Atualizado em 6 Janeiro, 2021

“Mulheres viajam sozinhas. Mesmo com medo”, escreve Amanda Noventa, na sua rubrica semanal do Estadão.

A colunista viaja sozinha com frequência, apesar dos receios. “Mesmo tendo coragem para fazer uma viagem assim, não tem jeito, sempre que chego no lugar me pego pensando o que estou fazendo lá sozinha. E isso é óptimo! Significa que meus instintos estão ligados. E o medo é uma excelente forma de protecção”.

Claramente, as mulheres (em viagem ou não) são mais vulneráveis neste mundo machista, sobretudo em algumas culturas patriarcais, onde são consideradas cidadãs de segunda, para não dizer pior. O caso da americana Sarai Sierra prova isso mesmo. O corpo da turista, de apenas 33 anos e mãe de duas crianças, foi encontrado nas ruas de Istambul, para onde viajara sozinha. Supostamente, um homem tentou beijá-la e sendo rejeitado, tornou-se violento.

mulher em viagem sozinha com o filho

Como a Amanda Noventa, a Sarai Sierra, as minhas amigas Tereza Perazza (brasileira) e Anna Nowakowska (polaca) e milhões de outras mulheres, não deixo de viajar por falta de companhia masculina. Com um agravante. Levo quase sempre um pequeno explorador (hoje com 11 anos) a tiracolo. O que complica as coisas se por acaso tiver que fugir. Mas também já estive completamente a solo numa aventura na China.

Como em tudo na vida, o único conselho que tenho para as mulheres em viagem é: haja bom senso! O facto de ser madrugadora e palmilhar muitos quilómetros ao longo do dia significa que, na maior parte dos casos, as energias escasseiam para aventuras nocturnas.

Uma boa pesquisa prévia sobre o destino é igualmente útil, para além da opinião dos locais. O recepcionista do hotel, a florista ou o rapaz que nos serve o café sabem melhor do que ninguém que locais evitar. Precauções tomadas, resta-nos relaxar e explorar este mundo maravilhoso!

Afinal, coisas terríveis podem acontecer aqui na esquina de casa. A única vez que fui assaltada (felizmente sem dar conta) aconteceu na feira de uma pacata cidadezinha portuguesa… E vocês, leitoras, aventuram-se sozinhas no estrangeiro? Já viveram alguma má experiência? Contem tudo.

Realmente viajar é perigoso… para o preconceito!