Atualizado em 26 Fevereiro, 2021
E se ligássemos duas tradições inglesas num só programa? Hoje temos um autocarro britânico de dois andares e um chá das cinco, tão delicioso quanto inusitado. Vamos fazer um Tea Bus Tour
No último post falei-vos sobre como a tradição está enraizada nos corações ingleses, apesar de Londres ser uma das maiores cidades do planeta. E se há hábito que todos nós associamos a este povo é… pensem um pouco… o chá das cinco.
Trazido por uma portuguesa no século XVII – D. Catarina de Bragança, que veio desposar o rei D. Carlos II -, o chá entranhou-se de tal forma no carácter britânico que o Sting canta “I don’t drink coffee, I take tea my dear“, apesar de estar em Nova Iorque com o seu sotaque perfeito.
Quando planeei esta visita a terras de Sua Majestade, decidi que era a oportunidade perfeita para o Pedrinho conhecer a adoração dos ingleses por uma bebida que ele detesta. E eis-nos num clássico autocarro londrino, de dois andares, para um passeio à hora do chá.
Começa o nosso afternoon tea
A mesa que prepararam para nós está adorável, com as suas mini sanduíches, cupcakes, macaroons, e umas maravilhosas quiches de cogumelos. Depois, a Chloe serve-nos o chá: para mim será Twinings (marca com mais de 300 anos, com recomendação da realeza) a que se juntará, após dois minutos de infusão, umas gotinhas de leite. Perfeito!
Infelizmente, não consigo convencer o pequeno explorador a provar. A sua careta à minha oferta é muito eloquente. Mas há muito mais opções, desde café, capuccino, chocolate quente ou ice tea, sem esquecer o sumo de laranja acabado de espremer.
Embora não pareça muito prático beber chá num autocarro, saibam que os copos têm tampa, para evitar acidentes, e que os pratinhos estão presos à mesa por ventosas. Para além disso, o percurso é feito devagar, com passagem em vários pontos emblemáticos da cidade.
London Eye, zona de Westminster, passando pelo Buckingham Palace, em direcção ao Royal Albert Hall, contornando o Hyde Park através do charmoso bairro de Notting Hill, para desembocar junto do Marble Arch e seguir pela zona comercial de Piccadilly até Trafalgar Square, onde desponta a coluna de homenagem a Lorde Nelson.
Todo o percurso está explicado ao pormenor, com curiosidades sobre os vários monumentos por onde passamos, no folheto colocado na mesa.
Parece impossível comer tudo o que temos na frente e já a Chloe passa, a oferecer mais docinhos. E quando, de barriga cheia, nos voltamos com mais atenção para a paisagem, chegam os scones e acompanhamentos. Escusado será dizer que não consegui jantar nesse dia!
Ainda que o tea bus tour não seja propriamente barato, saibam que um afternoon tea minimamente decente não fica por menos de £20 por pessoa. Para além disso, esta é uma forma maravilhosamente vintage de conhecer um pouco melhor a cidade, dando algum descanso às pernas.
Sublinhe-se a necessidade de reservar com alguma antecedência, pois este roteiro é bastante procurado, especialmente depois da Mel B (ex-Spice Girl) lá ter levado um dos concorrentes do X-Factor. O conceito tem sido um sucesso, a ponto de o Tea Bus Tour ser exportado para os Estados Unidos. Em breve, será possível fazer um Tea Bus Tour em Nova Iorque.
Resta-me agradecer à BB Bakery, com sede em Covent Garden, por este amável convite, reiterando que este post reflecte a minha opinião pessoal, sincera e intransmissível! E, apesar do Pedro ainda não ter cedido ao apelo do chá, não me dou por vencida. Quem sabe numa próxima ida a Londres o converto?
Por falar nisso, se vai visitar a capital inglesa com miúdos, não deixe de ler Londres com crianças: aventura na terra da rainha.
Site do Afternoon Tea Bus Tour (aqui)
Preço: £45 adulto/ £35 crianças a partir dos seis anos (preços de 2018, para saber os preços actualizados, deve contactar a empresa que organiza os tours).
Dica: existem menus para vegetarianos, alérgicos a glúten, etc. É só indicar as suas restrições alimentares, na altura da reserva.
