Mercados de Natal em Portugal (2021)

Natal em Portugal 2020

Atualizado em 27 Novembro, 2021

A pandemia arrasou com o espírito das festas no ano passado, mas em 2021 prevê-se o regresso de alguns mercados de Natal, em Portugal e na Europa. Vejamos o que está previsto no nosso país, para aproveitar a melhor época do ano

As luzes começam a brilhar nas cidades e a música enche as ruas, trazendo às noites de Inverno uma magia renovada. As montras enchem-se de tons doirados, de doces e brinquedos. Se esta também é uma das suas épocas do ano preferidas, vai querer entrar no espírito das festas, nos melhores mercados de Natal da Europa.

Apesar de lhe faltar a neve e o vinho quente, Portugal tem várias actividades que prometem trazer alegria à quadra, de pistas de gelo a mercados de Natal, onde é possível comprar alguns presentes. Sim, o país continua a lidar com a pandemia, mas com uma percentagem significativa da população vacinada, prevê-se o regresso de parte da programação tradicional.

O mesmo acontece com vários mercados de Natal europeus, já confirmados, como o gigante Winter Wonderland (em Hyde Park, Londres), o de Liverpool, os de Praga, Colmar, Basel ou Viena.

A maioria dos mercados de Natal da Alemanha também prometeu voltar no Natal de 2021, alguns exigindo certificado de vacinação ou recuperação, outros, como o de Dresden, sem definir qualquer controlo. Contudo, os recentes picos do número de contágios na Alemanha está a ameaçar a abertura, efectiva, prevista para meio de Novembro.

Recorde ainda Mercados de Natal de Colónia

Novas restrições na Noruega, Dinamarca e Países Baixos deverão condicionar a programação natalícia. E em Portugal? Haverá mercados de Natal em 2021 no nosso país? Vejamos o que está previsto em algumas regiões.

Nota: face às constantes actualizações dos níveis de risco, é possível que os eventos aqui listados sofram alterações. Antes de programar uma visita, confira o site oficial.

Árvore de Natal em Lisboa
© C.M. Lisboa

Natal em Lisboa

Os armazéns do Chiado convidaram a cidade a dar início às festividades no Sábado 13 de Novembro, inaugurando as luzes de Natal com música e um espectáculo de fogo frio que deverá repetir-se diariamente até 6 de Janeiro e, poucos dicas depois, foi inaugurada a tradicional árvore de Natal na baixa lisboeta (Terreiro do Paço).

A Natalis regressa à FIL, entre 24 e 28 de Novembro, feira onde poderá encontrar vários tipos de prendas, de decoração, artesanato, moda e joalharia. O Wonderland Lisboa também volta a animar o Parque Eduardo VII com a sua roda gigante e pista de gelo, proporcionando, durante um mês (1 de Dezembro a 2 de Janeiro de 2022), um ambiente festivo para toda a família.

O gigante mercado Cascais Christmas Village, que habitualmente transforma o Parque Marechal Carmona, ainda não está agendado e o mercado de Natal do Campo Pequeno também não se deverá realizar (pelo menos ainda não foi anunciado). O espaço acolhe, no entanto, o espectáculo Quebra Nozes no gelo, no feriado de 8 de Dezembro e no Sábado 11 de Dezembro.

Já o Coliseu dos Recreios apresenta um Circo de Natal, sem números com animais, em várias datas entre 5 e 25 de Dezembro. Os espectadores com mais de 12 anos deverão apresentar, à entrada do coliseu, o certificado digital covid da União Europeia ou um teste negativo (antigénio ou PCR). A capital portuguesa realiza ainda os tradicionais concertos de Natal em várias igrejas de Lisboa, durante o mês de Dezembro, com entrada gratuita.

Estão previstas outras actividades natalícias, em vários pontos de Lisboa, como o Mercado Solidário Novo Futuro (17 a 20 Dezembro, Centro de Congressos de Lisboa), o LX Rural Mercado de Natal (domingos de Dezembro, LX-Factory) e o Mercado Crafts & Design vai ser dedicado ao Natal nos três primeiros fins de semana de Dezembro.

