Atualizado em 17 Novembro, 2024
A quadra de Natal em Nova York é qualquer coisa de mágico, mesmo sem neve. Quer saber como é a grande maçã em dezembro e precisa de dicas sobre a passagem de ano na Times Square? Leia até ao fim
Quem não se lembra da sequela “Sozinho em Casa” (“Esqueceram de mim”, no Brasil) com uma Nova York iluminada, casas decoradas e o Central Park coberto de neve? O Natal é, provavelmente, a época mais importante para os nova-iorquinos e, por isso, há mercadinhos de Natal, montras deslumbrantes, pistas de gelo. Resumindo, a atmosfera perfeita para compras, mas também para entrar no mais feliz clima natalício.
As marcas esmeram-se em montras espetaculares – com destaque para a Macy’s e a Saks da 5th Avenue -, as fachadas dos prédios são iluminadas e há imensos eventos especiais. Já para não falar das muitas e majestosas árvores de Natal. Há até um roteiro pelas árvores de Natal históricas da cidade que nunca dorme.
Por exemplo, véspera de Natal, 24 de dezembro, às 17h, é o horário tradicional para celebrar a quadra com canções de natal perto do Washington Square Arch. O quarteto Rob Susman Brass faz as honras musicais e toda a gente se pode juntar ao grupo (entrada livre), graças aos cancioneiros distribuídos pela Washington Square Association.
De resto, dezembro é considerado um mês de alta temporada em Nova York – as ruas e pontos turísticos ficam apinhados de visitantes. Recomenda-se assim que reserve alojamento e atrações com antecedência (incluindo alguns restaurantes populares), preparando-se para preços altos.
As temperaturas estarão baixas, mas há sempre um café ou chocolate quente para aquecer o espírito. Um dos locais que elevou o chocolate quente ao patamar do Olimpo é a Serenipity 3 (na 225 com 66ª Avenidas) e, para além disso, tem uma decoração muito especial. Recordo igualmente do chocolate quente vendido no topo do Empire State Building como muito bom; já o do ferry rumo à Estátua da Liberdade era horrível.
Vamos descobrir o que fazer em dezembro em Nova York? Comecemos pelas temperaturas, para o ajudar a preparar a mala.
Temperatura em Nova York
Tal como no resto do hemisfério norte, o inverno começa oficialmente no dia 21 de dezembro, pelo que, nas primeiras semanas do mês, pode contar com o instável clima outonal. Ainda que a meteorologia seja imprevisível, em tempo de alterações climáticas (dezembro de 2023 foi atipicamente quente nos Estados Unidos), pode esperar frio entre os -2° C e os 7° C de máxima.
Até porque Manhattan é uma ilha bastante ventosa, o que lhe dá uma sensação térmica mais baixa. Ao consultar as previsões, em sites como o Weather Channel (infelizmente dá as temperaturas em graus Fahrenheit e não Celsius: 1° C corresponde a 33,8° F), verifique também a sensação térmica, expressa como feels like.
- Temperatura média: 0° / 7°C
- Menor temperatura histórica: -25°C
- Média de dias com chuva: 8
Conte também com dias curtos: o sol nasce por volta das 7h e põe-se pelas 16h30-17h00. Agora a million-dollar question – há neve em Nova York em dezembro? Só se tiver sorte. Pode chegar alguma frente fria e dar-se um nevão, porém será algo atípico. A média histórica de neve na cidade é de apenas dois dias no último mês do ano.
Árvores de Natal de Nova York
As árvores de Natal em Nova York acendem no início de dezembro, após o Dia de Ação de Graças, e assim permanecem até os primeiros dias de janeiro. É como se a quadra começasse com a cerimónia de iluminação da árvore do Rockefeller Center, transmitida na rede nacional de televisão, com estrelas da música a atuarem para milhares de pessoas.
A árvore é imensa (foto de entrada) e fica iluminada até à meia-noite, exceto no dia 25 de dezembro, quando permanece acesa todo o dia. A escolha do abeto é bastante exaustiva, podendo vir de qualquer ponto dos EUA e dizem que deve ter, pelo menos, meio século. Com cerca de 20 metros de altura, é decorada com 50 mil lâmpadas LED e coroada por uma estrela Swarovski com mais de 400 quilos.
