Atualizado em 27 Fevereiro, 2023
O espírito natalício regressou em força a Portugal. Vejamos o que está previsto para as próximas semanas, para aproveitar a melhor época do ano
As luzes começam a brilhar nas cidades e a música enche as ruas, trazendo às noites de Inverno uma magia renovada. As montras enchem-se de tons doirados, de doces e brinquedos. Se esta também é uma das suas épocas do ano preferidas, vai querer entrar no espírito das festas.
Apesar de lhe faltar a neve e o vinho quente, Portugal tem várias atividades que prometem trazer alegria à quadra, de pistas de gelo a mercados de Natal, onde é possível comprar alguns presentes. Com população (tri)vacinada contra a Covid-19, a programação tradicional está de volta.
O mesmo acontece com vários mercados de Natal europeus, como o gigante Winter Wonderland (em Hyde Park, Londres), os mercados de Praga, Colmar ou Viena. Quanto aos clássicos mercados de Natal da Alemanha, saiba que a maioria já regressou em força no ano passado. Recorde Mercados de Natal de Colónia, com informação atualizada sobre os eventos de 2022.
Várias cidades portuguesas já entraram no espírito da quadra, ainda que com estratégias de poupança de energia.
Natal em Lisboa
As festividades natalícias começam quando se acende a tradicional árvore de Natal na baixa lisboeta (Terreiro do Paço) e as luzes de Natal, que vão alegrar a capital entre 6 de dezembro e 6 de janeiro de 2023. O Wonderland Lisboa volta a animar o Parque Eduardo VII com a sua roda gigante e pista de gelo, proporcionando, durante um mês, um ambiente festivo para toda a família. O recinto vai funcionar entre 30 de novembro e 1 de janeiro de 2023.
O Coliseu dos Recreios apresenta vários bailados, começando com A Bela Adormecida (27 de novembro), O Lago dos Cisnes (6 de janeiro) e O Quebra Nozes (7 de janeiro). A capital portuguesa acolhe ainda o espetáculo Crystal, uma produção do Cirque du Soleil que, pela primeira vez, se aventura no gelo.
Estão previstas outras atividades natalícias, em vários pontos de Lisboa, como o Mercado Solidário Novo Futuro (23 a 26 novembro, Centro de Congressos de Lisboa), o LX Rural Mercado de Natal (domingos de dezembro, LX-Factory) e o Mercado de Natal de Alvalade (30 de novembro a 11 de dezembro, Avenida da Igreja), com as suas casinhas de madeira, animação de rua e a tradicional casinha do Pai Natal.
Acrescente-se o Bazar Diplomático (11 e 12 de novembro, Centro de Congressos de Lisboa), um evento solidário cujas receitas este ano revertem a favor de instituições que apoiam jovens em risco.
O concelho vizinho de Sintra organiza o Reino de Natal, entre 1 de dezembro a 6 de janeiro, no Terreiro Rainha D. Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra. E o gigante mercado Cascais Christmas Village, que habitualmente transforma o Parque Marechal Carmona, funcionará entre 30 de novembro e 1 de janeiro 2023.
Natal no Sul
O Fórum Algarve mantem a maior pista de gelo algarvia naquele espaço comercial em Faro, entre 12 de novembro e 8 de janeiro de 2023. O Festival de Órgão do Algarve, entre 4 e 26 de novembro, com 13 concertos em igrejas de Faro, Portimão, Loulé/Boliqueime e Tavira, é outro programa interessante para esta quadra natalícia.
Ainda perto de Faro, o Mercado de Natal de Vale do Lobo cumpre a sua edição a 3 de dezembro, apoiando a associação solidária Wolf Valley Charity.
Entre 7 de dezembro e 8 de janeiro acontece “Elvas Cidade Natal“, com uma Aldeia do Pai Natal, a Casa dos Duendes, a Fábrica dos Brinquedos; e diversas diversões, como um carrossel parisiense e uma mini roda gigante. A vila de Nisa, pelo contrário, anunciou que não existirá iluminação natalícia, tendo em conta a crise energética que a Europa atravessa.
O programa “É Natal em Beja”, entre 6 de dezembro e 6 de janeiro, traz mercado de Natal (com insufláveis), música no centro histórico, animação de rua, passeio de tuk tuk, oficinas e exposições de fotografia, para além de iluminação entre as 18h e as 00h.
Natal no Centro de Portugal
Chegamos à região centro, com boas notícias: o regresso do mega evento Óbidos Vila Natal, entre 30 de novembro e 31 de dezembro. A Vila Natal irá retomar toda a alegria de um evento de época: ao ar livre, com muita animação, diversões e magia.
As datas do Leiria Natal foram confirmadas para o período de 30 de novembro a 1 de janeiro do próximo ano. Não muito longe, a pacata Porto de Mós anunciou que não vai instalar iluminação natalícia, à exceção de um pequeno apontamento no castelo, medida que visa poupar energia.
No concelho de Tomar pode visitar a Aldeia Natal de Santa Cita a 17 e 18 de dezembro. Um pouco mais a Norte, encontra o Natalim – um Mundo de Sonhos que não tem fim (Estarreja), mercado de artes e ofícios de Natal, que vai animar a Praça Francisco Barbosa entre 1 e 24 de dezembro.
O mercado de Natal de Coimbra realiza-se entre 8 e 23 de dezembro 2022, na Praça do Comércio. Tal como no ano passado, vai poder encontrar o maior e menor Pai Natal do mundo em Águeda, bem como animação diversa, entre 18 de novembro e 8 de janeiro 2023. O presépio animado de Penela (distrito de Coimbra), um dos maiores eventos natalícios do Centro de Portugal, deve funcionar entre 8 de dezembro e 8 de janeiro de 2023, afinal, faz todo o sentido o presépio ainda estar disponível na altura dos reis.
O maior parque temático de Natal do país, o Perlim (Santa Maria da Feira), regressa com “o brilho de todas as estrelas do universo” entre 1 e 30 de dezembro, com três zonas temáticas. O coração das atividades continua a ser a Quinta do Castelo, a que se soma este ano um mercado na zona histórica, e um circo
Recorde: Perlim, o reino mágico do Natal
Natal no Norte do país
Muitas cidades no Norte de Portugal estão ainda a divulgar a programação natalícia. No Porto, a iluminação de Natal estará acesa durante cerca de cinco horas na maioria dos dias entre 1 de dezembro e 7 de janeiro, pois a Associação dos Comerciantes do Porto pretende reduzir em 30% o consumo energético.
Alguns dos mercados de Natal da cidade invicta ainda não foram confirmados: é o caso do Porto Christmas Village, que se realiza habitualmente na Alfândega do Porto. Para já, sabe-se que o Mercado da Alegria vai animar a Praça da Batalha.
E, porque a tradição ainda é o que era em alguns lugares, haverá concerto “Noite de Paz, Noite de Amor” na Casa da Música, pela Orquestra Barroca, nas noites de 20 e 21 de dezembro) e música à luz das velas em vários pontos da cidade, incluindo no sumptuoso Pestana Palácio do Freixo, com vista para o rio.
Em Braga, para além do famoso Presépio ao Vivo de Priscos entre 11 de dezembro e 7 de janeiro 2023, haverá, pela primeira vez, um mercado de Natal no centro da cidade dos arcebispos, mais precisamente na Praça do Município, entre 1 e 24 de dezembro.
Guimarães Cidade Natal começa igualmente no primeiro dia de dezembro e prolonga-se até ao dia 24, no Largo Condessa do Juncal. E Valença volta com a Fortaleza do Chocolate, dedicada à degustação e venda de produtos à base de chocolate e doçaria, entre 1 e 6 de dezembro.
Ainda no norte de Portugal, mas no interior, Vila Pouca de Aguiar terá uma programação festiva bastante intensa durante todo o mês de dezembro, em especial nos feriados e fins-de-semana. Destaque para a casa e trenó do Pai Natal (Praça Camilo Castelo Branco), onde vão decorrer vários workshops e haverá um carrossel; pista de gelo e insufláveis (Rua Duque D´Ávila e Bolama), exposições de presépios e árvores de Natal, e uma interessante exposição sobre “Brinquedos Portugueses do Século XX”, no Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues. O mercadinho de Natal (Praça Luís de Camões) realiza-se entre 21 e 24 de dezembro.
A vossa cidade tem uma atividade natalícia agendada? Acrescentem nos comentários, para benefício de todos. E desfrutem da quadra festiva que se aproxima.
17 Comentários
Por aqui muitos festejos também foram cancelados, até que a vacinação esteja em andamento. Mesmo o carnaval (pelo qual não tenho qualquer simpatia), foi cancelado em Brasília, acredite!
Tem que ser. Mas que está a custar manter a resiliência, ai isso está
Que coisa esse vírus… Arruinando festas, encontro e até o Natal será diferente. Aqui, ainda estão na fase de achar que o vírus desapareceu…Se fazem de loucos e saem, festejam, aglomeram…Com essa mentalidade, dica difícil… Os que se cuidam, tem que esperar mais e mais…E, pelo visto, essa nova onda (aqui nem a primeira acabou) será difícil… Pena! Tomara venha a vacina! beijos, chica
Pois é, Chica. Neste momento, nem sabemos se poderemos passar o Natal em família, ou apenas com os de casa
Boa tarde de paz, querida amiga Ruthia!
Como é lindo apreciar o Natal de Portugal.
Fico olhando mais durante a semana…
Uma reportagem bem completa, gosto de apreciar com calma.
Tenha uma entrada de dezembro muito abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem.
Um Dezembro iluminado para vc também. Grata pela sua companhia, ao longo de 2020
No Brasil não temos tantos eventos natalinos.
Mas mesmo assim, da mesma forma que acontece com o Natal em Portugal neste ano de 2020, teremos um período de festas bastante esquisitos!
Enfim, vamos esperar a vacina para que possamos aproveitar com segurança todos os eventos nos próximos anos!
Abraço
Temos que ser resilientes e manter a esperança que 2021 será um ano melhor.
Tantas sugestões maravilhosas, Ruthia! Vou passar algumas dessas ideias ao meu irmão para ele levar a minha sobrinha. Ela vai adorar essas ideias para aproveitar o Natal em Portugal.
É uma pena que os mercados e outras festividades de Natal em Portugal e ao redor do mundo tenham sido afetados pelo vírus… Eu adorei visitar Barcelona e Berlim no final de novembro e início de dezembro pelo clima natalino! Pelo menos algumas decorações natalina continuam por aí – o ano já está sombrio demais…
As ruas estão lindas e iluminadas, em Portugal, numa tentativa de atrair os compradores para o comércio tradicional. Valha-nos isso. Mas nem há a tradicional música no ar 🙁
Esse ano realmente viveremos um Natal atípico… No ano passado passei o Natal em Lisboa, fiquei encantada com as luzes por todos os lados da cidade. Ficaram lindas né?!
Ai, que dor de coração tudo isso, né?
Aqui em Munique também cancelaram os mercadinhos de Natal.. não sobrou muita coisa por aqui também. A verdade é que todos queremos que esse ano termine logo e que finalmente venha a vacina para que tudo pelo menos comece a voltar normal. Que tempos melhores cheguem para todos nós! <3
No ano passado estive nos mercados de Natal de Colónia e tinha planeado visitar outros este ano, tanto que gostei da experiência. Que seja possível em 2021, né?
Obrigada pela sua mensagem
Esta época do ano é para mim, já por si, um misto de alegria e tristeza.
Este ano a parte da alegria fica arredada, dado que não terei a companhia da família, que era a parte de que eu mais gostava.
Passarei estes dias apenas com o meu filho, com quem passo todos os dias desde que começou a pandemia. As minhas duas filhas e os meus nove netos estarão comigo em pensamento e, se for possível, vê-los-ei pelo Skype.
Mas… não podemos desesperar. Todas estas medidas são necessárias para bem de todos. No próximo ano, se Deus quiser, tudo será diferente.
Aproveito para te desejar um bom Natal, na companhia do pequeno explorador e maridão, e de quem mais for possível.
Desejo uma semana feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Eu vou todos os anos ver os pais Natal em Águeda. Este ano queria ir a Priscos. O avô do Tiago falava nisso todos os anos.
Olha, tão perto de minha casa e nunca fui ao Presépio de Priscos (casa de ferreiro, espeto de pau). Não me parece que seja este ano ainda