Atualizado em 14 Fevereiro, 2021

A Torre de Londres é mais do que o lugar onde se guardam as jóias da coroa. É um lugar histórico e simbólico, distinguido pela Unesco como património mundial da Humanidade.

Is there any History teacher here?” – pergunta o guarda, com a sua voz de trovão. A capa azul e vermelha e o gorro Tudor emprestam-lhe um aspecto impressionante.

A multidão emudece.

Great, I can tell you whatever I want“, remata com uma valente gargalhada.

Tom é um dos Yeomen Warders, os guardas cerimoniais da coroa britânica, mais conhecidos por “beefeaters” e prepara-se para nos guiar pelos segredos da famosa Torre de Londres. O termo  beefeater poderá derivar do termo francês “buffetier”, que se referia aos guardas que testavam a comida real. O povo afirma que o apelido se deve à farta dieta destes guardas, mesmo em tempo de guerra, quando os ingleses tinham direito a uma única ração semanal de carne.

Com mais de um milhar de anos, a Torre é um dos palácios reais e também onde se guardam as jóias da coroa desde o século XIV, quando o jovem Ricardo partiu da torre até à Abadia de Westminster, para ser coroado. Claro que é proibido fotografar estes tesouros, estão lá alguns dos maiores diamantes do mundo.

Um dos famossos beefeaters da Torre de Londres.

Ao longo da história, a Torre serviu como fortaleza, depósito de armas, palácio, casa da moeda. Mas é como lugar de tortura e execuções que é mais recordada. “Sent to the Tower” é sinónimo de prisão, sobretudo para gente importante. O filósofo Francis Bacon, a rainha Elizabeth I, o rei D. João II de França e o duque de Orleães D. Carlos I foram alguns dos ilustres convidados.

Aqui foram decapitadas duas mulheres de Henrique XVIII: dizem que a Ana Bolena ainda assombra a Torre Branca, passeando com a cabeça debaixo do braço. Aqui desapareceram misteriosamente os príncipes Edward V e Richard, em 1483, pobres herdeiros ao trono.

Apesar da riqueza histórica do lugar e do porte magnífico do guia, é difícil manter uma criança interessada, sobretudo quando a visita guiada é feita numa língua que ainda não se domina. Mas o Pedro adorou a Torre, graças ao kit infantil, com um mapa para procurar as feras reais.

Personagens históricas deambulam pelo recinto, gigante, que envolve a torre.

Durante centenas de anos, a Torre foi acolhendo todos os animais que ofereciam aos reis ingleses. Os primeiros a chegar foram leões, um urso polar vindo da Noruega (que mantinham preso com uma corda longa, para pescar no Tamisa) e um elefante africano.

Mas também por lá passaram linces, tigres, lobos, águias, macacos, ursos pardos… os animais acabaram por ser transferidos para o Jardim Zoológico em St. Regent’s Park em 1832, após vários ataques aos visitantes.

Hoje restam apenas os corvos. Reza a lenda que a fortaleza, a monarquia e o próprio reino cairão em ruína, se um dia as aves pretas abandonarem a Torre. Superstição ou não, a verdade é que os corvos foram fechados durante o surto de gripe aviária (2006) e estão protegidos por decreto real.

O pequeno explorador ainda fala entusiasmado da Torre de Londres e ostenta o seu crachá “I escaped from the tower“, não por causa da colecção de moedas, de espadas ou parafernália militar, não por causa das coroas pejadas de pedras preciosas, mas por causa desta caça ao tesouro zoolófica!

©  Tower of London. Como é óbvio, é proibido fotografar as jóias da coroa.

Dicas úteis

Bilhetes: para saber os valores em vigor na data da sua visita, consulte o site oficial da Torre de Londres

Como chegar: para quem chega de fora de Londres, saiba que a Torre fica a uma curta caminhada de várias estações principais, incluindo as estações London Bridge (15-15 minutos), Liverpool Street (20 minutos) ou London Charring Cross (25 minutos).

A estação de metro mais próxima é a Tower Hill station (linhas verde e amarela). Se pretende apanhar um autocarro, as linhas 15, 42, 78, 100, and RV1 têm paragens próximas da torre. E claro, os serviços de hop on hop off incluem uma paragem ali.

Pode ainda chegar de barco, já que o píer da torre tem ligação a outros pontos como Westminster e o London Eye.

Ali perto: não deixe de visitar a Tower Bridge, uma das pontes mais bonitas e famosas do mundo. O tabuleiro inferior da ponte é levadiço, para permitir os barcos de maiores dimensões passarem.