Atualizado em 26 Outubro, 2023

Cracóvia é um dos destinos mais vibrantes da Polónia e o seu encanto estende-se a vários passeios possíveis nos arredores. Eis alguns dos programas mais interessantes perto de Cracóvia

Cracóvia é uma cidade extraordinária, com belos edifícios e um ambiente simpático, o que a transforma num dos destinos obrigatórios na Polónia. Mas e se já explorou bem o que a cidade tem para oferecer?

Há muitos lugares incríveis perto de Cracóvia que valem a pena visitar, se conseguir prolongar por mais uns dias a viagem: castelos, cidadezinhas com importância religiosa ou histórica, paisagens naturais. Aliás, dois dos locais turísticos mais visitados da Polónia ficam relativamente perto de Cracóvia.

Muitos desses lugares são facilmente acessíveis e podem ser visitados num passeio de um dia. Os amigos brasileiros têm  uma expressão engraçada, mas certeira, para designar estes programas: “bate-volta”.

Confira alguns destinos nos arredores de Cracóvia, que podem enriquecer o seu roteiro de viagem na Polónia. Se estes passeios exigirem a compra de entradas para as atrações, clique nos links para aceder aos sites oficiais.

campo de concentração de Auschwitz

Auschwitz-Birkenau (cerca de 70 km)

O local mais visitado da Polónia fica nos arredores de Cracóvia e atrai cerca de dois milhões de pessoas por ano. Trata-se do complexo de campos de concentração de Auschwitz-Birkenau na cidade de Oświęcim, transformado em museu-memorial, a cerca de 70 km de Cracóvia. 

A visita a este local onde se perpetraram tantas atrocidades é pesada, contudo o recinto pretende manter viva a memória do Holocausto, como forma de evitar que se cometam os erros do passado.

A visita compreende Auschwitz I, onde está o famoso letreiro “Arbeit Macht Frei” (O trabalho liberta)  e, a poucos quilómetros, Auschwitz II-Birkenau, uma imensa área onde foram mortas 90% das vítimas de Auschwitz. Leia: Auschwitz, uma difícil lição de história


Como chegar

Existem tours com saída de Auschwitz que incluem transporte e visita guiada. Se pretender fazer a visita de forma independente, pode chegar a Auschwitz de carro, autocarro ou comboio.

De carro, deve seguir pela E77, A4 (sair em Balin) e depois DW933. O autocarro parte da estação central de Cracóvia (Kraków Dworzec Autobusowy MDA) em direção a Oświęcim. Várias empresas fazem o percurso, sendo que a Lajkonik Bus para mesmo em frente ao museu.  O trajeto deve demorar cerca de 1h30, nos dois casos.

A viagem de comboio (trem) demora cerca de duas horas até Oświęcim. Auschwitz fica a 1,7 km da estação de comboio, distância que pode ser vencida a pé, táxi ou autocarro (linha M).

Minas de Sal de Wieliczka (cerca de 20 km)

Classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO desde 1978, as minas de sal de Wieliczka são outra atração bastante popular nos arredores de Cracóvia, ainda que não constitua um passeio muito barato, por causa do valor das visitas guiadas (obrigatórias).

Com galerias que se estendem por mais de 245 km de extensão e 327 metros de profundidade, traduzidos em nove andares ou patamares, o local é um capricho da natureza engrandecido pela engenharia humana. Tudo é feito de sal, das paredes às esculturas, capelas, candelabros, com destaque para a igreja de St. Kinga, muitas vezes chamada de “catedral de sal da Polónia”.

Se no seu apogeu a mina tinha mais de 2 mil trabalhadores, hoje é apenas uma atração turística e o sal recolhido destinado aos produtos vendidos aos turistas. Existem duas opções de visita: Tourist route (visita com cerca de 3,5 km, com início no poço Daniłowicz, que dura 2 a 3 horas) ou Miners’ route (a visita dura cerca de 3 horas e é mais interativa; pressupõe realizar algumas tarefas de mineiro).

