrível! Obrigada por compartilhar sua experiência! Abraços!

    • Berço do Mundo 22 Setembro, 2018 em 9:54 - Responder

      É tudo pensado para o público ter uma experiência ímpar. Objetivo alcançado!

  17. Deisy Rodrigues 8 Setembro, 2018 em 18:52 - Responder

    Uma experiência incrível em um lugar incrível,adoro Mozart e com certeza iria adorar a apresentação.

  18. Calu B. 9 Setembro, 2018 em 11:50 - Responder

    São horas de puro enlevo, essas que aqui tão vivamente nos relata, Ruthia. Estivesse eu em tal oportunidade, ficaria tonta diante dos múltiplos motivos de encantamentos: a arquitetura, os afrescos, as esculturas e a divina música trajada com suntuosidade. Um espetáculo de encher os olhos e o coração.
    Bjo. Bom domingo.
    Carmen

    • Berço do Mundo 9 Setembro, 2018 em 13:52 - Responder

      Foi uma vertigem de deslumbramento, sim, querida Calu. O espaço e o concerto foram das melhores experiências em Viena.
      Beijinho, bom domingo

  19. Patti 9 Setembro, 2018 em 14:25 - Responder

    Lindo post! Deve ter sido emocionante! E concordo com você, apesar do dress code não obrigar as pessoas a se vestir "gala", um pouquinho do bom senso não faria mal. Bermuda e chinelo fica meio embaraçante…

    • Berço do Mundo 9 Setembro, 2018 em 14:30 - Responder

      Durante o Verão, os turistas acabam por facilitar um pouco, suponho. Para nós mulheres, é sempre um bom motivo para usar um vestido 🙂 Mas depois de nos sentarmos e a música começar, nunca mais me lembrei desse pormenor

  20. Toninho 9 Setembro, 2018 em 23:48 - Responder

    Que emoção amiga, estar neste ambiente requinte, cheio de historias.
    Infelizmente no turismo as pessoas ás vezes não se tocam para o correto.
    Lindas imagens que nos mostra a grandeza e beleza do espaço.
    Obrigado por trazer.
    Consegui configurar e bloquear o site que ocupava o seu problema de cookies.
    Um abração Ruthia.
    Beijo amiga e tudo de bom para vocês.

    • Berço do Mundo 11 Setembro, 2018 em 12:56 - Responder

      O lugar é bem requintado, com os doirados, a longa escadaria vermelha, e a orquestra contribui para isso. É como se fôssemos transportados para o século XVIII (não fosse as t-shirts e as selfies)

  21. Unknown 10 Setembro, 2018 em 23:32 - Responder

    Vi no insta e corri aqui pra ler! Que legal, que emoção! Adorei demais!

  22. Lais Roani 11 Setembro, 2018 em 12:43 - Responder

    Que experiência bacana! Um roteiro diferente pra mergulhar na cultura mesmo. Deve ser emocionante estar nesse lugar lindo e cheio de história.

  23. Mariana Antunes 11 Setembro, 2018 em 13:51 - Responder

    Que bacana essa orquestra com roupas vitorianas! Deve ser uma experiência incrível e o local é maravilhoso!

  24. Rui Damásio Alvites 13 Setembro, 2018 em 9:50 - Responder

    Como enorme fã de música clássica, e de Mozart em particular, imagino como deve ter sido uma experiência incrível assistir a um concerto destes, num local tão peculiar como sala 🙂

    • Berço do Mundo 13 Setembro, 2018 em 18:01 - Responder

      Foi sim. Criamos ali uma memória muito linda, que ficará sempre ligada a Viena

  25. Renata Inforzato 13 Setembro, 2018 em 10:24 - Responder

    Adoro música clássica, para mim é a melhor. E Mozart é um dos meus preferidos. Imagino a emoção que é estar em Viena e poder assistir a um concerto tão lindo

  26. Maiza Nara 14 Setembro, 2018 em 10:45 - Responder

    Que sonho de atividade para ser feita em uma viagem! Que lembrança perfeita que se leva do lugar ao ouvir de perto um concerto! Obrigada pela dica!

    • Berço do Mundo 14 Setembro, 2018 em 12:20 - Responder

      Eu prefiro gastar dinheiro numa experiência como esta do que em souvenirs. É a melhor memória que podemos criar com os nossos filhos

  27. Unknown 14 Setembro, 2018 em 11:41 - Responder

    que emoção! Muito bom o post, obrigada por compartilhar! Eu gosto muito de musica clássica, pude sentir a emoção de assistir um concerto como esse pelas suas fotos!

Deixe o seu comentário