Atualizado em 2 Fevereiro, 2024

Vai levar os seus pequenos exploradores à cidade do Homem Aranha? Visitar Nova York com crianças será intenso, mas também divertido  

Nova York pode ser (e é) uma cidade agitada, mas isso não motivo para deixar os miúdos com os avós. Nada contra viagens em casal – se for romântica tanto melhor -, apenas não é preciso limitar destinos porque se tem filhos. Desde tenra idade que o Pedro viaja comigo; foi só preciso adequar o roteiro à sua idade e energia. Hoje ele é um viajante curioso, ávido e muito opinativo acerca dos destinos.

Nova York tem imensos passeios e atividades adequados a famílias. As possibilidades são tantas, que o grande desafio é montar um roteiro que não seja cansativo. Dias corridos e crianças são um binómio explosivo, que pode resvalar em birras da criançada ou ataques de nervos dos adultos, não concordam?

Ficará sempre alguma coisa para conhecer, nesta big apple a que já chamaram de centro do mundo. Portanto, relaxe, envolva as crianças no planeamento, inclua algumas atrações que sonha visitar e também programas mais orientados para os miúdos.

Alguns filmes podem empolgar as crianças em relação à viagem: Home Alone 2 (Sozinho em Casa 2, em Portugal; Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York, na versão brasileira), MIB – Man in Black, The Avengers (2012), Uma noite no museu, Madagascar 1 ou os Smurfs. Aliás, não subestime a capacidade de as crianças apreciarem uma grande metrópole onde o Homem-aranha pode aparecer a qualquer momento, suspenso entre arranha-céus.

Não importa a época, a cidade tem atividades incríveis para fazer com crianças de todas as idades. No verão, usem e abusem do Central Park e outros espaços verdes espalhados por Manhattan. No inverno, divirtam-se nas várias pistas de gelo e aqueçam com chocolate quente.

E que mais? Estudem o mapa da cidade, dividam as atrações por regiões e não incluam demasiadas atividades em cada dia. Se é a primeira visita à maior cidade dos Estados Unidos, leia também: Roteiro em Nova York | guia de viagem à big apple.

Abaixo encontra alguns dos muitos passeios e programas adequados a crianças em Nova York. Clique nos links oficiais, para informação sempre atualizada de preços e horários.

Times Square

Começamos no coração de Manhattan, com pequenos olhos a piscarem perante luzes e néons. É certo que há muita informação para processar (dê-lhes tempo), mas é provável que fiquem entusiasmados, talvez até um pouco elétricos, com os ecrãs gigantes. Sentem-se na escadaria vermelha da TKTS e absorvam aquele mundo colorido.

Várias personagens esquisitas, de Minnies a Deadpools, sem esquecer o Naked Cowboy (calma, tem um cuecão com as cores americanas, botas, viola e chapéu), deambulam na Times Square para tirarem fotos com os turistas. Não estão ali por diversão, mas a trabalhar. Se os miúdos quiserem tirar uma fotografia com alguma personagem, terão que deixar uma gorjeta.

A Times Square concentra várias lojas que vão agradar aos miúdos: Hershey’s e M&M’s world (chocolates), Disney, Pelé Store ou a loja Line Friends com os seus peluches fofos. Ali fica ainda o museu de cera Madame Tussauds (dizem que é o melhor do mundo), que inclui uma área dedicada aos super-heróis. Se tem fãs do Hard Rock – tenho amigos cujos filhos fazem coleção das t-shirts – ali encontra um, com objetos de músicos famosos e o ambiente de festa habitual.

Diversão em família no Central Park

O Central Park deve fazer parte de qualquer roteiro em Nova York, com ou sem crianças. Mas os miúdos vibram muito mais com os muitos Ticos e Tecos que povoam os relvados, sobem as árvores em alegres corridas ou atravessam as ruas do parque, com as suas caudas farfalhudas.

De resto, há muito para fazer no parque, que tem uma linda estátua em bronze de Alice no País das Maravilhas, que os pequenos costumam escalar, e um lago artificial onde crianças e adultos se reúnem para brincar com barcos, que podem ser alugados no local.

