Atualizado em 10 Novembro, 2021

Três dias no melhor destino europeu de 2017 foram suficientes para perceber que estamos numa cidade muito particular e carismática. Mas onde ficar no Porto? Eis a nossa sugestão

Se acompanharam o nosso roteiro clássico (aqui e aqui), ideal para quem visita o Porto pela primeira vez, estarão, no mínimo, curiosos em relação à segunda maior cidade portuguesa. Ela tem arquitectura, boa gastronomia e arte, recantos genuínos, gente bairrista sem papas na língua, tem jardins belíssimos, animação nocturna, tem história e vinho, tudo emoldurado pelo rio Douro.

O Porto tem muitas e variadas opções de alojamento, para todos os gostos e carteiras, como todas as cidades turísticas. Mas já vos aconteceu ficarem indecisos, um pouco perdidos mesmo, quando a oferta é muita? Na nossa recente visita à cidade invicta ficámos na Porto Music Guest House, num edifício centenário e charmoso mesmo em frente à Casa da Música, e adorámos a experiência. Já vão perceber porquê.

Esta guest house é um projecto familiar da Susana (engenheira alimentar) e do António (designer de interiores), que recebem os hóspedes como quem recebe amigos em casa, desde o Verão de 2017. Foi o António quem planeou a renovação do espaço, dando um toque contemporâneo à casa secular.

A decoração clean de tons neutros, os pormenores de cortiça e os azulejos juntam a dose certa de modernidade aos elementos tradicionais, como sejam os arabescos dos tectos altos, o soalho de madeira e a clarabóia.

A Susana, que gere uma empresa de catering, faz bolachinhas com o logótipo da casa. Um gesto hospitaleiro que percebemos quando somos recebidos com bolachas, acompanhadas de um cálice de vinho do Porto (what else?) para mim, e um sumo para o pequeno explorador.

Neste primeiro piso existe uma sala do viajante acolhedora, com vista para o edifício musical de Rem Koolhaas, onde podemos tomar um café ou um chá (existe uma máquina Nespresso e um bule de chá sempre à disposição) enquanto lemos tranquilamente ou conversamos com os anfitriões, que têm sempre muitas dicas sobre a cidade.

É verdade que a guest house não fica no coração do centro histórico o que, do meu ponto de vista, até é uma vantagem. Depois de um dia intenso, quero sossego. De resto, a rotunda da Boavista está perfeitamente fornecida de ligações à rede de transportes, quer de metro (com ligação ao aeroporto), quer de autocarro. E também é possível chegar ao centro a pé ou de bicicleta.

A Porto Music Guest House possui apenas seis quartos e um estúdio, o que torna a estadia muito tranquila. Para além do Duplo Standard, existe uma opção Superior com kitchenette (equipada com minibar, micro-ondas, chaleira eléctrica, máquina de café e utensílios) e ainda o quarto Deluxe, em tudo igual ao anterior, mas com espaço para uma cama extra. O estúdio possui cozinha completa e varanda.

© Porto music guest house

Chegámos numa fria tarde de Fevereiro, a precisar de descanso e de um duche quente. O nosso quarto (com a tal vista belíssima para a Casa da Música, para além de cofre, televisão e ar condicionado) estava impecavelmente preparado e com mais bolachinhas de boas-vindas. Descongelei debaixo da água maravilhosamente quente do chuveiro, numa casa de banho decorada com bom gosto e de tamanho decente. A qualidade da roupa de banho também foi devidamente apreciada. Ah, o prazer de uma toalha macia!

A noite foi retemperadora, graças ao silêncio e ao conforto da cama, pelo que descemos para o pequeno-almoço de bom humor, apesar de um domingo gélido nos esperar lá fora. A mesa do pequeno-almoço demonstrou novamente a atenção aos detalhes: sumo acabado de fazer (de laranja e abacaxi), leite, café, chás, iogurtes artesanais, fruta, pão caseiro, cereais, croissants (divinos) e pequenos pastéis de nata.

O António já andava por ali, trocando algumas palavras com os hóspedes, que lhe contavam acerca da sua experiência num restaurante famoso. Ele próprio os conduzira até lá na noite anterior.

Mais do que a atenção ao detalhe e um serviço super personalizado – que se traduzem numa avaliação fantástica no Tripadvisor e no Booking (9,8) – a Porto Music Guest House é todo um conceito com que O Berço do Mundo se identifica. Da eficiência energética ao reaproveitamento da água da chuva para regar os canteiros do pátio exterior, da escolha de produtos locais à promoção da bicicleta (disponíveis para alugar), a guest house está a preparar-se para uma certificação ecológica.

Porto Music Guest House: site
Morada: Avenida da Boavista 601 | 4100-127 Porto – Portugal
Coordenadas GPS: 41.158083,-8.630821
Telefone: +351 966 800 600
Email: info@portomusicguesthouse.com

P.S. A nossa estadia foi uma cortesia da Porto Music Guest House mas, como sempre, podem ter a certeza que este post reflecte a nossa opinião pessoal e sincera.