Atualizado em 27 Novembro, 2023

O espírito natalício regressou em força a Portugal. Vejamos o que está previsto para as próximas semanas, para aproveitar a melhor época do ano

As luzes começam a brilhar nas cidades e a música enche as ruas, trazendo às noites de Inverno uma magia renovada. As montras enchem-se de tons doirados, de doces e brinquedos. Se esta também é uma das suas épocas do ano preferidas, vai querer entrar no espírito das festas.

Apesar de lhe faltar a neve e o vinho quente, Portugal tem várias atividades que prometem trazer alegria à quadra, de pistas de gelo a mercados de Natal, onde é possível comprar alguns presentes.

O mesmo acontece com vários mercados de Natal europeus, como o gigante Winter Wonderland (em Hyde Park, Londres), os mercados de Praga, Colmar ou Viena. Quanto aos clássicos mercados de Natal da Alemanha, saiba que a maioria já regressou em força no ano passado.

Recorde Mercados de Natal de Colónia, com informação atualizada sobre os eventos de 2023, e ainda os Mercados de Natal no Luxemburgo | Winterlights, resultado da nossa escapadinha no inverno passado.

Vamos ver o que as cidades portuguesas planearam para a melhor época do ano?

Árvore de Natal em Lisboa
© C.M. Lisboa

Natal em Lisboa e região

As festividades natalícias começam quando se acende a tradicional árvore de Natal na baixa lisboeta (Terreiro do Paço) e as luzes de Natal, que vão alegrar a capital entre 30 de novembro e 6 de janeiro de 2024. Ali na baixa lisboeta encontra também o Rossio Christmas Market (18 de novembro a 21 de dezembro) com doces e bebidas para aquecer o corpo e a alma.

O Wonderland Lisboa volta a animar o Parque Eduardo VII com a sua roda gigante e pista de gelo, proporcionando, durante um mês, um ambiente festivo para toda a família. O recinto vai funcionar entre 30 de novembro e 1 de janeiro de 2024.

Outro “clássico” para as compras da época é o Mercado de Natal do Campo Pequeno (30 de novembro a 3 de dezembro; e de 7 a 10 de dezembro), com pinheiros disponíveis no seu horto.

Estão previstas atividades natalícias em vários pontos de Lisboa, como o Mercado Solidário Novo Futuro (29 novembro a 2 de dezembro, Centro de Congressos de Lisboa), o Mercado de Natal de Alvalade (6 a 17 de dezembro, Avenida da Igreja), com as suas casinhas de madeira, animação de rua e a tradicional casinha do Pai Natal, ou o Mercado de Natal de Carnide (14 a 17 de dezembro, Largo das Pimenteiras).

No vizinho concelho de Oeiras, o Palácio Marquês de Pombal propõe um Natal no Palácio Encantado (8, 9 e 10 de dezembro), com várias atividades relacionados com brinquedos de diferentes épocas, focando-se na valorização da infância e em preservar as memórias e costumes de tempos antigos e atuais.

O concelho vizinho de Sintra organiza o Reino de Natal (1 a 31 de dezembro, 10h00-19h00), no Terreiro Rainha D. Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra. E o gigante mercado Cascais Christmas Village, que habitualmente transforma o Parque Marechal Carmona foi alargado até ao Hipódromo Manuel Possolo, com novas atrações e decorações, funcionará entre 30 de novembro e 2 de janeiro 2024. Haverá casa do Pai Natal, presépio, circuitos de arborismo, patinagem no gelo, pinturas faciais, e muitas outras atividades para toda a família.

© Cascais Christmas Village

Natal no Sul

O Fórum Algarve mantém a maior pista de gelo algarvia naquele espaço comercial em Faro, entre 11 de novembro e 7 de janeiro de 2024. Ainda perto de Faro, o Mercado de Natal de Vale do Lobo cumpre a sua edição a 2 e 3 de dezembro (10h00-17h30), apoiando a associação solidária Wolf Valley Charity.

Entre 30 de novembro e 7 de janeiro acontece “Elvas Cidade Natal“, com diversas diversões no centro histórico, como uma pista de gelo, carrossel parisiense, mini roda gigante e comboio infantil.

O programa “É Natal em Beja”, entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, traz mercado de Natal, música no centro histórico, animação de rua, passeio de tuk tuk, oficinas e exposições de fotografia e de árvores de Natal e até bolo rei gigante, para provar na tarde de 5 de janeiro, nas Portas de Mértola.

Pistas de gelo

Natal no Centro de Portugal

Chegamos à região centro, com o regresso do mega evento Óbidos Vila Natal, entre 30 de novembro e 31 de dezembro. A Vila Natal irá retomar toda a alegria de um evento de época: ao ar livre, com muita animação, diversões e magia, com uns pós de inspiração no mundo Harry Potter.

As datas do Leiria Cidade Natal foram confirmadas para o período de 24 de novembro a 6 de janeiro do próximo ano. No concelho de Tomar pode visitar a Aldeia Natal de Santa Cita a 15 e 17 de dezembro e, ali perto, Constância organiza um mercado de Natal a 16 e 17 de dezembro.

Acrescente-se Castelo Mágico, Uma Viagem ao Sonho de Natal em Montemor-o-Velho (1 a 31 de dezembro), um castelo de verdade com atividades circenses, insufláveis, exposições, passeios com animais, um parque de aventura, a casa do Pai Natal e espetáculos únicos. 