Para além das atrações tradicionais, como o Central Park Carousel, que funciona desde 1908 e começou por ser movido por animais verdadeiros, há animação diária e uma pista do gelo, a partir de novembro. Acrescente-se os 21 parques infantis ou playgrounds espalhados pelo vasto espaço (veja a lista completa com mapa), que vêm a ser restaurados ao longo dos anos.

Não podia deixar de mencionar o Central Park Zoo, apesar da ambivalência que este tipo de atração me suscita. Com mais de 130 espécies, conta com uma fazendinha onde as crianças podem alimentar os animais. E, a cada meia hora, o relógio musical George Delacorte ganha vida, quando as esculturas de animais se movem ao som da música.

esquilo no Central Park

#Dica: o Adventure Playground é um dos parques infantis mais populares do Central Park, com uma fortaleza, labirinto, pirâmide de madeira, túneis e escorregas. No verão, as fontes de água tornam a brincadeira mais refrescante.

Outros parques infantis e espaços verdes

O Bryant Park (Midtown, muito próximo da Times Square e em frente da Biblioteca Pública) é outro jardim agradável, que oferece jogos gratuitos ao ar livre, cinema e feirinhas (no verão), mercadinho de Natal e pista de gelo gratuita no inverno (só se paga o aluguer dos patins).

Perto do Chelsea Market, uma novidade interessante: Little Island, um parque flutuante instalado sobre mais de uma centena de tulipas gigantes. O espaço tem vários lugares de descanso, mas também brinquedos e instrumentos musicais para miúdos e graúdos explorarem.

Um pouco mais para sul encontra o Union Square Park, conhecido como Evelyn’s Playground, na lista dos 50 melhores parques infantis dos Estados Unidos. Seguindo sempre para sul da ilha de Manhattan, chegamos ao Battery Park, de onde partem os ferries para conhecer a Estátua da Liberdade. O parque tem uma vista linda do rio Hudson, muito espaço para caminhar e andar de bicicleta, bem como o Playscape, um parque infantil ecológico com escorregas, casa na árvore, caixas de areia, pontes suspensas, escalada e um recanto para teatros de fantoches.

Saindo de Manhattan, há o Brooklyn Bridge Park, sempre com várias atividades, relvados amplos e o belíssimo Jane’s Carousel. Finalizamos esta limitada lista em Williamsburg, no Domino Park, que inclui campos de jogos, um playground que imita uma fábrica e uma fonte de água onde as crianças brincam durante o verão — leve roupas secas para trocar. 

A pista de gelo do Bryant Park

Os clássicos de Nova York

A primeira vez em Nova York supõe alguns clássicos para além do Central Park que as crianças também podem apreciar: uma visita à Estátua da Liberdade, subir a um ou dois miradouros para ver a cidade de cima, com todos os arranha-céus e as pontes que cortam os rios Hudson e East, ou desfilar na 5th Avenue com as suas montras reluzentes.

Por exemplo, para além da sua imponência e do seu simbolismo – dava as boas-vindas aos imigrantes que atravessavam o oceano Atlântico em busca da “terra das oportunidades” –, a Estátua da Liberdade integra a rede de Parques Nacionais Americanos. Por esse motivo, o governo oferece um programa super giro e grátis para a criançada. Basta passar no centro de visitantes da Estátua ou da Ellis Island, levantar o livrinho de tarefas em inglês, preencher durante a visita e receber um pin dourado de Guarda Florestal júnior no final.

Dos observatórios ou miradouros de Nova York, um dos grandes “clássicos” é o Empire State Building, o prédio mais icónico da cidade. Depois de reformas estruturais, a visita inclui várias experiências agradáveis para as crianças, com destaque para a sala do King Kong, logo após a entrada.