É importante usar calçado confortável (logo no início tem que descer 350 degraus) e levar um agasalho, porque a temperatura desce no interior das minas. Também é conveniente comprar os bilhetes  previamente online ou na sede das Minas em Cracóvia (rua Wislna 12ª). Se deixar para comprar na bilheteira, corre o risco de as entradas esgotarem, sobretudo na época alta. 

Como chegar

A cidadezinha de Wieliczka fica quase a 20 km de Cracóvia e é acessível tanto de autocarro como comboio. No primeiro caso, deve apanhar o autocarro 304 na central ou numa das outras paragens dessa linha, por exemplo, junto do centro comercial Galerias Krakowska. Deve sair em Wieliczka Kopalnia Soli, que fica a poucos minutos de caminhada da entradas das minas de sal.

Também é muito fácil, e mais confortável, usar o comboio, a partir da estação central de Cracóvia (Kraków Główny), com saídas a cada meia hora, mais ou menos. O trajeto demora cerca de 20 minutos. Deve sair na paragem final do comboio: Wieliczka Rynek-Kopalnia. Por fim, pode ir de carro ou agendar um tour para as Minas de Sal de Wieliczka.

Abadia de Tyniec (cerca de 15 km)

Em tempos, chegar ao mosteiro de Tyniec, o mais antigo do país, sobranceiro ao rio Vístula, demorava um dia inteiro. Hoje, o trajeto demora menos de uma hora, de autocarro ou bicicleta, usando em grande parte a ciclovia que margeia o rio.

A sua tranquilidade atrai tanto turistas como peregrinos para um enquadramento de silêncio e oração, onde os monges seguem o lema de São Bento: ora et labora… Fundado no século XI, o mosteiro beneditino que mais parece uma fortaleza foi transformado e ampliado em várias ocasiões, em particular depois da destruição provocada pelas invasões tártaras do século XIII. 

No interior fica a Igreja de São Pedro e São Paulo, com um altar-mor rococó, púlpito barroco em forma de barco e murais do século XVI, para além do Instituto Beneditino de Cultura, um pequeno museu e biblioteca. É possível fazer uma visita guiada, que deve reservar previamente, sob pena de só encontrar guias em polaco.

Também é possível pernoitar no mosteiro, aproveitando para conversar com os monges, que são bastante acessíveis.

Como chegar

Tyniec fica muito próximo de Cracóvia, apenas 15 km de carro, o que se traduz em pouco mais de meia hora de percurso, ou um pouco mais, se optar pelo autocarro. Se a meteorologia permitir, proponho um passeio de bicicleta até à abadia de Tyniec, pois o caminho é plano e, como já referi, boa parte segue a ciclovia à beira-rio.

Algumas vezes por dia há ligação de barco, o Kraków River Tram, com partidas junto do castelo Wavel. Nós fomos de autocarro, apanhando a linha nº 112 perto do Centro de Congressos de Cracóvia depois de atravessar a ponte Grunwaldzki. Pode comprar o bilhete na máquina no interior do autocarro, pagando com cartão bancário, mas não se esqueça de validar o bilhete. O nome da paragem é mesmo Tyniec.

Aldeia de Zalipie (cerca 100 km)

Casa das Pintoras, em Zalipie Polónia

Esta pequena aldeia a pouco mais de uma hora de Cracóvia é conhecida como a mais colorida da Polónia, por causa das paredes das casas pintadas com motivos florais.  A tradição terá começado no século XIX, como forma de enfeitar a aldeia para o feriado de Corpus Christi, disfarçando as marcas do fumo.

Hoje realizam-se exposições e um concurso anual de pinturas (Malowana Chata), que estimulam a imaginação dos artistas locais. No centro de cultura conhecido como “Casa das Pintoras” é possível perceber esta tradição, ver as artistas em ação e até participar num workshop.

