Atualizado em 13 Abril, 2021

O nome do 6º país mais pequeno do mundo não é fácil para os falantes não germânicos.  Entalado entre a Suíça e a Áustria, entre o rio Reno e os Alpes, o Liechtenstein (é assim que se escreve) afirma que “great things come in small packages”

Não tem exército ou moeda própria, aeroporto ou rede de comboios. Basta cerca de meia hora de carro para o atravessar de uma ponta à outra. E, no entanto, é um dos países mais ricos do mundo, governado por um príncipe-empresário que se pode encontrar na rua como qualquer cidadão comum.

Tem tradição na arte da filatelia, produz excelentes vinhos e queijos e, à semelhança da nação vizinha, é um centro bancário e financeiro. Exporta dentaduras… Vamos conhecer melhor este minúsculo e peculiar país?

Começamos esta jornada no quilómetro zero, em Vaduz, bem ao lado do posto de turismo da Städtle Street, ponto que marca o início de todas as estradas e caminhos, medidos em 1864. Carimbado o passaporte pela módica quantia de 3 francos suíços, partimos para explorar a capital, também ela pequenina e um aprumo de organização e limpeza.

© Liechtenstein Marketing

As principais atracções da cidade, lojas e restaurantes desfilam ao longo desta rua pedonal. Num extremo fica a igreja neo-gótica de S. Florin (1873), construída sobre as fundações de um templo medieval e elevada ao estatuto de catedral pelo Papa João Paulo II nos anos noventa.

Ultrapassada  a praça Peter Kaiser, onde se concentra o belo edifício do governo desenhado por um arquitecto austríaco e o Landtag (parlamento), surgem o Museu Nacional, o Museu do Selo, a Câmara do Tesouro e o Kunstmuseum Liechtenstein de arte moderna, anunciado por uma linda escultura de Botero no meio da rua. A caminhada termina dois minutos depois, junto da Câmara Municipal.

Lá no alto, a 120 metros de altura, o Schloss Vaduz (castelo) reina sobre a paisagem. Adquirida pela família real no século XVII, quando assumiram o controlo da região, a fortaleza medieval sofreu várias modificações para se tornar residência oficial da Casa do Liechtenstein. A par da fotogénica Rot Haus (casa vermelha), ali para os lados de Mitteldorf, este é o edifício mais emblemático do Liechtenstein. Infelizmente, nenhum dos dois está aberto ao público.

Outrora integrada no mosteiro de S. João, a Rot Haus (foto abaixo) hoje pertence a uma família com tradição vinícola.

O coelho da Páscoa estava a distribuir ovos de chocolate Lindt!

Rumamos depois à singela Triesenberg, a uns míseros 10 minutos da capital, a meio do caminho para a estação de esqui de Malbun. À excepção da sua igreja com cúpula de cebola (Igreja de S. José), a vila não tem nada de turístico e ainda bem. O passeio vale pela paisagem alpina com cumes nevados  e vacas a pastar, as casinhas típicas e o ar puro.

Aqui moram descendentes dos Walser, habitantes da montanha do Valais (sul da Suíça) que se espalharam pela região nos séculos XII e XIII, e que falam um dialecto próprio. Os seus conterrâneos descrevem-nos como teimosos e duros, como as montanhas que os rodeiam. E por falar em idiossincrasias locais, o trilho Walser Saga Path parece-me uma forma maravilhosa para explorar as redondezas, já que promete encontros com personagens bizarras como o “Wildmannli” (wild man) ou o “Feuerroten Geissbock” (Fire-Red Billy-Goat).

© Liechtenstein Marketing

Mais do Liechtenstein

Hofkellerei, a vinha do príncipe (em Vaduz). São quatro hectares de vinha, onde se produz  Pinot Noir e Chardonnay. Mais informações sobre as visitas guiadas, com degustação, aqui.

Malbun. A principal estação de esqui do Liechtenstein fica a cerca de 15 km da capital. Com uma zona infantil,  assume-se como uma estação familiar, tendo recebido mesmo o Families Welcome Award. Mais informação aqui.

Como ir

O Liechtenstein não tem aeroporto, sendo comum os turistas chegarem desde a Suíça (o aeroporto de Zurique fica a 115 km), da Áustria ou da Alemanha. De Zurique, pode apanhar-se o comboio para Chur, saindo na cidade de Sargans, e depois o autocarro da Liechtenstein Bus até Vaduz. Nós optámos por alugar carro para explorar o Liechtenstein e a Suíça.