Atualizado em 8 Agosto, 2024

O lago Skadar acolhe a maior reserva de aves da Europa. Vamos desvendar os segredos de um dos quatro parques nacionais do Montenegro?

As libélulas dançam na brisa suave, a mesma brisa que balança graciosamente os juncos, enquanto bandos de pássaros rompem o horizonte. Nasce mais um dia no Skadar, o maior lago da península balcânica e o terceiro maior da Europa, com uma área superior a 40 mil hectares só no lado montenegrino.

Reza a lenda que o amor não correspondido de uma fada por um marinheiro a fez chorar tanto que inundou o vale. Outra versão conta que uma jovem mulher se esqueceu de fechar a torneira enquanto aguardava o regresso do marido da guerra, criando o lago Skadar (Skadarsko Jezero).

A ciência tem explicações diferentes, claro, mas não se pode negar a magia deste destino cativante que pertence ao Montenegro (2/3 do território) e à Albânia, definindo parte da fronteira entre os dois países. Rodeado por mosteiros antigos e pequenas aldeias piscatórias como Radus, Krnjice, Poseljani ou Karuc, o lago Skadar abunda em paisagens de singular beleza, de pequenas enseadas a canaviais exuberantes.

Ligado ao mar Adriático através do rio Bojana, o lago é igualmente alimentado pelo rio Morača e apresenta diferenças consideráveis ao longo do ano, especialmente na parte norte, onde grandes áreas ficam inundadas no inverno.

Virzapar, entrada para o parque nacional do lago Skadar

#Dica: a imagem mais popular do lago Skadar (foto de entrada) pode ser captada no miradouro conhecido como Pavlova Strana Viewpoint. Para lá chegar, terá de percorrer a sinuosa estrada até Rijeka Crnojevića, ainda em território do parque nacional. Existem alguns locais privados com uma vista simpática, sobretudo de vinicultores, que exigem a compra dos seus produtos em troca do acesso aos miradouros.

Um ecossistema único

O ecossistema do lago Skadar é construído a partir de zonas húmidas, florestas e rochas, que resultam numa riqueza extraordinária. A sua população de aves é verdadeiramente notável, com cerca de 270 espécies.

As áreas selvagens e pantanosas do lago estão repletas de colónias mistas de pelicanos, corvos-marinhos, pombos, garças, guarda-rios, patos e outras espécies. Além disso, o lago Skadar é um dos poucos grandes oásis que restam para pequenos corvos-marinhos.

De facto, o lago desempenha um papel crucial nas rotas migratórias das aves para África, com mais de metade das espécies europeias a fazerem escala na região. Trata-se, por isso, de um verdadeiro paraíso para os ávidos observadores de aves.

O lago Skadar oferece um habitat ideal para muitas variedades de aves ameaçadas de extinção, incluindo alguns exemplos raros de pelicano dálmata (símbolo distintivo do Parque Nacional do Lago Skadar), corvo-marinho-pigmeu e garajau-preto. É um ecossistema variado e complexo, que abriga mais de 800 espécies de algas e 50 espécies de peixes.

A exuberante vegetação que adorna as margens inclui ervas medicinais e perfumadas como o tomilho, o alecrim e o açafrão, e também flores raras e indígenas como a erva verde da Dalmácia, a tulipa amarela selvagem, ou a cenoura lunar.

Nas zonas inundadas do lago prosperam numerosas espécies de salgueiros, enquanto o carvalho do Lago Skadar se destaca, na parte norte, enquanto espécie protegida e ameaçada. Rodeado pela costa rochosa montenegrina, o lago é frequentemente coberto por milhares de nenúfares brancos e amarelos.

Portugal tem um único parque nacional: Gerês, 10 experiências incríveis.

Skadar, um habitat protegido

Há milhões de anos, a região hoje ocupada pelo lago Skadar era uma baía do mar Adriático que, com o tempo, se foi isolando.  Antes de 1858, era um corpo de água relativamente pequeno, conhecido pelos locais como Veliko Blato, ou “a grande lama“.

Naquele ano, grandes quantidades de sedimentos, areia e árvores foram transportadas das montanhas albanesas para a foz do Bojana, acontecimento que alterou o leito do rio e criou o maior lago dos Balcãs. O lago recebeu o nome da cidade albanesa construída nas suas margens.

Como já se referiu, este lago de água doce fica na fronteira entre dois países. Do lado do Montenegro, é um parque nacional protegido desde 1983 – o único dominado por ecossistemas aquáticos e pantanosos. No lado albanês, é considerado uma reserva natural. Portanto, toda a área compreendida por este habitat de incrível importância é protegida.

