Atualizado em 16 Janeiro, 2024

Uma enchente de personagens anónimas e de gestos lentos invade a Sereníssima. Os bailes sucedem-se nos exuberantes palácios, sob o brilho de candelabros seculares. O Carnaval de Veneza não tem concorrência, é de facto o mais belo do mundo

A expressão imóvel da máscara é um pouco desconcertante. É como se aquela pessoa, de trajes sumptuosos, assumisse uma personalidade bipolar. De facto, todos nós usamos máscaras na vida, algumas não tão bonitas como estas.

Foco-me nos seus olhos, para tentar perceber se transmitem a mesma impassibilidade que a sua máscara de papier maché. São olhos claros, de alguém já não muito novo. Parecem interrogar-se acerca da minha insistência em penetrar o seu disfarce. Também está desconcertado(a). É natural, os outros acotovelam-se à sua volta de telemóvel ou máquina fotográfica em riste. Exceto eu.

O pequeno explorador quebra o feitiço, puxando-me pelo braço para ver outro par belamente mascarado. Um mar de gente invade a Piazza San Marco. A neblina que sobe da lagoa empresta ao cenário um filtro feérico.

É durante o Carnaval que Veneza revela a sua essência e a sua identidade. Meses de preparação culminam em duas semanas de eventos. Toda a cidade se anima com cortejos de gôndolas, artistas de rua, concertos nas principais igrejas, bailes de máscaras.

Entre os desfiles diários, destaca-se a recente Festa do Gentil Foresto, que dá as boas-vindas aos forasteiros. A cidade está empenhada num turismo mais sustentável sob o mote #enjoyrespectVenezia, mas isso não significa que os visitantes não sejam bem-vindos. O Carnaval é fundamental para a economia local.

Duas semanas de folia

Longe vão os tempos em que as comemorações se prolongavam durante meses. Tudo poderá ter começado no século XII, quando uma vitória militar da “Serenissima Repubblica” resultou em longas comemorações. O festival tornou-se oficial no Renascimento, quando as máscaras se tornaram comuns, para esconder a identidade dos nobres que se queriam juntar aos folguedos.

No século XVIII alcançou todo o seu esplendor, para logo depois ser abolido, sob o domínio austríaco. Gradualmente, a tradição renasceu e o Carnaval de Veneza foi oficialmente retomado, com todo o empenho das autoridades, em 1979.

Hoje, a festa prolonga-se durante duas semanas e há momentos muito simbólicos, que descrevemos a seguir. Quem sabe o ajudará a planear uma visita no futuro!? Um fim-de-semana já permite viver um pouco desta magia que é o Carnaval de Veneza. Acompanhem também o programa oficial do Carnavale de Venezia, para mais detalhes sobre o programa de 2024, que se estende entre 27 de janeiro e 13 de fevereiro, sob o mote “Ad Oriente. The extraordinary journey of Marco Polo“.

O tema de 2024 remete para as viagens, descoberta e encontros com mundos apenas imaginados, num ano em que assinalam 800 anos desde a morte daquele grande aventureiro.

#Dica: Alguns eventos do Carnaval de Veneza têm sido transmitidos ao vivo na página de Facebook e na playlist do YouTube da Venezia Unica, desde que a pandemia impediu muita gente de viajar. Portanto, vai espreitando o que lá se passa.

Carnival Street Show (27 janeiro, 3-4 fevereiro e semana gorda)

A primeira amostra da edição 2024 do Carnaval acontece na cidade de Mestre no sábado e domingo, 27 e 28 de janeiro, com a prévia do Carnival Street Show que animará o Teatro da Piazza Ferretto. Um programa que terá continuidade no fim de semana seguinte  (3 e 4 de fevereiro) e durante a “semana gorda” (8 a 13 de fevereiro).

Trata-se de um programa de espetáculos espalhados por várias ilhas, onde pequenos teatros coloridos serão posicionados nas praças e ruas para servir de cenário a mimos, palhaços, atores, músicos, andadores de pernas de pau, mágicos e contadores de histórias, num total de 200 artistas, das melhores trupes internacionais.