Acrescente-se o Bazar Diplomático (26 e 27 de Novembro, Centro de Congressos de Lisboa), um evento solidário cujas receitas este ano revertem a favor de Instituições que apoiam situações de pobreza extrema. E o Mercado de Natal de Alvalade (3 e 12 de Dezembro, Avenida da Igreja), com as suas casinhas de madeira – com ofertas de artesanato, comércio e gastronomia – animação de rua e a tradicional casinha do Pai Natal.

Por fim, se mora em Lisboa, tenha um Natal mais sustentável, escolhendo um Pinheiro Bombeiro, resultante da limpeza das florestas, que depois é devolvido para produzir biomassa.

O concelho vizinho de Sintra organiza o Reino de Natal, entre 1 e 23 de Dezembro, evento que envolve o Parque da Liberdade, o Terreiro Rainha D. Amélia e o NewsMuseum.

© Cascais Christmas Village

Natal no Sul

A maior pista de gelo algarvia já abriu no Fórum Algarve, na praça central daquele espaço comercial em Faro. O Fórum Algarve acolhe ainda uma aldeia de Natal, onde as crianças poderão entregar a sua carta ao Pai Natal, tirar uma fotografia ao lado do velhote das barbas brancas e criar o seu postal natalício digital.

As crianças que visitarem o espaço, podem receber a 15ª edição do Livro do Gui, que em 2021 pretende sensibilizar para uma mobilidade mais sustentável. O Festival de Órgão do Algarve, ao longo do mês de Novembro, com concertos gratuitos em várias igrejas de Faro, é outro programa interessante para esta quadra natalícia.

Ainda perto de Faro, o Mercado de Natal de Vale do Lobo cumpre a sua 11ª edição, apoiando a associação solidária Wolf Valley Charity. Em Lagos pode assistir a um concerto de Natal da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio (21 de Dezembro) no Centro Cultural da cidade.

Entre 8 de Dezembro e 8 de Janeiro “É Natal em Beja”, com iluminação festiva e animação cultural em várias datas. O ponto alto da programação natalícia neste concelho alentejano será o tradicional Mercado de Natal, que regressa ao centro da cidade, entre 8 e 12 de Dezembro.

Pistas de gelo

Natal no Centro de Portugal

Chegamos à região centro, com boas notícias: o regresso do mega evento Óbidos Vila Natal, entre 30 de Novembro e 2 de janeiro 2022. A Vila Natal irá retomar toda a alegria de um evento de época: ao ar livre, com muita animação, diversões e magia.

O Leiria Natal também está de volta, entre 26 de novembro e 6 de janeiro de 2022. A cidade promete receber os visitantes linda, iluminada e com uma programação especial. Os principais polos de atracção serão o Recreio dos Duendes com a pista de gelo (Largo Papa Paulo VI), o Mercado de Sant’Ana onde ficará o palco para espectáculos de teatro e música, a Casa do Pai Natal (Praça Rodrigues Lobo), o carrossel e street food (Largo Goa, Damão e Diu), o Jardim Solidário e comboio (Jardim Luís de Camões) e, claro, o renovado Castelo  de Leiria.

No concelho de Tomar pode visitar a Aldeia Natal de Santa Cita. Um pouco mais a Norte, encontra o Natalim – um Mundo de Sonhos que não tem fim (Estarreja), mercado de artes e ofícios de Natal que decorrerá na Praça Francisco Barbosa, entre 20 de Novembro e 26 de Dezembro.

O mercado de Natal de Coimbra realiza-se entre 3 e 24 de Dezembro junto aos Bombeiros Sapadores de Coimbra, no Vale das Flores. Assinale-se ainda o evento Águeda Natal, onde já foram acesas as luzes de Natal e pode encontrar o maior e menor Pai Natal do mundo, bem como animação diversa até 9 de Janeiro. 

O presépio animado de Penela (distrito de Coimbra), um dos maiores eventos natalícios do Centro de Portugal, foi cancelado em 2020 e ainda não há novidades em relação a 2021. Já o maior parque temático de Natal do país, o Perlim (Santa Maria da Feira), regressa com “o brilho de todas as estrelas do universo” entre 1 e 30 de Dezembro.

