Atualizado em 16 Abril, 2021

A Serra e as Termas de Monchique são outro Algarve, um refúgio no meio das montanhas que oferece dias tranquilos. Nem parece que estamos numa das regiões mais turísticas do país.

Quando pensamos no Algarve, somos invadidos por imagens com areais dourados, mar, noites animadas e ingleses. Mas o Algarve tem outras facetas. Tem também serra, arvoredo e outras águas para além da salgada. É verdade que temos que vencer umas curvas chatas até ao Parque Natural da Serra de Monchique, a “Sintra do Algarve”, mas vale muito a pena.

O meu destino é, especificamente, Caldas de Monchique, no topo do reino dos Algarves, onde o jogo de luz e sombra resulta de um namoro entre o sol e o arvoredo exuberante. Há pinheiros, medronheiros, castanheiros, com uns apontamentos de cor das acácias, camélias e rosas albardeiras, que perfumam o ar.

As águas cantam por estes caminhos serranos mas outras me esperam no Spa: as termais. Situada numa ravina cercada por bosques,  estas águas de Monchique são usadas desde o tempo dos romanos. O rei D. João II, o grande promotor do caminho marítimo para a Índia, deliciou-se com estas águas e, no século XIX, o lugar tornou-se um resort favorito da burguesia espanhola.

São águas curativas – bicarbonatadas, sódicas e ricas em flúor – que fazem bem por dentro e por fora. Com a vantagem de não terem um cheiro ou sabor forte. Hoje, praticamente toda a aldeia pertence à empresa Monchique Termas, que restaurou os edifícios degradados em volta da praça principal, transformando-a numa aldeia turística.

Piscina das termas
© monchiquetermas.com  A água da piscina é também termal

Spa das Termas de Monchique

O serviço básico do Spa dá acesso ao ginásio (que dispenso), sauna, banho turco e hidromassagem. Mas eu preciso de outra coisa! Ainda fico tentada a um Duche Vichy com massagem (recordem um desses duches a quatro mãos, nas Termas de Monfortinho) mas acabo por escolher uma massagem relaxante de 50 minutos, com óleos quentes.

O ambiente é tranquilo: velas, música suave, toalhas quentes e perfumadas. As minhas tentativas de manter a mente em branco saem frustradas (como é que chegamos a este estado, de não conseguirmos desligar???) pelo que invoco tudo o que me faz feliz. A gargalhada do meu filho, um abraço do meu marido, o bom humor da minha irmã, o último livro que me inspirou, a viagem que estou a preparar a Roma…

Acabou por ser uma hora out. No final, a terapeuta, dona de uns inverosímeis cabelos e sobrancelhas vermelhos, sussurra-me que terminou e me espera lá fora. O seu tom significa “leve o tempo que quiser”.

Saio do balneário muito descontraída, mordiscando uma das maçãs que oferecem em vários pontos do complexo. Porque são saudáveis e porque nos esquecemos de comer, com tantas coisas boas para fazer.

Leia também Termas em Portugal | 8 opções relaxantes

Dicas úteis

Onde ficar e comer: A Villa Termal de Monchique tem várias opções de alojamento. Eu fiquei nos apartamentos D. Francisco, um edifício do século XIX recuperado, ideal para famílias. As estrelas (****) revelam-se em pequenos detalhes como os sabonetes de azeite, o gel de banho com extractos estimulantes de salvia ou o shampoo com zimbro. Aproveito estes mimos num longo duche e desço para jantar, no Restaurante 1692. O serviço é esmerado, os funcionários atenciosos, os pratos bem apresentados.

Finda a lauta refeição, saio para a esplanada de ulmeiros, centenários, onde é noite de cinema. Na verdade, já assisti ao filme mas, ainda assim, o enredo arranca-me uma lagrimita. O cansaço da viagem, os mergulhos na piscina e a massagem deixaram-me sonolenta. Acabo por me deitar cedo e dormir uma noite de uma assentada só, o que não me acontecia há algum tempo.

Outra opção bem interessante é o Monchique Resort & Spa, um cinco estrelas bastante luxuoso da mesma rede.

Acordo cedo e bem-disposta, saio a cantarolar para um pequeno-almoço de rainha (ai aquele crepe com doce de abóbora) e preparo-me para partir com pena, muita pena, de não ficar pelo menos uma semana.

Como chegar: de Lisboa ou do Norte, apanhe a A2 em direcção ao Algarve. Ao chegar ao Algarve, siga em direcção à A2, saia na saída 5 e depois apanhe a estrada N266, perto de Portimão, em direcção a Caldas de Monchique. As termas ficam a 290 km de Lisboa e a 19 km de Portimão.

Termas de Monchique site