Atualizado em 10 Julho, 2023

Os trilhos da belíssima Terceira, nos Açores, são uma excelente forma de conhecer a ilha lilás, em perfeita harmonia com a natureza. Vamos desbravar a Terceira a pé?

Com paisagens cinematográficas e propondo-se como um destino turístico sustentável, os Açores são um destino fantástico para os amantes de percursos pedestres e caminhadas. Cada uma das nove ilhas do arquipélago tem vários trilhos assinalados, que conduzem a alguns dos recantos locais mais bonitos.

A Terceira possui também uma lista simpática de trilhos oficiais, em diversos pontos da ilha, que permitem apreciar a vegetação endémica – como a urze, o cedro-do-mato, a uva-da-serra e o tamujo – e paisagens de origem vulcânica, entre o verde da natureza e o azul do mar. Subir montanhas, caminhar à beira mar, descobrir vulcões, perceber a rotina dos terceirenses.

Estes não são, na sua maioria, trilhos abertos para turistas, mas que servem os próprios moradores há séculos, por onde passavam ou ainda passam animais e as gentes, sobretudo na sua rotina agrícola.

Nós escolhemos três percursos pedestres circulares na Terceira, que fizemos de forma autónoma (existem empresas que oferecem essa atividade) e podemos afirmar que estão bem mantidos e com sinalética impecável.

trilho do Monte Brasil
No Monte Brasil existe uma colónia de gatos.

Não é recomendável fazer qualquer destes percursos pedestres completamente sozinho, e deve evitar-se dias chuvosos, de muito vento ou nevoeiro. Deve escolher-se ainda os trilhos de acordo com a nossa condição física e programar a caminhada para terminar antes de anoitecer.

Eis alguns dos melhores trilhos da ilha Terceira: clique nos links para ler informação pormenorizada sobre cada um deles.

Trilho Mistérios Negros – PRC01 TER

Circular | Nível – Difícil | 4.9 Km | 2h30m

O nome, enigmático, encontrou inspiração nas rochas negras que se podem observar neste trilho e que resultam da última erupção vulcânica em terra, em 1761. Imagino que tenha sido um fenómeno a roçar o apocalipse numa ilha isolada, nos idos do século XVIII.

É precisamente a rocha escura e inóspita que torna este percurso pedestre tão incrível; muitos concordam que é o mais bonito das pequenas rotas disponíveis na ilha Terceira, ainda que seja também o mais difícil.

início do trilho dos Mistérios Negros
O trilho começa junto da Lagoa do Negro.

O trilho tem início junto à Lagoa do Negro (perto da Gruta do Natal) e desenvolve-se numa reserva natural que pertence ao Parque Natural da Terceira, incluída também numa zona especial de conservação da Rede Natura 2000 e no Geossítio Caldeira de Santa Bárbara e Mistérios Negros.

Saber que estas florestas de cedro do Japão, ou criptomérias, foram introduzidas na ilha para fins comerciais, em nada lhes retira encanto. Espere lagoas secretas (das Lagoinhas do Vale Fundo, apenas uma mantém água todo o ano), importantes para algumas aves migratórias e apenas acessíveis a pé, domos traquíticos de cor negra e origem vulcânica e uma vista deslumbrante, no ponto mais alto do percurso.

A rara presença humana e a tranquilidade destes cenários conquistaram-me. A exceção acontece no final do percurso, quando regressamos ao asfalto e encontramos o desvio para o Pico Gaspar (opcional), o ponto mais alto do trilho, povoado de muitas espécies endémicas dos Açores, tipicamente características da Floresta da Macaronésia. O Trilho dos Mistérios Negros é, oficialmente, o meu preferido da ilha Terceira.

Nota: crianças menores que 8-10 anos terão muita dificuldade para fazerem este percurso pedestre. Mesmo a partir desta idade, os miúdos precisarão de auxílio em vários trechos. Não recomendo, de todo, fazer este trilho sem calçado apropriado; ainda que tenha visto uma senhora de chinelos que sobreviveu à experiência 😊 .

trilho dos Mistérios Negros

#dica: a Gruta do Natal, um tubo de lava com 697 metros, fica muito próxima do início/fim do trilho dos Mistérios Negros. Se quiser conjugar as duas atividades, saiba que a gruta abre ao público às 14h00.