Conhecer a aldeia pintada de Zalipie foi uma das mais belas aventuras da nossa recente viagem pela Polónia, apesar da do dia chuvoso. Saiba mais sobre este destino fora da caixa no nosso artigo Zalipie, a aldeia florida da Polónia.

Como chegar

Não é muito cómodo chegar a Zalipie de transportes públicos, embora seja possível. Nesse caso, deve apanhar um comboio em Cracóvia até Tárnow e, dali, apanhar um mini autocarro que, infelizmente, não tem muitos horários. Leia os pormenores sobre como chegar no artigo partilhado acima. Será muito mais fácil alugar carro ou reservar uma excursão com a Get your Guide.

Zakopane (109 km)

© Marek Piwnicki – Pexels

Zakopane é daquelas cidadezinhas serenas com encantadores chalés de madeira, típicos das regiões montanhosas, no sul da Polónia e na base das Montanhas Tatra. Localizada perto da fronteira com a Eslováquia, é um destino muito procurado no inverno pelos seus desportos de neve, mas também no verão, pela possibilidade de aceder a trilhos e fazer escalada.

No Parque Nacional Tatra, que faz parte do programa de Reserva de Biosfera da UNESCO desde 1992, destacam-se os picos Kasprowy Wierch e Gubałówka, acessíveis de teleférico e funicular, como destinos de esqui.

Para além das pistas de esqui, a Snowlandia funciona nos meses mais frios. O  parque inclui um labirinto e um castelo feitos inteiramente de neve, esculturas de gelo, e uma divertida pista de tobogãs.

Mas há mais para explorar nestes cenários de vales profundos, lagoas e vegetação única. Para os fãs de montanhismo, será um prazer subir ao topo Giewont com a sua poderosa cruz de ferro – um dos símbolos das montanhas – vencer o famoso trilho Orla Perć, através dos picos das Tatras Altas ou escalar Rysy (2499 m), o pico mais alto da Polónia

Nas proximidades, encontra ainda as Termas de Chocholowska, que também podem constituir um programa divertido e relaxante.

Como chegar

De Cracóvia, é possível apanhar um autocarro ou comboio diretos até Zakopane. A Flixbus, Neo Bus e PKP Intercity são empresas que mantêm ligações de autocarro, num trajeto que demora em média 2h30. Se optar pelo comboio, a duração será um pouco superior a 3h desde a estação central (Krakow Glowny).

Também pode reservar um passeio com a Get Your Guide, que inclui o transporte, visita à cidade, degustação da gastronomia local, subida a um dos picos e paragem de algumas horas nas termas locais.

Wadowice (53 km)

© Wadowice Tourism

Wadowice é a terra-natal de Karol Wojtyla, que é como quem diz Papa João Paulo II. Esse facto transforma a cidadezinha num destino importante na Pequena Polónia (Lesser Poland). Todo o  turismo local é baseado naquela personalidade histórica.

Por exemplo, a cidade criou em 2005 o Karol Wojtyła Foot Trail, com cerca de 4,5 km, para mostrar a turistas e peregrinos 14 locais ligados à infância e adolescência do Papa. Cada um dos locais são marcados com quadros e descritos em detalhe nos guias disponíveis no posto de turismo da Rua Kościelna (em 12 línguas). Existe também uma app gratuita de apoio ao trilho.

Um dos locais mais emblemáticos é a casa de infância de Karol Wojtyla, hoje transformada em museu, que permite saber como ele vivia antes de se tornar padre.

#Dica: a casa museu desliga todos os recursos multimédia e música nas duas últimas horas de funcionamento, no último domingo do mês, como forma de acolher visitantes com perturbações do espectro do autismo e outras que tenham dificuldade em visitar o museu devido a estímulos excessivos.

kremówka
© Wadowice Tourism

O Museu da Cidade apresenta igualmente uma exposição multimédia interativa sobre a vida do Papa e Wadowice na época da sua infância. Por fim, vá a uma das pastelarias da cidade e experimente o kremówka, a iguaria favorita do Papa!