Cortejo aquático inaugural (28 de janeiro)

O Grande Canal recebe a primeira manifestação da folia, cerca de 2 semanas antes do Carnaval. No domingo acontece o tradicional cortejo artístico nos canais, com gôndolas e vários tipos de embarcações a criarem uma regata colorida, capitaneada pelo lendário navio “Pantegana”. Está aberta a época do Carnaval.

No ponto de chegada, há barraquinhas com comidas e guloseimas, como os frittelle venezianos. Este símbolo gastronómico do Carnaval foi, durante séculos, a sobremesa oficial da República da Sereníssima.

A massa dos frittele (ou fritole) é um pouco parecida com a das bolas de Berlim, mas com pinhões e passas à mistura. Depois de fritos, em óleo, banha de porco ou manteiga, são polvilhados com açúcar em pó. Também os vi e provei recheados, porque as calorias das férias não contam!

Depois deste cortejo aquático, estão previstos outros desfiles com carros alegóricos, centenas de participantes e grupos de carnavalescos em todo o território de Veneza. Das ilhas da Lagoa – Pellestrina (8 de fevereiro), Lido (dia 9) e Burano (10, 11 e 13) – ao continente, incluindo em Dese (1 de fevereiro), Chirignago (dia 4), Marghera (dia 10), Campalto (11), Mestre (12) e Zelarino (13).

© Carnavale de Venezia

Terra incognita… the extraordinary journey of Marco Polo (2-4 e 8-13 de fevereiro)

Após o sucesso dos anos anteriores, a bacia do Arsenal volta a acolher um extraordinário e emocionante espetáculo aquático, noturno, que deverá constituir o maior evento do Carnaval de Veneza.

Numa apresentação de trinta minutos, o espetáculo baseia-se no termo cartográfico para partes do mundo nunca exploradas, usado em mapas que datam do século XVI. Um conto imaginário livremente inspirado nas viagens de Marco Polo e apresentado de forma fantástica através das várias linguagens criativas da arte, que, tal como a viagem de Marco, não conhece fronteiras.

Os bilhetes podem ser adquiridos online a partir de quarta-feira, 17 de janeiro, com entrada gratuita e descontos para residentes do Município de Veneza, sujeitos a disponibilidade.

Baile oficial de Carnaval (3-4 e 8-13 de fevereiro)

O baile oficial de Carnaval realiza-se no Ca’ Vendramin Calergi, será desenhado mais uma vez por Antonia Sautter e promete a atmosfera exótica e sensual da Corte do Grande Khan, a quem Marco Polo relatou a sua viagem.

Entre sumptuosos vestidos de sedas e brocados, artes misteriosas e sabores de mundos distantes (assinados pelos chefs do Ristorante Wagner), dignitários, embaixadores e comerciantes de todas as nacionalidades reunir-se-ão nos magníficos salões com vista para o Grande Canal para apreciar a vista do Oriente.

Destinados apenas a maiores de 18 anos, o baile exige dress code e os bilhetes custam a partir de 600€ por pessoa.

Festa das Marias (3 de fevereiro 2024)

Desde o início do século IX que 12 jovens casadoiras se reuniam, no dia da purificação de Maria, na igreja de San Pietro di Castello. O doge emprestava-lhes lindas jóias para a ocasião e as famílias ricas contribuíam com doações para o seu dote, que cada menina carregava numa arcelle, uma caixa de madeira decorada.

Depois da bênção, toda a gente era convidada para um banquete no Palácio Ducal (não deixem de visitar, inclui a passagem do palácio para a ala prisional, através da famosa Ponte dos Suspiros).

Sete séculos depois, resgatou-se essa tradição com a Festa das Marias. Depois de uma pré-seleção, as candidatas desfilarão com trajes históricos em gôndolas até chegarem à Praça de São Marcos, onde serão apresentadas ao público, no sábado 3 de fevereiro.

