Atualizado em 15 Abril, 2021

A poucos quilómetros de Guimarães, a Citânia de Briteiros é um dos mais ricos vestígios arqueológicos do norte do país. Fomos conhecê-la durante o evento Citânia Viva

Faltam 190 anos para Cristo nascer e a paz na Hispânia parece esfumar-se. Ao sul da Península, várias tribos caem perante um povo a que chamam romanos. Outras unem-se para combater a nova ameaça e os bracarii, da Grande Cidade do Monte Sagrado de Avus, juntam-se à resistência.

O desfecho desta história é previsível: os romanos acabam por dominar o que hoje conhecemos como Península Ibérica e criar um dos maiores impérios de todos os tempos. Mas e as pessoas que moravam ali?

Sentindo que já nada lhes pertence e que a identidade lhes é arrancada, as mulheres invocam os deuses, ironicamente romanos. Que desespero é este, que as leva a apelarem aos deuses do inimigo? Incomodado com os ruidosos clamores femininos, Zeus convoca o seu panteão para, em conjunto, decidirem o futuro da cidade. Mas também as divindades têm as suas quezílias por resolver e muita roupa suja divina será lavada esta noite…

Encenado pelo grupo de teatro bracarense Tin.Bra, “A Discórdia dos Deuses” foi talvez o ponto alto da Citânia Viva 2015, um evento que dá vida às antigas ruínas desta povoação do final da idade do ferro.

Apesar de já se realizar há uma década e ter entrada gratuita, a Citânia Viva ainda se mantém um segredo turístico, talvez por o sítio arqueológico ficar num lugar afastado. E, na minha modesta opinião, ainda bem que assim é. O ambiente foi fantástico e, na verdade, o espaço não conseguiria acolher uma multidão.

Uma vez mais, os moradores juntaram-se à festa como figurantes para recriar um mercado típico, uma reunião do conselho de notáveis (só aberta aos homens, bah!), o cortejo ritual e o jantar castrejo. Depois da performance teatral bem-humorada dos Tin.Bra (onde brilhou um Zeus de sotaque brasileiro e uma incómoda Discórdia), a noite terminou com uma pira cerimonial e a nomeação de um novo chefe: o grande guerreiro Aldur.

evento na Citânia de Briteiros
© MP Jacobeu

Organizado pela Casa do Povo de Briteiros, com o apoio da Sociedade Martins Sarmento e patrocínio da Câmara Municipal de Guimarães, o evento cultural Citânia Viva realiza-se anualmente no Verão, há já uns 15 anos, com o objectivo homenagear a cultura castreja e o sítio arqueológico.

Nota: algumas fotos deste post foram cedidas pelo fotógrafo Marco Jacobeu, a quem agradeço. De origem alemã mas a morar em Guimarães há mais de duas décadas, o fotógrafo gosta particularmente de captar a Natureza e momentos desportivos. Podem conhecer o seu trabalho aqui.

Sítio arqueológico da Citânia de Briteiros aqui.