Atualizado em 12 Abril, 2021

A “estrada dos amantes” (情侣路) conduz-me até uma gigante mulher de granito, os braços levantados para o céu numa oferenda. A pérola que a mulher-pescadora oferece ao povo de Zhuhai (珠海), diz-se, traz luz ao mundo.

O turismo local afirma que esta estátua de dez toneladas é o símbolo da cidade. Na verdade, foi construída apenas em 1982, inspirada numa linda e rebuscada lenda local. Vamos lá tentar uma versão resumida!

Em tempos idos uma fada, atraída pela bela baía de Zhuhai, disfarçou-se de pescadora e passou a viver entre os homens, mergulhando em busca de pérolas para se sustentar. Os locais apreciavam a menina pela sua ingenuidade, beleza e bondade. Em breve, ela ficou noiva de um honesto pescador, de seu nome Haipeng. Dando ouvidos a comentários maldosos, Haipeng pediu à fada que lhe oferecesse as suas pulseiras como prova de amor.

Como filha do rei dragão do mar do sul, as oito pulseiras simbolizavam a sua imortalidade e, ainda assim, ela retirou uma pulseira, morrendo imediatamente nos braços do seu amado.

A alguns metros da estátua, o Parque Haibin proporciona sombra

Diz-se que o arrependimento do noivo comoveu uma velha sábia, que lhe ensinou que ervas poderiam trazer a menina de volta à vida. O pescador encontrou a erva da ressurreição na ilha de Jiu Zhou e alimentou-a durante anos com lágrimas de sangue. Bem, a história tem um final feliz. A fada voltou a viver, agora como uma mortal e, no dia do casamento, ofereceu a mais bela e brilhante pérola alguma vez vista à venerável senhora que lhe salvou a vida…

Acho delicioso que tenham ressuscitado esta lenda em pleno século XX. Mas o grupo de estudantes espanhóis que me acompanha retira muito encanto à fada-pescadora, dizendo que tem uma pose de Shakira!

Bem, esta pérola está também associada ao próprio nome da cidade onde fiquei nas últimas semanas. Zhuhai significa mar de pérolas porque é aqui no sul da China, mais precisamente na província de Guandong (广东, Guăndōng) que o rio das Pérolas desagua no mar. É uma pequena metrópole, para os padrões chineses, com cerca de um milhão de habitantes, muitos espaços verdes como o Parque de Haibin e uma longa costa que inclui 146 pequenas ilhas (por isso é também conhecida como a “cidade das cem ilhas”).

A água de coco é muito apreciada no sul da China

Se até aqui era um pequeno segredo no sul do país, Zhuhai começa agora a ser muito visitada pelos chineses que gostam de praia, apesar do calor húmido, sub-tropical, e dos tufões. A minha visita coincidiu com a época dos tufões, mas a única tempestade a que assisti não foi particularmente assustadora.  Aliás, algumas gotas de chuva são uma bênção por aqui.

Depois da chuvada, o calor volta e, em poucos minutos, estamos novamente transpirados e malcheirosos. Pelo menos estamos todos…