Portugal prepara-se para o Natal mais bizarro de sempre, graças à segunda vaga de covid-19 que assola a Europa. Com o país em novo estado de emergência, saiba o (pouco) que se salvou da programação natalícia
Portugal enfrenta a segunda vaga da pandemia que impede, ou pelo menos desaconselha, grande parte das actividades natalícias tradicionais. A maioria dos mercados de Natal foi cancelada, tal como aconteceu com outros eventos essenciais na Europa: do gigante Winter Wonderland (Londres), ao famoso Christkindlesmarkt de Nuremberga (Alemanha).
Em Frankfurt, Berlim, Düsseldorf, Colónia e Munique os principais mercados tiveram o mesmo destino. Leia também: Mercados de Natal de Colónia
A criatividade da cidade de Landshut, a 60 km de Munique, que vai organizar um mercado de Natal em formato drive-through, não contagiou os portugueses. O Natal 2020 em Portugal está bastante condicionado e até a Igreja já admitiu que a Missa do Galo poderá não acontecer.
Mas não entremos já em depressão: a maioria das cidades está a investir em iluminação de Natal, para incentivar as compras no comércio tradicional. Vejamos o que está previsto em algumas localidades.
Nota: face às constantes actualizações dos níveis de risco, é possível que os eventos aqui listados sofram alterações.
Natal em Lisboa
Apesar deste ser um ano atípico, já é possível ver luzes de Natal em Lisboa. No Chiado, por exemplo, acenderam a 31 de Outubro, e um dia depois o mesmo aconteceu no Príncipe Real, para incentivar as compras de presentes antecipadas.
Na última semana de Novembro a tradicional árvore de Natal vai alegrar a baixa lisboeta e as ruas estarão todas iluminadas, mas não haverá inauguração oficial. Também não haverá grandes eventos de rua. Por exemplo, o tradicional concerto que junta milhares de pessoas na última noite do ano, no Terreiro do Paço, não vai acontecer.
© C.M. Lisboa
Natalis – cancelada. Apesar de ser tido avançada uma data (27 de Novembro a 1 de Dezembro, na FIL), a assessoria de impresa do mercado Natalis e, em simultâneo, da Diverlandia confirmou-me que o evento não se vai realizar.
Mercado de Natal do Campo Pequeno – cancelado. O Campo Pequeno acolhe, no entanto, o concerto I Am Xmas Gospel, protagonizado pelo coro gospel Saint Dominic’s (o espectáculo passa ainda pelo Coliseu do Porto).
Cascais Christmas Village – mudança de paradigma.Em vez do tradicional e gigante mercado no Parque Marechal Carmona, a organização está a preparar um corso de Natal que vai animar as ruas do concelho. Segundo a organização, haverá um carro trenó, um carro presépio, scooters com soldadinhos de chumbo e outras surpresas. A lógica é, se os portugueses não podem vir ao mercado, o Cascais Christmas Village vai até eles. O itinerário estará em breve disponível no site da Câmara Municipal de Cascais.
Rota das Luzes de Natal – cancelado. A caminhada de 10 km estava prevista para o dia 5 de dezembro (18h30-21h30), para apreciar as melhores iluminações de Natal de Lisboa deverá ficar sem efeito. Isto porque o governo decretou recolher obrigatório para os fins-de-semana, a partir das 13h00.
Restam alguns espectáculos, entre os quais se destaca o concerto de Natal da Lisbon Film Orchestra (5 de Dezembro).
Natal no Sul
Faro está a enfeitar as ruas com iluminação de Natal, mas o orçamento que costumava ser usado noutras actividades natalícias será aplicado para apoiar o comércio local, nomeadamente com sorteios de vouchers. Na passagem de ano, e embora se preveja que as 12 badaladas sejam assinaladas com fogo-de-artifício, outros eventos como espectáculos ou concertos foram cancelados.
