Atualizado em 9 Abril, 2021
No extremo nordeste de Marrocos, Saidia é uma cidade costeira e estância balnear que se popularizou nos últimos anos, próxima da fronteira com a Argélia.
Estou plantada numa espreguiçadeira numa praia de Saidia a olhar para um inverosímil mar, azul cobalto. É o Mediterrâneo. Esperava-o mais quente, o frio parece ter-se entranhado nestes ossos de meia idade.
Só de o espreitar ocasionalmente, por entre o torpor da preguiça, já me consola a alma. Uma brisa disfarça o sol abrasador e, de qualquer forma, estou protegida debaixo de um guarda-sol de palha, enquanto os homens da minha vida se derretem atrás de uma bola.
Estou há uma semana sem qualquer aparelho electrónico, sem consultar sequer o email (a esta hora já deve estar entupido), e não lhes sinto a falta. Talvez por isso os dias pareçam mais longos.
Fui mais turista do que viajante esta semana (se é que essa distinção faz algum sentido), num hotel grande da cadeia Be Live, com a habitual animação de Verão: música, ginástica, mini disco depois do jantar…
Saidia pode ter sido “descoberta” há poucos anos pelos europeus, talvez por causa da instabilidade da Tunísia, mas já está massificada, como prova a minha pulseira fluorescente “tudo incluído”, os cocktails e o buffet internacional.
Escapa o Bar Marrocan Rif, onde nos refugiamos depois das refeições para um tradicional chá de hortelã. Faz bem à digestão e vem acompanhado de uns tentadores bolinhos marroquinos. Gosto! Podem espreitar mais detalhes sobre a cozinha marroquina aqui.
Entretanto devorei A Ilha das Garças, da Sue Monk Kidd, em pequenas doses, saboreando devagar estranhas lendas sobre sereias. Há tanto tempo que não lia um livro sem ser por obrigação…
Pouco depois o meu marido elogia o bronzeado que contrasta com o meu biquíni azul. “Pareces uma sereia”. A coincidência é desconcertante porque o Miguel nunca usou este termo e é muito pouco afoito a poesia, metáforas e palavras de um modo geral.
A semana esgota-se por entre mergulhos e passeios – afinal o areal dourado prolonga-se por 14 km -, sestas, aulas de salsa, beijinhos e muito protector solar. Tudo muito bom, excepto o facto dos funcionários/animadores só entenderem francês e um pouco de espanhol. É que alguém na família precisa de praticar inglês.
Saidia vale a pena? Não é a estância balnear mais maravilhosa do universo, mas é um destino próximo e económico. Para descansar pode ser muito bem o que se precisa.
24 Comentários
Beleza de fotos e que bom que estás desconectada e descansando bastante.Continuem assim! bjs, chica
Ruthia,
Que lugar maravilhoso!!! E que texto delicioso!! Poético! Tenho muita vontade de ir ao Marrocos, quem sabe um dia? Aproveite bem suas férias e continue nos brindando com esses posts adoráveis.
Beijos do
Jorge
querida amiga, que férias maravilhosas tiveste!!! sinto-te revigorada lendo tuas palavras e isto é muito bom!!! as fotos estão divinas e a tatuagem de henna ficou divina na tua mão.
bjs
tititi da dri
Belas paisagens. Belo texto, descontraído. Belas férias, Ruthia!
Ruthia,
Que maravilha.
Quanto tempo dura uma tatuagem de henna?
Bjs
Minha querida fadinha, pode durar até 15 dias. Depende se usa muita água, produtos abrasivos. A minha tem quase uma semana e está a ficar ténue. Mas muita praia, né?
Que legal! Acho lindo!
Maravilhas amiga.
O verdadeiro estar de papo pro ar e viver cada instante com arte e sabedoria.
Lindas imagens.
Um abração e bom fim de semana.
Beijo
Querida Ruthia
Calculo que estejas a desfrutar as férias com grande prazer… É o que transparece das tuas palavras. e não admira, um lugar assim maravilhoso é mesmo para nos sentirmos bem.
Fico muito feliz por ti! Aproveita, querida, ao máximo!