Trilho do Monte Brasil – PRC04 TER

Circular | Nível – Médio | 7.4 Km | 2h30m

Um vulcão extinto com origem no mar, que foi crescendo até ficar unido a uma cidade Património Mundial pela UNESCO! Como não querer explorar o Monte Brasil, que domina a paisagem desde Angra do Heroísmo?

Ladeando a baía que deu nome à maior cidade da Terceira, o Monte Brasil foi estratégico para defender o tráfego marítimo e, por isso, está completamente rodeado pela Fortaleza de São João Baptista, construída em finais do séc. XVI, por altura do domínio filipino. É no seu interior que decorre este trilho do Monte Brasil, que contorna a cratera do vulcão.

o trilho do Monte Brasil faz-se num vulcão extinto
A cratera do vulcão que deu origem ao Monte Brasil.

O percurso começa junto ao parque do Relvão e vai subindo com vista para o sudeste da ilha, os ilhéus das Cabras e a cidade. Pouco depois, passa pela ermida de Santo António (1615) e começa a primeira grande subida, até ao parque de merendas, onde encontra uma colónia para gatos.

Lá pelo meio, encontra o Pico do Facho, o ponto mais alto do percurso, com o seu posto semafórico, usado em tempos para transmitir informações à cidade, através de um complexo sistema de bandeiras.

vigia das baleias no Monte Brasil
A paisagem desde o ponto de vigia das baleias.

O atalho cerrado conduz-nos por entre incensos, até encontrarmos o desvio (opcional) para a vigia da baleia e um antigo posto da II Guerra Mundial. A vista dos dois miradouros é daquelas que nos remete ao silêncio, face à imensidão do Atlântico. Foi no caminho de terra entre os locais que tive um encontro feliz com um veado juvenil.

O trilho passa ainda pelo Pico das Cruzinhas, miradouro privilegiado sobre Angra do Heroísmo, onde passeiam galinhas de Angola e outras aves, e um monumento celebra o quinto centenário do povoamento da ilha Terceira.

#Nota: apesar do grau de dificuldade ser menor que o do Trilho dos Mistérios Negros, custou-nos mais este, num dia de calor e após uma manhã muito intensa com a Picos de Aventura, numa experiência de natação com golfinhos.

veados no Monte Brasil
Um dos veados que habitam o Monte Brasil.

Trilho Algar do Carvão às Furnas do Enxofre – PRC10 TER

Circular | Nível – Médio | 6.2 Km | 2h30

Inaugurado em 2021, este trilho liga duas atrações emblemáticas da ilha Terceira: o Algar do Carvão e as Furnas do Enxofre. Não é o percurso pedestre com as paisagens mais bonitas de todos os trilhos disponíveis, mas permite uma manhã ou tarde de caminhada interessante, que pode conjugar com a visita aos dois monumentos naturais.

Comparando este com o trilho do Monte Brasil, igualmente classificado com “dificuldade média”, achámos este percurso mais simples. O início está assinalado perto do parque de estacionamento do Algar do Carvão, num caminho de bagacina: nome dado aos pequenos fragmentos de rocha basáltica, resultantes de projeções de lava.

trilho nº 10 da ilha Terceira, nos Açores

A rota conduz-nos por antigos caminhos florestais, passando pelo antigo furo geotérmico e atravessando o planalto ao longo de uma mancha de floresta laurissilva, com vistas panorâmicas para o Pico da Salsa, Pico Tamujo e turfeira do Sanguinhal.

Nós fizemos o desvio para conhecer as Furnas do Enxofre, o que acrescentou mais de 2 km ao trilho, antes de regressarmos ao prado com vistas panorâmicas para formações geológicas e geossítios como o Pico do Alpanaque e a Caldeira do Guilherme Moniz, descendo até alcançar a estrada.

Importa referir que existem alguns degraus e pequenas estruturas, colocadas para facilitar o caminho, feitas com madeira proveniente dos trabalhos de remoção de árvores exóticas (eucalipto), para restauro ecológico desta área protegida.

