Atualizado em 27 Abril, 2023

Com a época balnear à porta, fizemos uma ampla pesquisa e muitas visitas às praias do Norte de Portugal. Aqui ficam as nossas recomendações, entre as 85 praias da região distinguidas com Bandeira Azul

No litoral português cabem realidades muito distintas: das ventosas praias do Norte de Portugal, às cálidas águas algarvias, das orlas desertas aos areais muito disputados pelos turistas. Algumas delas ficaram já entre as 10 mais belas praias da Europa ou as 25 melhores do mundo.

Em cada região do país há boas praias para desfrutar o melhor do Verão. Neste artigo, concentramo-nos nas praias costeiras, ou seja, banhadas pelo Oceano Atlântico. Afinal, um Verão longo e muitas horas de sol convidam a longas caminhadas na areia, tardes entre mergulhos e leituras, sem esquecer os entardeceres inesquecíveis.

Portugal possui 393 praias galardoadas com a Bandeira Azul da Europa em 2022, e mais de 200 consideradas praias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. A bandeira azul é um símbolo de qualidade que significa, entre outras coisas, boa qualidade da água, praias limpas, vigiadas, com equipamento de primeiros socorros, instalações sanitárias, informação e actividades de educação ambiental.

Ou seja, escolher uma praia com a bandeira azul significa que pode contar com benefícios para a saúde (areais limpos, mar rico em iodo) e boas infraestruturas de apoio. Na época balnear de 2022, 85 praias do Norte poderão hastear a bandeira. Vamos conhecer algumas delas, num roteiro que começa junto à fronteira com Espanha e vai descendo para Sul.

Leia também Praias fluviais do Norte de Portugal

Vila Praia de Âncora em plena época balnear.

Praias no concelho de Caminha

No concelho de Caminha encontra cinco praias com bandeira azul: Caminha (41° 51′ 51.55″ N | 8° 51′ 52.52″ W), Moledo (41° 50′ 58.01″ N | 8° 51′ 59.98″ W), Vila Praia de Âncora (41° 48′ 46.71″ N | 8° 51′ 52.77″ W), Praia do Forte do Cão (41° 47′ 59.25″ N | 8° 52′ 16.79″ W) e uma praia fluvial.

Moledo é bem afamada, muitos artistas e políticos mantêm ali uma casa de férias; mas Vila Praia de Âncora não lhe fica atrás, tendo florescido como estância balnear. O areal de Vila Praia de Âncora estende-se desde o porto de pesca até à foz do rio Âncora, que nasce na encantadora Serra da Arga.

A temperatura da água não é alta e a ondulação atlântica é mais propícia ao surf do que aos mergulhos, mas junto à marginal as correntes marítimas são menos sentidas. A parte sul da praia, acessível a pé, através de um passadiço de madeira, é a mais bonita. Ali encontra espaços quase desertos, rodeados por dunas preservadas.

Para ficar em Vila Praia de Âncora, recomendo o Hotel Meira ou a Albergaria Quim Barreiros.

Viana do Castelo

Praia do Carreço em Viana
Uma das muitas praias de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.

O concelho de Viana do Castelo possui 10 praias com bandeira azul, a maioria já há vários anos. São elas Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo do Neiva, Insua, Luziamar, Paçô e a praia urbana do Norte, inserida no trilho “cidades saudáveis”.

A Praia do Cabedelo (41° 40′ 43.49″ N | 8° 49′ 53.03″ W), em Darque, é muito procurada pelos amantes de desportos radicais e windsurf, acolhendo diversas competições internacionais. É também a única praia acessível da região. No entanto, as minhas praias preferidas, maravilhosas para famílias com crianças, ficam um pouco mais longe da cidade.

É o caso da praia do Paçô (41° 45′ 34.66″ N | 8° 52′ 39.04″ W), com um trilho ambiental maravilhoso, e a vizinha praia do Carreço (41° 44′ 31.84″ N | 8° 52′ 36.96″ W) protegida dos ventos fortes pelo promontório de Montedor e, do mar, pelos afloramentos rochosos. A praia do Carreço possui uma população interessante de corvos marinhos de crista e outras espécies de aves.

Recorde o Trilho celta nas praias do Norte que fizemos entre as duas praias. Na região, recomendamos ficar no Hotel FeelViana, junto à praia do Cabedelo, ou na magnífica Casa Reserva do Poeta perto de Afife.

Leia também Rota dos gigantes: Viana do Castelo

Praias de Esposende

Contemplando os belos moinhos da Apúlia.

Em Esposende encontra quatro praias com bandeira azul, todas elas parte do Parque Natural do Litoral Norte: Apúlia, Fão-Ofir, praias de Marinhas-Cepães e Suave Mar, junto à foz do rio Cávado.