A cidade de Lagos também vai apostar apenas em iluminação no centro da cidade, concurso de montras e alguns espectáculos (musical infantil O Sonho do Ernesto, espectáculo Sonhar a dançar e concerto Jingle all the Way, com Ana Laíns e Orquestra de Jazz do Algarve) no Centro Cultural.
Natal no Centro de Portugal
Em Leiria já há iluminação de Natal, tanto no centro da cidade como na Praia do Pedrógão. Para além disso, a autarquia preparou um programa de animação natalícia, que se prolonga até 3 de Janeiro com um novo formato, adaptado às contingências da pandemia, ou seja, sem pista de gelo, carrossel ou animações de rua.
Em alternativa, a cidade quer reforçar as actividades solidárias e de apoio ao comércio local. Por exemplo, a maioria dos espectáculos a realizar nos espaços culturais terá entrada livre: o público é convidado a oferecer bens alimentares ou outros, que serão encaminhados para famílias com dificuldades económicas.

O Perlim foi um dos muitos eventos natalícios cancelados.
Óbidos Vila Natal – cancelado
Penela Presépio – cancelado
Perlim (Santa Maria da Feira) – cancelado
Em Coimbra toda a programação de Natal foi igualmente cancelada, para evitar a aglomeração de pessoas, nomeadamente o mercado de Natal, a pista de gelo, e o concerto de inauguração da iluminação de Natal. Já a iluminação natalícia (a partir de 27 de Novembro) será reforçada, chegando a mais nove locais da cidade.
Águeda foi uma das primeiras cidades portuguesas a inaugurar as decorações de Natal, numa tentativa de estimular o comércio no centro da cidade.
Natal no Norte do país
Muitas cidades no Norte de Portugal já estão iluminadas e prontas para receberem quem quer antecipar as compras de Natal: é o caso de Viana do Castelo e Famalicão. Já o famoso Presépio de Priscos (Braga) foi cancelado, assim como Guimarães Cidade Natal.
Esta quadra será muito diferente no Porto em 2020, desde logo porque não haverá a imponente árvore de Natal na Avenida dos Aliados, em frente ao edifício da Câmara Municipal. A magia ficará entregue às montras (com o já habitual concurso de montras de Natal) e à iluminação das ruas, entre 28 de Novembro e 11 de Janeiro.
A restante programação natalícia – dos concertos, às pistas de gelo, teatro de rua e contos infantis – e o tradicional fogo-de-artifício da passagem de ano foram igualmente suspensos devido à pandemia.

© C.M. Porto
O Porto Christmas Village, que se realiza habitualmente na Alfândega do Porto, não se realiza, mas o espaço vai receber O Fabuloso Circo de Natal (19 de Novembro a 10 de Janeiro). Narrado por Nuno Markl, o espectáculo imersivo foi concebido pela mesma equipa por trás de outro evento, sobre o qual escrevi há pouco tempo: Porto Legends – segredos da Invicta.
Como habitualmente, a programação da Casa da Música inclui um ciclo de Música para o Natal. Entre outros espectáculos, destacam-se ainda três concertos à luz das velas (o primeiro acontece a 9 de Dezembro), no majestoso Ateneu Comercial do Porto, onde um quarteto de cordas juntará o melhor da música clássica aos temas de Natal.
Mercados de artesanato (Matosinhos e V. N. de Gaia) – estas feirinhas foram planeadas para cumprir as regras de segurança e higiene impostas pela pandemia, pelo que há um percurso definido para os visitantes. A feira de Natal de Gaia acontecerá no novo espaço dedicado ao vinho (WOW – World of Wine), que contará com uma árvore de 13 metros, espectáculos de videomapping e outras surpresas.
A vossa cidade tem uma actividade natalícia agendada? Acrescentem nos comentários, para benefício de todos. E mantenham-se seguros, na quadra festiva que se aproxima. Afinal, o Natal de 2020 em Portugal será estranho, mas não será o último. Em 2021 vamos festejar em dobro.
