Atualizado em 6 Janeiro, 2021
Tempo de balanço, de ser grato, de recordar os amigos e os lugares que nos acompanharam nesta jornada. Sem esquecer os novos projectos que nos continuam a inspirar
Não sou muito de resoluções de ano novo, ainda que perceba esse instinto de reflexão que invade o peito, quando se arranca a última folha do calendário. As minhas resoluções vão-se metamorfoseando ao sabor dos acontecimentos: todos os dias são bons para novos sonhos ou, simplesmente, para ressuscitar sonhos antigos.
Acho que o segredo da felicidade é sermos gratos pelo que temos. Aqui ou em qualquer parte do mundo. O contrário da insatisfação cantada pelo nosso António Variações:
Vou continuar a procurar
A minha forma
O meu lugar
Porque até aqui eu só:
Estou bem aonde eu não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
É preciso reconhecer que viajar é um privilégio negado a muitos. Sou grata por proporcionar essa maravilhosa ferramenta de aprendizagem e crescimento ao meu filho. Acredito que viajar fará dele um ser humano tolerante e curioso, como tive oportunidade de mencionar em Viajar para educar: os novos cidadãos do mundo.
Viagens internacionais de 2019
As primeiras horas de 2019 encontraram-nos em Angola, em família. Mas ainda a escrever sobre a escapadinha a Bruxelas e Ghent que fizéramos no final do ano anterior. Foram dias de waffles, algum chocolate e também de banda desenhada. Pudemos visitar o Atomium, esse símbolo da capital que devia ter sido temporário, mas foi salvo pela sua popularidade: um privilégio estar no interior daquela molécula gigante.
No início de Fevereiro fui rever Sevilha e apresentar a capital da Andaluzia ao pequeno explorador. O Pedro estudara a ocupação islâmica da Península Ibérica no colégio e andava bastante curioso em relação a esse período histórico. Infelizmente, ficou doente, o que nos obrigou a cancelar alguns passeios. Mas ainda conseguiu assistir ao seu primeiro espectáculo de flamenco e deslumbrar-se com a alma árabe do Real Alcázar.
No Carnaval concretizei um velho sonho: viver a folia em Veneza, entre tradições seculares e máscaras misteriosas. O carnaval de Veneza foi tudo o que imaginei e mais. A realidade superou a expectativa e ainda tivemos tempo para uma aventura que exigiu um resgate do Vaporetto, no regresso das ilhas de Murano e Burano. Aproveitámos a viagem para explorar a surpreendente Pádua (de Santo António, Galileu e Giotto) e Verona, a cidade de Romeu e Julieta.
No final de Março, viajei a convite do Turismo de Marrocos, para conhecer o norte do país. O roteiro começou em Fez, passou em Chefchaóuen e Tetóuan, terminando em Tânger, com os olhos postos na Europa. Voltei fascinada pela arquitectura, tradições e sabores exóticos e, com tantos pedidos de dicas, surgiu a oportunidade de parceria com uma agência local, que promove tours maravilhosos em Marrocos.
No Verão, fomos conhecer a intrigante Irlanda, outro destino que há muito queria desbravar. Depois de conhecer os segredos de Dublin – da sua cerveja, à música irlandesa, passando por uma biblioteca incrível – partimos para conhecer algumas das belezas naturais do país dos duendes. Foi nas suas paisagens bucólicas e marítimas, nas gigantes falésias de Moher e na musical cidadezinha de Galway, que encontrámos a essência irlandesa.
Ainda demos um pulinho à vizinha Irlanda do Norte para conhecer alguns cenários do Game of Thrones, e nos sentirmos minúsculos perante formações geológicas gigantes. Não deixe de ler também Irlanda com crianças, um post escrito com muito carinho para outras famílias exploradoras.
Viagens em Portugal em 2019
A segunda metade do ano foi um pouco mais calma, pelo menos no que respeita a viagens, e pudemos explorar o nosso belo país. Finalmente conhecemos a Festa dos Tabuleiros em Tomar, que se realiza apenas de 4 em 4 anos, demos a conhecer o Santuário do Bom Jesus de Braga, reconhecido pela UNESCO como património mundial, e fizemos uma tranquila caminhada pela Ecovia do Vez.