Furnas do Enxofre
Existe um pequeno trilho marcado para apreciar as Furnas do Enxofre.

Outros percursos pedestres na Terceira

Para quem tem boas condições físicas, tempo e vontade, existe uma Grande Rota do Oeste, com cerca de 31.2 km, que percorre a metade oeste da ilha. Este percurso linear e considerado difícil, que parte da Lagoa das Patas e termina na freguesia da Serreta, demora cerca de 10 horas. Contudo, é possível dividi-lo em duas etapas, com 21.9 km e 9.3 km, respetivamente.

Quanto a pequenas rotas, considere ainda o Trilho da Serreta (PRC03 TER | Circular | Nível – Médio | 6.8 Km | 2h30m), que atravessa a Serra de Santa Bárbara e está repleto de espécies endémicas como o louro, o cedro-do-mato e o azevinho. Um dos pontos altos do percurso é o miradouro abaixo do Pico do Negrão.

trilhos na Terceira, Açores

Acrescente-se o Trilho Rocha do Chambre (PRC06 TER | Circular | Nível – Médio | 8.8 Km | 2h30m), com início e fim na freguesia dos Biscoitos, conhecida pelo seu vinho e paisagens vulcânicas. Este percurso pedestre dá a conhecer o interior da ilha e atinge uma altitude de 700 metros na Rocha do Chambre, sendo aconselhável fazê-lo com bom tempo.

Existe outro trilho nesta região: o da Malha Grande – Biscoitos (PR09 TER | Linear | Nível – Médio | 14.2 km | 3h30m).

O trilho Passagem das Bestas (PRC07 TER | Circular | Nível – Médio | 4 Km | 2h30) fica no geossítio da Caldeira de Guilherme Moniz e é rico em matos macaronésicos e turfeiras que asseguram a recarga dos aquíferos deste complexo vulcânico com cerca de 23 mil anos. Neste percurso, é possível ver as marcas das relheiras no chão, ou seja, dos milhares de carros de bois que iam à caldeira buscar lenha e que gravaram na rocha a sua passagem.

percursos pedestres da ilha Terceira, Açores
Em pleno Trilho do Monte Brasil.

O trilho dos Fortes de São Sebastião (PR05TER | Linear | Nível – Fácil | 5.7 Km | 2h30m) fica na costa sudeste da ilha Terceira e passa por antigas  fortificações de defesa marítima dos séculos XVI e XVII, como sejam o Forte da Greta, o Forte de Santa Catarina das Mós, o Forte do Bom Jesus, o Forte do Pesqueiro dos Meninos, terminando na Vila de São Sebastião (visite a Igreja com os seus frescos e o lindo império da freguesia).

#Nota: por altura da nossa viagem, em julho de 2023, os trilhos Baías da Agualva (PR02 TER) e Relheiras de São Brás (PRC8TER) estavam temporariamente encerrados.

O blog tem um separador dedicado a trilhos e caminhadas. Já espreitou?

Cuidados a ter

Os percursos pedestres da ilha Terceira atravessam áreas de sensibilidade ambiental, importantes para o habitat da fauna e flora açorianas, pelo que importa ter alguns cuidados, para assegurar que não temos um impacto negativo no Ambiente. Na verdade, alguns destes conselhos são mero senso comum, mas vale a pena relembrá-los.

flora açoriana num trilho
  • Não se desvie dos trilhos assinalados (a sinalética existe para segurança dos visitantes e da biodiversidade);
  • Evite ruídos desnecessários para não perturbar os animais e não os alimente;
  • Observe a fauna à distância, evitando contactos diretos;
  • Não recolha flores, empilhe pedrinhas ou interfira de alguma forma no meio circundante;
  • Guarde o seu lixo e deposite-o nos locais apropriados, no final do trilho ou no seu hotel;
  • Não fume ao longo dos percursos pedestres;
  • Respeite as propriedades privadas (se for necessário atravessar alguma cancela, assegure-se que a mantém fechada);
  • Respeite os habitantes locais.

Agora conte-me a sua experiência. Já fez trilho na ilha Terceira, Açores? Qual destes gostaria de experimentar?