Depois existe a árvore de Natal do Madison Square Park (11 Madison Avenue, entre as ruas 26 e 23), talvez a mais tradicional, pois aqui terá sido instalada a primeira árvore de Natal dos EUA, em 1912. Portanto a árvore deste parque no coração de Manhattan é uma das mais populares.
Uma das árvores de Natal mais bonitas da cidade de Nova York, original e com enfeites em origami, é a do Museu Americano de História Natural, com um tema diferente cada ano.
Um pouco mais para sul, encontra a histórica árvore de Natal do Bryant Park (6ª Avenida, entre as ruas 40 e 42), com mais de 30 mil luzes e 3.500 bolas de Natal, a presidir a um mercadinho de Natal com direito a pista de gelo. Ao lado, basta entrar na Biblioteca Pública de Nova York para encontrar outra árvore, num cenário clássico maravilhoso e com entrada livre.
Outra árvore de Natal emblemática fica em Wall Street, bem ao lado do prédio da Bolsa de Valores de Nova York: a primeira a receber iluminação elétrica na cidade, numa altura em que o comum era usar velas.
Pistas de gelo
Patinar no gelo em Nova York é uma das tradições sazonais mais queridas da cidade. Embora algumas pistas estejam abertas o ano todo, patinar no gelo no inverno – especialmente na época festiva – é um deleite especial que estimula o ambiente natalício.
A cidade está repleta de pistas de gelo. A mais famosa e a primeira a ser montada nesta quadra fica no Rockefeller Center. É também muito disputada; prepare-se uma longa fila ou reserve horário com antecedência no site oficial do The Rink.
Outra pista de gelo tradicional, um pouco menos lotada, é a Wollman Rink no canto sudeste do Central Park, a funcionar desde os anos 1950. Aberta todos os dias durante o mês de dezembro, o preço varia de acordo com o dia da semana. Existe ainda a pista de gelo do Bryant Park, a única com entrada gratuita, bastando pagar pelo aluguer dos patins ou levar os seus. Não se esqueça também de um bom cachecol e luvas quentes.
Para além destas, há pistas de gelo menos turísticas que podem ser interessantes. É o caso da Sky Rink no Chelsea Piers ( Rua 23ª), indoor, que está aberta ao público durante todo o ano e tem belas vistas para o rio Hudson. Para quem precisa de aulas de patinagem, antes de se aventurar nas pistas turísticas, pode sempre registar-se no World Ice Arena, em Queens. É certo que o ringue fica um pouco longe de Manhattan, pelo que poderá ser interessante para quem passa uma temporada na cidade.
Mercadinhos de Natal em Nova York
A maioria das feiras de Natal abrem portas na primeira semana de dezembro e assim permanecem até dia 24 de dezembro. É habitual acontecerem em espaços abertos, reunindo dezenas de artistas e pequenas empresas locais que vendem produtos variados e decoração de Natal, além de opções de comidas típicas.
Outros mercadinhos de Natal mantêm-se a funcionar até à primeira semana de janeiro. As três localizações mais populares dos holiday markets em Nova York são Bryant Park, Columbus Circle (Columbus Circle com rua 59) e Union Square (rua 14ª th com a praça Union Square), onde funciona o maior mercadinho da cidade, com mais de 200 stands e uma decoração bem europeia.
A Winter Village no Bryant Park costuma ser a mais visitada pelos turistas, devido à proximidade da Times Square e dos principais hotéis de Midtown. Para além disso, a sua pista de gelo atrai muitas famílias. É um local simpático para petiscar, pois existem mesas próximas da pista de patinagem, ainda que seja desagradável comer no exterior, devido às temperaturas.
Para quem quer fugir do frio, existe uma pequena feira de Natal no interior da Grand Central Terminal Station.
Montras e compras
Dezembro é uma das épocas mais incríveis para visitar as lojas de Nova York, com as montras espetaculares, sobretudo nas luxuosas lojas ao longo da 5ª e 6ª Avenidas. Mesmo para quem não quer fazer compras, vale a pena parar para apreciar as decorações da Macy’s e o espetáculo de luzes da Saks da 5ª Avenida.