O convite para assistir ao Festival do Crato – da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo – foi a desculpa perfeita para uma road trip pelo Alto Alentejo, com paragem em Portalegre (onde me apaixonei pelas tapeçarias tradicionais e pela boleima) e na vila medieval de Marvão, entre outras pacatas localidades alentejanas. Foi um fim de Verão perfeito, com longas conversas entre mãe e filho, debaixo de um deslumbrante céu estrelado.
Ainda revisitámos Coimbra, a cidade do Mondego e da trágica história de amor de Pedro e Inês, das serenatas e da mais velha Universidade do país, do Portugal dos Pequenitos e de pecaminosos doces conventuais. O Pedrinho, que já não se lembrava da cidade, foi introduzido numa linda tradição portuguesa: o fado de Coimbra. E ainda não terminámos o ano, já que estamos na Alemanha, neste momento. Mas sobre esta experiência vos contarei no próximo ano.
O Berço do Mundo em 2019
Em 2019, tive ainda o privilégio de co-fundar a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses com outros oito viajantes inspiradores, que vos apresentei neste post: Nasceu a ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses. Ao longo deste primeiro ano de actividade, a ABVP, actualmente com 50 sócios, realizou um grande evento no Porto, um workshop, um fim-de-semana de trabalho na pequena aldeia do Juízo e uma blogtrip internacional (outra acontecerá em breve, à Tailândia). Negociou ainda condições únicas em alguns programas de afiliados e mantém um site com informação útil sobre o mundo da blogosfera, do qual sou editora.
Em Janeiro o blog migrou para uma nova plataforma, mais profissional. Alguns leitores ficaram pelo caminho, mas outros chegaram a esta família, entretanto. Agradeço a todos a companhia e incentivo, ao longo de 2019. Enfim, trabalho, inspiração e viagens não faltaram em 2019. E o futuro? Bem, há planos a todo o vapor: 2020 merecerá o nome de Novo Ano. O ano em resumo:
– 50 posts
– + 16.670 seguidores nas redes sociais
– Países com maior nº de acessos: Portugal, Brasil, EUA, Angola e Espanha
– Post mais lido do ano: Natal em Portugal, programas em família
– Posts mais lidos de sempre: Embondeiro: a árvore sagrada e 7 Motivos para conhecer Bratislava
Balanço anual de outras viajantes
Mulher Casada Viaja Deixa eu te contar: viajar sozinha não é um divisor de águas
Destinos por onde andei… Retrospectiva 2019, visitei, amei e indico!
Mapeando Mundo Uma grávida no fim do mundo
Viajante Econômica 2019: o primeiro ano do blog Viajante Econômica
Let’s fly away Ideias de viagem. Inspire-se na nossa retrospectiva 2019!
Diário de Turista Retrospectiva de viagens 2019 – melhores momentos do ano
Chicas Lokas na Estrada Retrospectiva 2019 – nossas top viagens!
28 Comentários
[…] O Berço do Mundo – Viagens de 2019: os melhores momentos do ano […]
[…] que é viajar com o meu filho e os destinos que mais nos surpreenderam em 2019 – Viagens de 2019: os melhores momentos do ano – Tharsila do blog Mapeando Mundo conta que apesar de poucas viagens, 2019 foi um ano repleto […]
“Acho que o segredo da felicidade é sermos gratos pelo que temos. Aqui ou em qualquer parte do mundo”. Adorei essa frase, pois é exatamente o que eu penso. E o que procuro para a minha vida. Em 2019 você conheceu lindos lugares e o pequeno viajente foi um grande companheiro, não é? Desejo que 2020 seja repleto de felicidade para vocês!!!
O pequeno viajante é sempre um grande companheiro, em casa ou em qualquer ponto do planeta querida Lulu.
Um 2020 perfeito, também para você
Amiga, isto é que foi um ano agitado 🙂 Uma maravilha, sem dúvida! E tive o privilégio de partilhar uma dessas viagens contigo: confio que não será a última. 2019 foi um belo ano… desejo-te um 2020 simplesmente SOBERBO e com muitos destinos estimulantes na manga.
O teu ano foi bem mais agitado do que o meu, no que respeita a viagens 🙂 Foi um prazer ter a tua companhia e de outros bloggers inspiradores, naquela viagem a Marrocos.
Abraço, com votos de um ano maravilhoso
Ruthia, mesmo tendo acompanhado tuas viagens de 2019, só agora tive a dimensão do quanto você viajou, menina, que delícia! Marrocos é um grande desejo meu, sempre paquero este destino.
