Conhecer o Porto

Hoje perdemo-nos em recordações: memórias de lugares e pessoas, sabores, aventuras, as viagens de 2018. São ecos já débeis de um ano maravilhoso que se despede…

Este é o meu último texto do ano, quando as luzes chegam, de mansinho, para iluminar um novo capítulo. Sabiamente, Mário Quintana exaltou o “belo truque do calendário” que, em cada novo ano, dá-nos a sensação de recomeço. Parece que a vida nos oferece 365 novas páginas em branco.

Ainda que seja uma mera ilusão – porque a nossa gigantesca bagagem pessoal, profissional e familiar não desaparece à meia-noite do dia 31 de Dezembro – sabe muito bem sonhar todas as possibilidades que um novo capítulo representa. Mas antes de mergulhar de cabeça em novos planos, lancemos um último olhar sobre o passado próximo…

Resumir 365 dias em meia dúzia de linhas e algumas imagens não é fácil. O lado bom é que nos permite saborear novamente os lugares. Aí estão, como já é tradição, os postais das nossas aventuras de 2018.

visitar Paris

Como já vem sendo tradição, começámos o ano em Angola, aproveitando para conhecer alguns lugares perto da capital, como o cemitério dos navios na Praia de Sarico.

Em Fevereiro fizemos uma série especial sobre a “antiga, mui nobre, sempre leal e invicta” cidade do Porto, com roteiro, dicas de programas grátis, experiências gastronómicas e um post exclusivamente dedicado às crianças. Aliás, tivemos oportunidade de explorar outras cidades do Minho (como Braga) e do Alto Minho, no início do ano.

Em Maio levámos dois pré-adolescentes à Disney Paris, o que motivou um post com todas as dicas para aproveitar o melhor da experiência. Dali seguimos para um roteiro de 2 dias em Paris. A série de posts incluiu os segredos do Panteão e os lugares de reflexão sobre a Revolução Francesa.

visitar a Áustria

No Verão fomos explorar a Áustria. A elegância de Viena e a inspiração do Danúbio no vale de Wachau motivaram vários posts. Entendemos porque Strauss compôs a famosa valsa e porque esta é a capital mundial da música.

Aproveitando que a capital eslovaca fica muito próxima, demos um pulinho a Bratislava. Esta cidadezinha simpática conquistou-nos com a sua simplicidade. Ali experimentámos, pela primeira vez, um passeio de segway.

De regresso a Portugal, fomos conhecer melhor a região centro: o Budha Garden, o monumental mosteiro da Batalha, o Dino Parque da Lourinhã, as grutas de Mira de Aire e a vila medieval de Óbidos.

Em Outubro, tivemos um fim-de-semana prolongado na Bélgica (Bruxelas e Ghent). Infelizmente, ainda não tive tempo para escrever sobre o assunto. Fica prometido para breve. É que, na recta final do ano, O Berço mudou de casa e de aspecto, o que me consumiu uma enormidade de tempo e energia (e o trabalho de back office está longe de terminar). Gostaram do resultado?

visitar Bratislava
visitar o centro de Portugal

O Berço do Mundo em 2018

– 47 posts

– 4.253 seguidores no Facebook, 4.120 no Twitter e 3.800 no Instagram

– Chegámos ao Pinterest este ano. Já nos seguem por lá?

– Países com maior nº de acessos ao blog: Portugal, Brasil, EUA, Alemanha e Rússia (continuo sem perceber este fenómeno)

– Post mais lido do ano:  Porto sem gastar um tostão

Planeie a sua próxima viagem

Faça as suas reservas através dos links parceiros. Não paga nem mais um cêntimo e para mim faz toda a diferença

  • Encontre os melhores hotéis no  BookingÉ onde eu faço as minhas reservas
  • Se precisa de transporte próprio, alugue um carro com a Rentalcars 
  • Reserve os seus bilhetes para monumentos e tours, evitando filas, usando o Get your Guide 
  • Faça um seguro de viagem com a Iati seguros (beneficia de 5% de desconto com este link).