Coimbra Natal começa com a iluminação pública a 10 de novembro e prolonga-se até 6 de janeiro, com uma programação que inclui música, atividades performativas, a Coimbra Magic Land, um espetáculo de vídeo mapping na Praça 8 de Maio, iniciativas dirigidas ao público infantil, entre tantas outras atrações culturais em vários espaços da cidade.

Tal como em anos anteriores, vai poder encontrar o maior e menor Pai Natal do mundo em Águeda, bem como animação diversa, entre 18 de novembro e 7 de janeiro 2024. 

Penela Presépio (distrito de Coimbra), um dos maiores eventos natalícios do Centro de Portugal, vai funcionar entre 8 de dezembro e 7 de janeiro, afinal, faz todo o sentido o presépio ainda estar disponível na altura dos reis. Neste caso, serão pelo menos três: o Presépio Animado do Castelo de Penela, o Presépio Tradicional do Espinhal e o Presépio ao Vivo do Quintal das Lapas.

Um pouco mais a Norte, encontra o Natalim – um Mundo de Sonhos que não tem fim (Estarreja), mercado de artes e ofícios de Natal, que vai animar a Praça Francisco Barbosa entre 1 e 23 de dezembro.

Perlim

Um dos maiores parques temáticos de Natal do país, Perlim (Santa Maria da Feira), regressa entre 24 de novembro e 30 de dezembro. O grande tema serão as quatro estações do ano, pelo que a Quinta do Castelo estará dividida em quatro áreas diferentes. Haverá uma pista de gelo, circo, artesanato, restauração e espetáculos diários. Recorde: Perlim, o reino mágico do Natal

Na quadra natalícia, o centro de Portugal destaca-se pela tradição e eventos genuínos, também na época natalícia. Um lugar que gostaria imenso de visitar este Natal é Cabeça Aldeia Natal (concelho de Seia), onde todas a decoração e enfeites são produzidos pelos habitantes com materiais da natureza, recolhidos com total respeito pelo ambiente e biodiversidade da região. A cor é dada pela lã da serra da Estrela e foi cedida pelas diversas empresas têxteis da região.

Outro evento que me surpreendeu, pela sua genuinidade, é o Natal Serrano proposto pelo concelho de Pampilhosa da Serra, entre 7 e 17 de dezembro. “Entre o céu mais estrelado e a as paisagens da serra, sinta o sabor do Natal de outros tempos” – propõe a organização. O que significa fogueira de Natal, um festival da Filhó Espichada (doce natalício local), uma oficina do brinquedo e, certamente, muita comilança.

© Município de Pampilhosa da Serra


Natal no Norte do país

Muitas cidades no Norte de Portugal estão a divulgar a programação natalícia. Começando com o WOW, É NATAL! no bairro cultural homónimo, em Gaia (25 de novembro a 7 de janeiro). Recorde a nossa visita ao grande espaço museológico: WOW – World of Wine em Gaia.

No Porto, e recuperando uma tradição pré-pandemia, a iluminação da árvore de Natal (Praça General Humberto Delgado) acender-se-á no dia 1 de dezembro, num momento celebrado com um concerto do Diogo Piçarra, na Avenida dos Aliados.

O mercado de Natal propriamente dito estará instalado na Cordoaria, mas a animação estende-se a vários pontos da cidade invicta. Haverá por exemplo um carrossel parisiense e o regresso da pista de gelo ao Largo do Amor de Perdição (onde a estátua de Camilo Castelo Branco causou polémica, em meses recentes).

Outros eventos de Natal do Porto:

  • Mercado da Alegria (Praça da Batalha, 1 a 30 de dezembro)
  • Urban Market Christmas Edition no emblemático edifício do Ateneu Comercial do Porto (15 a 23 de dezembro)
  • Mercado de Natal de Serralves no primeiro fim de semana de dezembro, com entrada gratuita durante os três dias do evento (de 1 a 3 de dezembro). Produtos gourmet orgânicos, artigos de decoração natalícia, brinquedos, acessórios pessoais e oficinas para toda a família fazem parte da programação.
  • A Galeria do Mercado do Bolhão acolherá a sua 1ª Feira do Natal nos dias 14, 15 e 16 de dezembro

E, porque a tradição ainda é o que era em alguns lugares, haverá “Música para o Natal” na Casa da Música, pela Orquestra Barroca, entre 16 e 23 de dezembro. No vizinho concelho de Matosinhos, há mercado de Natal no Parque Basílio Teles em Matosinhos (24 de novembro a 23 de dezembro), com animação, gastronomia e artesanato.

Árvore de Natal no Porto
© C.M. Porto

Em Braga, para além do famoso Presépio ao Vivo de Priscos entre 10 de dezembro e 14 de janeiro 2024, haverá, pela segunda vez, um mercado de Natal no centro da cidade, mais precisamente na Praça Conde Agrolongo (1 a 24 de dezembro).

Guimarães Cidade Natal começa igualmente no primeiro dia de dezembro e prolonga-se até ao dia 24, no Largo Condessa do Juncal, com animação musical, teatral e circense; para além de ateliers infantis na biblioteca municipal Raul Brandão.

Valença volta com a Fortaleza do Chocolate, dedicada à degustação e venda de produtos à base de chocolate e doçaria, entre 1 e 10 de dezembro. O evento, este ano, vai desenvolver-se por seis pontos da Fortaleza.

A vossa cidade tem uma atividade natalícia agendada? Acrescentem nos comentários, para benefício de todos. E desfrutem da quadra festiva que se aproxima.