Aliás, há hoje cinco grandes observatórios que disputam a atenção dos viajantes em Nova York, sendo os três primeiros os mais recentes:

Para quem viaja com crianças, o Summit One Vanderbilt pode ser o mais interessante. Para além de vista para o Empire State, o Chrysler Building e o Central Park, o edifício destaca-se pelo design. A visita inclui três andares com ambientes impressionantes criados pelo artista Kenzo Digital com espelhos, vidros e luzes que se misturam para criar ilusões de ótica. O ambiente instagramável faz deste o observatório mais fotografado de Nova York e também um dos mais concorridos.

The Edge transforma uma parte da sua plataforma de observação numa pista de no gelo ao ar livre (Sky Rink) durante os meses de inverno. Imagina patinar no gelo a 335 metros de altura, com uma vista incrível?

Empire State Building é um clássico de Nova York

Lojas temáticas em Nova York

Já mencionei a loja da Disney na Times Square, com uma infinidade de produtos e personagens, mas há muitas mais em NYC, que fazem as crianças “viajarem na maionese”.

Fao Schwarz

Neste caso, não sei se são as crianças ou os adultos que mais vibram com a loja de brinquedos celebrizada no filme Big, com uma cena onde um Tom Hanks no início de carreira tocava piano de chão. A Fao Schwartz é uma instituição americana com uma longa história, que remonta a 1870 e a Frederick August Otto Schwarz, comerciante e imigrante alemão.

Uma das lojas mais antigas dos Estados Unidos, fechou em 2015 e reabriu alguns anos depois, numa nova localização (Rockefeller Center, próxima da famosa árvore de Natal), todos os dias da semana. A minha amiga Gisele escreveu um artigo detalhado sobre esta loja de brinquedos histórica: FAO Schwarz, reabertura da icónica loja de brinquedos em Nova York

#Dica: outras lojas de brinquedos interessantes em Nova York são a Boomerang Toys, com loja física na West Broadway, e a babesta, focada em bebés e crianças bem pequenas, com os seus brinquedos de madeira.

M&M’s World

Localizada no coração da Broadway, a enorme loja M&M é “oficialmente o espetáculo mais badalado da cidade”, com a sua parede colorida de dois andares repleta de milhares de confeitos, de 15 cores diferentes. Desde 2012 que a loja permite aos visitantes personalizarem os seus M&M’s com imagens e mensagens.

Sob o mote “one for all & all for fun”, a loja possui até um analisador interativo InnerM que avalia as emoções, bem como merchandising diverso que vai de t-shirts a canecas, enfeites para a árvore de Natal, pijamas, trelas para animais de estimação ou almofadas!

#Curiosidade: quase em frente da M&M’s World fica O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, a loja em vermelhos e dourados que elevou a sardinha em lata ao estatuto gourmet.

Lego Store

Para além da loja na 5ª Avenida (em frente à Catedral de St. Patrick), a marca abriu uma segunda loja em Nova York, no Flatiron District. Ambas têm vitrines impressionantes e alguns exclusivos como o kit de construção inspirado no Museu Americano de História Natural. Na nova unidade encontra uma enorme tocha da Estátua de Liberdade ou um mural inspirado em Manhattan com o Empire State e outros prédios, táxis e roulotes de hot dogs.

Tentámos visitar a primeira loja da Lego na 5th Avenue, que está igualmente decorada com esculturas LEGO incríveis, para além de incluir cantinhos giros pra fotografar, espaços de montagem, etc., mas a fila era tão longa, na véspera da passagem de ano novo, que desistimos.

Harry Potter store

Localizada no número 935 da Broadway, a Harry Potter New York é a maior loja temática do mundo exclusivamente dedicada ao universo de Harry Potter e Animais Fantásticos. São  três andares e uma variedade incrível de produtos relacionados com a série, desde roupas, acessórios, brinquedos e objetos de coleção.

Algumas áreas temáticas recriam lugares icónicos da saga, como o Beco Diagonal e o Salão Principal de Hogwarts, com detalhes impressionantes. Para além disso, o espaço oferece experiências interativas, como o teste de varinhas, num ambiente de realidade aumentada que remete para a Ollivanders.