A praia de Ofir (41° 31′ 33.56″ N| 8° 47′ 29.90″ W), na freguesia de Fão, é onde vou mais vezes. A “culpa” é do pinhal das redondezas, que permite almoçar em jeito de piquenique, à sombra, evitando as horas mais perigosas de radiação. Se passar por lá, não deixe de provar o doce típico, de origem conventual: as clarinhas de Fão.

Mas a minha preferida será porventura a praia da Apúlia (41° 28′ 55.07″ N | 8° 46′ 32.67″ W), mais a Sul, terra de mar e de sargaceiros, com a vida tradicional das masseiras (campos agrícolas em solo arenoso), os barquinhos e os pescadores a conviverem em harmonia com os visitantes. Os moinhos, hoje transformados em casas de férias, oferecem um apontamento belíssimo à paisagem, especialmente encantadora ao pôr do sol.

Para aproveitar as praias de Esposende, recomendo o Axis Ofir Beach Resort Hotel, perto de Ofir, ou a CMB Guesthouse, perto da Apúlia.  

Póvoa de Varzim

Se prefere areia fina, uma alternativa no concelho é A-ver-o-Mar (sem bandeira azul).

No concelho da Póvoa de Varzim encontra oito locais galardoados com bandeira azul, alguns dos quais se desdobram em várias frentes de praia. Principal estância balnear dos nortenhos há décadas, desde que os comerciantes do Porto e do Minho a escolheram como destino de férias, a Póvoa de Varzim possui praias com areia mais grossa, água de qualidade excelente, mas de temperatura gélida, que não é para fracos.

Entre as melhores praias destaca-se a pequena baía da Lagoa (41° 23′ 28.98″ N | 8° 46′ 42.84″ W), com três praias bastante procuradas pelos praticantes de surf e bodyboard. As zonas urbanas (Norte e Sul) também receberam a bandeira azul.

A Póvoa de Varzim é muito procurada também por causa dos restaurantes, do casino, discotecas e festas de praia. Para explorar a região, sugiro o  Sao Felix Hotel Hillside & Nature, que não fica em cima da praia mas é muito sossegado e tem uma vista soberba, o Hotel Santo André ou o despretensioso Estela Surf & Hostel.

Praias de Vila do Conde

Em Vila do Conde existem seis locais com bandeira azul hasteada. Cada um deles desdobra-se em várias concessões de praia. Os passadiços de madeira estendem-se até ao concelho vizinho, Póvoa de Varzim, o que constitui um bom pretexto para caminhar ou correr, com uma vista fantástica.

A lista inclui Árvore, a Frente Urbana Norte que engloba sete concessões de praia, a Frente Urbana Sul, no coração do concelho, com 9 praias diferentes, e Labruge. A Sul da foz do rio Ave encontra ainda as praias de Mindelo e a pequena Vila Chã (41° 17′ 43.12″ N | 8° 44′ 10.48″ W ), também conhecida como Praia da Congreira ou Praia Nova.

Se escolher as praias de Vila do Conde, pode contar comer peixinho fresco. Aproveite também para conhecer a Velha Casa de José Régio. Para ficar, recomendo o Santana Hotel & SPA ou a Autor Guesthouse, entre as praias de Mindelo e Vila Chã.

Praias de Matosinhos

praia da Memória
O obelisco assinala a chegada de D. Pedro a esta praia.

Não sendo a escolha óbvia para muitos nortenhos, estas praias são procuradas por quem mora nas proximidades (em Matosinhos ou no Porto). Na verdade, o concelho possui 13 locais galardoados com bandeira azul, que se desdobram em várias frentes de praia.

Entre a longa lista, destaca-se a popular praia de Funtão, a praia Quebrada e a praia da Memória. A enseada da praia da Quebrada é bem simpática, com a vegetação envolvente e as casas de pescadores, mas esconde uma zona de rochas que requer particular atenção, quando se quer dar um mergulho.

Destaque-se ainda a praia da Memória (41° 13′ 50.35″ N | 8° 43′ 16.61″ W), onde D. Pedro desembarcou em 1832 com um exército para derrotar o irmão. Em homenagem a essa vitória, aqui foi construído o Obelisco da Memória, que inspirou o nome da praia.

O passadiço, construído para facilitar o Caminho Português da Costa, tornou-a ainda mais popular. Depois de obras de manutenção em 2021, nos passadiços e na área de estacionamento, a praia apresenta boas condições para a abertura da época balnear.

Entre as opções de alojamento das proximidades, recomendo os apartamentos Caravela ou Ar d’Sal – Praia de Angeiras – Beach&GoodFood.

