Atualizado em 16 Abril, 2021
“Sabes o que é um explorador?” O Pedrinho hesita. Chamo-lhe muitas vezes “pequeno explorador” mas, apercebo-me, nunca lhe expliquei o significado desse tratamento carinhoso. No Jardim da Estrela, em Lisboa, entendeu-o finalmente
– É uma pessoa que percorre, observa e investiga uma determinada zona para aumentar os seus conhecimentos. É alguém que tem uma curiosidade infinita e quer saber sempre mais.
A parte da curiosidade conquista-o.
– Esse sou eu!
O espírito aventureiro, que permitiu aos nossos antepassados desbravar novos mundos, infla o peito do Pedro na missão a que nos propomos esta manhã: explorar o Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido como Jardim da Estrela. De mapa na mão, inauguramos a aventura em frente à estátua de Pedro Álvares Cabral.
– Este navegador português descobriu em 1500 o…. – silêncio do meu interlocutor de palmo e meio.
– Um dia visitámos a sua terra natal, Belmonte. Tinha um grande museu dos descobrimentos, lembras-te? – a resposta chega então, pronta e retumbante.
À porta do Jardim da Estrela
Seguimos até à entrada do Jardim, para atentar no curioso desenho que enfeita o chão: uma caravela com dois corvos. É o símbolo de Lisboa e remete para a viagem que trouxe desde Sagres o corpo de São Vicente, esse padroeiro completamente ensombrado pela popularidade do Santo António. Diz a lenda que dois pássaros negros acompanharam a embarcação e, desde então, passaram a fazer parte do brasão da cidade, como símbolo de protecção e lealdade.
Há mais de 100 anos, vivia um animal na entrada deste belo jardim. Qual seria? O Pedro precisa de ajuda para esta pergunta. E a mãe, que tem todas as respostas na mão (literalmente), diz. “Um leão, oferecido por um grande explorador de África, chamado Paiva Raposo”. Na verdade, o leão da Estrela foi tão famoso, que até deu nome a um filme.
– Coitadinho – contrapõe o Pedro.
Tens razão, meu menino. Que mania têm os humanos de aprisionar animais, de os retirar dos seus habitats, de os exibir como objectos. Pobre leão que perdeu a lonjura da savana e ganhou a finitude de uma jaula.
Mas o Pedro já segue adiante, na nossa caça ao tesouro. Hoje aprendemos que aquela árvore gigante e estranha veio da Austrália e “estrangula” as outras à sua volta. Que os eléctricos que passam entre o jardim e a Basílica da Estrela já fazem este percurso desde 1914. Que ao lado da igreja fica o “jardim da burra”…
Este é apenas um dos 10 passeios que o jogo pedagógico Explorar Lisboa propõe às famílias, para descobrirem os segredos mais divertidos dos bairros da capital. Os mapas são complementados com um livro cheio de histórias, curiosidades e soluções, que fazem dos pais uns sabichões.
De dificuldade fácil, o percurso 8 – Jardim da Estrela foi pensado para durar cerca de uma hora mas nós levámos quase o dobro do tempo, porque o Pedro quis escrever todas as respostas com a sua melhor letra, antes de prosseguirmos para o desafio seguinte.
Aceitando as sugestões adicionais do livro, ainda visitámos a Basílica, descemos a calçada da Estrela e fomos até à Assembleia da República. Já era tempo do Pedrinho ver com os seus olhos o lugar onde 230 deputados decidem a vida dos portugueses.
– Porque é que são tantos? – pergunta-me.
Ai, o debate político-institucional que essa questão daria, penso, mas abstenho-me de mais comentários.
Quero agradecer à equipa do Explorar Lisboa pela oferta do jogo (preço: 14,90€), que passou no teste do Pedro com nota máxima. O conceito é tão fantástico que espero que seja exportado para outras cidades muito em breve.
Percursos propostos: 1 Belém – 2 Da Casa dos Bicos ao Castelo – 3 Chiado – 4 Da Graça a Santa Clara – 5 Do Príncipe Real à Glória – 6 Dos Restauradores ao Marquês de Pombal – 7 Do Cais do Sodré à Praça do Comércio – 8 Jardim da Estrela – 9 Do Carmo à Baixa – 10 Jardim da Gulbenkian
27 Comentários
São gansos na quarta foto, não? Não são bravos?
Ah, diz ao Pequeno Explorador que no Brasil os deputados são 513 e há ainda o Senado (com nada menos que 81 senadores)………………….. Haja reticências!
Marta, são gansos sim. Meios bravos, mas este senhor já os deve conhecer, porque interagiu com eles com muito à vontade.
230 deputados parece-lhe pouco? Mas somos menos de 10 milhões de habitantes, menos do que os residentes da cidade de S. Paulo…
Muito interessante. Frequentei bastante o jardim da Estrela, entre 64 e 69. Trabalhava perto, vivia com uns tios em Lisboa. Depois disso só lá voltei o ano passado, num passeio de escola.
Um abraço e uma boa semana
Suponho que há 50 anos devia estar um pouco diferente. Já faziam feiras de artesanato aos domingos de manhã?
Beijinho
Ruthia, você havia me falado desse jogo, quando aí estivemos e eu estava curiosa com o resultado. Se tivéssemos filhos, era certo participar do sorteio! E tomara mesmo que o jogo se espalhe para outras cidades! Guimarães, talvez? 😉
Um beijo carinhoso,
Ana Christ
Tomara mesmo, Ana. Guimarães, Porto, Madrid, Paris… O Pedro ficou tão entusiasmado com o desafio, que poderia ter demorado o dia inteiro. E eu aprendi imenso sobre Lisboa.
