Atualizado em 22 Fevereiro, 2024

Já palmilhou Nova York de lés a lés, conheceu todos os clássicos, e procura um roteiro alternativo na cidade que nunca dorme? Leia as nossas sugestões para tornar a visita à big apple uma experiência inesquecível

A lista de passeios e programas em Nova York é muuuuuito longa. Numa primeira visita, é natural começar pelas atrações tradicionais – aquilo a que chamo de clássicos, listados no nosso artigo Roteiro em Nova York: guia de viagem à big apple. Claramente, uma cidade tão grande está cheia de possibilidades, lugares secretos para descobrir e passeios diferentes, que permitem aproveitá-la como um verdadeiro nova-iorquino.

A nossa estadia em Nova York coincidiu com o aniversário do meu marido, pretexto para planear várias surpresas que, estou certa, tornaram esta uma das suas viagens favoritas. Ele adora o bulício de uma grande metrópole, de observar as pessoas nas ruas e imaginar o que fazem e para onde se dirigem, portanto, NY foi o cenário perfeito para uns dias especiais.

Se também pretende um roteiro fora da caixa, off the beaten path, pode considerar alguns programas e lugares menos óbvios, como o Jardim Botânico da cidade no Bronx ou o Cloisters, um museu de arte medieval que pertence ao MET, no norte de  Manhattan, rodeado de jardins e vista para o rio Hudson.

Vejamos, com um pouco mais de detalhe, outros programas alternativos na cidade (alguns já experimentados, outros na lista para a próxima visita à big apple).

© Hellotickets

Conhecer cenários das séries/participar num talk-show

Os aficionados da sétima arte vão vibrar com um tour pelos cenários de televisão e do cinema. Afinal, Nova York serviu de cenário para diversas produções. Existem passeios relacionados com várias séries famosas, como a Friends Experience ou a excursão em cenários Gossip Girl.

Que tal assistir à gravação de um talk show durante a sua estadia em Nova York? As entradas são gratuitas, ainda que não muito fáceis de conseguir, bastando registrar-se e selecionar a(s) data(s) desejada(s).

Depois é torcer para ter sorte – será notificado se foi convidado a participar, através de um email com informações de horários, local e regras de vestuário. Isto é válido para programas como The Late Show (com o Stephen Colbert), The tonight show com o comediante Jimmy Fallon, the Daily Show ou ainda Late night.

#Dica: podem inscrever-se para assistir à gravação de um programa de televisão em Nova York pessoas a partir dos 16 anos.

Sobrevoar NYC

Outro programa incrível é conhecer Nova York do céu, num passeio de helicóptero que permite ver do alto os principais pontos turísticos da cidade. Muitas empresas oferecem o serviço, algumas delas com voos de portas abertas sobre os arranha-céus de Manhattan.

Para obter imagens de alta qualidade, várias empresas alugam máquinas profissionais antes da partida e dão dicas de fotografia, já que as rotas incluem os melhores ângulos da cidade para eternizar na memória e em imagem. Eis algumas opções:

Fazer uma surpresa na Times Square

Já imaginou aparecer num dos ecrãs gigantes da Times Square? Isso não só é possível, como é fácil e relativamente barato. Basta instalar a aplicação da TSX Entertainment no telemóvel, criar uma conta gratuitamente e depois fazer upload de um pequeno vídeo de 15 segundos ou, em alternativa, várias fotos.

A app permite fazer alguma personalização, como incluir uma mensagem de parabéns. Parece que esta é uma opção muito popular para pedidos de casamento, mas pode ser engraçada noutras circunstâncias. Por exemplo, as grávidas podem anunciar ali ao mundo o sexo do bebé.

Salvo o vídeo, basta escolher dia e hora em que se pretende que a surpresa apareça no ecrã gigante da Times Square, junto às escadas vermelhas da bilheteira da TKTS. No dia escolhido, recebe uma notificação cerca de 10 minutos antes, basta abrir a app e acompanhar a contagem decrescente. Voilá, um momento emocionante e inesquecível.

Ver um jogo de basquete ou outro desporto

Partilhámos o calendário dos principais desportos que animam a cidade no nosso guia sobre Nova York. De forma resumida, as opções são basebol (jogos dos Mets ou Yanks), o US Open de ténis, hóquei no gelo NHL, futebol americano NFL ou basquetebol.

No nosso caso, comprei bilhetes para um jogo da NBA, cuja temporada começa em meados de outubro. Há duas opções para quem gosta de basquetebol ou simplesmente tem curiosidade em relação ao fenómeno NBA: um jogo no Madison Square Garden (casa dos New York Knicks) ou no Barclays Center (The Nets).

O Madison Square Garden fica bem no centro da cidade, enquanto o Barclays Center está localizado no Brooklyn. Quanto aos bilhetes, um jogo dos Knicks pode ser o dobro ou o triplo do preço de um bilhete para os Nets, pelo simples facto do campo ser mais afastado.

Não há que ter receio de regressar ao hotel de noite, após um jogo de basquete no Brooklyn: existe uma estação de metro praticamente em frente do Barclays Center e grande parte do público vai fazer o mesmo trajeto rumo a Manhattan. Reserve os seus bilhetespara um jogo dos Nets aqui.

© Barclays Center

Backstage da Broadway

Assistir a uma das fabulosas produções da Broadway é um programa tradicional (e imperdível, na minha opinião) em Nova York. Mas pode fazer um upgrade a essa experiência já de si fantástica, fazendo um tour com um ator e espreitando um ensaio de um espetáculo off-Broadway.

