Atualizado em 16 Abril, 2021

O projecto “arte de portas abertas”, no mais antigo bairro do Funchal, só aumenta o charme da capital da Madeira. Um conceito brilhante que alegra e muito aqueles quarteirões históricos

Despedimo-nos da Madeira no velho e charmoso bairro de Santa Maria, o mais antigo do Funchal, onde as casinhas simples se misturam com pequenos restaurantes e bares, sob o olhar vigilante da Fortaleza de Santiago, construída quando estas águas eram fustigadas pelos piratas.

As ruas pequeninas, constantemente observadas de cima pelo teleférico que passa, rumo aos Jardins Botânicos do cimo do monte, agarram a nossa atenção por um motivo muito especial: as suas portas.

O projecto chama-se “arte de portas abertas” e nasceu na cabeça de Jose María Montero Zyberchema que, provavelmente, conhecia uma iniciativa idêntica na cidade italiana de Valloire. A primeira porta a ser pintada fica no número 77 da rua de Santa Maria e tem a assinatura de Mark Milewski (Abril 2011).

porta com o Principezinho

“Não são “entradas virtuais”, são antigas e esquecidas. São portas de casas, lojas abandonadas, espaços deteriorados que ganham nova vida, com o objectivo de sensibilizar as populações, enchendo de arte e cultura estes espaços” – lê-se no site oficial deste projecto, que teve o condão de recuperar uma área degradada.

Outros artistas plásticos se uniram à ideia e a zona – rua de Santa Maria e artérias adjacentes, como a rua dos Barreiros, a travessa das Torres, a travessa João Caetano, a rua Portão São Tiago, a calçada do Socorro, a rua do Corpo Santo, a travessa do Pimenta, a rua D. Carlos I e a rua de Aspirante Mota Freitas – foi-se transformando numa galeria a céu aberto, gratuita, com o apoio do município do Funchal que fornece as tintas para as intervenções.

arte de portas abertas no Funchal
uma das minhas portas preferidas

As potencialidades da street art estão à vista, os turistas já não vêm apenas à procura de um lugar para comer, param em frente às portas, admiram-nas, fotografam-nas… Resultado: o velho núcleo histórico de Santa Maria está cheio de gente e novas estruturas surgem por estes lados, nomeadamente o Madeira Story Centre.

Deambulei muito tempo por ali, fotografei imensas portas, e ainda que a escolha seja difícil, acho que as minhas favoritas são a da Tasca Literária “Dona Joana Rabo de Peixe” e a porta da sereia, no nº 105 da rua de Santa Maria, da autoria do Tiago Machado. Podem procurar esta última no nosso instagram.