Atualizado em 6 Janeiro, 2021

As vozes de veludo de Sinatra, Nat King Cole, Dean Martin ou mesmo do Michael Bublé cantam White ChristmasWalking In a winter wonderlandLet it snow ou Frosty the Snowman

Tudo porque, nesta altura do ano, um bonito conto natalício nos assalta o imaginário, com neve, música e muita luz.

Pois aí vou eu cantarolando (felizmente vocês não me conseguem ouvir!), à medida que escrevo este post com a ajuda de amigos, leitores e família. Porque esta é uma época de partilha e porque as ruas estão lindas e iluminadas.

Este roteiro de Natal parte da cidade-berço, onde as Boas Festas recebem os visitantes logo à saída da auto-estrada. O centro histórico de Guimarães, património da Humanidade da UNESCO, está ainda mais bonito por estes dias.

Aqui não muito longe, a invicta cidade do Porto acendeu dois milhões de LED no primeiro dia de Dezembro, momento simbolicamente assinalado nos Aliados, onde se ergue a árvore de Natal de 30 metros de altura, com música e fogo de artifício. Duas pistas de gelo foram entretanto inauguradas, na Batalha e na Boavista.

© Grupo Santiago

© jn.pt

 

Em Lisboa, o orçamento para a iluminação de Natal duplicou em relação ao ano passado, o que resultou num cordão de luz com mais de 164 quilómetros. O Terreiro do Paço continua a ser o coração da cidade, com a sua árvore da altura de um prédio de 10 andares e a sua tradicional pista de gelo, como revela o vídeo divulgado pela Câmara Municipal de Lisboa.

De Lisboa voamos até a capital espanhola, onde a quadra começa oficialmente com o sorteio da lotaria do Natal, el Gordo. Aceitamos a companhia da Susana Almeida, do blog Desbravando Madrid, para um passeio nestas ruas enfeitadas e a animação que nunca abandona a cidade madrilena. Que tal apanharmos o Navibus, para ver as luzes um pouco mais de perto? Até porque as temperaturas estão muito amenas para esta altura do ano (culpa do aquecimento global??).

© Desbravando Madrid

© Navibus divulgação

Um pouco mais para Norte, as temperaturas caem finalmente. Em Zurique, a minha linda sobrinha e afilhada (conheçam o seu instagram aqui) vive tudo aquilo que podemos querer para o Natal: tudo começou no dia 6 de Dezembro, o Dia de S. Nicolau, quando as crianças receberam tangerinas, amendoins e os bolinhos de mel e especiarias chamados lebkuchen.

A neve cobre os telhados, as luzes alumiam as ruas, que cheiram deliciosamente a canela e vinho quente e onde se multiplicam os mercados de Natal. O mais famoso é o Kristkindlimarkt, na estação central, um dos maiores mercados indoor da Europa, onde brilha a árvore de Natal Swarovski com cristais verdadeiros.

Outra cidade conhecida pelos seus românticos mercados de Natal é Praga. O meu sobrinho Bruno (já vos falei dele aqui), por lá a fazer Erasmus, enviou-nos algumas imagens da capital da República Checa, onde a Praça Velha parece ainda mais mágica do que o habitual, com as barraquinhas de artesanato, fantoches e também as especialidades locais, como salsichas e vinho quente.

© Patrícia Matos

© Bruno Antunes

Para terminar este passeio natalício, apanhamos um avião até ao hemisfério sul, onde o Natal chega com sol em vez de neve. No Rio de Janeiro, os patrocínios parecem ter-se esgotado com os Jogos Olímpicos pelo que, pela primeira vez em quase duas décadas, não haverá árvore na Lagoa (notícia aqui). A cidade maravilhosa estará um pouco menos brilhante, neste Natal.

Rumando para sul, chegamos a Estrela (Rio Grande do Sul), onde a Adriana Lara, do Tititi da Dri, nos recebe de braços abertos. Com uma grande comunidade alemã, responsável pelo anual Festival do Chucrute, a pequena cidade aperaltou-se para receber o Papai Noel.

© Tititi da Dri

O espírito natalício já chegou às vossas cidades? Contem-me tudo, queridos leitores.
Feliz Navidad! Frohe Feiertage! šťastné svátky! 圣诞节 快乐! BOAS FESTAS!