Atualizado em 6 Janeiro, 2021

Tempo de balanço, de ser grato, de recordar os amigos e os lugares que nos acompanharam nesta jornada. Sem esquecer os novos projectos que nos continuam a inspirar

Não sou muito de resoluções de ano novo, ainda que perceba esse instinto de reflexão que invade o peito, quando se arranca a última folha do calendário. As minhas resoluções vão-se metamorfoseando ao sabor dos acontecimentos: todos os dias são bons para novos sonhos ou, simplesmente, para ressuscitar sonhos antigos.

Acho que o segredo da felicidade é sermos gratos pelo que temos. Aqui ou em qualquer parte do mundo. O contrário da insatisfação cantada pelo nosso António Variações:

Vou continuar a procurar
A minha forma
O meu lugar
Porque até aqui eu só:
Estou bem aonde eu não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou

É preciso reconhecer que viajar é um privilégio negado a muitos. Sou grata por proporcionar essa maravilhosa ferramenta de aprendizagem e crescimento ao meu filho. Acredito que viajar fará dele um ser humano tolerante e curioso, como tive oportunidade de mencionar em Viajar para educar: os novos cidadãos do mundo.

viagem à Bélgica

Viagens internacionais de 2019

As primeiras horas de 2019 encontraram-nos em Angola, em família. Mas ainda a escrever sobre a escapadinha a Bruxelas e Ghent que fizéramos no final do ano anterior. Foram dias de waffles, algum chocolate e também de banda desenhada. Pudemos visitar o Atomium, esse símbolo da capital que devia ter sido temporário, mas foi salvo pela sua popularidade: um privilégio estar no interior daquela molécula gigante.

No início de Fevereiro fui rever Sevilha e apresentar a capital da Andaluzia ao pequeno explorador. O Pedro estudara a ocupação islâmica da Península Ibérica no colégio e andava bastante curioso em relação a esse período histórico. Infelizmente, ficou doente, o que nos obrigou a cancelar alguns passeios. Mas ainda conseguiu assistir ao seu primeiro espectáculo de flamenco e deslumbrar-se com a alma árabe do Real Alcázar.

No Carnaval concretizei um velho sonho: viver a folia em Veneza, entre tradições seculares e máscaras misteriosas. O carnaval de Veneza foi tudo o que imaginei e mais. A realidade superou a expectativa e ainda tivemos tempo para uma aventura que exigiu um resgate do Vaporetto, no regresso das ilhas de Murano e Burano. Aproveitámos a viagem para explorar a surpreendente Pádua (de Santo António, Galileu e Giotto) e Verona, a cidade de Romeu e Julieta.

visita à Andaluzia
norte de Itália

No final de Março, viajei a convite do Turismo de Marrocos, para conhecer o norte do país. O roteiro começou em Fez, passou em Chefchaóuen e Tetóuan, terminando em Tânger, com os olhos postos na Europa. Voltei fascinada pela arquitectura, tradições e sabores exóticos e, com tantos pedidos de dicas, surgiu a oportunidade de parceria com uma agência local, que promove tours maravilhosos em Marrocos.

No Verão, fomos conhecer a intrigante Irlanda, outro destino que há muito queria desbravar. Depois de conhecer os segredos de Dublin – da sua cerveja, à música irlandesa, passando por uma biblioteca incrível – partimos para conhecer algumas das belezas naturais do país dos duendes. Foi nas suas paisagens bucólicas e marítimas, nas gigantes falésias de Moher e na musical cidadezinha de Galway, que encontrámos a essência irlandesa.

Ainda demos um pulinho à vizinha Irlanda do Norte para conhecer alguns cenários do Game of Thrones, e nos sentirmos minúsculos perante formações geológicas gigantes. Não deixe de ler também Irlanda com crianças, um post escrito com muito carinho para outras famílias exploradoras.

viagem à Irlanda

Viagens em Portugal em 2019

A segunda metade do ano foi um pouco mais calma, pelo menos no que respeita a viagens, e pudemos explorar o nosso belo país. Finalmente conhecemos a Festa dos Tabuleiros em Tomar, que se realiza apenas de 4 em 4 anos, demos a conhecer o Santuário do Bom Jesus de Braga, reconhecido pela UNESCO como património mundial, e fizemos uma tranquila caminhada pela Ecovia do Vez.

O convite para assistir ao Festival do Crato – da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo – foi a desculpa perfeita para uma road trip pelo Alto Alentejo, com paragem em Portalegre (onde me apaixonei pelas tapeçarias tradicionais e pela boleima) e na vila medieval de Marvão, entre outras pacatas localidades alentejanas. Foi um fim de Verão perfeito, com longas conversas entre mãe e filho, debaixo de um deslumbrante céu estrelado.

Ainda revisitámos Coimbra, a cidade do Mondego e da trágica história de amor de Pedro e Inês, das serenatas e da mais velha Universidade do país, do Portugal dos Pequenitos e de pecaminosos doces conventuais. O Pedrinho, que já não se lembrava da cidade, foi introduzido numa linda tradição portuguesa: o fado de Coimbra. E ainda não terminámos o ano, já que estamos na Alemanha, neste momento. Mas sobre esta experiência vos contarei no próximo ano.

explorar Portugal

O Berço do Mundo em 2019

Em 2019, tive ainda o privilégio de co-fundar a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses com outros oito viajantes inspiradores, que vos apresentei neste post: Nasceu a ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses. Ao longo deste primeiro ano de actividade, a ABVP, actualmente com 50 sócios, realizou um grande evento no Porto, um workshop, um fim-de-semana de trabalho na pequena aldeia do Juízo e uma blogtrip internacional (outra acontecerá em breve, à Tailândia). Negociou ainda condições únicas em alguns programas de afiliados e mantém um site com informação útil sobre o mundo da blogosfera, do qual sou editora.

Em Janeiro o blog migrou para uma nova plataforma, mais profissional. Alguns leitores ficaram pelo caminho, mas outros chegaram a esta família, entretanto. Agradeço a todos a companhia e incentivo, ao longo de 2019. Enfim, trabalho, inspiração e viagens não faltaram em 2019. E o futuro? Bem, há planos a todo o vapor: 2020 merecerá o nome de Novo Ano. O ano em resumo:

– 50 posts
–  + 16.670 seguidores nas redes sociais
– Países com maior nº de acessos: Portugal, Brasil, EUA, Angola e Espanha
– Post mais lido do ano:  Natal em Portugal, programas em família
– Posts mais lidos de sempre: Embondeiro: a árvore sagrada e 7 Motivos para conhecer Bratislava

viagem a Marrocos

Balanço anual de outras viajantes

Mulher Casada Viaja Deixa eu te contar: viajar sozinha não é um divisor de águas
Destinos por onde andei… Retrospectiva 2019, visitei, amei e indico!
Mapeando Mundo Uma grávida no fim do mundo
Viajante Econômica 2019: o primeiro ano do blog Viajante Econômica
Let’s fly away Ideias de viagem. Inspire-se na nossa retrospectiva 2019!
Diário de Turista Retrospectiva de viagens 2019 – melhores momentos do ano
Chicas Lokas na Estrada Retrospectiva 2019 – nossas top viagens!