Atualizado em 26 Fevereiro, 2021

E se ligássemos duas tradições inglesas num só programa? Hoje temos um autocarro britânico de dois andares e um chá das cinco, tão delicioso quanto inusitado. Vamos fazer um Tea Bus Tour

No último post falei-vos sobre como a tradição está enraizada nos corações ingleses, apesar de Londres ser uma das maiores cidades do planeta. E se há hábito que todos nós associamos a este povo é… pensem um pouco… o chá das cinco.

Trazido por uma portuguesa no século XVII – D. Catarina de Bragança, que veio desposar o rei D. Carlos II -, o chá entranhou-se de tal forma no carácter britânico que o Sting canta “I don’t drink coffee, I take tea my dear“, apesar de estar em Nova Iorque com o seu sotaque perfeito.

Quando planeei esta visita a terras de Sua Majestade, decidi que era a oportunidade perfeita para o Pedrinho conhecer a adoração dos ingleses por uma bebida que ele detesta. E eis-nos num clássico autocarro londrino, de dois andares, para um passeio à hora do chá.

Chá para os adultos e sumo de laranja para o pequeno.

Começa o nosso afternoon tea

A mesa que prepararam para nós está adorável, com as suas mini sanduíches, cupcakes, macaroons, e umas maravilhosas quiches de cogumelos. Depois, a Chloe serve-nos o chá: para mim será Twinings (marca com mais de 300 anos, com recomendação da realeza) a que se juntará, após dois minutos de infusão, umas gotinhas de leite. Perfeito!

Infelizmente, não consigo convencer o pequeno explorador a provar. A sua careta à minha oferta é muito eloquente. Mas há muito mais opções, desde café, capuccino, chocolate quente ou ice tea, sem esquecer o sumo de laranja acabado de espremer.

Embora não pareça muito prático beber chá num autocarro, saibam que os copos têm tampa, para evitar acidentes, e que os pratinhos estão presos à mesa por ventosas. Para além disso, o percurso é feito devagar, com passagem em vários pontos emblemáticos da cidade.

London Eye, zona de Westminster, passando pelo Buckingham Palace, em direcção ao Royal Albert Hall, contornando o Hyde Park através do charmoso bairro de Notting Hill, para desembocar junto do Marble Arch e seguir pela zona comercial de Piccadilly até Trafalgar Square, onde desponta a coluna de homenagem a Lorde Nelson.

Todo o percurso está explicado ao pormenor, com curiosidades sobre os vários monumentos por onde passamos, no folheto colocado na mesa.

Parece impossível comer tudo o que temos na frente e já a Chloe passa, a oferecer mais docinhos. E quando, de barriga cheia, nos voltamos com mais atenção para a paisagem, chegam os scones e acompanhamentos. Escusado será dizer que não consegui jantar nesse dia!

Para que não haja desperdícios.

Ainda que o tea bus tour não seja propriamente barato, saibam que um afternoon tea minimamente decente não fica por menos de £20 por pessoa. Para além disso, esta é uma forma maravilhosamente vintage de conhecer um pouco melhor a cidade, dando algum descanso às pernas.

Sublinhe-se a necessidade de reservar com alguma antecedência, pois este roteiro é bastante procurado, especialmente depois da Mel B (ex-Spice Girl) lá ter levado um dos concorrentes do X-Factor. O conceito tem sido um sucesso, a ponto de o Tea Bus Tour ser exportado para os Estados Unidos. Em breve, será possível fazer um Tea Bus Tour em Nova Iorque.

Resta-me agradecer à BB Bakery, com sede em Covent Garden, por este amável convite, reiterando que este post reflecte a minha opinião pessoal, sincera e intransmissível! E, apesar do Pedro ainda não ter cedido ao apelo do chá, não me dou por vencida. Quem sabe numa próxima ida a Londres o converto?

Por falar nisso, se vai visitar a capital inglesa com miúdos, não deixe de ler Londres com crianças: aventura na terra da rainha.

percurso do tea bus tour

Site do Afternoon Tea Bus Tour (aqui)
Preço: £45 adulto/ £35 crianças a partir dos seis anos (preços de 2018, para saber os preços actualizados, deve contactar a empresa que organiza os tours).
Dica: existem menus para vegetarianos, alérgicos a glúten, etc. É só indicar as suas restrições alimentares, na altura da reserva.