Pode reservar o passeio através da Get Your Guide, percebendo como é um dia na vida de um membro de uma companhia. A empresa Broadway Plus também oferece várias experiências de backstage na Broadway, ainda que não acessíveis a todos os bolsos.

Fazer um ensaio fotográfico

Não sei o que acontece nas vossas viagens, mas aqui em casa é comum eu tirar todas as fotografias (mais de 90%, seguramente). Não raras vezes, termina a viagem e eu não tenho um registo meu. Desta vez não deixei isso  acontecer e agendei uma sessão fotográfica no Central Park.

No dia anterior recebi uma mensagem do fotógrafo para combinar o ponto de encontro, na entrada no parque, e o resultado foi muito simpático. Alguns dias depois, recebi um link para aceder e descarregar as fotos editadas. Outros cenários muito solicitados são a própria Times Square e os arredores da ponte de Brooklyn.  

ensaio fotográfico no Central Park

Caiaque no rio Hudson

Entre o final de maio e outubro pode andar de caiaque no rio e desfrutar da linha do horizonte de Manhattan a partir da água.  A empresa que oferece esta atividade gratuita é a Manhattan Community Boathouse, no pier 96, perto do Museu Intrepid Air and Space (uma das nossas sugestões para quem visita Nova com York crianças).

Não é necessário fazer uma reserva, basta ir até a doca assinar um documento declarando que sabe nadar. Depois, pode guardar as suas coisas num armário, antes de mergulhar na água. Os monitores  mostram como entrar no barco e remar, dando-lhe um colete salva-vidas. Os passeios de caiaque no rio Hudson duram 20 minutos e decorrem numa área delimitada por boias.

Visitar a sede da ONU

A nossa família encara as viagens como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal. Não raras vezes, adicionamos passeios às férias familiares que reforçam as aprendizagens que o Pedro fez na escola. Durante a nossa passagem por Nova York, fizemos uma visita à sede mundial da ONU, em Manhattan, que motivou um artigo detalhado no blog.

 A visita guiada foi uma oportunidade para refletirmos em conjunto acerca do papel desta organização no mundo e sobre a influência das nações mais poderosas nos destinos do planeta.

sede da ONU em Nova York

Assistir a uma missa com coro gospel

Uma das coisas mais originais para fazer em Nova York é rumar ao bairro do Harlem, epicentro da cultura afro-americana e da defesa dos direitos civis nos Estados Unidos desde o início do século XX. Isto foi acompanhado pelo florescimento de um movimento artístico-musical liderado por Duke Ellington e Ella Fitzgerald, em locais como o lendário Cotton Club.

Escolha um domingo para fazer um tour pelo Harlem com uma missa gospel, para conhecer o lado mais autêntico deste bairro e pontos históricos como o Teatro Apollo [uma das salas de música mais conhecidas dos Estados Unidos e também reduto dos artistas negros da cidade, listada no Registro Nacional de Lugares Históricos], o Cotton Club ou a Mansão Morris Jumel, local histórico importante no contexto da revolução americana.

O passeio inclui a visita a uma igreja local – a Abyssinian Baptist Church é uma das mais populares, mas espere longas filas para o serviço das 11h da manhã – para um serviço evangélico, que combina canto gospel e sermão e dura cerca de duas horas. Também pode assistir a uma missa gospel na igreja evangélica Brooklyn Tabernacle, no Brooklyn, todos os domingos (espreite a qualidade do seu coro no vídeo abaixo).

#Dica: não é permitido captar imagens durante o serviço religioso, que exige igualmente um código de vestuário respeitoso. Também é deselegante sair antes do final, afinal, trata-se de um serviço religioso e não de um evento turístico.

Arte urbana no High Line Park

Um parques mais originais de Nova York é o High Line Park, construído sobre uma antiga linha ferroviária elevada, no lado oeste de Manhattan. Ao longo dos seus 2.5 km, percurso que começa perto do complexo Hudson Yards (novo e moderno bairro na Midtown) e do irreverente The Vessel, este parque é rodeado de arranha-céus, edifícios de design e esculturas interessantes.

Se sair na Rua 23 e explorar a área, pode ver alguns dos murais do artista brasileiro Eduardo Kobra, sendo os três mais marcantes: NY² (com um Einstein a expressar o seu amor ao quadrado pela cidade); Monte Rushmore na fachada do Empire Diner (homenagem aos artistas Andy Warhol, Frida Hahlo, Keith Haring e Jean-Michel Basquiat) e Tolerância, protagonizado por Gandhi e pela madre Teresa de Calcutá.

Se é fã de street art, poderá estar interessado numa aula de grafitti no Brooklyn ou na excursão a pé pela arte urbana do Bushwick, igualmente no Brooklyn.

Empire State ao nascer do sol

O Empire State Building é um clássico nos roteiros em Nova York e com toda a lógica. Contudo, muitos não sabem que o miradouro fica aberto até à 1h da manhã. Depois das 22h00, o número de visitantes é bastante menor, talvez pela dificuldade de captar boas fotografias do skyline noturno. Li também que um saxofonista se apresenta no 86º andar, entre as 22h e as 1h00, de quinta a sábado (algum de vocês já assistiu?).

Outro programa interessante é assistir ao nascer do sol neste edifício icónico de Nova York e um dos mais famosos do mundo, antes da sua abertura ao público em geral.

Quais destas experiências incomuns gostaria de viver em Nova York? Claro que as opções citadas são apenas algumas das milhares que existem na cidade, se tiver sugestões adicionais para um roteiro em nova York fora do óbvio, acrescente na caixa dos comentários.