Atualizado em 20 Abril, 2021

São símbolos de fé, destinos de peregrinação e de culto, e também testemunhos arquitectónicos de uma época. Hoje estreio uma nova rubrica, dedicada aos templos em que tenho tropeçado, nas minhas deambulações

Não sou uma pessoa particularmente religiosa, mas encontro sempre tempo para entrar numa igreja, templo, mesquita ou sinagoga. São locais carregados de simbolismo e de história que, não raras vezes, se revelam através de pormenores super interessantes, bizarros, ou mesmo hilariantes!

A primeira estrela desta rubrica é a Catedral de Santiago de Compostela (Galiza, Espanha), que conheci há uns anos, graças a um casal amigo que se mudou, de armas e bagagens, para La Coruña. Nesta igreja maravilhosa, classificada pela Unesco como património da humanidade em 1985, repousa o apóstolo Santiago Maior, num túmulo de prata.

O actual edifício foi mandado construir por Afonso VII (em 1075 ou 1077), sobre os restos de uma capela destruída nas campanhas contra os mouros. Deste símbolo das cruzadas contra os “infiéis”, podemos destacar a fachada principal, conhecida por obradoiro, ou seja, “trabalho de ourives”. O pórtico na entrada Oeste, de Mestro Mateo, é considerado também uma obra-prima da arquitectura.

A mística dos Caminhos de Santiago, iniciados durante a Idade Média, continua bem viva. O santo padroeiro e protector do reino da Espanha atrai mais de 100 mil visitantes por ano, o que faz da Catedral de Santiago de Compostela um dos destinos de peregrinação mais populares do mundo.

O pormenor super engraçado da Catedral é o seu turíbulo, que pesa mais de 60 kg (vazio) e que começou a ser usado no século XIV, para disfarçar o cheiro dos peregrinos. Também chamado de “bota-fumeiro”, é agitado por vários acólitos até quase tocar o tecto da catedral.

Uma dica para os futuros visitantes desta charmosa cidade medieval: não deixem de provar as Tortas de Santiago. São uma perdição de amêndoa e ovos!

O caminho português até Compostela, ao longo da costa, é lindo. Inclui paragem em Baiona e Pontevedra, por exemplo. Se tiver tempo para um pequeno desvio, deve incluir também as incríveis ilhas Cíes, ao largo da costa da Galiza.

Horário: o santuário está aberto todos os dias das 9h00 às 20h00 (acesso pela porta de Platerías) | Sobre horários e preços para o tesouro-museu, consulte do site oficial da catedral aqui