Junto à saída, no Butterbeer Bar, pode degustar a cerveja amanteigada (de fabrico londrino), o gelado homónimo, e outros docinhos temáticos. Apesar da entrada ser gratuita, a loja usa um método de QR code para gerir a sua capacidade. Para isso, basta passar junto à entrada, preencher o formulário (máximo de 6 pessoas) e regressar à hora prevista.

© Harry Potter Store

Broadway com crianças

As crianças também podem desfrutar das superproduções da Broadway, ainda que a maioria dos espetáculos seja recomendado apenas para adultos. Se viaja com crianças, procure os musicais da Disney como Frozen ou The Beauty and the Beast, adequados a quase todas as idades.

Entre os musicais da Broadway recomendados para crianças lista-se o imperdível e premiadíssimo Lion King (terceira mais antiga produção da Broadway ainda em palco), a extravagante superprodução Aladdin e a versão para palco de Back to the Future, todos eles recomendados para crianças com mais de 6 anos. Muitos musicais da Disney contam com áudio-guia em português, que transcreve as cenas, e que pode ser alugado diretamente no teatro.

O musical Harry Potter and the Cursed Child possui falas mais complexas em inglês, o que pode ser um empecilho, até porque a história é inédita (os filhos de Harry Potter e de Draco Malfoy constam entre os protagonistas). Porém, o aspeto visual conta bastante e o espetáculo possui efeitos especiais impactantes. A produção Harry Potter, assim como a história do feiticeiro de Oz em Wicked, são recomendadas para crianças a partir dos oito anos.

#Atenção: por regra, as crianças pagam um bilhete normal (não há tarifa reduzida) e ocupam uma cadeira do teatro. A maioria dos espetáculos não aceita crianças abaixo dos 4 anos.

Museus de Nova York

Os museus de Nova York são assombrosos e todos eles têm serviços educativos, com atividades especiais para famílias, bem como espaços de amamentação. Por exemplo, no MoMA funciona diariamente o Heyman Family Art Lab com atividades práticas gratuitas para crianças de todas as idades. O museu possui também uma playlist de áudio infantil para explorar as galerias e algumas obras de arte têm legendas escritas especialmente para os mais novos.

No Metropolitan Museum, a ala egípcia, com um templo verdadeiro do século I a.C., pode ser “really cool”, mas saiba que o museu organiza regularmente atividades dirigidas às crianças, como workshops ou horas do conto. Entretanto, há alguns espaços museológicos claramente vocacionados para o público infantil ou onde os mais novos se sentem em casa e terá que, quase literalmente, os arrastar dali para fora.

Museu Americano de História Natural

Cenário de Uma Noite no Museu (2006), o Museu Americano de História Natural é sempre uma aposta ganha e deve estar na lista de todo pequeno viajante, pois é uma das atrações mais interessantes para crianças em Nova York. O maior museu de história natural do mundo tem como destaque a exposição de fósseis de dinossauros, como um T-Rex de aproximadamente 15 metros, e de animais de todo o mundo.

Sendo uma das instituições científicas, culturais e educativas mais reconhecidas no mundo (acolhe mais de 200 cientistas), o museu contém 45 espaços de exibições permanentes, como os salões de meteoritos, pedras preciosas e minerais, bem como galerias para exposições temporárias, que exigem um  bilhete complementar.

É o caso do Hayden Planetarium, um dos maiores dos EUA, onde assistimos a um filme sobre os mundos que habitam o nosso sistema solar. Depois entrámos numa cápsula com um filme breve, acerca da formação do universo, antes de seguirmos por um caminho que assinala em metros a evolução do cosmos.

Outra exposição interessante temporária que estava disponível (janeiro 2024) era Davis Family Butterfly Vivarium, com 80 espécies diferentes de lepidópteros, incluindo a enorme mariposa atlas – um dos maiores insetos do planeta.

Intrepid Sea, Air & Space Museum

Nova York é tão surpreendente, que tem um museu instalado num porta-aviões da época da II Guerra Mundial ancorado no rio Hudson. No Intrepid Museum pode conhecer um jato supersónico e um space shuttle (réplica da Enterprise), mas o acervo possui também dezenas de aviões de guerra e um submarino nuclear.