Durante uma visita à sua cidade natal em 1999, João Paulo II fez um comentário passageiro sobre o seu gosto pelo kremówka, um bolo que costumava comprar na confeitaria de Karol Hagenhuber. Resultado, quase todas as lojas da cidade passaram a vender fatias do bolo cremoso do Papa (kremówka papieska): duas placas de massa folhada recheadas com creme de baunilha.

Como chegar

O percurso de carro desde Cracóvia demora cerca de uma hora, seguindo pela  A4 e depois DK52. Contudo, existe mais que uma alternativa de estrada, pelo que aconselho a recorrer ao GPS, para optar pelo percurso mais rápido, de acordo com as condições de trânsito.

Existem também comboios diretos desde Cracóvia, com horários a cada 3 horas, sensivelmente, e que demoram cerca de 1h30 a chegar a Wadowice.

Energylandia (56 km)

Energylandia, o maior parque de diversões da Polónia, fica em Zator, a cerca de 56 km de Cracóvia. Como quase todos os parques do género, está dividido em diferentes áreas, destacando-se a Terra dos contos de fadas para os mais pequenos, a Zona Familiar (com atrações para todas as idades), a Dragon Zone, a Extreme Zone com atrações mais arrojadas e a Aqualantis, um parque aquático com uma piscina de 1800 m2.

Além de grandes atrações, como as maiores montanhas-russas do leste europeu, a Energylandia também possui cinema 7D, oferece espetáculos curtos que variam ao longo do ano bastante relacionados com circo e acrobacias, para além de encontros com as mascotes (dragões, uma tartaruga, um coelho e um leão) em dois horários diários.

Como chegar

O Parque de Diversões Energylandia está localizado em Zator, a meio caminho entre Katowice e Cracóvia, sendo facilmente alcançável de carro. Existe um shuttle desde Cracóvia, que sai às 8h30 no verão e regressa ao final do dia: bilhetes online. O serviço de shuttle funciona ainda a partir de Katowice, Varsóvia, Szubin e Wrocław.

Existe ainda um comboio (apenas um) que liga Cracóvia e Katowice ao parque. Chegando a Zator Park Rozrywki, os visitantes poderão apanhar o Energylandia Choo Choo Train, um pequeno comboio que os conduzirá à entrada do parque.

Outras sugestões perto de Cracóvia

A Polónia tem vários castelos dignos desse nome, alguns deles a algumas dezenas de quilómetros de Cracóvia. Um dos mais bonitos é o castelo Ogrodzieniec (Zamek Ogrodzieniec, foto de entrada, retirada da Wikipedia), a 63 km norte da cidade. Se estiver de carro e a caminho de Varsóvia, a capital, é fácil fazer um desvio para conhecer este lindo castelo medieval.

O castelo foi construído sobre e entre rochas calcárias, numa colina jurássica chamada Góra Janowskiego, a 515 metros acima do nível do mar e com uma vista soberba. As majestosas ruínas são bastante procuradas para casamentos, acolhendo também demonstrações medievais e outros eventos.

© Wikipedia

Para quem gosta de natureza e estiver na região de Cracóvia no final da primavera ou verão, poderá dar ainda um saltinho ao parque de Ojców (cerca de 26 km de carro), o mais pequeno dos parques nacionais da Polónia, com a sua biodiversidade, centenas de grutas e monumentos como os castelos Kazimierz e Pieskowa Skała.

Não se paga para entrar no Parque Nacional de Ojców e há também estacionamento pago, para quem pretende chegar de carro. Li algures que o autocarro 210 tem paragens perto do parque, mas não testei. Por fim, uma leitora deu-me uma dica acerca da sua experiência de rafting no rio Dunajec, curso de água que desce até à fonteira com a Eslováquia. A localidade fica a 83 km a sul de Cracóvia.