Recorde: Perlim, o reino mágico do Natal

Perlim
O Perlim foi um dos muitos eventos natalícios cancelados.

Natal no Norte do país

Muitas cidades no Norte de Portugal já estão iluminadas e prontas para receberem quem quer antecipar as compras de Natal. No Porto, a imponente árvore de Natal regressa à Avenida dos Aliados, com os seus 35 metros, no dia 1 de Dezembro, data em que será inaugurada a iluminação natalícia em 80 ruas.

No entanto, alguns dos mercados de Natal da cidade invicta ainda não foram confirmados: é o caso do Porto Christmas Village, que se realiza habitualmente na Alfândega do Porto, e da Feira Artesanatus. Para já, sabe-se que o Mercado da Alegria vai animar a Praça da Batalha a partir de 27 de Novembro e até o final de Dezembro, das 10h00 às 20h00. 

E, porque a tradição ainda é o que era em alguns lugares, haverá concerto de Natal na Casa da Música, música de Natal à luz das velas em vários pontos da cidade (incluindo no sumptuoso Pestana Palácio do Freixo, com vista para o rio) e circo no Coliseu do Porto.

Em Braga, o famoso Presépio de Priscos (Braga) regressa em seis datas, entre 12 de Dezembro e 6 de Janeiro, mediante apresentação de Certificado Digital Covid-19 da União Europeia ou teste negativo. Para protecção de figurantes e visitantes não haverá espaços para comer e beber.

Valença volta ao formato presencial da Fortaleza do Chocolate, entre 3 e 8 de Dezembro, uma feira de acesso gratuito dedicada à degustação e venda de produtos à base de chocolate. O evento desenvolve-se pelas ruas e praças da Fortaleza de Valença e conta com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis. Haverá showcookings, música e animação de rua.

Árvore de Natal no Porto
© C.M. Porto

A vossa cidade tem uma actividade natalícia agendada? Acrescentem nos comentários, para benefício de todos. E mantenham-se seguros, na quadra festiva que se aproxima.

P.S. A organização da “European Best Destinations” anunciou a lista dos mercadinhos natalícios mais seguros do velho continente, e incluiu o mercado de Natal da Madeira na oitava posição. Este evento, que integra a programação especial de Natal da ilha, que se estende entre 1 de Dezembro e 9 de Janeiro, conquistou ainda o título de “Mercado de Natal mais ensolarado da Europa” e “Melhor Destino de Sol de Inverno”. 

Planeie a sua próxima viagem

Faça as suas reservas através dos links parceiros. Não paga nem mais um cêntimo e para mim faz toda a diferença

  • Encontre os melhores hotéis no  BookingÉ onde eu faço as minhas reservas
  • Se precisa de transporte próprio, alugue um carro com a Rentalcars 
  • Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando o Get your Guide 
  • Faça um seguro de viagem com a Iati seguros (beneficia de 5% de desconto com este link).

Este post pode conter links de afiliados

Partilhar
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Artigos Relacionados

17 Comentários

  1. Marta

    Por aqui muitos festejos também foram cancelados, até que a vacinação esteja em andamento. Mesmo o carnaval (pelo qual não tenho qualquer simpatia), foi cancelado em Brasília, acredite!

    1. Ruthia

      Tem que ser. Mas que está a custar manter a resiliência, ai isso está

  2. chica

    Que coisa esse vírus… Arruinando festas, encontro e até o Natal será diferente. Aqui, ainda estão na fase de achar que o vírus desapareceu…Se fazem de loucos e saem, festejam, aglomeram…Com essa mentalidade, dica difícil… Os que se cuidam, tem que esperar mais e mais…E, pelo visto, essa nova onda (aqui nem a primeira acabou) será difícil… Pena! Tomara venha a vacina! beijos, chica

    1. Ruthia

      Pois é, Chica. Neste momento, nem sabemos se poderemos passar o Natal em família, ou apenas com os de casa

  3. Rosélia Bezerra

    Boa tarde de paz, querida amiga Ruthia!
    Como é lindo apreciar o Natal de Portugal.
    Fico olhando mais durante a semana…
    Uma reportagem bem completa, gosto de apreciar com calma.
    Tenha uma entrada de dezembro muito abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem.

