Atualizado em 20 Abril, 2021
Hoje perdemo-nos em recordações: memórias de lugares e pessoas, sabores, aventuras, as viagens de 2018. São ecos já débeis de um ano maravilhoso que se despede…
Este é o meu último texto do ano, quando as luzes chegam, de mansinho, para iluminar um novo capítulo. Sabiamente, Mário Quintana exaltou o “belo truque do calendário” que, em cada novo ano, dá-nos a sensação de recomeço. Parece que a vida nos oferece 365 novas páginas em branco.
Ainda que seja uma mera ilusão – porque a nossa gigantesca bagagem pessoal, profissional e familiar não desaparece à meia-noite do dia 31 de Dezembro – sabe muito bem sonhar todas as possibilidades que um novo capítulo representa. Mas antes de mergulhar de cabeça em novos planos, lancemos um último olhar sobre o passado próximo…
Resumir 365 dias em meia dúzia de linhas e algumas imagens não é fácil. O lado bom é que nos permite saborear novamente os lugares. Aí estão, como já é tradição, os postais das nossas aventuras de 2018.
Como já vem sendo tradição, começámos o ano em Angola, aproveitando para conhecer alguns lugares perto da capital, como o cemitério dos navios na Praia de Sarico.
Em Fevereiro fizemos uma série especial sobre a “antiga, mui nobre, sempre leal e invicta” cidade do Porto, com roteiro, dicas de programas grátis, experiências gastronómicas e um post exclusivamente dedicado às crianças. Aliás, tivemos oportunidade de explorar outras cidades do Minho (como Braga) e do Alto Minho, no início do ano.
Em Maio levámos dois pré-adolescentes à Disney Paris, o que motivou um post com todas as dicas para aproveitar o melhor da experiência. Dali seguimos para um roteiro de 2 dias em Paris. A série de posts incluiu os segredos do Panteão e os lugares de reflexão sobre a Revolução Francesa.
No Verão fomos explorar a Áustria. A elegância de Viena e a inspiração do Danúbio no vale de Wachau motivaram vários posts. Entendemos porque Strauss compôs a famosa valsa e porque esta é a capital mundial da música.
Aproveitando que a capital eslovaca fica muito próxima, demos um pulinho a Bratislava. Esta cidadezinha simpática conquistou-nos com a sua simplicidade. Ali experimentámos, pela primeira vez, um passeio de segway.
De regresso a Portugal, fomos conhecer melhor a região centro: o Budha Garden, o monumental mosteiro da Batalha, o Dino Parque da Lourinhã, as grutas de Mira de Aire e a vila medieval de Óbidos.
Em Outubro, tivemos um fim-de-semana prolongado na Bélgica (Bruxelas e Ghent). Infelizmente, ainda não tive tempo para escrever sobre o assunto. Fica prometido para breve. É que, na recta final do ano, O Berço mudou de casa e de aspecto, o que me consumiu uma enormidade de tempo e energia (e o trabalho de back office está longe de terminar). Gostaram do resultado?
O Berço do Mundo em 2018
– 47 posts
– 4.253 seguidores no Facebook, 4.120 no Twitter e 3.800 no Instagram
– Chegámos ao Pinterest este ano. Já nos seguem por lá?
– Países com maior nº de acessos ao blog: Portugal, Brasil, EUA, Alemanha e Rússia (continuo sem perceber este fenómeno)
– Post mais lido do ano: Porto sem gastar um tostão
18 Comentários
Olá,
só viagens lindas em 2018. Aproveitando as tuas dicas sobre o vale do Wachau, um destino que gostaria muito de conhecer. E quem sabe dar um pulinho também em Bratislava, como fizeste.
Obrigada por compartilhar.
O vale de Wachau surpreendeu-nos bastante. É charmoso e verdejante. Visitamos Durnstein, onde prenderam o rei inglês Ricardo coração de Leão, e Melk, com a sua famosa abadia. Vale muito a pena
Que legal, 2018 foi um ano bem agitado por aí 😀 Feliz ano novo e que 2019 traga muuuitas viagens e sucesso! Seguiremos acompanhando as suas viagens!
Foi agitado na medida do possível, estou sempre limitada às férias escolares do meu filho. Mas foi um ano bom. Feliz 2019, acompanharemos as vossas aventuras também
Ah que bom ver que está a minha cidade, Porto, em destaque! Um grande 2019! 😀
Muitas viagens bacanas e cheias de cultura em 2018. O ano que passou foi repleto de grandes destinos. E a casa nova do Berço está linda, parabéns!
Muito obrigada, o feedback tem sido maravilhoso em relação ao novo Berço. Mas a nossa essência não mudou, continuamos humildemente a explorar o mundo, com olhos de ver e o coração grato
Que retrospectiva linda! Espero que 2019 seja recheada de novas e maravilhosas viagens como estas.
Que ano animado, maravilhoso. Continuem a trilhar caminho do Berço para o mundo! bjinhos
olha so explorei quase os mesmos destinos que vc esse ano! no entanto passou mais tempo na austria enquanto fui apenas para viena
Será que nos cruzamos em algum lado sem sabermos???? Mas vc viajou muito mais que eu, menina do cabelo azul 🙂
Antes de mais nada, tenho que dizer que “a menina começou o ano em beleza”!
“(segunda pessoa do singular, nota bem)” – Será para durar? ?
Gostei muito do teu comentário. Desta vez não houve personagens a lançar a confusão… Mas… outros estão à espera de entrar. São precisos sete olhos para não os confundir ?
Os bolinhos de jerimu existem, sim. Há anos que não os faço porque pus de parte os fritos. Até as rabanadas eu faço no forno, e ficam deliciosas. Mas se quiseres posso mandar-te a receita dos bolinhos de jerimu. A receita que tenho foi-me dada pela minha mãe. É só pedires…
A tua postagem está óptima. Gostei de rever os lugares que visitaste (e nos levaste a visitar). Foste uma excelente cicerone!!!
Renovando os votos de um EXCELENTE 2019, desejo uma semana feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Ah, eu vou querer a receita desses bolinhos sim. Mas sem hipótese de esperar 7 dias para os provar, depois de feitos.
Beijinho e votos de um feliz 2019
Quanta viagem boa. Desses destinos conheço Paris e Porto e adorei os dois. Áustria e Eslováquia tenho muita vontade. Que venham novas viagens em 2019!!!
Quantas viagens! Neste ano viajei bastante pelo Brasil, mas também tive a chance de ir a Cuba e adorei. Recomendo!
Lindas viagens em 2018, hein?! Merece não só esse último olhar, mas também uma lembrança boa de vez em quando. Desejo ainda mais viagens para 2019, e muito sucesso. Abraços!
Poxa, quantas viagens bacanas….e elas são boas assim tb, para recordar sempre!!! Adorei a retrospectiva!
Que experiencia fantástica! Parabéns por se permitir viver desafios.