Atualizado em 6 Janeiro, 2021

As vozes de veludo de Sinatra, Nat King Cole, Dean Martin ou mesmo do Michael Bublé cantam White ChristmasWalking In a winter wonderlandLet it snow ou Frosty the Snowman

Tudo porque, nesta altura do ano, um bonito conto natalício nos assalta o imaginário, com neve, música e muita luz.

Pois aí vou eu cantarolando (felizmente vocês não me conseguem ouvir!), à medida que escrevo este post com a ajuda de amigos, leitores e família. Porque esta é uma época de partilha e porque as ruas estão lindas e iluminadas.

Este roteiro de Natal parte da cidade-berço, onde as Boas Festas recebem os visitantes logo à saída da auto-estrada. O centro histórico de Guimarães, património da Humanidade da UNESCO, está ainda mais bonito por estes dias.

Aqui não muito longe, a invicta cidade do Porto acendeu dois milhões de LED no primeiro dia de Dezembro, momento simbolicamente assinalado nos Aliados, onde se ergue a árvore de Natal de 30 metros de altura, com música e fogo de artifício. Duas pistas de gelo foram entretanto inauguradas, na Batalha e na Boavista.

© Grupo Santiago

© jn.pt

 

Em Lisboa, o orçamento para a iluminação de Natal duplicou em relação ao ano passado, o que resultou num cordão de luz com mais de 164 quilómetros. O Terreiro do Paço continua a ser o coração da cidade, com a sua árvore da altura de um prédio de 10 andares e a sua tradicional pista de gelo, como revela o vídeo divulgado pela Câmara Municipal de Lisboa.

De Lisboa voamos até a capital espanhola, onde a quadra começa oficialmente com o sorteio da lotaria do Natal, el Gordo. Aceitamos a companhia da Susana Almeida, do blog Desbravando Madrid, para um passeio nestas ruas enfeitadas e a animação que nunca abandona a cidade madrilena. Que tal apanharmos o Navibus, para ver as luzes um pouco mais de perto? Até porque as temperaturas estão muito amenas para esta altura do ano (culpa do aquecimento global??).

© Desbravando Madrid

© Navibus divulgação

Um pouco mais para Norte, as temperaturas caem finalmente. Em Zurique, a minha linda sobrinha e afilhada (conheçam o seu instagram aqui) vive tudo aquilo que podemos querer para o Natal: tudo começou no dia 6 de Dezembro, o Dia de S. Nicolau, quando as crianças receberam tangerinas, amendoins e os bolinhos de mel e especiarias chamados lebkuchen.

A neve cobre os telhados, as luzes alumiam as ruas, que cheiram deliciosamente a canela e vinho quente e onde se multiplicam os mercados de Natal. O mais famoso é o Kristkindlimarkt, na estação central, um dos maiores mercados indoor da Europa, onde brilha a árvore de Natal Swarovski com cristais verdadeiros.

Outra cidade conhecida pelos seus românticos mercados de Natal é Praga. O meu sobrinho Bruno (já vos falei dele aqui), por lá a fazer Erasmus, enviou-nos algumas imagens da capital da República Checa, onde a Praça Velha parece ainda mais mágica do que o habitual, com as barraquinhas de artesanato, fantoches e também as especialidades locais, como salsichas e vinho quente.

© Patrícia Matos

© Bruno Antunes

Para terminar este passeio natalício, apanhamos um avião até ao hemisfério sul, onde o Natal chega com sol em vez de neve. No Rio de Janeiro, os patrocínios parecem ter-se esgotado com os Jogos Olímpicos pelo que, pela primeira vez em quase duas décadas, não haverá árvore na Lagoa (notícia aqui). A cidade maravilhosa estará um pouco menos brilhante, neste Natal.

Rumando para sul, chegamos a Estrela (Rio Grande do Sul), onde a Adriana Lara, do Tititi da Dri, nos recebe de braços abertos. Com uma grande comunidade alemã, responsável pelo anual Festival do Chucrute, a pequena cidade aperaltou-se para receber o Papai Noel.

