Atualizado em 6 Janeiro, 2021

No último “episódio” falei-vos de um jardim maravilhoso na Madeira: o Jardim Tropical Monte Palace. Mas não é preciso pagar um bilhete para apreciar as flores da ilha

Existem vários jardins públicos na Madeira, de entrada livre, onde podemos aprender os nomes das flores e plantas típicas. Ou simplesmente ler um livro, refastelados na relva, enquanto os miúdos brincam nos baloiços. Aliás, o Funchal recebeu um galardão de ouro e foi intitulada a ‘Cidade Florida Europeia de 2000’, graças à sua beleza.

Para além da estrelícia, há o massaroco, porque lembra uma espiga de milho (foto de entrada do post), em tons de lilás e, mais raramente, em tons de vermelho. Sem esquecer o dragoeiro que, quando cortado, parece que brota sangue.

Nesta lista de jardins da Madeira inclui-se por exemplo o Jardim Panorâmico, com várias pistas de mini-golfe. Ou o Jardim da Quinta das Cruzes, com achados arqueológicos e janelas manuelinas.

Uma visita ao Mercado dos Lavradores é também uma oportunidade fantástica para apreciar frutas tropicais. Este é um lugar aromático, graças à meloa, à anona e ao abacate. Também ali se vende cana do açúcar e tantas variedades de maracujá. Não sabia da existência do maracujá tomate (tamarilho para os espanhóis), maracujá laranja, maracujá banana…

flores no Mercado dos Lavradores
flores num dos Jardins da Madeira

Parque Municipal do Monte

Lá nas alturas da freguesia do Monte, perto do Jardim Monte Palace, existe um jardim municipal de entrada livre. Também conhecido como Parque Leite Monteiro, este parque do século XIX possui muitas espécies indígenas e exóticas. Um passeio sob a sombra das suas árvores centenárias pode conduzi-lo a um ribeiro. Se o seguir pode levá-lo a uma pequena cascata, a sul do parque.

Jardim Municipal

Bem no centro da cidade, junto à Avenida Arriaga, e local de passagem obrigatória, este é um dos jardins mais conhecidos. Antigamente existia neste local um convento, o Convento de São Francisco, por isso ainda é possível encontrar uma “Pedra de Armas” num dos relvados. Tem um pequeno lago com cisnes e patos, plantas de várias partes do mundo, um bar com esplanada e um anfiteatro que acolhe vários eventos.

 

jardim municipal, no Funchal
detalhe de flores num dos jardins da Madeira

Parque de Santa Catarina

Descobrimos este parque a caminho do museu do CR7, entre a Avenida Sá Carneiro e a Avenida do Infante. É um dos mais agradáveis da cidade, com vista sobre a baía do Funchal até à ponta do Garajau, flores e uma lagoa.

Ali encontrará a Capela de Santa Catarina, a mais antiga de toda a ilha (1425) e as estátuas de Cristóvão Colombo e do Infante D. Henrique. Um dos recantos que mais frequentámos foi o parque infantil, onde o pequeno explorador se divertiu muito.

Em frente a este parque, existe o singelo Jardim do Hospício Princesa D. Maria Amélia, em homenagem à princesa que morreu na ilha. Começou a receber doentes no século XIX e hoje funciona como lar de idosos. O edifício antigo pareceu-me um pouco descuidado, assim como o jardim, apesar das árvores majestosas e dois grandes dragoeiros junto aos portões.

Jardim do Lido

Mais afastado do centro histórico, mas igualmente à beira-mar, o Jardim do Lido estende-se por uma área de 11.500 m2. O grande relvado, perto da Praça onde está sediado o governo regional, é fantástico para jogar à bola, brincar, ler um livro. Possui várias espécies típicas, como o dragoeiro, o barbosano e as faias das ilhas.

Conhecem estes ou outros jardins da Madeira? Qual gostaram mais?