Este post pode conter links de afiliados

Partilhar
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Relacionados

18 Comentários

  1. Adelaide

    Olá,
    só viagens lindas em 2018. Aproveitando as tuas dicas sobre o vale do Wachau, um destino que gostaria muito de conhecer. E quem sabe dar um pulinho também em Bratislava, como fizeste.
    Obrigada por compartilhar.

    1. Ruthia

      O vale de Wachau surpreendeu-nos bastante. É charmoso e verdejante. Visitamos Durnstein, onde prenderam o rei inglês Ricardo coração de Leão, e Melk, com a sua famosa abadia. Vale muito a pena

  2. Gabriela Torrezani

    Que legal, 2018 foi um ano bem agitado por aí 😀 Feliz ano novo e que 2019 traga muuuitas viagens e sucesso! Seguiremos acompanhando as suas viagens!

    1. Ruthia

      Foi agitado na medida do possível, estou sempre limitada às férias escolares do meu filho. Mas foi um ano bom. Feliz 2019, acompanharemos as vossas aventuras também

  3. Márcia Silveira Pessoa

    Muitas viagens bacanas e cheias de cultura em 2018. O ano que passou foi repleto de grandes destinos. E a casa nova do Berço está linda, parabéns!

    1. Ruthia

      Muito obrigada, o feedback tem sido maravilhoso em relação ao novo Berço. Mas a nossa essência não mudou, continuamos humildemente a explorar o mundo, com olhos de ver e o coração grato

  4. Eloah Cristina

    Que retrospectiva linda! Espero que 2019 seja recheada de novas e maravilhosas viagens como estas.

  5. Carla Mota

    Que ano animado, maravilhoso. Continuem a trilhar caminho do Berço para o mundo! bjinhos

  6. Angela C S Anna

    olha so explorei quase os mesmos destinos que vc esse ano! no entanto passou mais tempo na austria enquanto fui apenas para viena

    1. Ruthia

      Será que nos cruzamos em algum lado sem sabermos???? Mas vc viajou muito mais que eu, menina do cabelo azul 🙂

  7. Mariazita

    Antes de mais nada, tenho que dizer que “a menina começou o ano em beleza”!
    “(segunda pessoa do singular, nota bem)” – Será para durar? ?
    Gostei muito do teu comentário. Desta vez não houve personagens a lançar a confusão… Mas… outros estão à espera de entrar. São precisos sete olhos para não os confundir ?
    Os bolinhos de jerimu existem, sim. Há anos que não os faço porque pus de parte os fritos. Até as rabanadas eu faço no forno, e ficam deliciosas. Mas se quiseres posso mandar-te a receita dos bolinhos de jerimu. A receita que tenho foi-me dada pela minha mãe. É só pedires…

    A tua postagem está óptima. Gostei de rever os lugares que visitaste (e nos levaste a visitar). Foste uma excelente cicerone!!!

    Renovando os votos de um EXCELENTE 2019, desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    1. Ruthia

      Ah, eu vou querer a receita desses bolinhos sim. Mas sem hipótese de esperar 7 dias para os provar, depois de feitos.
      Beijinho e votos de um feliz 2019

  8. Mariana Bueno

    Quanta viagem boa. Desses destinos conheço Paris e Porto e adorei os dois. Áustria e Eslováquia tenho muita vontade. Que venham novas viagens em 2019!!!

  9. Gisele Rocha

    Quantas viagens! Neste ano viajei bastante pelo Brasil, mas também tive a chance de ir a Cuba e adorei. Recomendo!

  10. Camila Coubelle

    Lindas viagens em 2018, hein?! Merece não só esse último olhar, mas também uma lembrança boa de vez em quando. Desejo ainda mais viagens para 2019, e muito sucesso. Abraços!

  11. Andrea

    Poxa, quantas viagens bacanas….e elas são boas assim tb, para recordar sempre!!! Adorei a retrospectiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

JPG_1606302493785

Ruthia Portelinha

Viajante, chocólatra, leitora compulsiva, mãe. Está a aprender chinês porque sim.

Posts Populares
Fundador da ABVP
Viagens de uma Vida
Livro viagens de uma vida
Viagem de grupo a Marrocos

7 dias em Marrocos 430 euros
Marrakech até Deserto do Saara
>> Viagem de Grupo Marrocos <<