Respondendo à tua pergunta sobre como terminou o namoro… digo-te que terminou em 50 anos de felicidade completa que, infelizmente, terminou há 2 anos atrás, no dia 06 de Junho de 2012, quando o meu amor me deixou para sempre.
A vida prega-nos partidas, às vezes; por isso sempre aconselho as pessoas a aproveitaram o presente o melhor que puderem.
Até sempre, minha querida.
Beijinhos
Ruthia, enquanto o Brasil vai perdendo o terceiro lugar…. rsss…. to feliz no meu blog lendo as preciosidades de meus amigos.
Obrigada pela visita! Bjs
Obrigada pelas carinhosas palavras. Há sempre um alento nas manifestações dos amigos. Oportunamente, retornarei, para ler com merecida atenção sua postagem. Bjs.
Pois que linda sereia!!! Essa tatoo não dói, espero!
Beijinhos e bom regresso!
Não dói nada, querida. Fazem uns enfeites (parece chocolate), como a decorar um bolo, à superfície da pele. Depois deixa-se secar e arde um bocadinho (nada de especial). É a tinta a entranhar na pele. E pronto.
As mulheres árabes usam muito, sobretudo as noivas, que podem pintar os pés pela primeira vez no dia do casamento. Mas as tatuagens saem com o tempo. A minha quase já não se nota.
Beijinho
Dias abrangentes de sol, mar, descansos e histórias mil ( de noites também).Relax e aconchegos são tudo de bom, alimentam a alma e até soltam línguas presas(srsrsrs).
Belíssimo conjunto de fotos+sorrisos. Viva!
Gostei da tatoo.
Bjkas ensolaradas.
Calu
E pra quê vida virtual num lugar desse? Ainda mais com um marido que elogia e chama de sereia…. ahhh, que lindo! Fotos maravilhosas!
Uma linda semana, querida! Beijos
Até me senti a relaxar ao ler! 😉 Obrigada pelo momento! 🙂
Ruthia,que magia deve ser esse lugar! Eu achei maravilhosas as fotos e vc está muito bonita com a tatuagem de henna! Aproveite bastante esse descanso! bjs e boa semana,
Esse lugar deve ser muuito lindo amiga, só de olhar as fotos fiquei com vontade de estar ai tb!!
Eu vi esse desenho em sua mão no instagram e achei de uma perfeição 😀
Ah, nem me fale Ruthinha, fiquei bem triste com aquela derrota, mas.. aconteceu!!!
Beijos, Té
"Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar este seu espaço de comentários para apresentar Viagens em Marrocos. Somos uma equipa de especialistas em turismo por todo Marrocos. Planeamos viagens de sonho em Marrocos, passando por deserto, cidades, montanhas e oásis de uma beleza incrível. O nosso site é http://www.viagens-em-marrocos.com, e aí pode ver mais detalhes e ideias. Se estás a pensar em Marrocos, vem experimentar um dos nossos veículos 4×4 e conhecer os segredos mais escondidos. Obrigado. Omar"
Olá Omar. Agradeço a sua visita e o seu amável comentário.
Se um dia voltar a Marrocos, com certeza visitarei o site.
Um abraço
Amei suas fotos, Ruthia, esses azuis a se fundirem, a tatoo de hena, o bronzeado de mãe e filho. Lindos!
Abraço!
Querida Ruthia
Não é só em Marrocos:Argélia e Tunísia também são francófonos.
Gostei muito da descrição desses bons momentos! O Hotel é um espanto!
Ainda bem que tudo correu às mil maravilhas!
Um beijinho
Beatriz
Que delícia poder viajar e esquecer do mundo, curtindo um bom livro e sem o estresse tecnológico. O Marrocos me traz lindas recordações, foi bom reviver um tiquinho lendo o seu blog.
Ai, como quero ser turista ou viajante no Marrocos… Duas coisas: 1. é impressionante como a tecnologia nos rouba as horas, quando a promessa era oposta. Ri aqui pensando que maridos são maridos: "pouco afoito a poesia, metáforas e palavras de um modo geral." beijinhos