Atualizado em 22 Novembro, 2023
Os mercados de Natal de Colónia abrem portas dentro de dias. As ruas estão festivas, as luzes foram acesas, antecipando o advento, o aroma do glühwein espalha-se no ar. E nós temos todas as dicas para aproveitar o melhor dos mercados natalícios na cidade alemã
Um pouco por toda a Europa, não faltam mercados para celebrar a quadra natalícia. Na Alemanha esta é uma tradição levada muito a sério. A magia do Natal chega com música e iluminações nas ruas, montras decoradas, amêndoas torradas e a figura do S. Nicolau.
Tal como acontece noutros mercados de Natal alemães, pode esperar encontrar em Colónia muitas barraquinhas de comida, bebida e artesanato, coros e música. A grande diferença é que ali existem vários mercados com identidades e temas específicos, espalhados pela cidade. Todos eles são lindos, com decoração específica e muita riqueza de detalhes.
Por exemplo, existe uma vila de S. Nicolau, na Rudolfplatz (praça Rudolfo, que nome mais natalício), aos pés de uma das antigas torres da cidade. Colónia até tem um LGBTQ+ Christmas Market, chamado Heavenhue Cologne, que tem o apoio da Cologne AIDS Hilfe e da KLuST e.V., entidade responsável pela organização do Colónia Pride. Este mercado, na zona pedestre de Sparkasse não muito longe da Rudolfplatz, é decorado em tons de branco e pop art.
Não é possível visitar todos os mercados de Natal de Colónia em 2 ou 3 dias, até porque aos principais somam-se outros mercadinhos de bairro e toda a cidade fica lotada de visitantes. O ideal é escolher aqueles que quer visitar, antes de chegar à maior cidade da Renânia do Norte-Vestefália. Habitualmente os mercados de Natal de Colónia abrem na última segunda-feira antes do advento e encerram poucos dias antes do Natal. Em 2023, funcionam a partir de 20 a 23 de novembro e até 23 de dezembro.
Para além de um mapa com os mercados de Natal de Colónia, deixo as nossas impressões sobre os mercados que já visitámos. Não deixe de ler também o nosso guia Visitar Colónia| Alemanha: todas as dicas.
Angel’s Market (Neumarkt)
20 de novembro a 23 de dezembro | Domingo a Terça 11h00-21h00, Sexta e Sábado 11h00-22h00
O Markt der Engel, ou mercado dos anjos fica no Neumarkt, o bairro das compras por excelência que, à noite, se transfigura com estrelas, anjos que passeiam entre os visitantes, vestidos de branco e purpurinas. Uma vez por semana, o Pai Natal (papai Noel, para os leitores brasileiros) junta-se a um desses seres celestiais, fazendo a sua grande entrada em Neumarkt a cavalo, para distribuir doces entre as crianças.
Os pequenos chalets seguem o tema, com delicados apontamentos angélicos, existe um palco e um carrossel, para completar o cenário. Para além do artesanato tradicional e produtos locais, como a mostarda, encontrará casinhas e pratos decorativos inspirados em Colónia e nas suas tradições de Natal.
Um dos chalets mais charmosos, e populares, é o da Kathe Wohlfahrt, a maior loja de enfeites natalícios do mundo, que nasceu numa cidadezinha pequena e se espalhou por toda a Alemanha. As decorações são lindas e delicadas, ainda que as mais belas sejam, regra geral, caras. Mas pode ser uma recordação da cidade muito significativa.
Por falar em souvenirs, trouxe para casa duas canecas de glühwein, uma delas do Angel’s Christmas Market (a minha favorita). Não é obrigatório ficar com a caneca, a taxa paga é devolvida quando e se entrega a mesma. As barraquinhas que vendem vinho quente aqui têm nomes sugestivos, como “Cloud Nine” e “Gabriel’s”, e também vendem ponche e chocolate quente. Muitos moradores vêm aqui depois do trabalho para absorver a atmosfera e saborear uma bebida quente.
Este foi o mercado de Natal de Colónia preferido do pequeno explorador. A decoração recordou-me que há muito quero conhecer a Noite de velas em Gouda (Gouda by Candlelight), um espetáculo de luzes para a chegada do Natal na Holanda.
Harbour Christmas Market (Rheinauhafen)
23 de novembro a 23 de dezembro | Domingo a quinta-feira 11h00 – 21h00, Sexta e Sábado 11h00 – 22h00
Este Harbour Market, pequeno e pitoresco mercado de Natal, é anunciado pela torre medieval Malakoff, fica junto do rio Reno e do muito visitado Museu do Chocolate. Localmente chamado de Hafen-Weihnachtsmarkt, o mercado reflete o tema marítimo no design, decoração, espetáculos e produtos oferecidos. De vez em quando, o espaço é invadido por piratas do Reno, que fazem malabarismos, ou velhos lobos do mar, que conversam com os visitantes.