O espaço é bastante interativo, com simuladores de voo e atividades de realidade aumentada dirigidas a crianças e adultos, que ficam doidos com tanta informação. Uma amiga visitou recentemente Nova York com os filhos e o Intrepid foi o programa preferido do seu pequeno de oito anos.

Outros museus divertidos

Num conceito mais flexível de museu, acrescentamos nas opções de passeios com crianças em Nova York o MoMath – National Museum of Mathematics, que destaca o papel da matemática em iluminar os padrões e estruturas ao nosso redor.

O Museum of Ice Cream, com a história do gelado, ambientes criativos e degustação de cinco tipos de gelados e sorvetes, é tão divertido que um jornal descreveu como “a willy wonka factory come to life that you won’t want to leave”.

Acrescente-se o Museum of Illusions, com instalações que pregam partidas aos sentidos, e o Children’s Museum of Manhattan, uma brinquedoteca gigante de quatro andares, com atividades para várias idades. Existem salas pensadas para bebés, um espaço projetado para miúdos dos 2-6 anos (Adventures of Dora and Diego), outra sala com atividades artísticas pensadas para crianças entre 3 e 10 anos (Inside Art: Create, Climb, Collaborate), ou um espaço exterior com atividades aquáticas no verão.

© Museum of Ice Cream. O museu também está presente em Singapura

Parques temáticos e de diversões

Não há grandes parques de diversões no centro de Manhattan, mas alguns espaços do género nos arredores, que podem traduzir-se numa experiência divertida. Os mais significativos são:

Nickelodeon e DreamWorks

Rumamos a New Jersey  (uns 20 minutos de carro de Manhattan) e a um complexo gigante chamado American Dream. Este shopping é tão grande que abriga no interior o parque de diversões Nickelodeon Universe, um parque aquático da DreamWorks e um ski resort chamado Big Snow. Como são espaços cobertos e climatizados, estão abertos o ano todo.

Maior parque aquático coberto norte-americano, o DreamWorks Water Park  oferece uma experiência temática com base em personagens como Shrek, Kung Fu Panda e Madagascar. Pode contar com escorregas, várias piscinas (incluindo de ondas), áreas de brincadeira, tobogãs, além das próprias personagens.

Já no Nickelodeon Universe encontra diversões tradicionais como carrosséis e montanhas-russas, salão de videojogos e as personagens correspondentes: patrulha Pata, Sponge Bob ou Dora a exploradora.

Legoland

A terceira franquia da marca Lego nos Estados Unidos – as outras duas ficam na Califórnia e na Flórida – foi estrategicamente posicionada na cidade de Goshen, a pouco mais de uma hora de carro de Manhattan [é possível ir de autocarro, com a Coach USA, que sai de Midtown]. O Legoland New York Resort inclui parque de diversões, que funciona durante uma parte do ano entre as 10h e as 19h, e um hotel com 250 quartos.

São 61 hectares, sete áreas temáticas, mais de 50 atrações e centenas de estruturas feitas de Lego. A Brick Street é basicamente a entrada do parque, com um letreiro de boas-vindas. Adiante, em Brictopia, encontra uma atração inédita, o Factory Adventure Ride, que simula uma fábrica onde os blocos possuem o tamanho das pessoas

Há também uma Miniland, com miniaturas de locais como a Golden Gate de San Francisco.  Lego City é uma cidade cenográfica que pode ser percorrida a bordo de um carro Lego, ideia que se repete no Lego Ninjago World, pequena cidade japonesa inspirada na animação homónima e disponível na Netflix.

Por fim, há uma refrescante Splash Battle entre navios de piratas e, no Lego Castle, encontra a montanha-russa kid-friendly The Dragon. Sem grande adrenalina, o espaço é dirigido às crianças pequenas e todas pagam bilhete inteiro, a partir dos 2 anos.

