Atualizado em 12 Junho, 2022
Alguns investigadores afirmam que existe um gene da migração, que terá ajudado à povoação do planeta e que, hoje, poderá explicar o ímpeto de algumas pessoas que, um pouco à minha semelhança, querem sempre mais mundo.
Este poliformismo, dizem os cientistas, atingirá cerca de 20% da população mundial (o artigo aqui). Chamemos-lhe o “vírus da vagabundagem”. Não é um nome simpático para baptizar um gene? Seja porque o destino condena as pessoas com interesses comuns a cruzarem-se ou por simples acaso, tenho vários amigos que sofrem deste mal. Correcção. Sofrem deste bem, porque estes vagabundos são, regra geral e praticamente sem excepção, mais tolerantes ao outro, ao diferente.
Atenção! Estou a falar de viajantes e não de turistas que compram pacotes para resorts de luxo, com comida ocidentalizada e evitam qualquer tipo de contacto com os habitantes locais.
Eis pois chegado o momento d’O Berço do Mundo receber estes amigos viajantes, doentinhos, coitados, com o vírus da vagabundagem! O primeiro nómada convidado chama-se Gabriel Soeiro Mendes. Ele já esteve um pouco por toda a Europa, em vários pontos da Ásia, percorreu Portugal de uma ponta à outra (regiões autónomas incluídas), sempre acompanhado da sua Canon.
Sim, porque além de vagabundo, o Gabriel é um fotógrafo muito talentoso, colaborador regular de sites de turismo e revistas portuguesas, fotógrafo de guias e brochuras turísticas já com algum trabalho publicado na imprensa estrangeira. Mais importante do que isso, é o meu fotógrafo oficial: admirem a magnífica foto de apresentação que me tirou aqui ao lado, no Quem escreve.
O seu olhar está lindamente retratado no seu photoblog Uma foto, uma história onde, para além de viajarem sem saírem do lugar, podem ainda encomendar um poster para a sala de estar e deixar os vossos amigos pasmados! O problema é conseguir escolher!
As imagens deste post falam por si, mas no cantinho do Gabriel encontrarão muitas mais, maravilhosas todas elas. Então vamos lá fazer o passaporte do nosso convidado.
Nome Gabriel Soeiro Mendes
Idade 31
Profissão Gestor de projectos, jornalista e fotógrafo
Destino de sonho vai mudando todos os anos. Neste momento é Peru e Amazónia
Na mala não pode faltar Câmara fotográfica e headphones (arma essencial contra barulhos de aviões e ressonares indesejados)
Sabes explicar quando ou porquê nasceu esse “bichinho” de viajar?
Como acontece a muitos estudantes, foi quando fiz Eramus na Bélgica, em 2006. Considero ser uma das melhores coisas que a União Europeia nos trouxe. Quase sempre muda a vida de quem o faz. Passados dois anos estava a fazer um interrail pelo sul da Europa, o que veio fazer crescer o “bichinho” ainda mais. E nunca mais parei…
Qual foi o destino que mais te marcou? Porquê?
Pergunta sempre complicada, mas diria que foi a Índia. É uma resposta comum e por alguma razão é. Apesar de ter lá estado apenas 20 dias (alguns até bem doente), foram de facto marcantes. Sei que é um lugar comum, mas a Índia vale mesmo pelas pessoas, na minha opinião o principal atractivo do país.
Conseguias viajar sem a tua máquina fotográfica?
Nunca o fiz. Levo sempre, até naquelas viagens rápidas de dois dias apenas para visitar amigos, mesmo que não tenha tempo para fazer um único disparo.
Já apanhaste um susto a sério, durante uma das tuas deambulações pelo mundo?
Um susto a sério não. Os maiores sustos foram aqui bem perto, nos Açores. Apesar de gostar de viajar, detesto aviões. Fiz 15 voos nos Açores em pleno Inverno e muitos deles foram terríveis, com turbulência de meter medo até aos mais destemidos. Cheguei a estar dois dias “preso” no Pico, sem saírem barcos nem aviões.
Gostaram de conhecer este nómada? Outros lhe seguirão. Caramba, tenho amigos interessantes!
25 Comentários
Gostei muito de conhecer Gabriel picado pelo bichinho das viagens e das fotografias. Lindas fotos e depois, com mais calma quero apreciar mais lá no seu blog! Adorei e vamos gostar de conhecer teus amigos, claro! beijos,chica
Ena, gosto da novidade. E claro que aprovo o nómada n.º 1. Aprovadissimo, claro 😉
Tenho acompanhado o trabalho do Gabriel pelo facebook e, mais recentemente, pelo photoblog. O trabalho dele é lindíssimo e confesso que estou a pensar em encomendar um poster. O difícil é escolher.
Sabe tão bem ver as pessoas de quem gostamos ganharem asas!
Beijocas
Concordo plenamente, fico muito feliz quando vejo uma pessoa desabrochar. Sobretudo quando são pessoas batalhadoras como ele, sempre prontos a dar uma mão ao próximo, de forma desinteressada.
Um dia que deixe de ser nómada e passe mais de 2 anos numa casa, também lhe encomendo um poster.
Beijinho
P.S. Consegues arranjar aquele livro sobre a China?
Gostei sim amiga!!!