Por aqui muitos festejos também foram cancelados, até que a vacinação esteja em andamento. Mesmo o carnaval (pelo qual não tenho qualquer simpatia), foi cancelado em Brasília, acredite!
Tem que ser. Mas que está a custar manter a resiliência, ai isso está
Que coisa esse vírus… Arruinando festas, encontro e até o Natal será diferente. Aqui, ainda estão na fase de achar que o vírus desapareceu…Se fazem de loucos e saem, festejam, aglomeram…Com essa mentalidade, dica difícil… Os que se cuidam, tem que esperar mais e mais…E, pelo visto, essa nova onda (aqui nem a primeira acabou) será difícil… Pena! Tomara venha a vacina! beijos, chica
Pois é, Chica. Neste momento, nem sabemos se poderemos passar o Natal em família, ou apenas com os de casa
Boa tarde de paz, querida amiga Ruthia!
Como é lindo apreciar o Natal de Portugal.
Fico olhando mais durante a semana…
Uma reportagem bem completa, gosto de apreciar com calma.
Tenha uma entrada de dezembro muito abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem.
Um Dezembro iluminado para vc também. Grata pela sua companhia, ao longo de 2020
No Brasil não temos tantos eventos natalinos.
Mas mesmo assim, da mesma forma que acontece com o Natal em Portugal neste ano de 2020, teremos um período de festas bastante esquisitos!
Enfim, vamos esperar a vacina para que possamos aproveitar com segurança todos os eventos nos próximos anos!
Abraço
Temos que ser resilientes e manter a esperança que 2021 será um ano melhor.
Tantas sugestões maravilhosas, Ruthia! Vou passar algumas dessas ideias ao meu irmão para ele levar a minha sobrinha. Ela vai adorar essas ideias para aproveitar o Natal em Portugal.
É uma pena que os mercados e outras festividades de Natal em Portugal e ao redor do mundo tenham sido afetados pelo vírus… Eu adorei visitar Barcelona e Berlim no final de novembro e início de dezembro pelo clima natalino! Pelo menos algumas decorações natalina continuam por aí – o ano já está sombrio demais…
As ruas estão lindas e iluminadas, em Portugal, numa tentativa de atrair os compradores para o comércio tradicional. Valha-nos isso. Mas nem há a tradicional música no ar 🙁
Esse ano realmente viveremos um Natal atípico… No ano passado passei o Natal em Lisboa, fiquei encantada com as luzes por todos os lados da cidade. Ficaram lindas né?!
Ai, que dor de coração tudo isso, né?
Aqui em Munique também cancelaram os mercadinhos de Natal.. não sobrou muita coisa por aqui também. A verdade é que todos queremos que esse ano termine logo e que finalmente venha a vacina para que tudo pelo menos comece a voltar normal. Que tempos melhores cheguem para todos nós! <3
No ano passado estive nos mercados de Natal de Colónia e tinha planeado visitar outros este ano, tanto que gostei da experiência. Que seja possível em 2021, né?
Obrigada pela sua mensagem
Esta época do ano é para mim, já por si, um misto de alegria e tristeza.
Este ano a parte da alegria fica arredada, dado que não terei a companhia da família, que era a parte de que eu mais gostava.
Passarei estes dias apenas com o meu filho, com quem passo todos os dias desde que começou a pandemia. As minhas duas filhas e os meus nove netos estarão comigo em pensamento e, se for possível, vê-los-ei pelo Skype.
Mas… não podemos desesperar. Todas estas medidas são necessárias para bem de todos. No próximo ano, se Deus quiser, tudo será diferente.
Aproveito para te desejar um bom Natal, na companhia do pequeno explorador e maridão, e de quem mais for possível.
Desejo uma semana feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Em dezembro de 2019, estava em Portugal.
É muito desolador saber que os enfeites, as arvores, a iluminação, estejam restritas.
Mas por outro lado a esperança de dias melhores que estão por vir, me motivam a acreditar.
Muita saudade…..