No final do mês acontecem as After Holiday Sales, ou seja, promoções! Portanto deixe as compras para os últimos dias da sua viagem, se planeia fazer a passagem do ano na cidade. De resto, damos algumas dicas para os amantes de compras, em particular sobre os melhores outlets de Nova York, no nosso Roteiro em Nova York | guia de viagem à big apple.
Concerto gospel de Natal
Se estiver em Nova York nos dias 24 e 25 de dezembro, considere assistir a um concerto gospel na Igreja Batista Mount Olivet, na região do Harlem. A https://www.getyourguide.com/new-york-city-l59/new-york-city-harlem-gospel-live-music-concert-t66610/?partner_id=AHAMIIX&utm_medium=online_publisher%E2%80%9D%20target=%E2%80%9D_blank%E2%80%9D%20rel=%E2%80%9Dnoreferrer%20noopener%20sponsored%20nofollow%E2%80%9D>Harlem%20Gospel%20Holiday%20Celebration </a>promete%20uma%20hora de%20m%C3%BAsica%20poderosa,%20que%20trar%C3%A1%20alegria%20ao%20cora%C3%A7%C3%A3o%20e%20%C3%A0%20alma.</p>%0A%0A%0A%0A<p>Passar%20as%20festas%20com%20a%20energia%20de%20um%20concerto%20gospel%20ao%20vivo,%20com%20alguns%20dos%20melhores%20coros%20e%20cantores%20gospel%20de%20Nova%20York,%20deve%20ser%20inolvid%C3%A1vel.%20Infelizmente%20cheguei%20%C3%A0%20cidade%20ap%C3%B3s%20o%20Natal,%20mas%20espero%20conseguir%20assistir%20um%20dia.</p>%0A%0A%0A%0A<h3%20class=" wp-block-heading>Holiday Nostalgia Trains
Os comboios vintage ou holiday nostalgia trains estão entre os eventos festivos intemporais de Nova York. O New York Transit Museum é o responsável por estes comboios dos anos 1930, postos a circular durante o mês de dezembro, entre a 2ª Avenida da lower Manhatan (linha F) e a 125th Street no Harlem. Com um design básico em verde escuro, característico da austeridade da era da Depressão, assentos de vime, ventiladores no teto e cartazes publicitários de época, os R1/9 inspiraram o icónico Take the A Train de Billy Strayhorn. Em dezembro de 2023, os comboios da nostalgia funcionaram aos sábados, entre as 10h00 e as 17h00. Consulte o site oficial, para verificar os horários praticados aquando da sua visita. Pode utilizar o seu MetroCard habitual, para estas viagens, já que o preço é o habitual de um trajeto do metro. E não fique surpreendido se encontrar passageiros vestidos a rigor, em estilo retro. Há pelo menos dois espetáculos de Natal clássicos em Nova York, um no Radio City Music Hall (com a fachada enfeitada com uma árvore de Natal gigante) e outro no Lincoln Center. O grupo The Rockettes é responsável por uma tradição natalícia clássica iniciada nos idos de 1933 no Radio City Music Hall, a que os nova-iorquinos se mantêm fiéis. Com um enredo passado no Polo Norte, o show Christmas Spectacular tem mais de 130 artistas e coreografias impressionantes, incluindo no gelo. No final do espetáculo, o Pai Natal espera as crianças com um sorriso, pronto para as tradicionais fotos. As apresentações acontecem durante todo o mês de dezembro, em vários horários, e os bilhetes costumam ser bem disputados. O Quebra Nozes, com as inconfundível maestria de Tschaikovsky, é um clássico de Natal em muitos países; em Nova York, o espetáculo é encenado todos os anos pelo New York City Ballet, habitualmente com a coreografia do consagrado George Balanchine. As apresentações são realizadas em dezembro e os ingressos são muito concorridos em toda temporada (%20https://gyg.me/MborfUuZ%E2%80%9D%20target=%E2%80%9D_blank%E2%80%9D%20rel=%E2%80%9Dnoreferrer%20noopener%20sponsored%20nofollow%E2%80%9D>garanta%20seu%20lugar%20com%20anteced%C3%AAncia</a> no%20bel%C3%ADssimo%20Lincoln%20Center).</p>%0A%0A%0A%0A<figure%20class=" wp-block-gallery has-nested-images columns-default is-cropped wp-block-gallery-1 is-layout-flex>