    1. Ruthia

      Um Dezembro iluminado para vc também. Grata pela sua companhia, ao longo de 2020

  4. Murilo Pagani

    No Brasil não temos tantos eventos natalinos.

    Mas mesmo assim, da mesma forma que acontece com o Natal em Portugal neste ano de 2020, teremos um período de festas bastante esquisitos!

    Enfim, vamos esperar a vacina para que possamos aproveitar com segurança todos os eventos nos próximos anos!

    Abraço

    1. Ruthia

      Temos que ser resilientes e manter a esperança que 2021 será um ano melhor.

  5. Carla Alexandra Fernandes Mota

    Tantas sugestões maravilhosas, Ruthia! Vou passar algumas dessas ideias ao meu irmão para ele levar a minha sobrinha. Ela vai adorar essas ideias para aproveitar o Natal em Portugal.

  6. Fernanda Scafi

    É uma pena que os mercados e outras festividades de Natal em Portugal e ao redor do mundo tenham sido afetados pelo vírus… Eu adorei visitar Barcelona e Berlim no final de novembro e início de dezembro pelo clima natalino! Pelo menos algumas decorações natalina continuam por aí – o ano já está sombrio demais…

    1. Ruthia

      As ruas estão lindas e iluminadas, em Portugal, numa tentativa de atrair os compradores para o comércio tradicional. Valha-nos isso. Mas nem há a tradicional música no ar 🙁

  7. Ana Carolina

    Esse ano realmente viveremos um Natal atípico… No ano passado passei o Natal em Lisboa, fiquei encantada com as luzes por todos os lados da cidade. Ficaram lindas né?!

  8. Mariana

    Ai, que dor de coração tudo isso, né?
    Aqui em Munique também cancelaram os mercadinhos de Natal.. não sobrou muita coisa por aqui também. A verdade é que todos queremos que esse ano termine logo e que finalmente venha a vacina para que tudo pelo menos comece a voltar normal. Que tempos melhores cheguem para todos nós! <3

    1. Ruthia

      No ano passado estive nos mercados de Natal de Colónia e tinha planeado visitar outros este ano, tanto que gostei da experiência. Que seja possível em 2021, né?
      Obrigada pela sua mensagem

  9. Mariazita

    Esta época do ano é para mim, já por si, um misto de alegria e tristeza.
    Este ano a parte da alegria fica arredada, dado que não terei a companhia da família, que era a parte de que eu mais gostava.
    Passarei estes dias apenas com o meu filho, com quem passo todos os dias desde que começou a pandemia. As minhas duas filhas e os meus nove netos estarão comigo em pensamento e, se for possível, vê-los-ei pelo Skype.
    Mas… não podemos desesperar. Todas estas medidas são necessárias para bem de todos. No próximo ano, se Deus quiser, tudo será diferente.
    Aproveito para te desejar um bom Natal, na companhia do pequeno explorador e maridão, e de quem mais for possível.

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

  10. Raquel Morgado

    Eu vou todos os anos ver os pais Natal em Águeda. Este ano queria ir a Priscos. O avô do Tiago falava nisso todos os anos.

    1. Ruthia

      Olha, tão perto de minha casa e nunca fui ao Presépio de Priscos (casa de ferreiro, espeto de pau). Não me parece que seja este ano ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

JPG_1606302493785

Ruthia Portelinha

Viajante, chocólatra, leitora compulsiva, mãe. Está a aprender chinês porque sim.

Posts Populares
Fundador da ABVP
Viagens de uma Vida
Livro viagens de uma vida
Viagem de grupo a Marrocos

7 dias em Marrocos 430 euros
Marrakech até Deserto do Saara
>> Viagem de Grupo Marrocos <<

Siga-nos no Instagram

Travel blogger, chocolate lover, mum | @abvppt co-founder | #portugal🇵🇹 Côte d’Ivoire 🇨🇮#travelwithkids