Atualizado em 16 Abril, 2021

As esbeltas chaminés algarvias, rendilhadas, com a sua graça etérea,  foram em tempos os principais motivos dos postais ilustrados do Algarve. Constam de todos os tratados sobre arquitectura da região e são o orgulho dos pedreiros.

Espreitam entre o verde intenso dos pinheiros mansos, atalaias vigilantes recortadas contra o céu. Assomam nas esquinas dos telhados, sobre a brancura dos edifícios, como torres de vigia, quais pequenas Giraldas sevilhanas.

Há-as para todos os gostos, numa exuberância de formas e cores. As mais tradicionais, alvejantes de cal, recebem cuidados especiais, um desvelo e um carinho que por vezes o resto do edifício não conhece.

Muitas parecem torres em miniatura e transportam a nossa imaginação para as linhas graciosas dos minaretes árabes, reminiscências de um passado longínquo. Como um dia alguém escreveu, são “a saudade do minarete a palpitar timidamente, no rebuço cristão da chaminé”.

as chaminés algarvias mais tradicionais
esquisso de uma chaminé algarvia
© http://drjoseformosinho.blogspot.pt

De facto, há muito de ancestral nesta forma extravagante de construir chaminés, no amor que lhes é consagrado. Mas a arquitectura algarvia não se limita a estes pequenos remates destinados ao escoamento do fumo. Há que apontar ainda outras heranças árabes, a saber, as platibandas coloridas e as frescas açoteias. Tratam-se de terraços que servem de telhado às casas, onde se seca os figos e as amêndoas, mas também onde se desfruta de alguma frescura e do brilho das estrelas, nas longas noites de Verão.

Regressando às chaminés, esse pitoresco remate que se tornou um poderoso símbolo do Algarve, diga-se que esta moda floresceu em finais do século XIX, acompanhando o movimento modernista europeu.
O mestre pedreiro perguntava “quantos dias quer de chaminé?”, pois o preço dependia do tempo que ela demorava a construir. Quando mais rendilhada e minuciosa, mais cara seria. Eram as chaminés da ostentação do dono da casa. Eram também as chaminés da vaidade do pedreiro, que nelas depositava toda a sua arte e imaginação.

chaminés de várias cores

Hoje, as chaminés algarvias tradicionais concorrem com outras mais coloridas, pré-fabricadas mas não menos belas, e continuam a maravilhar quem se digna a tirar o nariz do chão!

P.S. As fotos de chaminés foram tiradas em Tavira, Faro, Vilamoura, Quarteira, Loulé e Salir.