© Legoland

Recorde a visita ao parque original em Billund: Guia prático para visitar a Legoland na Dinamarca

Luna Park

Ótima opção de passeio para famílias nos meses de calor, o Luna Park foi fundado em 1903 durante os tempos áureos de Coney Island (final do Brooklyn). Na segunda metade do séc. XX, a região passou por uma crise e a maioria dos parques de diversões fechou. O espaço reabriu em 2010, com novas atrações e também as clássicas, como a montanha-russa que operou em Coney Island desde os anos 1920 até 1982. 

Hoje, a região tem novamente a atenção de locais e turistas com o seu ar vintage, sobretudo no verão, quando o parque abre diariamente – durante o resto do ano, abre somente aos fins de semana. A entrada no parque é gratuita, mas para usar os brinquedos deve comprar um cartão recarregável com créditos ou uma pulseira que dá acesso ilimitado a quase tudo.

Além do parque, Coney Island oferece várias atrações (por exemplo, o New York Aquarium), praia e restaurantes ao longo do pier, com destaque para o Nathan’s Famous, que promove a famosa competição de quem come mais cachorros-quentes no feriado do 4 de julho.

Luna Park é um sucesso entre as famílias
© Luna Park

#Dica: As linhas de metro que vão até Coney Island são a N, Q, D e F. 

Circular em NY com crianças

A forma mais prática de circular em Nova York é de metro, mas para quem visita a big apple com crianças a tiracolo o BIG BUS hop-on, hop-off pode dar bastante jeito.

As leis de transporte de crianças variam de Estado para Estado americano, sendo que em Nova York é permitido transportar crianças com menos de sete anos e bebés no colo, com o cinto de segurança, em táxis, Uber e transfers. No entanto, recomenda-se aos turistas que tragam a sua cadeirinha, que o dono do transporte tem que deixar instalar. O caso muda de figura caso alugue carro.

A lei do estado de Nova York exige que todos os passageiros até aos oito anos usem um sistema de retenção infantil adequado quando viajam num veículo motorizado, independentemente da posição sentada. Crianças devem viajar numa cadeirinha voltada para trás, pelo menos até aos 2 anos; a partir daí pode ser numa cadeirinha ou assento elevatório.

Assim, é necessário solicitar cadeirinha à empresa de aluguer (eu costumo reservar através da Rentalcars), ou viajar com a sua, caso tenha crianças pequenas. Dependendo da idade, é possível usar uma cadeirinha ou booster portátil como o da Mifold.

Comer em Nova York com crianças

É fácil alimentar as crianças em Nova York: há comida italiana em todos os cantos, há restaurantes étnicos e comida orgânica. E há fast-food, claro (aqui em casa não somos muito adeptos, mas provámos e aprovamos o Shake and Shack, que até tem hambúrgueres vegetarianos). Os mercados gastronómicos têm sempre muita oferta, o que pode simplificar a alimentação de uma família com gostos muito diferentes.

Entre estes, destaca-se o interessante Chelsea Market (75/9th Avenue), com dezenas de restaurantes, cafés, banquinhas de comida e mini mercados. Ali encontra frutos do mar frescos, sandes, pizza, comida asiática, tacos e comida de rua, fruta, sobremesas variadas (vendem-se pastéis de nata, mas confesso não tive coragem de provar) ou chocolates artesanais.

Em frente, e muito mais tranquilo, fica outro mercado, o Pier 57, onde pode experimentar a famosa lagosta do The Lobster Place. Se o tempo convidar, pode-se comer no terraço, com vista para o skyline e para a Little Island.

Há também duas unidades Eataly na cidade, com muitas massas e pizzas: o Eataly NYC Flatiron (200/5th Avenue), e o Downtown Eataly, dentro da mega-estação de comboios Oculus, onde almoçámos com uma lista vista panorâmica. Nos bairros de Little Italy e Chinatown também encontra lugares bons para comer.

Se não prescinde de um prato de sopa, leve os miúdos ao Whole Foods Market, onde pode escolher o almoço no buffet (comida autêntica e, na maioria das vezes, orgânica), pagando a peso. Encontra muitas mais sugestões para comer no nosso guia sobre Nova York.

Posto isto, convenci-os a visitar Nova York com crianças? Ficaram com alguma dúvida ou têm alguma sugestão a acrescentar?