Engraçado super gostar de viajar e ter medo de avião, né?! Hihihi eu confesso que não sou mto fã tb, mas fazer o que né.. temos que passear 🙂
Beijinhos, Té
Que simpáticas palavras. assim até dá energia para começar o dia 🙂
beijinhos às meninas e obrigado
Que belas fotos as do Gabriel! Eu não conhecia e achei maravilhosa a entrevista tb! Parabéns aos dois! bjs,
Que post maravilhoso, gostei.
Ótimo feriadão para ti, minha amiga.
Abraços
Adorei sua postagem! Parabéns ao Gabriel. Diga pra ele que o invejo…kkkkk
Gostar é pouco, amei sua postagem e a apresentação desse talentoso fotógrafo. Encantei-me com cada uma das imagens. Esses viajantes têm uma visão especial e captam detalhes que os desatentos nem percebem. Parabéns a ele! Bjs.
Ruthia!
Muito boa a informação e o projeto do Gabriel. Rapaz inteligente e de ideia contemporâneas.
Obrigada pela visita feita ao blog, é sempre uma grande alegria receber seu carinho e atenção. Obrigada!
Desejo que seu final de semana seja carregadinho de sucesso e muitas realizações!
cheirinhos
Rudy
Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
" Não viva para que a sua presença seja notada,mas para que a sua falta seja sentida…"(Bob Marley)
Adorei a ideia do “vírus da vagabundagem”! 🙂 Virei, com todo o gosto, conhecer mais pessoas que o apanharam! 🙂
Adorei a fotografia do Gabriel, imagino que sejam publicadas em grandes revistas!
A haver esse gene, deve estar em alta entre os portugueses há séculos! Acho a tolerância à diferença uma grande qualidade, devia dar-se injecções disso (ando muito intolerante à intolerância…)!
Beijinhos, bom domingo 😉
Tb acho que os Descobrimentos portugueses acabam de ter uma explicação científica 😉
Injecções contra a intolerância é muito bom. Deviam ser distribuídas gratuitamente, mas com o país que temos, haviam de esgotar como as da gripe…
As fotos são mesmo magníficas, não é?
Beijoca, bom domingo
oi amiga, estamos tendo problemas, não temos recebido as atualizações de postagens de blogs que assinamos o feed – acredito que seja um problema deles – então fica mais difícil vir te visitar, pois nem sempre consigo responder todos os comentários lá no tititi…
lindas fotos… ótimo post!!!
bjs desejando excelente semana
tititi da dri
Coo diria uma amiga minha que inveja santa rsrsr, que vida deliciosa.
Amo fotografias e sempre que posso divulgo esta arte no meu blog.
Amei o post e conhecer um pouco do Gabriel.
Amaria uma profissão dessa, mas acho que não. Apesar de não gostar de rotina, sou metódica demais e não saberia viver num lugar que não fosse meu, com as minhas coisas… será que sou apegada aos bens? Pode ser que sim, mas pelo valor sentimental.
Beijos, querida!
Ótima semana!
mtos parabéns aos dois…ao Gabriel pelo trabalho fantástico, as fotos são de suster a respiração, e tu, minha querida Ruthia por essas palavras que nos prendem e nos envolvem! A Joana tem razão, é realmente bom ver quem gostamos ou mesmo pessoas com quem convivemos, abrirem as asas 🙂 bom trabalho!
Amiga, passando para lhe desejar uma ótima semana 🙂
Beijinhos, Té
Ruthia,
Uma pessoa interessante, um virus que merecia propagar-se mais e maravilhosas fotos: que pedir mais?
Muito obrigada por nos fazer descobrir maravilhas, tanto através das tuas viagens como pela apresentação de outros globe-trotters cheios de talento para partilhar imagens que nos fazem tanto sonhar!
Beijinhos!
Tenho alguma dificuldade em classificar este teu post. Porque só consigo pensar em banalidades: brilhante, excelente, etc., etc.
Resumindo, a introdução que fizeste é de mestre, já que ela nos leva a ler o texto todo até ao fim e ficar a conhecer o autor das fotos.
Se eu fosse dono de uma revista, contratava-te já…
Vou ver mais trabalhos do Gabriel. Pelo que já nos mostraste, trata-se de um grande fotógrafo.
Ruthia, tem um ótima semana.
Um beijo, querida amiga.
Ruthia, li seu post no celular e hoje tenho o prazer de reler e ainda ver as belas imagens.
Parabens ao Gabriel pelo belo trabalho.
Querida, li seu comentario, adorei, sabe, quando sentir alguem por perto com nuvem carregada e não aberta a melhorar, saia de perto, porque atrai. Ore por ela.
Beijos
Gostei desta definição minha amiga e claro que já estou por lá com sua bela apresentação e indicação.
A foto que ele fez de você ficou linda.
Uma linda semana amiga.
Abraço de paz e luz.
Bjo.
Gostei particularmente desta ideia. As fotos do Gabriel são fantásticas. Vocês os dois são parecidos. Ambos transmitem-nos tanto, um por palavras, outro com imagens. Parabéns aos dois. Continuem o bom trabalho.
Adorei. Ser bom fotografo e bem mais que ter um bom olho, e ter tambem alma e o Gabriel e nesse sentido o fotografo perfeito. Adorei.
Para se ser um bom fotografo, e preciso mais que um 'bom olho', e preciso ter tambem uma certa alma e nesse sentido o Gabriel e o fotografo perfeito. Adorei.