Querida Ruthia
Gostei imenso! Fizeste-me recordar os meus tempos de recém-casada, quando ia muitas vezes "tomar ar" ao Jardim da Estrela. Minha tia/madrinha morava na Calçada da Estrela à Lapa e eu passava os dias com ela, enquanto o maridão estava no quartel, eu já com uma barrigona respeitável… 🙂
Adiante. Acho essa iniciativa muito louvável e penso que seria muito bom que outras cidades a adoptassem.
E agora uma "alfinetadinha"… 🙂
Essa pergunta do Pedro acerca do número dos deputados… já a maioria de nós a fez, com a diferença de que, para além de perguntarmos "Porquê?", perguntamos, especialmente "Para quê?"…
E com esta me vou.
Votos de uma semana muito feliz.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Para quê, realmente…
Adorei as fotos e ver o querido explorador, sempre atento, concentrado em assimilar tudo o que vê! Beleza e esse jogo deve ser legal! bjs, linda semana,chica
Espero que mantenha esta curiosidade em relação ao mundo que o rodeia para sempre, Chica. Se não for pedir muito…
Mas que ideia maravilhosa esse jogo! Parabéns… e caso eu obtenha minha cadeira no Legislativo municipal nestas eleições, fica a ideia para implantar aqui algo similar…. obrigada querida amiga…. pois não é que dá vontade de participar do sorteio e ficar na torcida? assim nós teríamos algumas ótimas indicações para passeios na nossa ida ano que vem…. Pai e Mãe estavam ontem em Braga.. via algumas fotos… amei… em especial por sentir que há romantismo no ar daquela localidade… o pessoal da viagem conseguiu clicar um beijinho deste querido casal… Saudades Ruthia!! beijos e abraços no pequeno (já não tão pequeno) explorador!
Querida Dri, terei todo o prazer de emprestar o kit do Pedro, para as vossas explorações em Lisboa. Caso contrário, visita a página no FB "I Play My City", para ver onde podes adquiri-lo, aquando a vossa chegada a Lisboa.
Beijinhos
Ruthia, a maior riqueza que uma pessoa possa ter vc está ofertando ao Pedro, pequeno explorador. Que riqueza maravilhosa! Que Deus o proteja muito e o faça muito feliz! E filho feliz significa pais super felizes também.
Beijos, uma linda semana pra vcs!
Muito obrigada pelas suas amáveis palavras, Clara. Filho feliz significa, em absoluto, pais felizes!!!
Beijinho
Boa tarde, certamente que o Pedro explorador da sabedoria, vai ficar mais sábio com o conhecimento que lhe transmite, as fotos são excelentes.
Resto de boa semana,
AG
Exatamente isso que todos queremos, filhos mais tolerantes, mais curiosos, mais conhecedores, mais felizes.
Abraço, AG
Ah, me lembro bem desses calçamentos feitos de pedra e muita história de Portugal! Quanta saudade de tua terra, Ruthia!!!
Foi uma bela recordação passar por aqui hoje!
Beijos e um lindo fim de semana!
Bia <°(((<
Cara Bia, é sempre um prazer "recebê-la" por aqui. Já tinha saudades.
Quando (re)visitar Portugal, não deixe de vir ao Norte, para tomarmos um café e devorarmos uns pastéis de nata.
Abraço
Que linda interação com Pedro, o "Pequeno Explorador", que está crescendo, aprendendo com você a história dos antepassados, mesmo que dirigida, mas muito apropriada ao desenvolvimento do jovem.
Esse espírito aventureiro que deve ser resgatado, apesar da correria que a vida moderna nos impõe, há que se ter tempo para a contemplação e o despertar de nossos sentidos.
Amei, Ruthia, obrigada pela maravilhosa partilha do Jogo "Explorar Lisboa"…
Abraços carinhosos
Maria Teresa
O Pedrinho é, sem dúvida, um explorador! E o conhecimento é viciante 🙂
Beijinhos!
Olá Ruthia
Que beleza de texto, mais uma vez! Adorei.
Deixe-me lhe perguntar uma coisa de que ando cismado: A Ruthia é brasileira ou portuguesa? Sei que faz questão de ser uma cidadã do mundo. Mas nasceu onde?
Parabéns, uma vez mais, pelo seu blog. E agradeço a visita que fez recentemente ao «estrada fora…»
Abraço do Carlos da Gama
memoriadamicha2011.blogspot.com
Que explorador, hien!!!
abraço.
Olá Ruthia, bem interessante esta proposta do mapa e nosso pequeno explorador mandou legal.Questionamento perfeito para que tanto deputados? Imagine aqui com o dobro.
Um especial abraço ao Explorador.
Desejo uma semana de realizações e muita paz para voces.
Bjs de paz amiga.
O Pedrito está a ficar com uma bagagem do tamanho do mundo, assim não lhe faltem as forças e, principalmente, à mãe. 🙂
(Estou curiosíssimo sobre o que a Ruthia irá escrever sobre Castelo Novo e Alpedrinha. É que, como facilmente se compreenderá, tenho uma visão muito própria sobre aqueles lugares. Já agora, e para lhe aguçar a curiosidade, o meu último texto andou por lá, mas mirando do alto…) 🙂
Uma boa semana, Ruthia :
"Esse sou eu!" Oh, que garoto mais lindo! Amo!
E esses percursos todos? Saudade, saudade, saudade…
Bem que podia ter um jogo interativo desses para turistas como eu pois teria muito a aprender assim como o seu Pedrinho. Visitei a Basílica da Estrela quando estive em Lisboa.Amo Portugal.beijinhos
Que linda experiência. O pequeno explorador aprendeu muito sobre a história de Portugal de um jeito muito lúdico. E que bela história!