As viagens de 2018: retrospectiva

Hoje perdemo-nos em recordações: memórias de lugares e pessoas, sabores, aventuras, as viagens de 2018. São ecos já débeis de um ano maravilhoso que se despede…

Este é o meu último texto do ano, quando as luzes chegam, de mansinho, para iluminar um novo capítulo. Sabiamente, Mário Quintana exaltou o “belo truque do calendário” que, em cada novo ano, dá-nos a sensação de recomeço. Parece que a vida nos oferece 365 novas páginas em branco.

Ainda que seja uma mera ilusão – porque a nossa gigantesca bagagem pessoal, profissional e familiar não desaparece à meia-noite do dia 31 de Dezembro – sabe muito bem sonhar todas as possibilidades que um novo capítulo representa. Mas antes de mergulhar de cabeça em novos planos, lancemos um último olhar sobre o passado próximo…

Resumir 365 dias em meia dúzia de linhas e algumas imagens não é fácil. O lado bom é que nos permite saborear novamente os lugares. Aí estão, como já é tradição, os postais das nossas aventuras de 2018.

 

visitar Paris

 

Como já vem sendo tradição, começamos o ano em Angola, aproveitando para conhecer alguns lugares perto da capital, como o cemitério dos navios na Praia de Sarico.

Em Fevereiro fizemos uma série especial sobre a “antiga, mui nobre, sempre leal e invicta” cidade do Porto, com roteiro, dicas de programas grátis, experiências gastronómicas e um post exclusivamente dedicados às crianças. Aliás, tivemos oportunidade de explorar outras cidades do Minho (como Braga) e do Alto Minho, no início do ano.

Em Maio levamos dois pré-adolescentes à Disney Paris, o que motivou um post com todas as dicas para aproveitar o melhor da experiência. Dali seguimos para um roteiro de 2 dias em Paris. A série de posts incluiu os segredos do Panteão e os lugares de reflexão sobre a Revolução Francesa.

 

visitar a Áustria

 

No Verão fomos explorar a Áustria. A elegância de Viena e a inspiração do Danúbio no vale de Wachau motivaram vários posts. Entendemos porque Strauss compôs a famosa valsa e porque esta é a capital mundial da música.

Aproveitando que a capital eslovaca fica muito próxima, demos um pulinho a Bratislava. Esta cidadezinha simpática conquistou-nos com a sua simplicidade. Ali experimentamos, pela primeira vez, um passeio de segway.

De regresso a Portugal, fomos conhecer melhor a região centro: o Buda Garden, o monumental mosteiro da Batalha, o Dino Parque da Lourinhã, as grutas de Mira de Aire e a vila medieval de Óbidos.

Em Outubro, tivemos um fim-de-semana prolongado na Bélgica (Bruxelas e Ghent). Infelizmente, ainda não tive tempo para escrever sobre o assunto. Fica prometido para breve. É que, na reta final do ano, O Berço mudou de casa e aspecto, o que me consumiu uma enormidade de tempo e energia (e o trabalho de back office está longe de terminar). Gostaram do resultado?

 

visitar Bratislava

visitar o centro de Portugal

 

O Berço do Mundo em 2018

– 47 posts

– 4.253 seguidores no Facebook, 4.120 no Twitter e 3.800 no Instagram

– Chegamos ao Pinterest este ano. Já nos seguem por lá?

– Países com maior nº de acessos ao blog: Portugal, Brasil, EUA, Alemanha e Rússia (continuo sem perceber este fenómeno)

– Post mais lido do ano:  Porto sem gastar um tostão

2018-12-31T08:54:10+00:00

17 Comments

  1. Adelaide 1 Janeiro, 2019 em 12:04 - Responder

    Olá,
    só viagens lindas em 2018. Aproveitando as tuas dicas sobre o vale do Wachau, um destino que gostaria muito de conhecer. E quem sabe dar um pulinho também em Bratislava, como fizeste.
    Obrigada por compartilhar.

    • Ruthia 1 Janeiro, 2019 em 18:52 - Responder

      O vale de Wachau surpreendeu-nos bastante. É charmoso e verdejante. Visitamos Durnstein, onde prenderam o rei inglês Ricardo coração de Leão, e Melk, com a sua famosa abadia. Vale muito a pena

  2. Gabriela Torrezani 1 Janeiro, 2019 em 12:07 - Responder

    Que legal, 2018 foi um ano bem agitado por aí 😀 Feliz ano novo e que 2019 traga muuuitas viagens e sucesso! Seguiremos acompanhando as suas viagens!