Na segunda-feira de Carnaval, depois de um programa repleto de eventos, será anunciada a vencedora, como habitualmente, no teatro La Fenice, e no dia seguinte esta será apresentada na Praça de São Marcos. No ano passado, o título de “Maria dell’anno 2023” foi conquistado por Beatrice Raffael, 23 anos, natural de Veneza, licenciada em Língua e Literatura Europeia e estudante de ballet.

O voo do anjo

Apesar de tanta coisa já ter acontecido, o Carnaval de Veneza parece que renasce com o voo do anjo. Em 2019, a personagem angelical chamou-se Erika Chia e foi a “Maria” coroada no ano anterior. Ela apresentou-se com um fato de borboleta com as cores da lagoa e do vidro, recordando que a tradição de Murano está bem próxima.

O seu voo partiu, como é tradição, do gigante campanário. Suspensa num cabo de aço, a bela borboleta acenou à multidão, enquanto voou delicadamente ao som da música, lançando confetti e pousando no centro da praça. Nesse ano, a organização escolheu um segundo “anjo” para voar, a jovem Micol Rossi, que sofre da doença de Crohn.

O anjo pode ser a Maria eleita no ano anterior, mas também já foram escolhidas atletas e outras personalidades. Com a dispersão do programa, em 2024 é possível que o voo do anjo não se realize. O programa oficial nada diz sobre o assunto.

Concurso das máscaras mais belas

Habitualmente, a passerelle colocada na Piazza San Marco é usada pelos concorrentes, que buscam o título de la piu bella mascheria. A participação no concurso é gratuita e quem viaja só com bagagem de mão, pode sempre optar por alugar fantasias em algum atelier local.

Em 2023, a organização preparou um segundo local para apresentação de máscaras, na Piazza Ferretto (região de Mestre), onde crianças e adultos podiam participar do concurso online, ou simplesmente receber a foto e guardá-la como lembrança. A inscrição podia ser feita online ou diretamente no local. As fotos das máscaras foram depois publicadas e submetidas a votação online, decidindo-se o vencedor no final de cada dia e o vencedor geral no final do evento.  

Curiosamente, em 2024, o site oficial não faz qualquer referência ao concurso e não sei se isto foi um lapso ou apenas quer dizer que o concurso já é um dado adquirido.

Programa cultural

O programa cultural começa logo no dia 27 de janeiro, com uma das tradições teatrais mais famosas do mundo, a Commedia dell’Arte. Com curadoria da companhia de teatro Pantakin, os comediantes regressam à Piazza San Marco e ao Campo Santo Stefano com oito espetáculos nacionais e internacionais, que se traduzem em mais de 60 apresentações, com início no dia 27 de janeiro, das 11h30 às 17h30.

Porque o ano novo chinês coincide com o período carnavalesco e tendo em conta o tema de 2024, o programa inclui a “Magia do Ano Novo Chinês”, entre 2 e 13 de fevereiro, nos locais mais importantes de Mestre e Veneza. O evento principal acontece na tarde de 9 de fevereiro, com um impressionante desfile pelas ruas pedonais de Mestre: animais míticos avançarão festivamente, ladeados por crianças e jovens em trajes tradicionais com lanternas, para celebrar uma deslumbrante contagem decrescente para Meia-noite chinesa com o público (17h, horário local).

Para além disso, teatros e museus preparam-se para acolher espetáculos, concertos e eventos para todos os gostos, oferecendo uma programação baseada no tema do Carnaval de Veneza 2024. Destaque para as óperas La Bohème e O Barbeiro de Sevilha no teatro La Fenice.

© Carnavale de Venezia

Dicas úteis sobre Veneza

Como chegar

Do Aeroporto Marco Polo: pode optar pelo waterbus da Alilaguna, que tem quatro linhas (azul, laranja, vermelha e verde – mapa aqui). Se o seu hotel ficar perto das suas paragens, é a melhor opção. Outra opção é o autocarro ATVO (horários aqui) até à Piazzale Roma, bem perto da estação de comboios Santa Lucia. Bilhete: 8€. A partir dali poderá apanhar o Vaporetto ACTV ou um táxi-boat privado.