© Tititi da Dri

O espírito natalício já chegou às vossas cidades? Contem-me tudo, queridos leitores.
Feliz Navidad! Frohe Feiertage! šťastné svátky! 圣诞节 快乐! BOAS FESTAS!

Planeie a sua próxima viagem

Faça as suas reservas através dos links parceiros. Não paga nem mais um cêntimo e para mim faz toda a diferença

  • Encontre os melhores hotéis no  BookingÉ onde eu faço as minhas reservas
  • Se precisa de transporte próprio, alugue um carro com a Rentalcars 
  • Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando o Get your Guide 
  • Faça um seguro de viagem com a Iati seguros (beneficia de 5% de desconto com este link).

Este post pode conter links de afiliados

Partilhar
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Relacionados

27 Comentários

  1. Adriana LARA

    Como sempre tu me emocionas querida amiga.. Me sinto honrada em ter sido a escolhida para 'fechar' o post.lindo, que nos remete a vários natais pelo mundo… Mas fiquei salivando para ver a minha amada Lisboa e a sonhada Guimarães devidamente vestidas para o Natal, in loco '.. sabe-Se la o que o futuro nos reserva.. Talvez eu seja um dia abençoada com tão lindas imagens. . Bjs amada… Com cheirinho de canela, noz moscada, maçã e gengibre 'merry Christmas my sweet friend!' Bjs no lindo explorador que acredito já não mais tão pequeno!

  2. Mariazita

    Uma linda reportagem, querida Ruthia.
    Percorremos quase todo o mundo na tua companhia…
    Já que não é possível fazê-lo "realmente", é óptimo poder "voar" por todos esses países, ainda que só virtualmente.

    Desejo-te, a ti e a toda a família, umas Festas muito felizes, com muita Alegria, Paz e Amor.

    Votos de uma semana muito feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    1. Ruthia

      Esta é a altura de repousarmos no lugar onde mora o nosso coração e desfrutar do tempo em família. Viagens virtuais também são fantásticas, sorbetudo quando nos aproxima de tanta gente amiga. Boas Festas, Mariazita!

  3. Unknown

    Muito bacana ver Estrela brilhando pelo mundo e espalhando esplendor pela internet….bela publicação, Feliz Natal!

    1. Ruthia

      Obrigada pela sua presença e pelo seu comentário.
      Feliz Natal, caro estrelense (suponho que seja conterrâneo da Adriana).

  4. lua singular

    Adoro o Natal da pequena cidade em que moro, sempre foi muito bem enfeitada. Agora com a transição de prefeitos, acredito que não haverá nada.
    Sempre tirei fotos colocava no blog.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    1. Ruthia

      É uma opção política, claro. Até porque o dinheiro gasto com luzes de Natal poderia ser gasto em muitas outras coisas. Mas, por outro lado, toda essa animação atrai gente às ruas mais antigas e ao comércio tradicional. Resulta numa mistura de sentimentos, mas que é lindo de se ver e viver, ai isso é!
      Beijinho

  5. Julia Tigeleiro

    O Natal é isso…o "calor", a alegria, a nostalgia e acima de tudo a fraternidade universal. Um beijo.

    Júlia Tigeleiro

    1. Ruthia

      Olá Júlia, seja bem vinda. Obrigada pela presença e pelo comentário caloroso. Já fui espreitar as fotografias do seu espaço.
      Beijinho

  6. Jussara Neves Rezende

    Adorei este passeio natalício em sua companhia, Ruthia. A minha cidade, que é uma das mais sem graça do planeta, está linda toda iluminada… chega a parecer a Star Hollow das Gilmore Girls, rs.
    Abraço!

  7. Jaime Portela

    Gostei do teu "passeio natalício", que acompanhei com interesse.
    Na minha terra há umas quantas luzinhas, mais nas casas que na via pública. Mas é Natal na mesma…
    Bom fim de semana e um FELIZ NATAL, querida amiga Ruthia.
    Beijo.