Praias do Porto

Não sou grande apreciadora de praias muito urbanas, como as que se localizam no concelho do Porto. Apesar disso, refira-se que a região possui quatro locais distinguidos com bandeira azul e, claro, nenhum post sobre praias do Norte de Portugal estaria completo sem incluir estas. A sua vantagem reside no fácil acesso através de transportes públicos, já que o estacionamento não é fácil.

Uma das praias locais com bandeira azul é a do Homem do Leme (41° 9′ 37.07″ N | 8° 41′ 7.48″ W), que deixa antever afloramentos rochosos com mais de 570 milhões de anos. A única praia acessível na cidade do Porto foi baptizada em homenagem aos pescadores, que mereceram também a estátua em bronze do Homem do Leme, da autoria de Américo Gomes (1934).

A lista inclui ainda as praias de Gondarém, com a emblemática pérgola da Foz, e da Foz, ideal para relaxar, beber um copo, apreciar o pôr do sol no oceano, correr ou pedalar ao longo do passeio marítimo. Se é a sua primeira visita à cidade invicta, não deixe de ler todas as nossas dicas sobre o Porto.

Praias de Vila Nova de Gaia

A beleza da capela do Senhora da Pedra, junto ao mar.

Vila Nova de Gaia é o concelho do Norte de Portugal com maior número de locais distinguidos com bandeira azul. São um total de 20, que se desdobram em várias concessões de praia. As praias locais são procuradas por milhares de portuenses, por causa da sua qualidade e pelo crescente número de praias acessíveis, onde é possível entrar no areal mesmo em cadeira de rodas, por exemplo.

Questionando uma amiga que mora no concelho, apontou-me a praia de Salgueiros (41° 7′ 14.38″ N | 8° 39′ 54.90″ W) e as praias próximas de Pedras Amarelas e Estrela do Mar, como suas preferidas. Visitámos duas delas e passámos ali belos momentos de lazer, como podem ver na foto de entrada deste post.

Mas, confesso, as minhas preferidas ficam mais a sul. Falo do litoral que vai de Miramar a S. Félix da Marinha e que inclui praias belíssimas como o Senhor da Pedra (41° 4′ 10.30″ N | 8° 39′ 17.45″ W), Aguda e a histórica praia da Granja (41° 2′ 23.72″ N | 8° 38′ 59.50″ W).

A beleza da praia com a capela do Senhor da Pedra (século XVII) a ser beijada pelas ondas faz as delícias dos fotógrafos. E que dizer da praia da Granja, poiso da aristocracia portuguesa em meados do século XIX, que recebeu Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão e até a realeza da altura? Já no século XX, foi eleita por Sophia de Mello Breyner Andersen como destino preferido.

Tanto a praia da Granja como a do Senhor da Pedra têm aquele ambiente quieto de pequena vila veraneante, que acho encantador. Para desfrutar da região, sugiro ficar no Aguda Golf Vita, na Casa da Granja Charming Hotel ou, se prefere apartamento, no Oporto Beach, por exemplo.

Praias de Espinho

A Praia da Frente Azul recebe os alunos das escolas de surf e do desporto escolar.

Fechamos este guia pelas praias do Norte de Portugal em Espinho, o concelho limítrofe entre a região Norte e Centro, a meio do caminho entre o Porto e Aveiro. O concelho possui cinco locais galardoados com a bandeira azul, cada vez mais procurados pelas suas ondas, para a prática de surf, windsurf e bodyboard.

A lista inclui as praias urbanas da Frente Azul (41° 0′ 42.16″ N | 8° 38′ 44.99″ W) e da Baía (41° 0′ 31.90″ N | 8° 38′ 47.62″ W), próximas uma da outra, com todos os serviços e transportes ali bem perto, incluindo o casino de Espinho, mas de difícil estacionamento sobretudo nesta altura em que o centro de Espinho está com muitas obras. No entanto, é possível chegar de comboio, o que é uma vantagem.

Acrescente-se a Praia da Rua 37 e, mais a sul, as Praias de Silvalde, ao lado do mais antigo campo de golfe da Península Ibérica e de Paramos, bem mais tranquilas. No centro de Espinho, sugiro um brunch no simpático Pão de Dó e, para ficar, o Monte Lírio Hotel & Wellness Centre ou o Espinho Beach 4 Stays, para estadias um pouco mais longas.

Qual das praias do Norte de Portugal é a vossa preferida? Contem-me tudo!

Em 2021, a época balnear foi um pouco estranha, por causa das regras de distanciamento social, uso de máscara e semáforos de ocupação, com informação em tempo real na app Info praia. O Verão de 2022 será mais relaxado, mas a app continua activa e dá informação sobre o nível de ocupação das praias, agora a título informativo, galardões atribuídos, equipamentos existentes e qualidade da água.