Atualizado em 20 Novembro, 2022

O espírito natalício regressou em força a Portugal. Vejamos o que está previsto para as próximas semanas, para aproveitar a melhor época do ano

As luzes começam a brilhar nas cidades e a música enche as ruas, trazendo às noites de Inverno uma magia renovada. As montras enchem-se de tons doirados, de doces e brinquedos. Se esta também é uma das suas épocas do ano preferidas, vai querer entrar no espírito das festas.

Apesar de lhe faltar a neve e o vinho quente, Portugal tem várias atividades que prometem trazer alegria à quadra, de pistas de gelo a mercados de Natal, onde é possível comprar alguns presentes. Com população (tri)vacinada contra a Covid-19, a programação tradicional está de volta.

O mesmo acontece com vários mercados de Natal europeus, como o gigante Winter Wonderland (em Hyde Park, Londres), os mercados de Praga, Colmar, Basel ou Viena. Quanto aos clássicos mercados de Natal da Alemanha, saiba que a maioria já regressou em força no ano passado. Recorde Mercados de Natal de Colónia, com informação atualizada sobre os eventos de 2022.

Várias cidades portuguesas já entraram no espírito da quadra, ainda que com estratégias de poupança de energia.

Árvore de Natal em Lisboa
© C.M. Lisboa

Natal em Lisboa

As festividades natalícias começam quando se acende a tradicional árvore de Natal na baixa lisboeta (Terreiro do Paço) e as luzes de Natal, que vão alegrar a capital entre 6 de dezembro e 6 de janeiro de 2023. O Wonderland Lisboa volta a animar o Parque Eduardo VII com a sua roda gigante e pista de gelo, proporcionando, durante um mês, um ambiente festivo para toda a família. O recinto vai funcionar entre 30 de novembro e 1 de janeiro de 2023.

O Coliseu dos Recreios apresenta vários bailados, começando com A Bela Adormecida (27 de novembro), O Lago dos Cisnes (6 de janeiro) e O Quebra Nozes (7 de janeiro). A capital portuguesa acolhe ainda o espetáculo Crystal, uma produção do Cirque du Soleil que, pela primeira vez, se aventura no gelo.

Estão previstas outras atividades natalícias, em vários pontos de Lisboa, como o Mercado Solidário Novo Futuro (23 a 26 novembro, Centro de Congressos de Lisboa), o LX Rural Mercado de Natal (domingos de dezembro, LX-Factory) e o Mercado de Natal de Alvalade (30 de novembro a 11 de dezembro, Avenida da Igreja), com as suas casinhas de madeira, animação de rua e a tradicional casinha do Pai Natal.

Acrescente-se o Bazar Diplomático (11 e 12 de novembro, Centro de Congressos de Lisboa), um evento solidário cujas receitas este ano revertem a favor de instituições que apoiam jovens em risco.

O concelho vizinho de Sintra organiza o Reino de Natal, entre 1 de dezembro a 6 de janeiro, no Terreiro Rainha D. Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra. E o gigante mercado Cascais Christmas Village, que habitualmente transforma o Parque Marechal Carmona, funcionará entre 30 de novembro e 1 de janeiro 2023.

© Cascais Christmas Village

Natal no Sul

O Fórum Algarve mantem a maior pista de gelo algarvia naquele espaço comercial em Faro, entre 12 de novembro e 8 de janeiro de 2023. O Festival de Órgão do Algarve, entre 4 e 26 de novembro, com 13 concertos em igrejas de Faro, Portimão, Loulé/Boliqueime e Tavira, é outro programa interessante para esta quadra natalícia.

Ainda perto de Faro, o Mercado de Natal de Vale do Lobo cumpre a sua edição a 3 de dezembro, apoiando a associação solidária Wolf Valley Charity.

Entre 7 de dezembro e 8 de janeiro acontece “Elvas Cidade Natal“, com uma Aldeia do Pai Natal, a Casa dos Duendes, a Fábrica dos Brinquedos; e diversas diversões, como um carrossel parisiense e uma mini roda gigante. A vila de Nisa, pelo contrário, anunciou que não existirá iluminação natalícia, tendo em conta a crise energética que a Europa atravessa.

