Atualizado em 17 Março, 2021

Explorar a verdejante região do Alto Minho pode ser a quebra na rotina que precisa para renovar energias. Mas onde ficar? Hoje deixamos uma dica, nos Arcos de Valdevez

O Berço andou a explorar a belíssima região do Alto Minho, como puderam acompanhar nos últimos posts sobre a Rota dos Gigantes do vale do Lima. A cenografia da região é um encanto. Mas vale a pena enumerar outros argumentos, como seja a hospitalidade dos minhotos, a frescura do vinho verde, a mesa farta e o silêncio, ah, o silêncio!

Deixo algumas sugestões de locais a visitar – Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca, V.N. Cerveira – assim como um excêntrico acontecimento em Valdreu: a bênção dos animais.

O Luna Arcos Hotel Nature & Wellness, que nos acolheu recentemente, é um excelente ponto de partida para essa aventura, já que fica no coração do Alto Minho, com fáceis acessos tanto ao litoral, como ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, classificado pela UNESCO como “Reserva Mundial da Biosfera” e apontado como uma das mais belas atracções naturais da Península Ibérica.

vista do hotel
© Luna Hotels por @fotografiaruteraposo

Na margem do rio Vez, este hotel de quatro estrelas integrou o grupo Luna Hotels no início deste ano, rede que gere unidades em Angola e em Portugal: Algarve, Setúbal, Serra da Estrela, Fátima, Abrantes e Arcos de Valdevez. Contudo, manteve a sua identidade visual, de ligação à natureza, que se reflecte na decoração clean em tons azulados.

Existem 75 quartos e suites (júnior e master), todos eles com uma pequena varanda. Eu e o pequeno explorador ficámos num quarto duplo espaçoso, com vista para o rio, cama confortável, com roupeiro, cofre e mini-bar. A casa de banho também é espaçosa, a pressão da água fantástica e inclui as amenities habituais e um pequeno secador de cabelo.

O pequeno-almoço continental é servido, entre as 7h30-10h00, no restaurante Foral de Valdevez, conhecido por caprichar nos pratos minhotos tradicionais. Tivemos oportunidade de lá jantar e recomendo vivamente. Depois dum creme de cenoura, comi um arroz de tamboril impecável e rematei com uma sobremesa memorável: charutos de ovos com gelado e frutos silvestres (a meias com o Pedrinho).

O hotel possui um SPA com circuito de águas (piscina interior aquecida, jacuzzi, sauna e banho turco), um pequeno ginásio e salas de massagens, domínio da simpática Raquel, fisioterapeuta com formação adicional na área das massagens orientais.

Quem procura actividades na natureza, saibam que o Luna Arcos Hotel tem uma parceria com uma agência local que organiza jeep tours, canoagem, rafting, trilhos pedestres ou passeios a cavalo, escalada ou trail, entre outras opções.

Podem reservar pelo Booking através do nosso link aqui. E se visitarem o hotel por estes dias, não se esqueçam de participar na campanha de solidariedade que permitirá oferecer presentes de Natal a meninos de uma instituição local. Gosto tanto de projectos assim!

Luna Arcos Hotel Nature & Wellness
Lugar do Requeijo, 4970-155 Arcos de Valdevez
Telefone: 258 093 600
Site Luna Hotels: aqui

P.S. A nossa estadia foi uma cortesia do grupo Luna Hotels mas, como sempre, podem ter a certeza que este post reflecte a nossa opinião pessoal e sincera.