Atualizado em 6 Janeiro, 2021
No último “episódio” falei-vos de um jardim maravilhoso na Madeira: o Jardim Tropical Monte Palace. Mas não é preciso pagar um bilhete para apreciar as flores da ilha
Existem vários jardins públicos na Madeira, de entrada livre, onde podemos aprender os nomes das flores e plantas típicas. Ou simplesmente ler um livro, refastelados na relva, enquanto os miúdos brincam nos baloiços. Aliás, o Funchal recebeu um galardão de ouro e foi intitulada a ‘Cidade Florida Europeia de 2000’, graças à sua beleza.
Para além da estrelícia, há o massaroco, porque lembra uma espiga de milho (foto de entrada do post), em tons de lilás e, mais raramente, em tons de vermelho. Sem esquecer o dragoeiro que, quando cortado, parece que brota sangue.
Nesta lista de jardins da Madeira inclui-se por exemplo o Jardim Panorâmico, com várias pistas de mini-golfe. Ou o Jardim da Quinta das Cruzes, com achados arqueológicos e janelas manuelinas.
Uma visita ao Mercado dos Lavradores é também uma oportunidade fantástica para apreciar frutas tropicais. Este é um lugar aromático, graças à meloa, à anona e ao abacate. Também ali se vende cana do açúcar e tantas variedades de maracujá. Não sabia da existência do maracujá tomate (tamarilho para os espanhóis), maracujá laranja, maracujá banana…
Parque Municipal do Monte
Lá nas alturas da freguesia do Monte, perto do Jardim Monte Palace, existe um jardim municipal de entrada livre. Também conhecido como Parque Leite Monteiro, este parque do século XIX possui muitas espécies indígenas e exóticas. Um passeio sob a sombra das suas árvores centenárias pode conduzi-lo a um ribeiro. Se o seguir pode levá-lo a uma pequena cascata, a sul do parque.
Jardim Municipal
Bem no centro da cidade, junto à Avenida Arriaga, e local de passagem obrigatória, este é um dos jardins mais conhecidos. Antigamente existia neste local um convento, o Convento de São Francisco, por isso ainda é possível encontrar uma “Pedra de Armas” num dos relvados. Tem um pequeno lago com cisnes e patos, plantas de várias partes do mundo, um bar com esplanada e um anfiteatro que acolhe vários eventos.
Parque de Santa Catarina
Descobrimos este parque a caminho do museu do CR7, entre a Avenida Sá Carneiro e a Avenida do Infante. É um dos mais agradáveis da cidade, com vista sobre a baía do Funchal até à ponta do Garajau, flores e uma lagoa.
Ali encontrará a Capela de Santa Catarina, a mais antiga de toda a ilha (1425) e as estátuas de Cristóvão Colombo e do Infante D. Henrique. Um dos recantos que mais frequentámos foi o parque infantil, onde o pequeno explorador se divertiu muito.
Em frente a este parque, existe o singelo Jardim do Hospício Princesa D. Maria Amélia, em homenagem à princesa que morreu na ilha. Começou a receber doentes no século XIX e hoje funciona como lar de idosos. O edifício antigo pareceu-me um pouco descuidado, assim como o jardim, apesar das árvores majestosas e dois grandes dragoeiros junto aos portões.
Jardim do Lido
Mais afastado do centro histórico, mas igualmente à beira-mar, o Jardim do Lido estende-se por uma área de 11.500 m2. O grande relvado, perto da Praça onde está sediado o governo regional, é fantástico para jogar à bola, brincar, ler um livro. Possui várias espécies típicas, como o dragoeiro, o barbosano e as faias das ilhas.
Conhecem estes ou outros jardins da Madeira? Qual gostaram mais?
27 Comentários
Ruthia!
Flores, cores e odores são tudo que mais gosto na vida.
Mostra a própria vida!
Obrigada pelo carinho do seu comentário no blog. Volte quando quiser…
Bom domingo!
cheirinhos
Rudy
Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
"Algumas vezes dói quando olhamos para trás e outras sentimos medo de ver o que vem pela frente. Mas apenas temos que virar para o lado para encontrar os amigos, se eles continuarem do nosso lado então vai estar tudo bem."
Simplesmente lindo tudo aqui e não pude deixar de me encantar com o céu da primeira foto! bjs, lindo domingo! chica
De encher os olhos tanta beleza! Amei! bjs,
Que maravilha de cores e sabores!…
Ruthia
Que belo momento esse! E ver tudo isso num domingo cinzento aqui no Rio é mesmo um bálsamo!
Beijos e ótimo domingo
Obrigada por partilhar este lindo passeio de um colorido sem igual!