Em 1996, esta porção de água rodeada por paisagens verdejantes foi adicionada à Lista Mundial de Zonas Húmidas de Importância Internacional pela Convenção de Ramsar.  Já no século XXI, foi reconhecida como Património Mundial da UNESCO (2011), em parte, porque consiste no último terreno fértil do pelicano dálmata e do corvo-marinho-pigmeu, que estão em risco de extinção.

O que fazer no Lago Skadar

Li que o lago Skadar fica frequentemente fora dos roteiros de quem visita o Montenegro. Contudo, encontrei Virpazar, a principal entrada para o parque nacional do Lago Skadar, cheia de turistas.

A área que abrange o lago oferece o cenário perfeito para várias atividades na natureza. Entre outras opções inclui-se fazer caminhadas, fazer provas de vinho, explorar ruínas ou, simplesmente, deitar-se nas margens do rio a apanhar sol.

O lago possui várias praias rochosas e desertas, sendo que a temperatura da água ronda os 26 graus no verão. As praias mais populares serão, porventura, a praia de Pješačac, a 7 km de Virpazar, e a praia de Murići (22 km). Não existem transportes públicos até lá, mas pode chegar de barco, caiaque, bicicleta ou carro alugado.

Um dos passeios mais populares é uma relaxante viagem de barco nas águas turquesa do lago, enquanto observa a vida selvagem e as pequenas ilhas. Existem vários passeios disponíveis, que permitem visitar lugares históricos (por exemplo, a antiga prisão da ilha Grmožur, ou a antiga fortaleza da ilha Lesendro) e observar libélulas, pelicanos e tantos outros pássaros, enquanto o barco abre caminho entre nenúfares.

A oferta é muita, com preços mais ou menos equivalentes, garanta apenas que a equipa que fará o passeio fala inglês: existem capitães no lago Skadar que não falam uma única palavra em língua estrangeira. Se tem particular interesse em bird watching, escolha um tour ao nascer do sol.

Para além dos tours coletivos, é possível alugar um barco à hora. Se desejar almoçar numa das aldeias à beira-lago, o melhor será reservar um barco de madeira tradicional de fundo raso, construídos para passar nas áreas menos profundas.

#Dica: para entrar no Parque Nacional do Lago Skadar, cada visitante deve pagar uma taxa de 4€, nos pontos de informação turística de Virpazar e Vranjina, à entrada do parque. Se fizer um passeio de barco, a empresa tratará desse pormenor.

Dicas úteis

Como chegar ao lago Skadar

O aeroporto de Podgorica (LYPG/TGD), a 12 km a sul de Podgorica, é a base da Montenegro Airlines, companhia aérea nacional que voa para os principais destinos europeus. De Podgorica, pode chegar a Virpazar, de carro alugado (existe estacionamento gratuito na localidade) ou de autocarro.

Vários operadores turísticos oferecem tours de 1 dia até ao lago de Skadar desde Kotor ou Budva.

Alojamento junto ao lago

Pernoitar junto ao lago de Skadar, permite apreciar o pôr do sol ou fazer os passeios de barco ao romper do dia, ideais para quem quer observar muitas espécies de aves. Nós dormimos no Hotel De‘Andros Virpazar (****), que tem estacionamento e serviço de transfer (se não quiser alugar carro), e foi uma experiência simpática.

Existem muitos alojamentos locais junto ao lago, mas nem sempre os proprietários falam inglês. Uma alternativa mais isolada e, por isso, mais tranquila são a Village house Novak Rijecani (***), perto do miradouro que rendeu a foto de entrada deste artigo, que oferece uma vista maravilhosa, ou os chalets do Ethno Lodge AB, sem vista para o lago, mas a curta distância deste. Ambas as opções têm serviço pago de shuttle desde e até o aeroporto.

#Dica: existe uma longa tradição de produção de vinhos no Montenegro, a partir da Vranac (uva tinta autóctone), o nativo Krstač, o sauvignon blanc e o chardonnay (brancos). Junto ao lago Skadar, existem filas intermináveis ​​de videiras que formam uma das maiores vinhas da Europa – Ćemovsko polje

Este artigo integra o projeto 8on8, que une diversos blogs sob um único tema, no dia 8 de cada mês. Para o tema de agosto, “Viagem de bate-volta…”, escolhi o lago Skadar porque fica a uma curta viagem de carro da capital de Montenegro, Podgorica, bem como de Budva. Outros participantes são: