Atualizado em 27 Fevereiro, 2023

Explorar a região de Coimbra com crianças? Claro que sim. A cidade dos estudantes (e arredores) tem muitos programas divertidos para toda a família

Se está a planear uns dias em Coimbra com crianças, chegou ao sítio certo. A cidade dos amores proibidos de Pedro e Inês, não é (apenas) uma lição de tradição, como diz o fado. Há imensas atrações para todas as idades não só na cidade banhada pelo rio Mondego, mas também nas redondezas.

Antes de viajar até esse destino cheio de história e estórias, inspire a imaginação dos miúdos com livros como O Amor de Pedro e Inês contado aos pequenotes ou Uma Aventura na Quinta das Lágrimas, para os mais crescidos. Existiu ainda o itinerário ilustrado Coimbra, uma espécie de guia de viagens dirigido às crianças, cujas personagens (os meninos Inês e Pedro, pois claro) fazendo um percurso divertido na cidade, aprendendo sobre os morcegos da Biblioteca Joanina, a “Cabra” e outros segredos históricos (#atualização: esse itinerário ilustrado parece já não estar disponível ao público).

Para além dos lugares clássicos, existem outros programas em Coimbra que as crianças vão gostar particularmente. Inclua-os no roteiro e verá que todos ser divertem.  Palavra de família viajante.

No panteão da Igreja de Santa Cruz, para além de D. Afonso Henriques está sepultado o seu filho, D. Sancho I.

Coimbra com crianças

Centro histórico de Coimbra

Conhecer os monumentos de Coimbra é uma oportunidade de ensinar história às crianças. Explorem devagar o centro histórico da cidade, a Baixa e a Alta, expliquem a expressão “quebra costas”, encantem-se com o interior da Sé Velha, da Sé Nova, da Universidade e do Museu Nacional Machado de Castro, revelem o túmulo do primeiro rei de Portugal na Igreja de Santa Cruz. Assistam a um concerto de fado: o Pedro achou muito curiosas as diferenças entre o fado de Lisboa e o fado de Coimbra.

Nós damos todas as dicas para esse roteiro Coimbra: guia completo (com mapa).

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (Largo Marquês de Pombal) é um dos programas mais interessantes para se fazer com os miúdos na cidade. O bilhete para a Universidade de Coimbra inclui entrada neste que é o mais antigo núcleo museológico português de história natural e instrumentos científicos.

As exposições dividem-se em dois edifícios históricos, fruto a reforma pombalina de 1772: o Laboratório Chimico (que anteriormente tinha sido um Colégio de Jesuítas) e, do outro lado da rua, o Gabinete de Física e a Galeria de História Natural.

No primeiro edifício vai encontrar “Segredos da Matéria e da Luz”, com muitas experiências na área da ótica, e instrumentos antiquíssimos. O mini balão que voa, graças ao ar quente, vai garantir uns uaus! A Galeria de História Natural vai impressionar com os seus espécimes empalhados e (garantidamente) com o esqueleto de baleia, organizados por temas: sala de Vandelli, das Viagens Filosóficas, do Mar, de África, das Avestruzes e de Portugal.

baleia do Museu de Ciências de Coimbra

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é lindo, e diferente, em cada uma das estações do ano. De entrada gratuita, faz parte do complexo da Universidade (conheça todos os espaços em Universidade de Coimbra: segredos da academia) e do conjunto classificado como Património Mundial da Humanidade.

Este pulmão no meio da cidade, que se estende da Alta de Coimbra até ao rio Mondego, possui 13 hectares. Uma pequena caminhada permite às crianças aprenderem um pouco sobre botânica. Só no quadrado central encontra 150 canteiros com espécies identificadas: as estufas ficam igualmente neste que é considerado o coração do Jardim.

Com ou sem um objectivo pedagógico, um passeio no Jardim Botânico ou, simplesmente, descansar num dos seus recantos, é um momento agradável para toda a família.

Entrada principal do Jardim Botânico.

Exploratório

O que é e para que serve o ADN? Estimule o questionamento e a exploração científica das crianças no Exploratório, um centro de ciência viva interactivo com 2500 m2, cuja exposição principal é dedicada ao corpo humano.

Localizado no Parque Verde do Mondego, junto ao rio, o Exploratório permite que miúdos e graúdos descubram a ciência de forma leve e divertida. O complexo está organizado em seis espaços temáticos. Um dos espaços mais giros é dedicado ao maravilhoso fenómeno do nascimento: “Sair da Casca” celebra o milagre da vida, através de um simples pintainho.

O Exploratório conta ainda com um  cinema a 360º (Hemispherium) e uma galeria para exposições fotográficas, sempre inspirados na ciência, uma Cabine do Livro Vadio (cabine telefónica transformada em biblioteca) e ainda a encantadora a livraria Faz de Conto.

Portugal dos Pequenitos

Já imaginaram o que será para uma criança explorar “uma cidade” à sua escala? Elas podem fazê-lo no Portugal dos Pequenitos, o parque temático mais antigo do país, inaugurado em 1940.

Situado na margem oposta ao centro histórico de Coimbra (Rossio de Santa Clara), o parque inclui miniaturas dos principais monumentos históricos do país, uma área dedicada à fase dos Descobrimentos (com pavilhões especiais inspirados na Madeira e nos Açores) e outra à arquitectura tradicional de Portugal.

As casinhas típicas são encantadoras e muito apetecíveis para os miúdos. A avaliar pela nossa experiência, poderá ser difícil arrancá-los de lá Portugal dos Pequenitos: mundo liliputiano.

Uma das casinhas típicas do parque Portugal dos Pequenitos.

Parques e espaços verdes

Para além do Jardim Botânico, a cidade de Coimbra possui outros espaços verdes, perfeitos para as crianças correrem, as famílias passearem ou lerem um livro. Atravessando a ponte pedonal Pedro e Inês encontra o Parque Verde do Mondego, nas margens do rio homónimo.

O parque tem cerca de quatro quilómetros de trilhos e ciclovias, bares e restaurantes, parque infantil e de skates, o já mencionado Exploratório. Nos dias mais amenos, encontrará ali pessoas a jogar voleibol de praia (existe um campo de areia) ou a praticar desportos náuticos.

Não muito longe fica ainda a Quinta das Lágrimas, onde a Fonte dos Amores e das Lágrimas denunciam a história de amor de D. Pedro e Inês de Castro. Mas atenção que este é um espaço privado, ou seja, pressupõe o pagamento de bilhete.

recanto da QUinta das Lagrimas
Um dos encantadores recantos da Quinta das Lágrimas.

Um pouco mais desviada, mas igualmente encantadora, fica a Mata Nacional do Choupal, um dos espaços naturais mais bonitos da região, criado para minimizar os estragos provocados pelas cheias do rio. O fado local imortalizou este espaço tranquilo, onde plátanos, choupos, nogueiras-pretas e outras árvores acolhem os passarinhos: “Coimbra do Choupal, Ainda és Capital, do Amor em Portugal, ainda (…)”

Com uma área de 79 hectares, a fazer companhia ao Mondego ao longo de 2 km, no Choupal vai encontrar famílias inteiras a praticarem exercício físico, a passearem os cães, a andarem de bicicleta e a fazerem piqueniques.

Programas infantis nos arredores de Coimbra

Conímbriga (Condeixa-a-Velha)

Se há lugar certo para apreciar a força e beleza das construções romanas em Portugal, esse lugar chama-se Conímbriga.  As ruas e ruínas dos edifícios recordam um passado muito distante, mas que nos influencia até hoje: ao nível do Direito, da língua, da cultura e da alimentação.

A cerca de 13 km de Coimbra, Conímbriga tornou-se a próspera capital da província da Lusitânia por volta de 139 a.C. e cresceu bastante no século seguinte, ganhando um fórum, um anfiteatro, as termas e, mais tarde, uma grande basílica. Espreite também o museu, para conhecer os objetos encontrados nas escavações arqueológicas.

Se acha que as crianças ainda não vão apreciar a visita, efabule aquela época dos romanos. Vai ver que tudo ganha vida. Sabiam o país tem muito para conhecer a este nível? Império romano: vestígios em Portugal.

Casa dos Repuxos, em Conímbriga

Museu PO.RO.S (Condeixa-a-Nova)

Continuando a temática da romanização, chegamos ao Museu Multimédia Portugal Romano, mais conhecido como Museu PO.RO.S, a apenas 5 minutos de carro de Conímbriga. Neste espaço multimédia, as crianças conseguem não apenas perceber, mas “viver” o império romano.

Cerca de doze salas levam-nos das origens do império – a sua formação e história, bem como as lendas a ele associadas – até à ocupação da Península Ibérica. O museu PO.RO.S é um excelente exemplo de como o multimédia e a tecnologia são os melhores amigos dos museus, estimulando os sentidos e a imaginação das crianças.

Parque Biológico da Serra da Lousã (Mirando do Corvo)

Se os miúdos gostam de animais, vão adorar esta reserva ecológica na encosta da Serra da Lousã, a cerca de 25 minutos de Coimbra. Evitamos, dentro do possível, programas que explorem os animais ou os usem como atração turística. Se incluímos o Parque Biológico da Serra da Lousã neste roteiro, é porque desenvolve um bom trabalho de conservação.

O Parque acolhe aves de rapinas irrecuperáveis, isto é, que não podem voltar a viver na Natureza, por terem sofridos acidentes, cativeiro ilegal ou outros.  Os animais estão integrados num ambiente de floresta e têm conseguido reproduzir-se (o caso de um milhafre e de um lince ibérico, mais recentemente).

Durante um longo passeio no parque, entre castanheiros, carvalhos e medronheiros, é possível observar aves de rapina, ursos pardos (atualmente extintos em Portugal), linces, lobos, raposas, javalis, e vários herbívoros como gamos, veados, corços, cabras entre muitos outros animais.

© Parque Biológico da Serra da Lousã

Dicas úteis

Como chegar

Coimbra fica entre Lisboa e Porto. Chega-se facilmente à cidade de carro, através da A1: a viagem dura pouco mais de 1 hora desde o Porto e 2h20 desde Lisboa. É possível usar também o comboio (consulte os horários da CP) ou os autocarros da Rede de Expressos. No caso de optar pelo comboio (trem), deverá sair na estação Coimbra B e mudar para um comboio até à estação Coimbra A, que fica mais perto da Baixa da cidade.

Onde se hospedar em Coimbra com crianças

Se procura uma boa localização, poderá considerar o Hotel Astoria (3 estrelas) e o Stay Hotel Coimbra (4 estrelas). Na outra margem do rio, com uma vista belíssima, os JR Studios & Suites I Rius I são uma boa opção para famílias que viajam com crianças. Se viaja para assinalar uma data especial, invista no Solar Antigo Luxury Coimbra ou na Quinta das Lágrimas onde, embora mais longe do centro histórico, será tratado como realeza.

Onde comer

Um espaço muito simpático para comer ao som do fado, expondo as crianças a este estilo de uma maneira informal, é na República da Saudade. A comida é excelente (experimente os filetes de polvo com arroz de tomate) e, apesar do restaurante ficar um pouco afastado do centro, possui parque de estacionamento. Convém fazer reserva prévia.

No centro histórico encontra refeições económicas, caseiras e honestas, na casa de pasto Taberninha (Praça do Comércio) com um menu diário a 10€. O restaurante Green (Coimbra Shopping), indicado para quem sofre de intolerância ao glúten, possui uma divisão envidraçada destinada aos miúdos, com brinquedos, mesas para desenhos, jogos e uma televisão com desenhos animados.

Outro espaço simpático, embora pequeno, é a Casa dos Pregos  na Rua Bernardo Albuquerque. Conhecida pelos pregos de carne, peixe e vegetarianos no bolo do caco madeirense, possui uma parede de ardósia e giz, para os momentos artísticos dos pequenos. E, não se esqueça de conhecer os doces regionais numa Rota dos cafés e doces de Coimbra.

Conhece outros passeios maravilhosos para se fazer com crianças na região de Coimbra? Acrescente nos comentários.