Atualizado em 16 Abril, 2021

Esculturas temporárias, que chegam aos 12 metros, nada têm de inesperado. E se disser que as obras de arte do FIESA são feitas de areia e duram quatro meses?

Consegui captar-vos a atenção? Óptimo. Porque este sul que descubro aos poucos é surpreendente. Vamos lá aos factos.

Facto: o Festival Internacional de Esculturas em Areia (FIESA) nasceu em 2003, foi crescendo em tamanho e ambição, cada ano com um tema diferente. Instalado nos arredores de Albufeira, no Algarve, o recinto fica a cerca de 60 km de Faro. Facto: Diz a organização que se trata do maior evento do género no mundo, considerando a quantidade de areia utilizada (40 toneladas).

Facto: Os escultores convidados são cerca de meia centena e vêm de vários pontos do globo, da Síria ao Brasil, da Rússia ao Canadá, passando pela Turquia, a República Checa e muitos outros países europeus.

Facto: A exposição demora oito semanas a ser preparada. Trata-se de juntar, molhar e compactar areia, que deve ser o mais fina possível e não ter sofrido erosão (não me perguntem como é que se verifica isso), para durar mais tempo.

Deixemos o árido mundo dos factos para nos assombrarmos com esta arte, que ocupa um espaço exterior – ou seja, as esculturas de areia estão sujeitas à chuva e ao vento – de 15 mil metros quadrados.

O tema do FIESA em 2013 foi a música. Para criar o ambiente certo, a cidade de areia tem grandes colunas em sítios estratégicos, que espalham uma melodia de fundo perfeita. Mas as esculturas logo remetem a banda sonora para uma nota de rodapé mental, porque entramos numa dimensão puramente visual. Acreditem que as fotografias não fazem jus ao trabalho dos escultores.

Nesta dimensão, o Fred Astaire surge ao lado da Carmen Miranda e o bizarro mundo das óperas de Wagner compete com os deuses gregos da música. Nesta dimensão há lugar para a expressão religiosa da música (gostei particularmente do espaço dedicado à música hindu) e para os musicais da Broadway, sem esquecer os grandes ícones mundiais.

Lá está o Ray Charles e a Madonna, o Freddy Mercury e o Luciano Pavarotti, o rei Elvis Presley e o Bono Vox, os irreverentes Rolling Stones e os míticos Beatles. E ainda The Wall dos Pink Floyd, o Michael Jackson e o Jimmy Hendrix, Miss Hot Legs e outros fenómenos mais recentes como a Beyoncé, a Shakira, a falecida Amy Winehouse, o Tupac e até o Justin Bieber.

Cantores pop e música do mundo no FIESA
Amy Winehouse e Justin Bieber (cima, esq.), o rapper Tupac (baixo, esq.), a música japonesa e de raiz hindu em areia

Os escultores são muito democráticos, inspiram-se em todos os géneros musicais e até deixam um cantinho para os filmes de animação e para a rádio portuguesa, onde o refrão de “Grândola, Vila Morena” nos lembra a força da música de intervenção.

Duas horas depois, emergimos deste mundo feito de partituras e instrumentos musicais. Antes de regressarmos a casa, ainda há tempo para votar nas nossas esculturas favoritas e nos refrescarmos no Sandy Bar, com um colorido granizado.

Entretanto, no Verão de 2018, o tema foi “Maravilhas do Mundo”, antigo e moderno. Imagino que rendeu lindas esculturas. Alguém visitou? Se está no Algarve, aproveite para conhecer um pouco melhor a costa algarvia: As 3 praias mais bonitas do Algarve

Site do Festival:  aqui | Preço do bilhete: 9,90€ (adulto) e 4,90€ (crianças dos 6-12 anos) – valores de 2018

Leia também Algarve com crianças: 10 programas divertidos