  8. A Casa Madeira

    Amei o passeio.
    Aproveito para te desejar uma belo
    natal e uma boa entrada de ano.

  9. Zilani Célia

    OI RUTHIA!
    UM POST BEM NATALÍCIO, ADOREI, A NÃO SER PELO FATO DE QUE AQUI NO BRASIL, EM TODOS OS ESTADOS ESTE ANO SENTIREMOS A DIFERENÇA DE NATAIS ANTERIORES, DEVIDO AOS POUCOS RECURSOS DESTINADOS AO MESMO. O QUE MAIS ENTRISTECE É SABERMOS QUE TUDO ISSO SE DEVE A ADMINISTRAÇÕES DESASTROSAS E " ROUBOS" NOS COFRES PÚBLICOS O QUE ARRASTOU NOSSO PAÍS AO CAOS QUE ESTAMOS VIVENDO NO MOMENTO.
    DESCULPA O DESABAFO AMIGA, JUSTO NESTE POST TÃO LINDO.
    ABRÇS

    1. Ruthia

      Não precisa pedir desculpa. Por muito que tentemos ver o lado positivo da vida, a corrupção e o desgoverno afecta-nos a todos. Apesar dos meus posts terem sempre uma nota de alegria (na medida do possível), acredite que vivo muito intensamente os principais dramas da Humanidade, Lani.
      Abraço

  10. Elvira Carvalho

    Obrigado por este luminoso passeio. Estas iluminações natalícias dão um brilho às cidades, que nos encantam
    Um abraço e um Santo e feliz Natal.

    1. Ruthia

      Não sabia da existência de um Pai Natal gigante em Águeda. Vou já pesquisar isso.
      Beijinho

  11. Ana Christ

    Querida, acho que meu comentário anterior não foi!
    Deixo aqui meus mais sinceros votos de Feliz Natal pra voce, Pedrinho e Miguel. 2016 me deu muitos presentes e, sem dúvida, um deles foi ter conhecido você. quE 2017 seja ainda melhor para todos nós! Um beijo grande

    1. Ruthia

      Ownnnn, obrigada pelo carinho, Ana. Também adorei conhecer-vos e a minha casa estará sempre aberta para ti e para o Tiago. Vais passar no Natal no Malaui?
      Mil beijinhos e boas festas

  12. Marineide Dan Ribeiro

    No grande palco da vida passam-se os anos,
    mudam-se os capítulos, trocam-se alguns atores
    e alguns espectadores são substituidos, mas a
    verdadeira beleza desta história está nas personagens
    que permanecem nas cenas mais queridas.
    A todas as personagens que estiveram comigo este ano,
    que participam e participarão dos próximos capítulos
    de minha vida desejo Boas Festas, Feliz Natal e um
    Ano Novo cheio de paz, magia e esperanças!!!

  13. Clara Lucia

    Ruthia, um Natal iluminado pra vc e sua família! Muita paz, saúde, fraternidade e muito amor pra todos! Beijos!

  14. Beatriz

    Um bom e feliz natal para você Ruthia!!!
    Portugal é sempre lindo nesta época, cheio de luz a magia…. enquanto aqui no Brasil estamos num verão escaldante e o natal passa derretendo, rs!

    Grande beijinho e um ano novo iluminado!!!

    Bia
    http://www.biaviagemambiental.blogspot.com

  15. AC

    Feliz Natal, Ruthia, para ti e para os teus, e que o Pedrinho se deixe inundar de encantamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

JPG_1606302493785

Ruthia Portelinha

Viajante, chocólatra, leitora compulsiva, mãe. Está a aprender chinês porque sim.

Posts Populares
Fundador da ABVP
Viagens de uma Vida
Livro viagens de uma vida
Viagem de grupo a Marrocos

7 dias em Marrocos 430 euros
Marrakech até Deserto do Saara
>> Viagem de Grupo Marrocos <<