    • Ruthia 1 Janeiro, 2019 em 18:53 - Responder

      Foi agitado na medida do possível, estou sempre limitada às férias escolares do meu filho. Mas foi um ano bom. Feliz 2019, acompanharemos as vossas aventuras também

  3. Susana - Viaje Comigo 2 Janeiro, 2019 em 13:31 - Responder

    Ah que bom ver que está a minha cidade, Porto, em destaque! Um grande 2019! 😀

  4. Márcia Silveira Pessoa 5 Janeiro, 2019 em 0:49 - Responder

    Muitas viagens bacanas e cheias de cultura em 2018. O ano que passou foi repleto de grandes destinos. E a casa nova do Berço está linda, parabéns!

    • Ruthia 7 Janeiro, 2019 em 13:35 - Responder

      Muito obrigada, o feedback tem sido maravilhoso em relação ao novo Berço. Mas a nossa essência não mudou, continuamos humildemente a explorar o mundo, com olhos de ver e o coração grato

  5. Eloah Cristina 5 Janeiro, 2019 em 10:20 - Responder

    Que retrospectiva linda! Espero que 2019 seja recheada de novas e maravilhosas viagens como estas.

  6. Carla Mota 7 Janeiro, 2019 em 9:02 - Responder

    Que ano animado, maravilhoso. Continuem a trilhar caminho do Berço para o mundo! bjinhos

  7. Angela C S Anna 7 Janeiro, 2019 em 11:13 - Responder

    olha so explorei quase os mesmos destinos que vc esse ano! no entanto passou mais tempo na austria enquanto fui apenas para viena

    • Ruthia 7 Janeiro, 2019 em 13:31 - Responder

      Será que nos cruzamos em algum lado sem sabermos???? Mas vc viajou muito mais que eu, menina do cabelo azul 🙂

  8. Mariazita 7 Janeiro, 2019 em 11:23 - Responder

    Antes de mais nada, tenho que dizer que “a menina começou o ano em beleza”!
    “(segunda pessoa do singular, nota bem)” – Será para durar? 😜
    Gostei muito do teu comentário. Desta vez não houve personagens a lançar a confusão… Mas… outros estão à espera de entrar. São precisos sete olhos para não os confundir 😁
    Os bolinhos de jerimu existem, sim. Há anos que não os faço porque pus de parte os fritos. Até as rabanadas eu faço no forno, e ficam deliciosas. Mas se quiseres posso mandar-te a receita dos bolinhos de jerimu. A receita que tenho foi-me dada pela minha mãe. É só pedires…

    A tua postagem está óptima. Gostei de rever os lugares que visitaste (e nos levaste a visitar). Foste uma excelente cicerone!!!

    Renovando os votos de um EXCELENTE 2019, desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    • Ruthia 7 Janeiro, 2019 em 13:32 - Responder

      Ah, eu vou querer a receita desses bolinhos sim. Mas sem hipótese de esperar 7 dias para os provar, depois de feitos.
      Beijinho e votos de um feliz 2019

  9. Mariana Bueno 7 Janeiro, 2019 em 19:32 - Responder

    Quanta viagem boa. Desses destinos conheço Paris e Porto e adorei os dois. Áustria e Eslováquia tenho muita vontade. Que venham novas viagens em 2019!!!

  10. Gisele Rocha 7 Janeiro, 2019 em 23:42 - Responder

    Quantas viagens! Neste ano viajei bastante pelo Brasil, mas também tive a chance de ir a Cuba e adorei. Recomendo!

  11. Camila Coubelle 8 Janeiro, 2019 em 12:07 - Responder

    Lindas viagens em 2018, hein?! Merece não só esse último olhar, mas também uma lembrança boa de vez em quando. Desejo ainda mais viagens para 2019, e muito sucesso. Abraços!

  12. Andrea 10 Janeiro, 2019 em 22:18 - Responder

    Poxa, quantas viagens bacanas….e elas são boas assim tb, para recordar sempre!!! Adorei a retrospectiva!

Deixe o seu comentário