De outras cidades: quem chega de carro, por exemplo de Milão ou Roma, também deve estacionar na Piazzale Roma, já que os veículos não têm como circular em Veneza. Parque: entre 25€-30€/dia. Quem chega de comboio à estação de Santa Lucia, deve apanhar um vaporetto para o centro da cidade. Nós comprámos o bilhete com viagens ilimitadas para dois dias e pagámos 30€ por pessoa.

Onde ficar em Veneza

Estivemos em Veneza no período mais caro do ano, pelo que optámos por pernoitar em Pádua e chegar de comboio à cidade. O comboio rápido regional demora cerca de 30 minutos e só custa 4,95€ por trajeto. O preço do alojamento ficou a 1/3 do valor que pagaríamos em Veneza.

Utilize o nosso link do Booking para pesquisar o seu alojamento em Veneza ou Pádua. Se fizer uma reserva através dos sites parceiros d’O Berço estará a ajudar a manter o blog sem publicidade e completamente isento. E não paga mais por isso.

Taxa de entrada e taxa de turismo

Em 2019, foi aprovada uma nova taxa, para quem visita Veneza sem pernoitar, aplicável também às ilhas da lagoa veneziana como Murano e Burano, para reduzir o turismo excessivo. A medida devia ter entrado em vigor em maio daquele ano, mas o debate foi-se arrastando e a medida foi protelada, uma vez que o turismo parou nos anos de pandemia.

Veneza selecionará 30 datas partir da primavera de 2024 (ainda não divulgadas, mas que coincidirão com períodos populares como a Páscoa), para aplicar a taxa de forma experimental. Os viajantes que planeiam visitar Veneza terão de registar online a sua visita, pagar e levar consigo o QR code gerado. Quem pernoita não tem de pagar a taxa de entrada (já paga uma taxa de turismo no hotel), mas precisa registar, ainda assim, a sua visita.

Ao contrário do que se chegou a avançar, não haverá limite para o número de visitantes, mas um aumento da taxa de entrada se for atingido um determinado número de visitantes num dia específico.

Os tradicionais frittelle venezianos a acompanhar um belo chocolate-quente.

O que comer

As refeições no centro histórico de Veneza são, de uma maneira geral, caras. Caminhando um pouco para os bairros mais afastados, consegue-se preços um pouco mais simpáticos.

Tenha atenção que a maioria dos restaurantes cobra coperto (taxa por se sentar à mesa e usar a louça, entre 2€/3€ por pessoa) ou taxa de servizio (entre 10% e 15%). Em alguns lugares, o segundo imposto pode estar incluído no preço. Se quiser espreitar o histórico Café Florian, um dos mais velhinhos do mundo, terá um consumo mínimo de 10€.

Em Veneza, para além das pizzas, que são boas em todo o lado, vale a pena experimentar um tradicional spaghetti alla vongole, isto é, esparguete com mexilhões. O baccalà (bacalhau) é uma entrada muito tradicional e pode ser mantecato (tipo patê), in umido (com molho de tomate) ou alla vicentina (cozido num molho cremoso de leite, queijo parmesão e temperos).

Vários pratos são acompanhados com polenta: é o caso do arroz negro ou do baccalà mantecato. Não posso avaliar, porque tenho um trauma de infância com farinha de milho, mas fica a dica.

P.S. O objetivo desta viagem foi desfrutar do clima do Carnaval, o que significa que não conseguimos fazer um roteiro completo na cidade. Muita coisa ficou por conhecer. Se procura ajuda para organizar um roteiro em Veneza, recomendo o post Roteiro de 1 dia: 40 atrações em Veneza.

Mesmo que esteja poucos dias na cidade, vai gostar de fazer um romântico passeio de gôndola. Não é barato (80€ por 30 minutos, em 2019), mas merece a pena, uma vez na vida. Perca-se nas ruas estreitas, beba um copo de vinho junto à ponte de Rialto, ou faça uma das visitas guiadas especiais pelos segredos de Veneza.