Atualizado em 7 Abril, 2021
Salamanca possui ainda uma tradição esotérica muito antiga, ligada a cultos pagãos e rituais mágicos pré-cristãos. Hoje conhecemos um dos seus locais misteriosos: la cueva de Salamanca
Salamanca é descrita como uma cidade sábia. No centro dessa sabedoria alternativa está “la Cueva de Salamanca”, construída sobre um cemitério celta, dizem.
Conta a lenda que a cripta da Igreja ali erguida (em honra de San Crebián ou S. Cipriano) era um centro de ciências ocultas, onde o próprio diabo ensinava magia negra. Nesta escola de saberes mágicos e proibidos, se reuniriam alunos insatisfeitos com o conhecimento “oficial” oferecido pela Universidade.
“Cuenta la leyenda que en este espácio, Satanás, bajo la apariencia de sacristán, impartía sus doctrinas de ciências ocultas, adivinación, astrologia y magia a siete alunos durante siete años, tras los cuales, uno de ellos debía quedar de por vida a sua servicio. Enrique de Aragón (1384-1434), Marqués de Villena, fue alumno de la Cueva de Salamanca y engañó al diablo-sacristán para no quedar a sua servicio a costa de perder su sombra.”
A lenda ganhou força graças ao ilustre Cervantes e outros autores espanhóis. Ainda hoje, na América Latina e nas Filipinas, a palavra salamanca significa o local onde as bruxas se reúnem ou, simplesmente, bruxaria.
Isabel, a Católica, mandou “selar” a cueva no século XV, para evitar a atracção popular, usando mais tarde aquelas pedras na construção da Catedral Nova. Fracasso completo. Atraídos pela lenda, curiosidade ou simplesmente porque sim, os turistas continuam a chegar aos magotes, apesar da cueva ser difícil de encontrar como um raio!
Mas sobre Salamanca ainda tenho algo a contar. No próximo episódio…
24 Comentários
Não conhecia essa lenda do covil do Diabo. Estive em Salamanca e sei que a cidade trasnpira história. Se ainda aí estiveres deves fazer uma visita ao centro, e na Catedral podes ver na fachada principal imagens de índios do mundo novo, durante algum tempo haviam populares que pensavam que eram demónios. Entendo porque o covil foi encerrado pela rainha. Eu própria fui probida de ler o livro de S. Cipriano que dizem ter sido escrito a sangue e fui logo a correr para a Biblioteca para o encontrar…um risco que corri que não valeu de nada, o livro é uma compilação de feitiços que parecem ser da idade média.
Paulinha, o próxima post é precisamente sobre as Catedrais. Não falarei dos índios mas de outras esculturas estranhas. Aguarda….
beijoca e um doce domingo
Lindo e como é bom ver tudo o que existe, lenda ou não! Beleza de passeio! beijos,chica
eu também não conhecia essa lenda, que no mínimo, é bem interessante. Gostaria de ter o privilégio de conhecer o lugar
bjs
tititi da dri
Ruthia,
A viagem por Salamanca, feita em diversos capítulos – o que é bom não deve ser tragado de uma só vez – despertou-me, mais uma vez, memórias e sensações. Recordo, à laia de exemplo, o esforço que fiz à procura do sapinho. 🙂
A tua prosa é escorreita, cerzida no essencial, mas tem o condão de piscar, aqui e ali, o olho ao leitor. E isso, para mim, é escrever bem. Parabéns!
Beijo 🙂
Oi, Ruthia…
Vim aqui adquirir um pouco de conhecimento e saber do mundo através dos seus olhos… que belo mundo!
Uma bela semana…. beijos
interessante
🙂
Olá Piedade, bem vinda ao grupo de amigos d'O Berço. Já fui espreitar o seu espaço. Parabéns pela sua inspiração 🙂
´Ruthia
Muito bom ouvir essas histórias. Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay. e pelo sim, pelo não….pode ser verdade rs E são estas lendas que atraem os curiosos.
Adorando essa série…aguardando o próximo.
Beijos
Que interessante essa lenda!!! Acredito que todos vão muito mais pela curiosidade do que um dia já se passou ali, né?!
Pelo menos lendo sobre eu iria conhecer por tal motivo rs!!!
Beijos Té
Ruthia,
Estes lugares cheios de historias são fantasticos, a imaginação voa!
p.s.: deu certo, fui no seu perfil e o link está lá. Viva!
Mal acredito que fui a unica a lhe dizer isso!
Beijos
Querida, acho que é porque muitos dos meus leitores habituais recebem subscrição por email ou são fãs da página do facebook e eu sempre aviso lá quando existe um novo post (www.facebook.com/BercoDoMundo?fref=ts).
Beijinho
Que lugar legal!
Adorei o post!
Se puder da uma passadinha no meu blog?
Olá e bem vindo(a). Já vi o seu blog. Acabou de nascer, não é? Boa sorte…
Abraço
Gostei. 🙂
Bjs
Cidade com histórias e lendas interessantes.
Fizeste mais um excelente post acerca de Santiago.
Um beijo, minha querida amiga Ruthia.
Nossa!Deve ser assustadora essa caverna,apesar de tão linda!Bem legal essa história e amei as fotos suas!bjs,
Amiga, passando para lhe desejar uma ótima quinta ^^
Beijos Té
olá!obrigada pela palavras, que deixaste no meu blogue 🙂
adorei essa caverna do diabo,sempre gostei de lendas,e esse tipo de arquitectura sempre me fascinou, pelo misteiro que desperta!
gostei do teu blogue, por isso te adicionei, obrigada por retribuíres 😉
Beijo!
voltarei
Querida amiga virtual, acho que gentileza gera gentileza. Portanto, retribuo sempre as visitas que me fazem. Mas esteja certa que só me registei no seu blog porque gostei do que escreve 🙂
Beijinho
Uma delícia ler-te, como sempre!!! Até fiquei com vontade de ler Cervantes em espanhol!
Beijinhos, boa semana!
És sempre tão generosa, querida M. Aqueceste um pouco o meu dia! Beijinho
Olá. Boa noite.
Adorei a história. Ando escrevendo um livro de terror, e ando pesquisando mais sobre as Bruxas de Salamanca. Onde mais eu poderia ter informações, como exemplo, para qual tipo de demônio os alunos estudavam.
Em que época mais ou menos isso ocorreu? Existem relatos do tipo de estudos eram feitos? Além de Brasil, existem outros países em que se tem relatos sobre Salamanca?
Olá Rafael. Eu não sou do Brasil, mas de Portugal. De qualquer forma, essas lendas sobre Salamanca também não são conhecidas por aqui. Tive que pesquisar para conseguir obter estas informações.
Se colocar o termo “cueva de salamanca” no Google, deverá encontrar mais informação em espanhol