Pistas de gelo

Natal no Centro de Portugal

Chegamos à região centro, com boas notícias: o regresso do mega evento Óbidos Vila Natal, entre 30 de novembro e 31 de dezembro. A Vila Natal irá retomar toda a alegria de um evento de época: ao ar livre, com muita animação, diversões e magia.

As datas do Leiria Natal foram confirmadas para o período de 30 de novembro a 1 de janeiro do próximo ano. Não muito longe, a pacata Porto de Mós anunciou que não vai instalar iluminação natalícia, à exceção de um pequeno apontamento no castelo, medida que visa poupar energia.

No concelho de Tomar pode visitar a Aldeia Natal de Santa Cita a 17 e 18 de dezembro. Um pouco mais a Norte, encontra o Natalim – um Mundo de Sonhos que não tem fim (Estarreja), mercado de artes e ofícios de Natal, que vai animar a Praça Francisco Barbosa entre 1 e 24 de dezembro.

O mercado de Natal de Coimbra realiza-se entre 8 e 23 de dezembro 2022, na Praça do Comércio. Tal como no ano passado, vai poder encontrar o maior e menor Pai Natal do mundo em Águeda, bem como animação diversa, entre 18 de novembro e 8 de janeiro 2023. O presépio animado de Penela (distrito de Coimbra), um dos maiores eventos natalícios do Centro de Portugal, deve funcionar entre 8 de dezembro e 8 de janeiro de 2023, afinal, faz todo o sentido o presépio ainda estar disponível na altura dos reis.

O maior parque temático de Natal do país, o Perlim (Santa Maria da Feira), regressa com “o brilho de todas as estrelas do universo” entre 1 e 30 de dezembro, com três zonas temáticas. O coração das atividades continua a ser a Quinta do Castelo, a que se soma este ano um mercado na zona histórica, e um circo

Recorde: Perlim, o reino mágico do Natal

Perlim

Natal no Norte do país

Muitas cidades no Norte de Portugal estão ainda a divulgar a programação natalícia. No Porto, a iluminação de Natal estará acesa durante cerca de cinco horas na maioria dos dias entre 1 de dezembro e 7 de janeiro, pois a Associação dos Comerciantes do Porto pretende reduzir em 30% o consumo energético.

Alguns dos mercados de Natal da cidade invicta ainda não foram confirmados: é o caso do Porto Christmas Village, que se realiza habitualmente na Alfândega do Porto. Para já, sabe-se que o Mercado da Alegria vai animar a Praça da Batalha. 

E, porque a tradição ainda é o que era em alguns lugares, haverá concerto “Noite de Paz, Noite de Amor” na Casa da Música, pela Orquestra Barroca, nas noites de 20 e 21 de dezembro) e música à luz das velas em vários pontos da cidade, incluindo no sumptuoso Pestana Palácio do Freixo, com vista para o rio.

Em Braga, para além do famoso Presépio ao Vivo de Priscos entre 11 de dezembro e 7 de janeiro 2023, haverá, pela primeira vez, um mercado de Natal no centro da cidade dos arcebispos, mais precisamente na Praça do Município, entre 1 e 24 de dezembro.

Guimarães Cidade Natal começa igualmente no primeiro dia de dezembro e prolonga-se até ao dia 24, no Largo Condessa do Juncal. E Valença volta com a Fortaleza do Chocolate, dedicada à degustação e venda de produtos à base de chocolate e doçaria, entre 1 e 6 de dezembro.

https://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/braga-vai-ter-um-mercado-de-natal-pela-primeira-vez

Árvore de Natal no Porto
© C.M. Porto

Ainda no norte de Portugal, mas no interior, Vila Pouca de Aguiar terá uma programação festiva bastante intensa durante todo o mês de dezembro, em especial nos feriados e fins-de-semana. Destaque para a casa e trenó do Pai Natal (Praça Camilo Castelo Branco), onde vão decorrer vários workshops e haverá um carrossel; pista de gelo e insufláveis (Rua Duque D´Ávila e Bolama), exposições de presépios e árvores de Natal, e uma interessante exposição sobre “Brinquedos Portugueses do Século XX”, no Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues. O mercadinho de Natal (Praça Luís de Camões) realiza-se entre 21 e 24 de dezembro.

A vossa cidade tem uma atividade natalícia agendada? Acrescentem nos comentários, para benefício de todos. E desfrutem da quadra festiva que se aproxima.