19 Comentários
Queira, por gentileza, informar ao Pedrinho que ele não é o único que tem aversão ao chá.
Jura, Marta? Hahaha. Se calhar ainda só ainda não encontrou o tipo certo de chá…
Beijinhos, querida historiadora
Quanta coisa boa e linda!Gosto de chás mas em geral, as crianças não gostam ou, como Pedro, nem menos provam,rs bjs, tudo de bom,chica
amei saber deste passeio, que, inclusive, pode servir de referência para outros…. muito inteligente a criação e junção do chá com os pontos turísticos e as delícias servidas… também merece mérito a caixinha oferecida para levar o que não se consegue comer das gordices que ficam tentando nosso paladar e olhar… Já experimentaste adoçar bastante o chá para oferecer ao Pedrinho? Aqui a gente bebe chá adoçado… e vai como se fosse suco ou refrigerante… adoramos… Também fazemos a 'mistura' do chá – adoçado, claro – com refirgerante à base de guaraná, que fica uma delícia!
Experimenta, quem sabe o pequeno explorador começa a apreciar essa bebida real, porém muito humilde e simples!
bjs amiga, desejando ótima semana
OI RUTHIA!
ACHEI O MÁXIMO ESTE "BUS" TURÍSTICO QUE AQUI TAMBÉM TEMOS, MAS SEM QUE SIRVAM ESTAS MARAVILHAS O QUE ACHEI DEMAIS.
SERÁ QUE É MAL DOS "PEDROS"? O MEU ESTEVE EM MINHA CASA ONTEM E FIZ DE TUDO PARA QUE TOMASSE UM CHÁ PORQUE ESTAVA COM TOSSE, MAS NEM PENSAR, NÃO CONSEGUI, QUEM SABE NO FUTURO NÉ AMIGA?
ADOREI TEU POST.
ABRÇS
Por lá começam a ser mais procurados. Têm programados 2 tours por dia, mas devido à procura, o nosso foi o 3º autocarro naquele dia 🙂
Obrigada pela presença e pelo comentário tão simpático
Que passeio agradável, quanta guloseima gostosa, parece muito confortável, para conhecer a cidade e os monumentos. Obrigada, abraços carinhosos
Maria Teresa
Boa tarde, excelente fotorreportagem da sua maravilhosas viagem, acho que a preferência do Pedrinho foi para os doces.
AG
Que legal Ruthia, tinha visto uma foto no Instagram. O pequeno esta se divertindo com o mundo.
Um belo passeio. Gostei da mesa,rsrs.
Uma semana de paz e alegrias amiga.
Bju
Acho que o passeio de autocarro foi o que ele mais gostou da estadia em Londres. Mas não pelo chá… a mesa estava realmente bonita.
Abraço, amigo mineiro
Isto é que foi apanhar-me à traição, enquanto eu tomo o meu pequeno-almoço básico e frugal (pão de mistura e café com leite…)! Que vontade de apanhar esse autocarro!
Beijinhos, bom dia 🙂
Eu também ia novamente, ainda sonho com aqueles docinhos!
Beijinhos querida Madalena
Amo passear com você nos seus posts Ruthia!
Nossa que tudo esse lanchinho, amo chá e com certeza ia me acabar com tudo isso 🙂
Ah, o Pedro é muito fofo!
Obrigada pela visitinha e sempre que tiver novidades, deixe um recadinho lá no blog, ok 🙂
beijinhos ;*
http://noostillo.blogspot.com.br/
Desconhecia a relação do chá inglês com os portugueses! Bem legal esse passeio para comer, beber e passear ao mesmo tempo.
Pois é, foi graças à nossa portuguesíssima princesa que os ingleses todos adoram chá, haha. Interessantes estas voltas da história não são?
Que passeio maravilhoso! Eu também não sou muito chegada a chás, não! Mas esses bolinhos parecem estar deliciosos rs
Ai os docinhos… ainda salivo a pensar em alguns deles.
Que passeio simpático! Estou planejando ir em Londres em agosto e amei a ideia. Já anotei a dica 🙂
Nossa! Eu nao conhecia esse passeio! Amei, quero experimentar um dia 🙂