As cerca de 70 barraquinhas são decoradas de branco, têm pisos de madeira e telhados pontiagudos que lembram as pranchas e velas de um navio. Aliás, existe um barco impressionante, com três mastros de madeira, onde se vende vinho quente.
Nesta atmosfera animada, os marinheiros oferecem comida, bebidas, além de produtos e artesanato de alta qualidade, todos inspirados no ambiente portuário, de navegação marítima, Colónia e Natal. Foi dos poucos mercados onde encontrámos grande variedade de peixe: comemos umas sandes de salmão fantásticas.
Pode conjugar a visita ao Harbour Christmas Market com outros pontos turísticos como o museu do Chocolate, o museu dos Desportos Olímpicos, o renovado bairro portuário de Rheinauhafen, o Museu da Mostarda ou a cervejaria tradicional “Malzmühle”.
Cathedral Christmas Market
23 de novembro a 23 de dezembro (encerrado no dia 26 de novembro) | Domingo-quarta 11h00-21h00, Quinta e Sexta 11h00-22h00, Sábado 10h00-22h00
Nós seguimos para o Cathedral Christmas Market, o mais emblemático mercado de Natal de Colónia, junto da majestosa catedral. Sob a maior árvore de Natal da Renânia (ou assim o apregoa a organização) – um abeto Nordmann com 25 metros de altura, iluminado com 50 mil luzes LED – há mais doces, iguarias locais e “vinho quente original do Natal”, mas também artesãos a trabalhar.
Ali encontra várias ideias de presentes, como esculturas em madeira, bolas de vidro, cerâmica, acessórios, brinquedos para crianças, sabonetes, etc., da Alemanha e de outros pontos da Europa.
Este mercado de Natal é muito central, perto da sala de concertos da filarmónica e do famoso Dom Hotel. Inclui uma área apenas dedicada à comida (numa das ruas laterais) e um palco com mais de uma centena de concertos e espetáculos programados. Pode conjugar o passeio com a visita ao Museu Romano-Germânico, à própria Catedral e ao centro histórico.
Old Town Christmas Market
24 de novembro a 23 de dezembro (o mercado da praça de Heumarkt estende-se até 7 de janeiro) | Todos os dias entre as 11h00 e as 22h00
Deixei o meu mercado favorito, o Old Town Christmas Market, no centro histórico (Altstadt), para último. Na verdade, este mercado que homenageia os gnomos estende-se por várias praças, como a Alter Markt e a Heumarkt.
Existe uma lenda que diz que os Heinzelmännchen (gnomos domésticos) realizavam todos os tipos de trabalhos para os habitantes de Colónia: preparavam as salsichas para o açougueiro, costuravam as roupas do alfaiate, amassavam o pão ao padeiro. A decoração deste mercado inspira-se nestes diligentes ajudantes e nas suas atividades: cada rua tem um tema diferente, de acordo com uma guilda dos tempos antigos.
Os Heinzelmännchen, que estiveram ocupados todo o ano a preparar este ambiente festivo, recebem os visitantes em cada entrada, dando as boas- vindas à sua casa. As lojinhas em madeira, decoradas com simpáticos gnomos nos telhados, sucedem-se entre esculturas de madeira e outras atrações que nos transportam à infância.
Em frente à Câmara Municipal existem carrosséis e uma roda gigante. E na Heumarkt existe ainda uma pista de gelo que garante momentos divertidos. Uma ponte aérea, a meio da pista de gelo, e um bar com terraço numa das extremidades, oferecem vistas fantásticas sobre o piso gelado e os seus patinadores (tirará dali as melhores fotos). Ao lado, muitos alemães divertem-se com o tradicional Eisschiessen, ou curling alemão, um jogo disputado no gelo.
Comer nos mercados de Natal
Almoçar ou jantar num mercado de Natal faz parte da experiência e permite conhecer algumas tradições gastronómicas locais. Aqui fica uma lista rápida do que pode encontrar por lá. Ao nível de comidas:
- Bratwürst, as famosas salsichas alemãs. Existe uma versão com caril muito popular chamada currywurst.
- Bratkartoffeln, estaladiços bolinhos de batata, cebola e ovo, servidos com puré de maçã.
- Leberkäse im Brötchen, espécie de hambúrguer servido em pão francês.
- Frikadellen, uma espécie de almôndega, servida com vários molhos.
- Flammkuchen, uma pizza rústica de massa grossa, sem molho de tomate. O recheio, com bacon e cebolinha, é ligado pelo queijo derretido.
- Raclettekäse, o tradicional queijo raclette derretido na hora, servido com pão ou com batatas.
