Atualizado em 6 Janeiro, 2021

Nove bloggers de viagens uniram-se para fundar a ABVP, a primeira entidade oficial que representa esta actividade em Portugal. É com muita alegria que integro este grupo de fundadores

Há muito que os bloggers de viagens portugueses almejavam uma associação que, tal como acontece em países como o Brasil ou Espanha, os representasse e valorizasse o seu trabalho. Vai daí nove viajantes juntaram-se e fizeram acontecer, apesar de viverem em lugares tão distantes como Ouarzazate (Marrocos), Gold Coast (Austrália), Guimarães, Porto ou Lisboa.

Porque a união faz a força, era mais que tempo de nos organizarmos, unirmos, trabalharmos e aprendermos juntos. Em prol de um trabalho, porque não, de uma profissão cada vez mais procurada. Ainda que não esteja nos meus planos profissionalizar O Berço do Mundo, podemos sempre crescer e fazer melhor.

Objectivos

#1 Valorizar o trabalho do blogger de viagens aos olhos do mercado e entidades externas. O objectivo é que a associação funcione como interlocutora privilegiada entre organizações de turismo locais e os bloggers portugueses para a organização de campanhas de promoção turística remuneradas.

#2 Dar formação aos bloggers, para que evoluam e se tornem mais competentes no seu trabalho, através de workshops, palestras, encontros informais, entre outras possibilidades.

#3 Criar um código de ética – o que do meu ponto de vista é extremamente importante – em nome da transparência.

Acredito que o logo da ABVP será, muito em breve, um selo de qualidade e credibilidade!

A primeira direção eleita da ABVP é constituída por Filipe Morato Gomes (Alma de Viajante), Catarina Leonardo (Wandering Life) e Rui Barbosa Batista (Bornfreee).

Somam-se a estes outros viajantes, a saber e por ordem alfabética, a Carla Mota (Viajar entre Viagens), o João Leitão (João Leitão Viagens), a Marlene Marques (Surfer Girl on the Move), o Pedro Henriques (Espírito Viajante), a Ruthia Portelinha (nós!) e a Sofia Machado (Sofia na Austrália)! Deixo links de todos estes blogs no final do post, para que conheçam esta equipa fantástica.

Para a constituição da equipa, juntaram-se alguns dos maiores blogs de viagem do país e projectos mais pequenos e recentes. Em comum, o facto de serem todos de grande qualidade, terem princípios éticos e apurado sentido crítico.

Todos os bloggers de viagens portugueses são bem-vindos à ABVP, se se identificarem com os valores e princípios que partilhamos e que podem consultar online em www.abvp.pt. Ali encontrarão também os passos para admissão de novos associados e informação útil para quem é blogger de viagens ou pretende começar um blog.

A ABVP está também nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook

Estou muito empolgada com esta oportunidade para aprender, crescer e partilhar conhecimento. A criação da ABVP será fundamental para o reconhecimento o trabalho dos bloggers de viagem em Portugal. Acredito neste grupo que arregaçou as mangas e que tem já imensas ideias e actividades em preparação. Mantenham-se atentos.

Blogs fundadores (por ordem alfabética)