O bairro de Dyker Heights, no Brooklyn, é um lugar especial durante o mês de dezembro, permitindo perceber como é o Natal ao estilo americano. A região é famosa pelas extravagantes luzes natalícias: os moradores iluminam as suas casas com renas, Pais Natais e duendes, circulando e cantando canções de Natal. Os habitantes gastam milhares de dólares a decorar as fachadas, para deixar as casas encantadoras e receber os turistas, aparecendo em vários filmes e séries por causa disso. Pode chegar àquele bairro do Brooklyn por conta própria (de metro) ou, em alternativa, participar num dos muitos passeios pelas luzes de Natal de Nova York, sendo necessário reservar com antecedência. Comemorar a véspera de Ano Novo na Times Square parece incrível, não é? Desde 1907 que a famosa bola de cristal inicia o novo ano, entre uma multidão coberta por uma chuva de confettis. Todos já vimos o evento na televisão e sentimos a emoção de um milhão de pessoas reunidas sob os ecrãs gigantes da cidade que nunca dorme. Depois, grandes artistas apresentam-se habitualmente ali: Lady Gaga e Justin Bieber já por lá passaram. Acontece que festejar a passagem do ano na Times Square não é nada fácil. Primeiro, as filas começam a formar-se logo de manhã. Têm energia para passar um dia inteiro numa fila? Depois de entrar no “recinto”, que é vedado por todos os lados e tem policiamento cerrado, depois da hora do almoço (quando é aberto ao público), dificilmente encontrará uma casa de banho. Por isso, muita gente se prepara usando fraldas, isso mesmo… A partir das 15h00, só passa quem tiver um comprovativo de reserva em restaurante ou hotel no interior. Já devem imaginar que os preços dos poucos restaurantes abertos naquela noite não são nada baratos. Na minha opinião, a melhor opção para desfrutar da festa, caso o seu orçamento o permita, é reservar uma noite num dos hotéis da Times Square e descer calmamente à rua perto da meia noite. Outras opções para comemorar a véspera de ano novo em Nova York? O Grand Army Plaza, no Prospect Park (Brooklyn), apresenta habitualmente música ao vivo a partir das 22h, antes do fogo de artifício à meia-noite. #Nota: os fogos de artifício de ano novo em Nova York são muito modestos. Foram uma desilusão para nós, que estávamos na ponte de Brooklyn à espera para ver o espetáculo pirotécnico. Outra alternativa poderá ser um cruzeiro nos rios Hudson ou East, um programa reservado para maiores de 21 anos com código de vestimenta, que pode incluir jantar ou apenas champanhe. Pesquise também a agenda da Catedral de St. John the Divine, a maior catedral anglicana do mundo, que, não raras vezes, organiza um concerto de novo ano para a paz com entrada gratuita (exceto assentos reservados) no último dia do ano. O AMC Theatre (West 42nd Street) organiza vários eventos na véspera de ano novo, incluindo sessões de cinema especiais e uma festa Véspera de Ano Novo em Família e Diversão sem álcool. Por fim, consulte o site OpenTable para conhecer a lista de restaurantes com menus especiais de fim de ano. Já imaginaram um Natal ou Ano Novo em Nova York? O que gostariam de experimentar por lá?Espetáculos de Natal: Christmas Spectacular e Quebra Nozes
Casas decoradas
Ano Novo na Times Square
4 Comentários
Estou horrorizada com a ideia de usar fraldas só para não perder o lugar na TS.
Adorei Nova Iorque, achei uma cidade super interessante, mas cara.
Se um dia passarmos a passagem do ano em Times Square teremos um quarto num hotel da rua, para descermos apenas na hora H.
Sobre os preços, achamos cara, mas nada de extraordinário, tendo em conta os preços praticados aqui em Abidjan.
Respondendo à pergunta, se um dia eu passasse o Natal em Nova York, adoraria assistir ao Quebra-Nozes. Lendo os detalhes sobre o Ano Novo na Times Square, vejo que essa aventura não é para mim rs
Estive em Nova York num mês de janeiro há muitos anos e acabei não vendo nada natalino (só passei frio mesmo haha). Mas a cidade é incrível de qualquer modo. Só jamais passaria o Ano Novo na Times Square, muito esforço para pouco benefício.