Deu pra sentir o cheiro das flores e das frutas! Bjs!
Ruthia,
as flores enfeitam este universo!
Bom domingo!
Que lugar lindo!
Amo flores.
http://www.luzcameramoda.com
Chego, me deslumbro e saio encantada…carregando o que beleza, cheiros, sabores…ah!
Um beijo, boa semana!
Chego, me deslumbro e saio encantada..carregando beleza, cheiro, sabores…ah!
Boa semana, beijos.
Que sonho de cores e aromas!!! E que bela fruta, dá vontade de provar tudo!
Beijinhos, boa semana 😉
Meu irmão esteve na Ilha da Madeira esses dias e amou. Achou linda demais! E pela suas fotos realmente a ilha é encantadora. Amei as imagens
Beijos
Adriana
As flores são uma das grandes riquezas da Madeira.
Fizeste uma bela reportagem.
Boa semana, querida amiga Ruthia.
Beijo.
Ainda não fomos à Madeira! É daqueles destinos que pensamos haver sempre oportunidade e vão-se adiando! Mas familiares contam-nos maravilhas sobre a sua beleza e as tuas fotos espelham bem a imagem que foi criada no nosso imaginário sobre a florida ilha da Madeira! Mas nunca ninguém nos tinha falado dos maracujás 🙂 Sempre a aprender!
Os maracujás estão lá para os turistas. Eu fui a uma lojinha mais simples dos corredores laterais, tive uma longa conversa com o vendedor, que era uma simpatia e fiquei a saber que era "época do maracujá" por isso eles estavam tão caros. A altura do maracujá é no Verão. Portanto comprei anonas, escolhidas por ele. E estavam uma delícia, nada comparável às anonas insípidas que compramos no Continente.
Beijinho
OI RUTHIA!
FLORES, CORES E ODORES, COISAS QUE NOS ATIÇAM OS SENTIDOS.
ESTÁ TUDO TÃO COLORIDO QUE ENCHE OS OLHOS.
ABRÇS
Ruthinha, eu ia ficar louca nesses jardins maravilhosos e com tata flor linda rs. Já falei aqui uma vez que eu adoro, né?! Se não, estou lhe contando agora rs!!! Beijos, Té
Essas imagens anunciam a ilha de sonhos onde foram captadas… que maravilha!
Será um prazer recebe-la quando vieres ao Brasil, minha querida, e podes contar com um bolo de fubá bem cremoso… rs
Obrigada pelo carinho no meu aniversário. Atualizei mais uma vez a foto para deixar o perfil condizente com os meus 50 anos!
Ah!… Finalmente postei minha opinião sobre O Cemitério de Praga! 😉
Abraço,
Jussara – minasdemim.blogspot.com
que lindo!!! amo estreliia, que minha mãe tem plantada em casa….
como é linda a primavera e seu colorido!!!
existe a possibilidade de irmos, ao invés de setembro, no final de agosto, quando passaremos por Lisboa… depois seguiremos para veneza, para embarcar no cruzeiro da MSC Fantasia (cruzeiro Mediterrâneo)… espero poder te ver quando estiver em terras portuguesas!! bjsss tititi da dri
Que notícia fantástica Dri. Farei os impossíveis por estar em Lisboa para te dar um abraço apertado. Avise-me da data concreta, logo que possível.
Um cruzeiro, que delícia, o Pedrinho anda a querer experimentar… mas nunca fiz nenhum.
Beijinho querida
Querida este lugar existe? Parece um sonho.
Parabéns pelas belíssimas fotos.
Abraços
Você acha a ilha da Madeira um sonho mas vive num país que tem paisagens paradisíacas e as melhores frutas do mundo, Carlos.
Mas sim, apesar de pequena, a Madeira é um destino muito agradável!
OI Ruthia, nossa que lindas as imagens e dicas de locais para quem quer conhecer a Ilha da Madeira. Já estou pensando em colocar a Madeira na minha lista de lugares a conhecer.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe
Querida Ruthia
Obrigada pelas flores com que nos brinda.
A Madeira, nos jardins ou no Mercado, é sempre um deslumbramento!
Beijinho
Beatriz
Ruthia, acabei de publicar uma surpresinha pra ti! beijos,chica
http://ceuepalavras.blogspot.com.br/2014/05/ceu-da-ruthia.html
Lindo, querida amiga. Você é uma pessoa muito especial. Muito obrigada pelo carinho!
[…] capital, Funchal, há muitos jardins perfumados que inspiram ao passeio. A própria ilha é um jardim gigante, cheio de flores e frutas deliciosas, […]