Também acho um privilégio proporcionar experiências de viagem às crianças, e penso que se por algum motivo não podemos, as histórias, livros e o exemplo dos pais no dia a dia podem suprir esta ausência.
Gostei muito de sua introdução e fiquei pensando se não sou um pouco como cantou Antonio Variações (nunca tinha ouvido falar, fui pesquisar ehehe), ao menos em relação às montanhas…
Beijo grande e que 2020 traga novas viagens
Qualquer pequena visita pode ser proveitosa para as crianças, mesmo na cidade vizinha. É uma questão de vontade de proporcionar experiências diferentes. Quanto a 2019, não viajei tanto quanto gostaria, mas o que consegui deixou-me feliz.
Mil beijos, querida, obrigada pela companhia ao longo deste ano.
Que ano produtivo, Ruthia! Fico feliz por você estar à frente da ABVP e por fechar parcerias importantes. Que 2020 seja ainda melhor para você, sua família e seu blog. Grande beijo.
Obrigada Cecília. A ABVP foi uma grande conquista para a blogosfera portuguesa e a equipa de 9 pessoas que iniciou tudo isto merece um aplauso. Dará (ainda mais) que falar, em 2020.
Abraço e feliz ano novo
Olá! Que belo ano, repleto de viagens 🙂 Adoro sempre ler estes resumos anuais… e tirar ideias para os anos que virão. Um bom 2020 para vocês e muitas viagens para todos nós. Até breve, beijinhos
Também fizeste lindas viagens este ano, incluindo algumas bem “fora da caixa”. Feliz ano novo. Até breve Inês,
Sim 🙂 Foi um bom ano. (Já resolvi aquele “problema” nos comentários do blogue, acho, obrigada pela dica!)
Muito interessante conhecer o seu trabalho na restropectiva do ano. É parabéns pela criação da ABVP.
Excelente ano de viagens, que 2020 vos reserve muitas mais,
Muito legal suas viagens eim! Adorei! Vários lugares que você passou por 2019 eu sou louco para conhecer!
Feliz 2020, com muitas viagens no próximo ano ! =)
Foi um ano muito especial pra você, não é?! Viagens maravilhosas e sonhos realizados. Que 2020 seja ainda melhor e que traga muitas outras viagens, rs.
fizemos e viagens para os mesmos destinos: Bélgica e Irlanda! adoro comparar as experiências de viagens diferentes, quem sabe amanhã eu escreva a minha retrospectiva!
Que maravilha! Que bom que você viajou bastante! Parabéns pela conquista de conseguir fundar a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses. Que 2020 seja ainda melhor e com muitas viagens ! Sucesso!
Lindas viagens, histórias, imagens e resultados! Que 2020 traga mais lugares e surpresas para você, para o pequeno viajante e para o Berço do Mundo!??
Certamente foi um lindo ano! E que 2020 seja ainda melhor para todos nós viajantes 🙂
[…] Viagens de 2019: os melhores momentos do ano […]
Aiiiiiii, um show de flamenco em Sevilla, tudo de bom!! Ta na lista, ta na lista!!
Tenha um 2020 cheio de alegrias e viagens!!
Acompanhei tuas viagens durante o Ano de 2019… mas a gente só se dá conta com um relato destes. Que 2020 venha cheio de saúde e viagens pra nós!
Uauuu, Ruthia, você rodou bastante e sempre muito bem acompanhada por seu filho, parabéns, a gente ensina pelo exemplo mesmo, e a gente aprende muito viajando e conhecendo o Mundo, essa é a maior herança que podemos deixar para nossos filhos, não é?
Estive em Portugal este ano de 2019 e fui conhecer Guimarães, pena que você não estava lá, adoraria ter te conhecido pessoalmente, e que cidade linda, adorei. Espero ter outra oportunidade, quem sabe?
Grande beijo e Feliz 2020.
Adorei a organização do seu ano e do Blog, fazer um balanço na vida no fim do ano é fundamental para não esquecermos as conquistas alcançadas.
Que máximo deve ter sido passar o carnaval em Veneza! Hahahaha que experiência ein? que ano! Eu morro de vontade de conhecer o Marrocos também! Feliz 2020 cheio de viagens pra nós!
[…] O Berço do Mundo – Viagens de 2019: os melhores momentos do ano […]