- Maronen (castanhas assadas) ou Grebannte Mandeln (amêndoas torradas e cobertas).
- Lebkuchenherzen, os biscoitos tradicionais feitos com gengibre
- Waffles – há uns com a forma da catedral que são uma perdição, a massa simplesmente derrete na boca ou crepes .
Para acompanhar, nada como uma cerveja artesanal, a única bebida fresca omnipresente em qualquer época do ano, chocolate quente ou chá, para as crianças ou quem não bebe álcool.
E, claro, o Glühwein, vinho quente “temperado” com especiarias como canela, cravo, limão (5,5€ com a caução da caneca). Pode ser servido com doses de outras bebidas (Glühwein mit schuss…) como amaretto, rum ou licor. Todos os mercados têm canecas diferentes, que são uma linda recordação dos mercados de Natal.
Outras dicas
Os mercados citados ainda ficam a alguma distância uns dos outros. Normalmente sou adepta de fazer tudo a caminhar mas, se já vai palmilhar bastante nos mercados e tem crianças a tiracolo, pode optar por chegar de transporte público. O KölnCard dá acesso gratuito a transportes públicos (autocarro, metro e tram) por 24h ou 48h, além de descontos em algumas atrações turísticas.
Na quadra do Natal, circula na cidade o Weihnachtsmarkt Express, um pequeno comboio que liga os principais mercados. O bilhete hop on hop off custa 0€ para adultos e €5 para crianças a partir dos 12 anos (até essa idade não pagam), em 2022. Em alternativa, é possível adquirir um bilhete para um percurso único, ligando dois mercados de Natal de Colónia, por 3€/adulto ou 1,5€/criança com mais de 12 anos.
16 Comentários
Querida Ruthia
Tudo isto deve ser maravilhoso (ainda que um pouco frio para meu gosto… prefiro o calor). Mas este ano, com a pandemia, todos estes locais vão abrir ao público? Tenho umas certas dúvidas. É que na Alemanha as coisas também não estão nada boas, e daqui até ao Natal dificilmente recuperarão.
Mesmo o nosso Natal, este ano, vai ser bem diferente do habitual… mas temos que nos conformar (a mim custa-me muito pensar que não vou estar reunida com a família toda… Até me dá vontade de chorar, acreditas? )
Mas vamos ter esperança que no próximo ano tudo será já diferente e poderemos fazer uma grande festa!!!
Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Sim, como escrevi ali numa nota, este ano os mercados de Colónia não vão funcionar. Resta-nos esperar mais um ano e depois festejar a dobrar
Eu acho lindo estes mercados de Natal na Europa, e estes de Colonia parecem ser bem bacanas!
Sem dúvida é um tipo de atração que estará no meu roteiro quando for para esta parte do globo.
Adorei saber que os preços dos comes e bebes até que são bem acessíveis!
Obrigado!
As comidinhas não são muito caras, o problema é que queremos provar tudo, haha
Que experiência incrível visitar esses mercados de Natal de Colônia. Amei ler as dicas desse post. Já entraram na minha lista de desejos.
Acho tão lindos estes mercados de natal. Não temos aqui no Brasil. E o mercado de natal de colônia parece incrível. Quero mto visitar um.
Adorei ver os mercados de Natal de Colônia pelo seu post. Eu visitei esse mercado e me deu uma saudade!!! Do vinho quente e do cachorro-quente. Uma experiência que de certa forma me surpreendeu, porque me mostrou um lado bem alegre dos alemães.
Eu também fiquei fã do gluhwein…
Os mercados de Natal na Alemanha são mesmo lindos! Pena que esse ano a maioria está cancelada. Mas algum ano quero voltar lá nesse época. Bom saber que em Colônia são vários mercados diferentes!
Eu também quero muito conhecer outros no norte da Europa. Cada um mais bonito que o outro. Quem sabe em 2021
Eu sou muito friorenta. Se algum dia fosse à Alemanha nunca seria nesta época, mas adorei as fotos.
Abraço e saúde
[…] ainda Mercados de Natal de […]
Como eu amo esses mercados de Natal e os alemães são maravilhosos. Estive em Colônia há alguns anos e confesso que gostaria de voltar nessa época, pouco antes do Natal para ver esse mercado e curtir o clima natalino.
Eu adoro esta época na Europa precisamente por causa do ambiente natalício. É uma delícia. Sem falar no vinho quente, hehe
[…] mercados de Natal da Alemanha, saiba que a maioria já regressou em força no ano passado. Recorde Mercados de Natal de Colónia, com informação atualizada sobre os eventos de […]
[…] não vi uma caneca diferente para cada mercado de Natal, como nos mercados de Natal de Colónia – nem nenhuma tão bonita que quisesse trazer como recordação. Se for o caso, basta não […]